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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q174254 | História, Colonialismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no processo histórico durante o século XIX, quando os Estados Unidos da América se constituíram potência econômica e política, julgue (C ou E) os próximos itens.

A criação de uma união aduaneira continental e a adoção de moeda comum a todos os países do continente americano foram propostas pelo governo norte-americano na primeira Conferência Pan-Americana realizada em Washington (1889-1890).

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1582Q935410 | História, Revolução Científica, ENEM

(IF SUL DE MINAS 2018- adaptado) “O meu propósito não é provar que era eu que tinha razão, mas de verificar se tinha. (…) E o que nós provamos hoje, amanhã apagaremos do quadro, e só voltaremos a escrevê-lo quando estiver comprovado outra vez. E quando estiver provado o que desejamos provar, toda desconfiança será pouca. (...) A prática da ciência me parece exigir notável coragem, desse ponto de vista. Ela negocia com o saber obtido através da dúvida. Arranjando saber, a respeito de tudo e para todos, ela procura fazer com que todos duvidem.” BRECHT, Bertold. A vida de Galileu. In: Brecht, Bertold. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. Vol. 06. pp. 51 – 170.

O Renascimento científico marcou profundamente o pensamento ocidental, e Galileu foi um dos grandes expoentes desse movimento. Algumas de suas premissas são válidas até os dias de hoje, como por exemplo:

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1583Q838928 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), NÃO é uma competência específica de História para o Ensino Fundamental:

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1584Q933162 | História, Vestibular ENEM, ENEM

Texto associado.

Na América inglesa, não houve nenhum processo sistemático de catequese e de conversão dos índios ao cristianismo, apesar de algumas iniciativas nesse sentido. Brancos e índios confrontaram-se muitas vezes e mantiveram- se separados. Na América portuguesa, a catequese dos índios começou com o próprio processo de colonização, e a mestiçagem teve dimensões significativas. Tanto na América inglesa quanto na portuguesa, as populações indígenas foram muito sacrificadas. Os índios não tinham defesas contra as doenças trazidas pelos brancos, foram derrotados pelas armas de fogo destes últimos e, muitas vezes, escravizados.

No processo de colonização das Américas, as populações indígenas da América portuguesa

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1585Q17488 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
São Paulo e Espírito Santo lideraram politicamente a República Velha, especialmente graças à monocultura cafeeira e à pecuária, formando o que se convencionou chamar de política do café com leite.
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1586Q54352 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRS) NÃO pode ser considerado(a) conseqüência da crise econômica de 1929
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1587Q934485 | História, Apartheid

(UFAM) A luta contra o apartheid na África do Sul foi um esforço coletivo, protagonizada por ampla e anônima maioria negra do país, orientada por vários dirigentes negros, apoiada por alguns líderes brancos e acompanhada pela indignação internacional. Contudo foi um único homem, recluso na prisão por quase três décadas, quem simbolizou a causa contra o regime segregacionista: Nelson Mandela ou, carinhosamente, Madiba para seus conterrâneos. Falecido em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, há tempos ele lutava contra doenças recorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta pela abolição do apartheid. Prêmio Nobel da Paz em 1993, o homem considerado o herói do século XX deixou um legado de luta incomparável, tanto que ao anunciar sua morte, o atual presidente da África do Sul, emocionado, disse: “Ele descansou e agora está em paz. Nossa nação perdeu seu maior filho. Nosso povo perdeu seu pai.” No discurso proferido quando assumiu a presidência (1994), Mandela mais uma vez reforça o seu comprometimento na busca de “construir uma sociedade na qual todos os sul-africanos, brancos e negros fossem capazes de caminhar com a cabeça erguida sem medo em seus corações [...], uma nação arco-íris, em paz consigo mesma e com o mundo.”

Consoante aos seus conhecimentos sobre o tema exposto, você pode depreender que:

I. As primeiras manifestações contra o apartheid foram organizadas tanto pelo Congresso Nacional Africano (CNA), partido político fundado em 1912 para defender tanto o direito dos negros, quanto dos homens brancos de mentalidade liberal.

II. Já como membro ativo do CNA, após o Massacre de Sharpeville em 1961, Mandela passou a defender que o apartheid não deveria ser mais combatido com a não violência, mas por outros meios, como a sabotagem.

III. Em 1976 o Massacre de Soweto, com mais de 500 mortos, recorda ao mundo a brutalidade do regime racista sul-africano.

IV. Libertado após 27 anos de cárcere, Mandela negocia o fim do apartheid com o presidente Frederik De Klerc em 1993, sendo eleito o primeiro presidente negro da África do Sul no ano seguinte.

V. Tanto a insanidade do apartheid como a crucial capacidade de luta e atitude conciliadora de Nelson Mandela em muito contribuiu para o mundo repensar o racismo e a segregação.

Assinale a alternativa correta:

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1588Q198751 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

A Revolução Francesa é um processo social e político complexo, sendo dividido em períodos, como os períodos da Assembleia Nacional, Convenção, Diretório e o Consulado. Assinale a alternativa em que todos os fatos citados são características do período conhecido como o "Terror".

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1589Q388498 | História, História Geral

Assinale a alternativa que contém uma das características da segunda fase modernista brasileira.
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1590Q41935 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AP, UNIFAP

Já liderado em grande parte por trabalhadores socialistas e comunistas, o movimento operário vinha se organizando desde a década de 20. No início dos anos 30, tendo a seu favor a ‘liberalização’ resultante da divisão das classes dominantes, os trabalhadores puderam atuar com maior liberdade e vigor. Greves e protestos foram realizados nas cidades mais importantes, em torno das principais reivindicações: melhores condições de vida e de trabalho, elevação dos salários, regulamentação do trabalho, entre outras(...). [Getúlio Vargas] tinha pois, fortes motivos para intervir nos assuntos ligados ao trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta um objetivo dessa intervenção.
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1591Q933863 | História, Segundo Reinado

Quem era o monarca durante o Segundo Reinado no Brasil?

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1592Q390410 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos processos de colonização e ocupação da região onde se localiza o estado de Alagoas, julgue os itens seguintes. A conquista do interior do estado de Alagoas consolidou-se a partir da guerra contra Palmares, na medida em que as terras tomadas foram distribuídas entre soldados, com destaque para a sesmaria recebida por Domingos Jorge Velho.
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1593Q935460 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

Texto associado.

(Unespar 2015)

“Essa repartição do mundo entre um pequeno número de Estados, [chamada de A era dos impérios], foi a expressão mais espetacular da crescente divisão do planeta em fortes e fracos, em ‘avançados’ e ‘atrasados’ que já observamos. Foi também notavelmente nova. Entre 1876 e 1915, cerca de um quarto da superfície continental do globo foi distribuído ou redistribuído, como colônia, entre meia dúzia de Estados. A Grã-Bretanha aumentou seus territórios em cerca de dez milhões de quilômetros quadrados, a França em cerca de nove, a Alemanha conquistou mais de dois milhões e meio, a Bélgica e a Itália pouco menos que essa extensão cada uma [...].
Eric Hobsbawm. A era dos impérios. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1998. p.91.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o imperialismo, indique a afirmativa correta.

I. Motivados pelo desenvolvimento industrial no século XIX, os governos europeus buscaram expandir seus domínios territoriais e aumentar a aquisição de matérias-primas. Com isso, iniciaram uma acirrada disputa por territórios.
II. A conquista imperialista foi realizada com grande violência, causando a morte de milhares de nativos das nações dominadas. Além disso, desestruturo a sociedade e a cultura de diversos povos, que ainda hoje sofrem as consequências da dominação imperialista.
III. Os povos da África, Ásia e Oceania não resistiram à invasão de seus territórios e à dominação estrangeira, pois não tinham força militar e logo perceberam que seriam beneficiados com a entrada de todo aparato estatal estrangeiro.

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1594Q173368 | História, Pós Primeira Guerra, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Embora tenha participado da aliança vitoriosa na Primeira Guerra Mundial, a Itália afastou-se das democracias liberais na medida em que, já na década de 20 do século passado, o país se tornou vítima dos métodos violentos do fascismo, que não encontrou resistência organizada.

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1595Q390203 | História, História Geral, Professor de Estudos Sociais, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Sobre a Revolução Francesa, podemos afirmar que:
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1596Q266054 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No "Manifesto Antropófago", lançado em São Paulo, em 1928, lê-se: "Queremos a Revolução Caraíba (...). A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem (...). Sem nós, a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem."

Essas passagens expressam a

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1597Q54343 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Fuvest-SP) Nunca, na história contemporânea mundial, como nesta virada de século e de milênio, a propriedade privada dos meios de produção em geral e da terra em particular foi tão forte e os ideais coletivos tão enfraquecidos. Essa situação pode ser atribuída
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1598Q690260 | História, Soldado, Bombeiro Militar MG, Gestão de Concursos, 2019

“Em abril de 1955, países com histórico recente de intervenção colonial reuniram-se em Bandung, na Indonésia. [...] O objetivo era a oposição ao que era considerado como prática colonialista das novas potências imperialistas.”
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 163.
Nessa conferência, esses países criaram uma nova estratégia para se posicionarem diante do mundo, denominada “não alinhamento”.
Sobre essa estratégia, é correto afirmar:
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1599Q933289 | História, Idade Média

    Desde o século XII que a cristandade ocidental era agitada pelo desafio lançado pela cultura profana — a dos romances de cavalaria, mas também a cultura folclórica dos camponeses e igualmente a dos citadinos, de caráter mais jurídico — à cultura eclesiástica, cujo veículo era o latim. Francisco de Assis veio alterar a situação, propondo aos seus ouvintes uma mensagem acessível a todos e, simultaneamente, enobrecendo a língua vulgar através do seu uso na religião.
VAUCHEZ, A. A espiritualidade da Idade Média Ocidental, séc. VIII-XIII. Lisboa: Estampa, 1995.
O comportamento desse religioso demonstra uma preocupação com as características assumidas pela Igreja e com as desigualdades sociais compartilhada no seu tempo pelos(as)

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1600Q25039 | História, História do Brasil, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O índio era o único elemento então disponível para ajudar o colonizador como agricultor, pescador, guia, conhecedor da natureza tropical e, para tudo isso, deveria ser tratado como gente, ter reconhecidas sua inocência e alma na medida do possível. A discussão religiosa e jurídica em torno dos limites da liberdade dos índios se confundiu com uma disputa entre Jesuítas e colonos. Os padres se apresentavam como defensores da liberdade, enfrentando a cobiça desenfreada dos colonos.

CALDEIRA, J . A nação mercantilista. São Paulo: Editora 34, 1999 (adaptado).

Entre os séculos XVI e XVIII, os jesuítas buscaram a conversão dos indígenas ao catolicismo. Essa aproximação dos jesuítas em relação ao mundo indígena foi mediada pela
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