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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1481Q389258 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Um dos mais violentos episódios da história de Mato Grosso ficou conhecido como A Rusga, que explodiu no contexto da independência e da constituição do Estado brasileiro, processo que se estendeu pelo Primeiro Reinado (1822-31) e pelo período regencial (1831-40). Denominada por alguns de a Noite de São Bartolomeu da História Mato-Grossense, A Rusga correspondeu ao

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1482Q596896 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
As exportações de algodão aumentaram de maneira vertiginosa de 1790 a 1860. Em 1820, os Estados Unidos já haviam se convertido no maior produtor mundial de algodão e uns dez estados e territórios dependiam em grande medida do sistema de plantações. (Philip Jenkis. Breve história dos Estados Unidos, 2017. Adaptado)
O aumento da produção de algodão nos Estados Unidos foi condicionado por alguns fatores, entre os quais
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1483Q265640 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

Se, durante décadas, o dia 13 de maio foi comemorado como a data da abolição da escravidão, recentemente o dia 20 de novembro foi instituído no Brasil como o Dia da Consciência Negra. Sobre os sentidos dessas duas datas, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O 13 de maio simboliza uma libertação conquistada pelos escravos e pelos abolicionistas junto ao Império, que instituiu políticas de reparação aos ex-escravos e aos seus descendentes.

( ) O 20 de novembro tem se firmado como uma data que relembra a resistência escrava, pois a abolição da escravidão não ocorreu sem a luta de parte dos escravos, seja de forma coletiva organizada (quilombos), seja de forma individual (suicídio, fuga, abandono do trabalho).

( ) O 13 de maio foi resultado tanto da resistência dos escravos quanto da atuação dos abolicionistas, porém a abolição da escravidão foi um processo lento que seguiu a situação e as vontades política e econômica das elites.

( ) A razão pela demora em se estabelecer o 20 de novembro como uma data comemorativa deveu-se à escassez de indícios que confirmassem a luta política dos abolicionistas, visto que Rui Barbosa, então ministro da Fazenda do início da República, incinerou os documentos que comprovavam essas ações.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

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1484Q180651 | História, Pós Segunda Guerra, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Não podemos comparar o mundo do final do breve
século XX ao mundo de seu início, em termos de
contabilidade histórica de mais e menos. Tratava-se de um
mundo qualitativamente diferente em pelo menos três
aspectos.

Primeiro, ele tinha deixado de ser eurocêntrico.
Trouxera o declínio e a queda da Europa, ainda centro
inquestionado de poder, riqueza, intelecto e civilização
ocidental quando o século começou. A segunda
transformação foi mais significativa. Entre 1914 e o início
da década de 1990, o globo foi muito mais uma unidade
operacional única, como não era e não poderia ter sido em
1914. Na verdade, para muitos propósitos, notadamente em
questões econômicas, o globo é agora unidade operacional
básica, e unidades mais velhas como as economias
nacionais, definidas pelas políticas de Estados territoriais,
estão reduzidas a complicações das atividades
transnacionais. A terceira transformação, em certos
aspectos a mais perturbadora, é a desintegraçãode velhos
padrões de relacionamento social humano, e com ela, aliás,
a quebra dos elos entre as gerações, quer dizer, entre
passado e presente.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 23-4 (com adaptações).

A partir da análise contida no texto acima, julgue os itens
seguintes, relativos ao processo histórico do mundo
contemporâneo.

A contínua incorporação do conhecimento científico ao sistema produtivo contemporâneo, cujos passos iniciais foram dados ainda em meados do século XIX, quando o capitalismo mais e mais passava a ser controlado pelos capitais financeiros, adquire prodigiosa dimensão ao longo do século XX. A Era de Ouro da economia contemporânea, entre o pós-Segunda Guerra e o início da década de 70, amplia o processo de mundialização dos mercados, deixando para trás o que Hobsbawm chama de estágio de "economias nacionais" comandadas por Estados territoriais.

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1485Q180402 | História, Descolonização no Sec XX, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao chegar ao fim, a Segunda Guerra Mundial desvelava um
novo cenário mundial. Ao declínio europeu e à emergência de
um sistema internacional bipolar, soma-se o movimento de
independência na Ásia e na África. Relativamente a esse
processo de descolonização, julgue (C ou E) os itens que se
seguem.

O processo de descolonização foi marcado pelo ambiente de tensão próprio da Guerra Fria, mas não pode ser a esta debitada influência exclusiva sobre as motivações e a forma de condução da luta pela emancipação das colônias.

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1486Q935385 | História, Idade Média, ENEM

(ENEM 2009) A Idade Média é um extenso perı́odo da História do Ocidente cuja memória é construı́da e reconstruı́da segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse perı́odo vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

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1487Q389888 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

As inovações introduzidas na pesquisa e na forma de se escrever história praticamente fizeram desaparecer um gênero historiográfico muito comum no século XIX e na primeira metade do século XX: as biografias.
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1488Q389686 | História, Goiás GO, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil GO, UEG

Nas eleições municipais de 2008, o Superior Tribunal Eleitoral proibiu que os eleitores portassem celulares nas cabines de votação a fim de evitar que tais aparelhos, por meio da filmagem ou fotografia, servissem de instrumentos de coação sobre a liberdade de escolha do eleitor. Na história política de Goiás, a privacidade do voto não era garantida pelo Estado em qual situação?
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1489Q935481 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(ENEM 2017) Após a Declaração Universal dos Direitos Humanos pela ONU, em 1948, a Unesco publicou estudos de cientistas de todo o mundo que desqualificaram as doutrinas racistas e demonstraram a unidade do gênero humano. Desde então, a maioria dos próprios cientistas europeus passou a reconhecer o caráter discriminatório da pretensa superioridade racial do homem branco e a condenar as aberrações cometidas em seu nome.

SILVEIRA, R. Os selvagens e a massa: papel do racismo científico na montagem da hegemonia ocidental. Afro-Ásia, n. 23, 1999 (adaptado).

A posição assumida pela Unesco, a partir de 1948, foi motivada por acontecimentos então recentes, dentre os quais se destacava o(a)

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1490Q54345 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fatec-SP) Uma das faces mais perigosas da crise econômica vivida nas últimas décadas é o surgimento, em muitos países, de grupos neonazistas, quase sempre formados por jovens de origem pobre, filhos de operários ou trabalhadores pouco qualificados. Sobre esses grupos é correto afirmar que:
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1491Q17487 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
A Primeira República brasileira constituiu-se no mais amplo domínio das oligarquias, com eleições fraudulentas e voto a descoberto, o que facilitava a manipulação dos resultados.
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1492Q16738 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens
O centro-oeste foi a primeira área do território brasileiro a ser ocupada pelos colonizadores.
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1493Q389257 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

Há cerca de um milhão de anos, o Homo erectus iniciava sua trilha a partir dos vales da África centro-oriental para o mundo. Essa trilha

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1494Q388757 | História, Soldado, Polícia Militar PE, UPENET IAUPE

Sobre as migrações, é INCORRETO afirmar que
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1495Q388548 | História, Oficial, Bombeiro Militar GO, FSADU

Com a decadência da mineração, nas últimas décadas do século XVIII e princípio do século XIX, a economia goiana entra em profunda crise. Nesse período, a pecuária torna-se, lentamente, o setor mais dinâmico da economia, tendo como característica essencial
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1496Q390352 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca do constitucionalismo ibérico na primeira metade do século XIX, julgue (C ou E) os itens seguintes. Apresentado por seus participantes como um movimento restaurador, o Vintismo tinha o objetivo de restabelecer a tradição política portuguesa por meio da elaboração de um novo pacto político, a ser materializado em uma Constituição.
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1497Q54294 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(U. Alfenas-MG) Criada em 1823, proibia os países europeu de estabelecerem novas colônias na América e intervirem nos assuntos internos do continente americano. Tentava, através do slogan “A América para os americanos”, preparar o futuro domínio que os Estados Unidos iriam exercer sobre as repúblicas latino-americanas. Esse texto refere-se
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1498Q673065 | História, Engenheiro Civil, Prefeitura de Formiga MG, Prefeitura de Formiga MG, 2020

Texto associado.
O mestre-sala dos mares
Há muito tempo nas águas da Guanabara / O dragão do mar
reapareceu / Na figura de um bravo marinheiro / A quem a
história não esqueceu / Conhecido como o almirante negro
/ Tinha a dignidade de um mestre-sala / E ao navegar pelo
mar com seu bloco de fragatas / Foi saudado no porto pelas
mocinhas francesas / Jovens polacas e por batalhões de
mulatas / Rubras cascatas jorravam nas costas / dos negros
pelas pontas das chibatas...
“O mestre-sala dos mares”, música composta, em 1975,
por João Bosco e Aldir Blanc, se refere à revolta: 
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1499Q54334 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Uniderp-MS) A expansão neocolonialista européia do final do século XIX resultou, entre outras conseqüências,
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1500Q933449 | História, Vincent van Gogh

Em qual dessas cidades francesas Vincent van Gogh produziu muitas de suas obras mais famosas?

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