Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q935527 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

(MULTIVIX 2019) Martin Luther King Jr. proferiu, na década de 1960, um dos mais conhecidos discursos da história que imortalizou a frase: "eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele".

Fonte: https://educacao.uol.com.br/biografias/martin-luther-king.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 01 out. 2018.

Tomando como base seus estudos e conhecimentos sobre Martin Luther King e o movimento pelos direitos civis norte-americanos, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q157060 | História, Oficial da Marinha, COLÉGIO NAVAL, CN

A Lei Eusébio de Queiroz ficou conhecida por proibir o tráfico internacional de escravos no Brasil. Assinale a opção que indica setores da economia em que foram aplicados recursos antes destinados ao tráfico internacional de escravos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q390085 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q933858 | História, Segunda Guerra Mundial

Quem eram os "Aliados" durante a Segunda Guerra Mundial?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1445Q933888 | História, Era Vargas

Qual foi o principal evento que marcou o fim da Era Vargas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1446Q389174 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Houve uma dimensão político-religiosa na formação dos Estados modernos da Europa ocidental que advém

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1447Q389711 | História, História dos Municípios, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Os emblemas oficiais do município do Paulista são: a Bandeira, o Escudo e o Hino oficial. Sobre esses emblemas, considere as afirmativas abaixo.

I. A Bandeira do Paulista tem como lema "ORDEM E TRABALHO".

II. O Escudo é uma roda denteada em cujo centro vêem-se as chaminés das indústrias enlaçadas por dois ramos de algodoeiro.

III. "A letra e a música do Hino do Paulista foram compostas por Joel Andrade e o arranjo musical ficou por conta do maestro Dimas Sedícia".

IV. As cores da Bandeira do Paulista são: amarelo, azul, marrom e o branco.

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q389221 | História, Santa Catarina, Oficial de Diligência, MPE SC, ACAFE

Santa Catarina, inicialmente habitada por indígenas, foi sendo, ao longo dos séculos, povoada por sucessivos fluxos de vicentistas, paulistas, açorita-madeirenses, europeus e gaúchos descendentes de europeus. Sobre a imigração européia é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q388255 | História, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

"O Primeiro presidente do norte eleito pelo voto direto coube, por uma compensação do acaso, à Paraíba..." Este presidente foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1450Q933290 | História, Idade Média

    Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.

VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.

O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q933068 | História, VESTIBULAR UEMG, UEMG, UEMG, 2019

Texto associado.
Leia o fragmento a seguir:
            “A revolta já tinha mais de quatro meses de vida e as vantagens do governo eram problemáticas. No Sul, a
insurreição chegava às portas de São Paulo, e só a Lapa resistia tenazmente, uma das poucas páginas dignas e
limpas de todo aquele enxurro de paixões. A pequena cidade tinha dentro de suas trincheiras o Coronel Gomes
Carneiro, uma energia, uma vontade, verdadeiramente isso, porque era sereno, confiante e soube tornar verdade
a gasta frase grandiloquente: resistir até a morte.
            A ilha do Governador tinha sido ocupada e Magé tomado; os revoltosos, porém, tinham a vasta baía e a barra
apertada, por onde saíam e entravam, sem temer o estorvo das fortalezas.
            As violências, os crimes que tinham assinalado esses dois marcos de atividade guerreira do governo,
chegavam ao ouvido de Quaresma e ele sofria.
            Da ilha do Governador fez-se uma verdadeira mudança de móveis, roupas e outros haveres. O que não podia
ser transplantado era destruído pelo fogo e pelo machado.
            A ocupação deixou lá a mais execranda memória e até hoje os seus habitantes ainda se recordam
dolorosamente de um capitão, patriótico ou da guarda nacional, Ortiz, pela sua ferocidade e insofrido gosto pelo
saque e outras vexações”.
Fonte: BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. Rio de Janeiro. Bestbolso. 2013. p. 211.
O trecho expressa elementos que fazem parte das diferentes formas de produção e organização do espaço
brasileiro ao longo de sua construção histórica e humana. A partir de uma perspectiva da geografia humana, é
CORRETO afirmar que o trecho ressalta a Revolta da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1452Q390108 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da vida cultural nos séculos XIX e XX, julgue (C ou E) os itens a seguir. A pop art de meados do século XX caracteriza-se pelo frequente recurso à ironia e à paródia e pela utilização de objetos e símbolos provenientes da sociedade de consumo e da indústria cultural.
  1. ✂️
  2. ✂️

1453Q390397 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Tendo em vista que a Europa é referente histórico no repertório das relações internacionais do Brasil e se mantém como importante parceira desse país tanto por meio de países individualmente, em eixos bilaterais, como por meio das instituições comunitárias, julgue (C ou E) os itens seguintes, acerca das relações do Brasil com países europeus e organismos internacionais. A parceria estratégica entre a Rússia e o Brasil firmada em 2002 ensejou, ao longo da década, significativo incremento do comércio bilateral, avanço limitado na cooperação em setores como defesa e atividades aeroespaciais e forte impulso na concertação de posições em fóruns internacionais como o BRICS e o G-20.
  1. ✂️
  2. ✂️

1454Q248575 | História, Técnico de Laboratório Informática, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Uma equipe da Universidade Hebraica de Jerusalém descobriu em escavações em Tel Hazor, no norte de Israel, o fragmento de uma tábua cuneiforme que apresenta semelhanças com o conteúdo e o momento da escritura do Código de Hamurabi, um dos mais antigos conjuntos de leis escritas que pregava, segundo a Bíblia, principalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q389908 | História, Maranhão MA, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca da história do Maranhão no período republicano, julgue os próximos itens. José Maria dos Reis Perdigão e Tarquínio Lopes Filho foram grandes lideranças dos tarquinistas — grupo maranhense que apoiou o tenentismo e a Revolução de 1930.
  1. ✂️
  2. ✂️

1456Q933161 | História, Vestibular ENEM, ENEM

Texto associado.

Na antiga Grécia, o teatro tratou de questões como destino, castigo e justiça. Muitos gregos sabiam de cor inúmeros versos das peças dos seus grandes autores. Na Inglaterra dos séculos XVI e XVII, Shakespeare produziu peças nas quais temas como o amor, o poder, o bem e o mal foram tratados. Nessas peças, os grandes personagens falavam em verso e os demais em prosa. No Brasil colonial, os índios aprenderam com os jesuítas a representar peças de caráter religioso.

Esses fatos são exemplos de que, em diferentes tempos e situações, o teatro é uma forma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q389929 | História, História Geral, Professor de Estudos Sociais, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

A expressão Idade Média usada, para denominar o período histórico, situado entre a Antiguidade e o Renascimento, foi historicamente cunhada. Todas as alternativas identificam corretamente as interpretações dadas à Idade Média nos períodos subsequentes, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1458Q54322 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(. U. F. de São Carlos-SP) As relações entre as potências européias, no século XIX, seguiram basicamente os princípios estabelecidos pelo Congresso de Viena. Durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente norte-americano Woodrow Wilson apresentou os princípios de uma nova diplomacia, voltada para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q390256 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Sabendo que o Segundo Reinado se caracterizou por uma política externa ativa, sujeita a vários desafios, como os referentes à definição de fronteiras e às relações com os países vizinhos republicanos e com as grandes potências, julgue (C ou E) os seguintes itens. Na década de 70 do século XIX, eram cordiais as relações entre o Império do Brasil e os Estados Unidos da América, o que se comprova pela visita de Pedro II à Exposição Universal do Centenário da Independência dos EUA, em 1876.
  1. ✂️
  2. ✂️

1460Q54387 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U.Católica Dom Bosco-MS) “A crescente radicalização política do movimento popular e dos trabalhadores, pressionando o Executivo a romper os limites do “pacto populista”, levou o conjunto das classes dominantes e setores das classes médias — apoiados e estimulados por agências governamentais norte-americanas e empresas multinacionais — a condenar o governo Goulart. A derrubada do governo contou com a participação decisiva das forças armadas, as quais — a partir de meados de abril de 1964 — impuseram ao país uma nova ordem político-institucional com características crescentemente militarizadas.”

Toledo. In: Koshiba, p. 350.

A nova ordem política institucional, que foi imposta no Brasil pelo golpe de 1964, foi arquitetada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.