Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1381Q390388 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Em Formação do Brasil contemporâneo, Caio Prado Jr. busca esclarecer a origem das desigualdades sociais brasileiras.
  1. ✂️
  2. ✂️

1382Q700161 | História, Praça de 2° Classe, Colégio Naval, Marinha, 2019

Na década de 1960 a França enviou navios de guerra, em
tempos de paz, para proteger seus barcos de pesca que
capturavam crustáceos na plataforma continental
brasileira. O governo brasileiro determinou que diversos
navios da Marinha do Brasil se dirigissem para o local da
crise, mostrando que o país estava disposto a defender os
seus direitos, se necessário com o emprego da força. Tal
crise ficou conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1383Q836540 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

O mercantilismo, política econômica adotada pe- los países europeus durante a Idade Moderna, apesar das características comuns, variava de nação para nação. São características a serem reconhecidas no mercantilismo inglês:

I. Adoção do comercialismo, baseado no estímulo à produção manufatureira, especialmente de têxteis. II. Incentivo ao desenvolvimento da marinha mercante e às atividades dos corsários, que pilhavam os galeões espanhóis carregados de metais preciosos. III. Coincidiu com a expansão marítima e colonial. A Companhia das Índias Orientais estabeleceu entrepos- tos na Índia e na Indonésia, política expansionista que se refletiu no desenvolvimento do comércio exterior e na marinha mercante britânica. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1384Q54246 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. Alfenas-MG) O Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1386Q935420 | História, Reforma Protestante, ENEM

(PUC-PR) – No começo do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:

I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.

II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.

III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.

IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.

V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1387Q933147 | História, Vestibular ENEM, ENEM

Texto associado.

Quando Getúlio Vargas se suicidou, em agosto de 1954, o país parecia à beira do caos. Acuado por uma grave crise política, o velho líder preferiu uma bala no peito à humilhação de aceitar uma nova deposição, como a que sofrera em outubro de 1945. Entretanto, ao contrário do que imaginavam os inimigos, ao ruído do estampido não se seguiu o silêncio que cerca a derrota.

REIS FILHO, D. A. O Estado à sombra de Vargas.
Revista Nossa História, n. 7, maio 2004.

O evento analisado no texto teve como repercussão imediata na política nacional a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1388Q390464 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a Europa é referente histórico no repertório das relações internacionais do Brasil e se mantém como importante parceira desse país tanto por meio de países individualmente, em eixos bilaterais, como por meio das instituições comunitárias, julgue (C ou E) os itens seguintes, acerca das relações do Brasil com países europeus e organismos internacionais. As relações da França e do Reino Unido com o Brasil são conduzidas no âmbito das respectivas parcerias estratégicas, cujas agendas se concentram em temas econômicos, no caso da França, e, no caso do Reino Unido, em iniciativas voltadas para a cooperação setorial em áreas como agricultura familiar, ciência e tecnologia, defesa e energia nuclear.
  1. ✂️
  2. ✂️

1390Q197970 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia atentamente os itens abaixo.

I – Crescimento das unidades rurais como fornecedoras de insumos industriais.
II – Ruralização incentivada pelas invasões germânicas.
III – Poder político descentralizado e relações entre a nobreza marcadas pelos laços de suserania e vassalagem.
IV – Direitos, deveres e privilégios iguais entre pares e entre esses e os demais membros da sociedade.
V – Desenvolvimento da escolástica, conjunto de teorias teológico-filosóficas que dominavam o conhecimento.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam fatos referentes ao feudalismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1391Q932951 | História, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST, 2018

Texto associado.
Tanto que se viu a abundância do ouro que se tirava e a largueza com que se pagava tudo o que lá ia, logo se fizeram estalagens e logo começaram os mercadores a mandar às Minas Gerais o melhor que chega nos navios do Reino e de outras partes. De todas as partes do Brasil, se começou a enviar tudo o que dá a terra, com lucro não somente grande, mas excessivo. Daqui se seguiu, mandarem-se às Minas Gerais as boiadas de Paranaguá, e às do rio das Velhas, as boiadas dos campos da Bahia, e tudo o mais que os moradores imaginaram poderia apetecer-se de qualquer gênero de cousas naturais e industriais, adventícias e próprias.
(Adaptado de André Antonil, Cultura e Opulência do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia-Edusp, 1982, p. 169-171.)
Sobre os efeitos da descoberta das grandes jazidas de metais e pedras preciosas no interior da América portuguesa na formação histórica do centro-sul do Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1392Q934487 | História, Apartheid

(UNIFESP-SP) Nelson Mandela, ex-presidente da República da África do Sul (1994-2000), ganhou o prêmio Nobel da Paz, em conjunto com Frederik de Klerk, em 1993, e hoje é nome de rua em Paris, Rio de Janeiro, Dacar e em Dar Es-Salam; é nome de praça em Salvador, Haia, Glasgow e em Valência; é nome de escola em Bangalore, Berlim, Birmingham e em Baton Rouge.

Essa extraordinária popularidade de Nelson Mandela deve–se, sobretudo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1393Q390239 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Durante o Primeiro Reinado consolidou-se a independência nacional, construiu-se o arcabouço institucional do Império do Brasil e estabeleceram-se relações diplomáticas com diversos países. Acerca desse período da história do Brasil, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Originalmente uma questão concernente apenas ao eixo das relações simétricas entre os Estados envolvidos, a Guerra da Cisplatina encerrou-se com a interferência de uma potência externa ao conflito.
  1. ✂️
  2. ✂️

1394Q388468 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

?A execução de Luís XVI, em janeiro de 1793, abalou a nobreza européia. No interior da França, eclodiram revoltas (...). No exterior, formou-se a Primeira Coligação européia (...). A França foi novamente invadida. (...) Teve início então, o Período do Terror, que se estenderia até julho de 1794.?

O Período do Terror, caracterizado pela radicalização do processo revolucionário, ocorreu durante a fase da (o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1395Q9866 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Em um momento em que ideologias como o nazismo e o fascismo estavam fortemente disseminadas, a comparação que Bloch faz, no trecho citado, exprime uma teoria da história de vocação essencialmente humanista.
  1. ✂️
  2. ✂️

1396Q390304 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

No discurso de abertura do Debate Geral da 66.ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a presidenta Dilma Rousseff afirmou: “apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender aos legítimos anseios de Israel por paz com seus vizinhos, segurança em suas fronteiras e estabilidade política em seu entorno regional”. Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) os próximos itens, a respeito da questão árabe-israelense. O brasileiro Osvaldo Aranha foi o presidente da Assembleia-Geral da ONU em 1947, que aprovou a resolução sobre o Plano de Partição da Palestina, com a chamada “solução de dois Estados”.
  1. ✂️
  2. ✂️

1397Q933295 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

Texto associado.

[No Brasil], a transição da predominância indígena para a africana na composição da força de trabalho escrava ocorreu aos poucos ao longo de aproximadamente meio século. Quando os senhores de engenho, individualmente, acumulavam recursos financeiros suficientes, compravam alguns cativos africanos, e iam acrescentando outros à medida que capital e crédito tornavam-se disponíveis. Em fins do século XVI, a mão de obra dos engenhos era mista do ponto de vista racial, e a proporção foi mudando crescentemente em favor dos africanos importados e sua prole.

Stuart Schwartz, Segredos internos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988, p.68.

Com base na leitura do trecho e em seus conhecimentos, pode-se afirmar corretamente que, no Brasil,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1398Q256687 | História, História Contemporânea, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, TJ SC

O programa de ajuda financeira para a reconstrução dos países europeus devastados durante a Segunda Guerra Mundial, proposto pelos EUA e que tinha como objetivo deter a expansão socialista e também reforçar sua influência sobre eles ficou conhecido como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1399Q173279 | História, O Concerto Europeu e sua crise, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos Estados europeus foram marcadas por concepções políticas e de segurança atribuídas, em parte, a esse chanceler alemão. A respeito desse tema e considerando o contexto europeu no referido período, julgue (C ou E) os itens que se seguem.


A política externa de Bismarck foi preferencialmente europeia e voltada para o equilíbrio do continente europeu, que, segundo o chanceler alemão, deveria ser recomposto após a guerra franco-prussiana.

  1. ✂️
  2. ✂️

1400Q390374 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsecutivos, referentes à historiografia do século XIX. A historiografia sobre a proclamação da República no Brasil é consensual em afirmar que a derrubada da monarquia portuguesa atendeu a fortes e generalizados apelos da população brasileira pela mudança do regime político.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.