Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1661Q932895 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Sobre a sociedade brasileira no século XIX e a construção do Estado imperial, considere as seguintes afirmações. 
I - O liberalismo, marcado pela defesa da propriedade privada e livre comércio, foi uma das correntes de pensamento adotadas pelas elites escravocratas brasileiras. 
II - A unidade nacional, a integridade territorial e a escravidão estão entre os principais pilares da monarquia. 
III- A nobreza imperial, definida como uma classe social distinta, era um segmento restrito reservado àqueles que possuíam vínculos de consanguinidade com a aristocracia europeia.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1662Q390455 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Quanto à preservação do patrimônio cultural no Brasil, julgue os próximos itens. A preocupação com a preservação do patrimônio histórico e cultural no Brasil teve o seu impulso oficial na década de 1930, durante o governo do presidente Getúlio Vargas.
  1. ✂️
  2. ✂️

1663Q705851 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1664Q54399 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Entre as características do modelo econômico que passou a ser implementado no Brasil, especialmente a partir do início dos anos 90, estão a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1665Q180957 | História, Bretton Woods, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A estrutura do Breve Século XX parece uma espécie de
tríptico ou sanduíche histórico. A uma era de catástrofe, que se
estendeu de 1914 até depois da Segunda Guerra Mundial,
seguiram-se cerca de 25 ou 30 anos de extraordinário crescimento
econômico e de transformação social, anos que provavelmente
mudaram de maneira mais profunda a sociedade humana que
qualquer out ro período de brevidade comparável.
Retrospectivamente, podemos ver esse período como uma espécie
de era de ouro, e assim ele foi visto quase imediatamente depois que
acabou, no início da década de 70. A última parte do século foi
uma nova era de decomposição, incerteza e crise - e, com efeito,
para grandes áreas do mundo, como a África, a ex-URSS e as partes
anteriormente socialistas da Europa, de catástrofe. À medida que a
década de 80 dava lugar à de 90, o estado de espírito dos que
refletiam sobre o passado e o futuro do século era de crescente
melancolia f in-de-siècle. Visto do privilegiado pontode vista da
década de 90, o Breve Século XX passou por uma curta era de
ouro, entre uma crise e outra, e entrou em futuro desconhecido e
problemático, mas não necessariamente apocalíptico.

Eric Hobsbawm. Era dos extremos - O breve século XX (1914-1991).
São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 15-6 (com adaptações).

Em face das info rmações apresentadas no texto acima e
considerando aspectos históricos marcantes do sécu l o XX,
contingenciadores da política internacional praticada no período,
julgue os itens seguintes.

No pós-Segunda Guer ra e ao longo dos anos 50 do século XX, coincidindo com a " era de ouro" mencionada no texto, o sistema de Bretton Woods funcionou sem mai o res atropelos. Contudo, na d écada de 60, ele começou a ser fortemente pressionado em função, sobretudo, do déficit em conta-corrente que o s E UA passaram a registrar, processo acelerado em larga medida pelas d espesas com a guerra no Vietnã.

  1. ✂️
  2. ✂️

1666Q852200 | História, História Geral, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020

Martin Meredith (2017) afirmou que “A Bélgica encarava o Congo essencialmente como um bem valioso que só precisava de uma boa gestão. Desde o fim do Estado Livre do Congo, do rei Leopoldo, em 1908, os assuntos do Congo tinham sido controlados rigidamente de Bruxelas, por um pequeno grupo de gestão que representava uma aliança entre o governo, a Igreja Católica e empresas”. Sobre a região do Congo, durante o século XX, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Em essência, o governo providenciava a administração, a Igreja cuidava da educação e do bem-estar moral e as mineradoras produziam a receita para manter a empreitada. ( ) O Congo era um empreendimento lucrativo em virtude da profusão de cobre, diamantes e urânio, o que permitia que a Bélgica mantivesse um quadro de lei, ordem e desenvolvimento limitado à capital da região. ( ) Os missionários eram ativos na construção de escolas primárias e clínicas e as mineradoras, no leste do Congo, ofereciam a seus funcionários habitação, sistemas de previdência e formação técnica, na expectativa de que com educação rígida, liderança sábia e benefícios materiais suficientes, a população ficaria contente com o governo. ( ) Os congoleses foram encorajados a se formar como funcionários administrativos, médicos, advogados ou arquitetos, o que favoreceu a formação de uma elite negra que como comunidade privilegiada, tornou-se proprietária de terra e passou a ter o direito de cidadania belga.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q389134 | História, História Geral, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

O surgimento dos Estados Nacionais modernos se fez em favor da autoridade real e em detrimento do poder da nobreza, a qual, desde então, viu desaparecer seu prestígio e sua influência nos países europeus.

  1. ✂️
  2. ✂️

1668Q389916 | História, História Geral, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

Entre as décadas de 1960 e 1980, praticamente todos os países da América Latina passaram por experiências autoritárias, ditatoriais ou não, apoiadas pelos EUA, que se afirmaram politicamente com o discurso de repressão ao comunismo e manutenção da ordem social, política e econômica. Os governos militares puseram na clandestinidade o movimento operário, partidos socialistas, o movimento estudantil e toda forma de manifestação contrária à ordem vigente. Mesmo assim, movimentos esquerdistas surgiram em todo o continente, dentre os quais podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1669Q388724 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

O modelo político adotado durante o Segundo Reinado (1840-1889) foi, por muitos historiadores, denominado de “parlamentarismo às avessas”. Ao usar o termo, os historiadores estão enfatizando que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q390048 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

O humanismo trouxe uma nova forma de ver as relações do homem com a natureza e com seu próprio eu, influenciando a literatura, a sociologia, a filosofia e a história, criando uma nova forma de pensar, rompendo com as relações de dominação nem sempre objetivas, nem sempre palpáveis, mas sempre presentes. Devido a suas ideias inovadoras, o humanismo renascentista se destacou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1671Q389545 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do contexto atual e da história dos países islâmicos, julgue os itens seguintes.

O Império Otomano foi desmembrado após a Primeira Guerra Mundial, em 1920, pelo Tratado de Sèvres, dando origem a países como Síria, Líbano e Palestina; além disso, regiões como a de Esmirna passaram a ser controladas pela Grécia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1673Q174304 | História, Bretton Woods, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Tendo ainda o texto de J.A. Frieden acima como referência, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao quadro histórico europeu e mundial do pós-Segunda Guerra.

Conquanto plenamente discutível, a tese defendida ou, pelo menos, sugerida pelo texto é a de que a bipolarização do poder mundial, surgida pouco depois de encerradas as hostilidades da Segunda Guerra, restringiu-se a aspectos fundamentalmente ideológicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1674Q933884 | História, Era Vargas

O que marcou o início da Era Vargas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1675Q389146 | História, Patrimônio

O livro Vida e morte do bandeirante, de Alcântara Machado, publicado em 1929, estudou o cotidiano dos moradores de São Paulo nos séculos XVII e XVIII e tornou-se importante referência para os pesquisadores que o sucederam, por ter explorado sistematicamente, como fonte documental,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q219421 | História, Grécia Antiga, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

Das alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente o modelo de democracia cuja experiência mais marcante e conhecida foi a da Grécia Antiga. Esse modelo, conhecido como democracia direta, é
  1. ✂️
  2. ✂️

1677Q54340 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com exceção de uma. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1678Q935501 | História, Descolonização Africana e Asiática, ENEM

(UEPA) A Conferência de Berlim, realizada na Alemanha em 1885, sacralizou o processo de partilha da África. Dela fizeram parte a Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália, Portugal e Espanha. A geopolítica imposta ao Continente Africano gerou, nas décadas posteriores, o sentimento anticolonialista, pois:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q852087 | História, História Geral, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

. Leia sobre o trabalho com fontes e ensino de história e responda
“O trabalho com o documento (...) escrito, arqueológico, figurativo, oral, que é interrogar os silêncios da História (...) algo que nos foi dado intencionalmente, ele é o produto de certa orientação da História, de que devemos fazer crítica, não só segundo as regras do método positivista, que obviamente continuam necessárias a certo nível, mas também de uma maneira que eu qualificaria de quase ideológica. Tem um caráter mais ou menos fabricado.” (Adaptado)
O trecho demonstra aspectos da documentação histórica que devem ser trabalhados em sala de aula. É importante explicar ao aluno:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1680Q54402 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “Com 105 votos a mais do que os 336 necessários, a Câmara aprovou ontem o pedido de Impeachment do Presidente Collor, (...) mesmo após a conclusão da CPI sobre Paulo César Faria, o PC. (...) A votação foi acompanhada por multidões que ocuparam ruas e praças das principais cidades do país, festejando, voto a voto, o afastamento do Collor.”

Jornal do Brasil. Rio: 30/09/92. p. 1.

O afastamento de Fernando Collor se deu entre outros motivos pela:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.