Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q16154 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

A bossa nova foi criada como um movimento cultural de contestação à ditadura durante o governo de Ernesto Geisel.
  1. ✂️
  2. ✂️

1422Q390300 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito de história e memória social, julgue os itens a seguir. Diferentemente da memória individual, o patrimônio histórico, material ou imaterial, não incorpora sentimentos ou visões socialmente construídos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1423Q17834 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a períodos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

O parlamentarismo no Brasil foi instalado durante o Segundo Império, com a criação da função de presidente do Conselho de Ministros.
  1. ✂️
  2. ✂️

1424Q933301 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

As tentativas holandesas de conquista dos territórios portugueses na América tinham por objetivo central

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1425Q860343 | História, Mercantilismo

(UFTM-MG) Durante a Idade Moderna, na Europa, a vida econômica, social e política foi marcada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1426Q852206 | História, História Geral, Professor de Educação Básica II História, CPCON, 2020

“Uma coisa é o fato acontecido. Outra coisa é o fato escrito. O acontecido tem que ser melhorado no escrito de forma melhor para que o povo creia no acontecido.” Esta citação extraída do filme Narradores de Javé (2003) e enunciada pelo personagem Antônio Biá remete às seguintes possibilidades para o trabalho dos(as) historiadores(as):
I- A História deve ser narrada como de fato aconteceu com a objetividade e a neutralidade obrigatórias para a produção da ciência histórica. II- Os(as) Historiadores(as) devem intervir no texto histórico obrigatoriamente, conforme o pensamento do grupo dos Annales quando defende a produção de histórias subjetivas. III- É preciso melhorar o evento no texto escrito para divulgar os ideais de uma Escola sem Partido e da única verdade oficial da história.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1427Q389105 | História, História Geral, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a Revolução Industrial e as mudanças n sociedade ocidental, julgue os itens que se seguem.

Esse período se caracterizou pela imediata substituição de utensílios manuais por máquinas industriais que adotavam novas fontes de energia como o vapor e a eletricidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1428Q935510 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(FGV/2019) Os homens que lideraram o processo nacional de independência política na América Latina estavam imbuídos do ideário burguês como justificativa de seus atos. 

(Maria Lígia Prado, A formação das nações latino-americanas) 

Considerando o excerto, é correto afirmar que, no processo apresentado, 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1429Q54365 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFRS) O pedido de extradição do general chileno Augusto Pinochet, feito pelo Poder Judiciário Espanhol ao governo britânico em 1999, por crimes contra a humanidade, revelou a existência de uma articulação dos serviços secretos do continente sul-americano conhecida como “Operação Condor”. Esta teria sido responsável

I. pela criação de um clima político favorável à implantação da redemocratização.
II. pela articulação e coordenação dos partidos políticos favoráveis aos governos ditatoriais baseados na doutrina de segurança nacional.
III. pela repressão e eliminação dos opositores às ditaduras e por atentados.

Quais dos itens estão corretos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1430Q390024 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Na Conferência de Potsdam, foi decidido que a educação na Alemanha do pós-guerra deveria ser controlada para eliminar a doutrinação nazista e promover o desenvolvimento de ideias democráticas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1431Q390082 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. Os romances históricos oitocentistas de Walter Scott e de Alexandre Herculano valorizam o legado político do absolutismo e criticam a idealização do passado medieval europeu, comum em outros autores da época.
  1. ✂️
  2. ✂️

1432Q389846 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história política, econômica e social de Alagoas no período imperial, julgue os itens a seguir. A Sociedade Libertadora Alagoana, criada em Maceió, no ano de 1881, teve existência efêmera apesar da participação inicial de importantes personalidades da sociedade de Alagoas favoráveis à abolição.
  1. ✂️
  2. ✂️

1433Q388843 | História, História Geral, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, bem como instrumentos, objetos, artefatos e lugares, comunidades e pessoas que lhes são associados, correspondem ao que modernamente se entende por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1434Q42740 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

A respeito das características físicas e econômicas do estado do Amapá, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1435Q682024 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Considere o texto a seguir.
Se queremos analisar o regime autoritário em suas diversas formas devemos examinar os estilos de liderança e os
diferentes modos de conceber a relação entre o poder do Estado e a sociedade. As “ideologias” contêm um forte
elemento utópico; as “mentalidades” estão mais próximas do presente ou do passado. Os sistemas totalitários
têm ideologias, enquanto os regimes autoritários se baseiam em mentalidades peculiares, difíceis, portanto, de
definir.
(LINZ, Juan apud: AVELAR, Lúcia. “Juan Linz. Um sociólogo de nosso tempo.” Tempo Social. Rev. de
Sociologia da USP, São Paulo, 13(1): 203-227, maio de 2001, p. 211. Disponível em
http://www.scielo.br/pdf/ts/v13n1/v13n1a13.pdf)
A comparação proposta no texto acima, segundo o autor,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1436Q671832 | História, Auxiliar Legislativo, Câmara de Cabedelo PB, UEPB, 2020

Leia o excerto e, em seguida, responda ao que se pede:

“Alimento vegetal básico dos índios e que foi adotado pelos colonos, consumido por homens e animais domésticos. Exigia cuidados especiais em seu preparo pois só podia ser consumido depois de descascada, ralada e espremida, operações que retiravam o perigoso veneno de seu sumo.” 

(FONTE: o Brasil nos primeiros séculos. Laima Mesgravis. São Paulo. Contexto. 1998. p 13).

O alimento em que a autora se refere é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1437Q17503 | História, História Geral, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

No início da Idade Moderna, as grandes navegações inscreveram-se no marco da expansão comercial europeia, com a conquista de largas porções da África, da Ásia (Índias) e a descoberta de um mundo novo, a América.
  1. ✂️
  2. ✂️

1438Q388449 | História, Biguaçu SC, Mecânico, Prefeitura de Biguaçu SC, INTEC

São atrativos turísticos do Município de Biguaçu, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1439Q852067 | História, História Geral, Prefeitura de Alpestre RS Professor de História, FUNDATEC, 2020

A respeito das revoluções que ocorreram na Rússia entre 1917 e 1921, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) As revoluções ocorreram numa sociedade condicionada por um império multissecular, opressor, violento, e pela violência exercida contra sua própria gente - os russos. As nações não russas estavam submetidas à dupla dominação da Rússia e de suas elites. A liberdade de expressão era mínima (ou não existente) e não existiam instituições democráticas ou de qualquer natureza que pudessem oferecer um contraste ou oposição à autocracia. ( ) Tratava-se de uma sociedade agrária marcada por um nível de produtividade geral muito baixo, se comparado com o das demais nações europeias, e pela existência de amplas maiorias iletradas ou subletradas. ( ) A Primeira Guerra Mundial desagregou o sistema de três séculos, que foi derrubado por uma segunda revolução em fevereiro de 1917. Ao cair a autocracia, numa sociedade sem instituições intermediárias, irrompeu um processo de múltiplos poderes. As demandas sociais historicamente represadas e radicalizadas pelos anos de guerra despontaram com vigor, assustando as elites locais e até revolucionários experientes. ( ) Movimentos sociais convergiram objetivamente em luta por seus interesses: camponeses, soldados, operários e nações não russas foram os quatro vetores de um processo explosivo. Reclamavam terra, paz, pão e independência nacional. A revolução de outubro de 1917, liderada pelos bolcheviques, assumiu essas reivindicações e a elas conferiu consagração jurídica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1440Q935526 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

Texto associado.

(UFPR 2018) Leia o seguinte excerto da intelectual e ativista Angela Davis:

A prova das forças acumuladas que as mulheres negras forjaram por meio de trabalho, trabalho e mais trabalho pode ser encontrada nas contribuições de muitas líderes importantes que surgiram no interior da comunidade negra. Harriet Tubman, Sojourner Truth, Ida Wells e Rosa Parks não são mulheres negras excepcionais, na medida em que são epítomes da condição da mulher negra. As mulheres negras, entretanto, pagaram um preço alto pelas forças que adquiriram e pela relativa independência de que gozavam. Embora raramente tenham sido “apenas donas de casa”, elas sempre realizaram tarefas domésticas.

(DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 5253-5259 [kindle edition].)

A respeito do movimento dos Direitos Civis nos EUA, considere as seguintes afirmativas:

1. A célebre Marcha sobre Washington para o Trabalho e Liberdade de 1963 foi marcada pela participação importante de mulheres negras com um discurso que privilegiava o papel dos negros em relação aos brancos.

2. A participação feminina nas marchas, boicotes e manifestações de rua que marcaram a década de 1960 nos EUA teve como demanda principal a igualdade de gênero.

3. Rosa Parks aparece no excerto acima graças a duas questões. A primeira, pelo fato de ser uma mulher comum negra, que tinha a sua dupla atribuição de trabalho. A segunda, especificamente por ocupar esse papel é que seu ato de desobediência civil foi mais impactante que o de outras lideranças.

4. A relativa independência das mulheres negras provém de problemas da condição de risco em que viviam seus companheiros homens, uma vez que era muito comum o fato de eles serem encarcerados ou sofrerem outros tipos de violência. Nesse sentido, a independência das mulheres negras nos EUA era sintoma da desigualdade entre negros e brancos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.