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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1721Q933871 | História, Segundo Reinado

Quais foram os principais produtos de exportação durante o Segundo Reinado?

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1722Q935470 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(UFMS) Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha enfrentou uma grande crise econômica e social, o que gerou instabilidade política e possibilitou a ascensão e o crescimento do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães e a ascensão de Adolf Hitler ao poder, em 1933. Assinale a alternativa que congrega elementos do governo chefiado por Hitler:

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1723Q42803 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

O tráfico de escravos africanos para o Brasil foi menos importante para a lógica econômica mercantilista que a escravização do índio pelos colonos na América.
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1724Q706135 | História, Praça de 2° Classe, Colégio Naval, Marinha, 2019

Segundo Vidigal (2006), com relação às motivações para
o afundamento de navios brasileiros por submarinos
alemães, assinale a opção correta.
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1725Q931565 | História, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

Texto associado.
Há dinamite de pavio aceso no Orçamento O ponto central, que já deveria ser tema de um amplo debate no Congresso, no Executivo e fora deles, é que a crise fiscal implodiu os alicerces da Constituição de 1988. A ideia de um Estado que seria capaz de eliminar a miséria, reduzir a pobreza e ainda fornecer serviços básicos como saúde e educação com eficiência faliu. Aceite-se ou não. 
 O Globo, 13/12/2015. 
De acordo com a reportagem, o modelo político de Estado que estaria inviabilizado no atual contexto brasileiro é denominado:
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1726Q390133 | História, História Geral, Professor II, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL, 2017

Entre os povos da antiguidade, os Hebreus se destacaram por terem influenciado a civilização ocidental de uma maneira tão marcante que seus ideais fundamentam os princípios sociais, políticos e religiosos de várias nações, principalmente na Europa e na América. Essa influência se justifica pelo fato de que
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1727Q199733 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a Independência das Colônias Inglesas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A Grã?Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.
II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.
III. Dentre as medidas tomadas pela Grã?Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.

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1728Q199589 | História, Período Regencial, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o período regencial no Brasil e a politica eterna (ultramarina) recolonizadora, assinale a alternativa correta.

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1729Q54265 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) “Diziam que haviam visto chegar em sua terra certas pessoas muito diferentes de nosso costume e vestiário, que pareciam viracochas, que é o nome pelo qual antigamente denominamos o Criador de todas as coisas...; primeiro porque se diferenciavam muito de nosso traje e semblante...; andavam em uns animais muito grandes, os quais tinham os pés de prata...; porque os viram falar sozinhos em uns panos brancos como uma pessoa falava com outra...; uns eram de barbas negras e outros de barbas vermelhas e os viam comer em prata; e também porque tinham yllapas, nomes que nós temos para os trovões e isto diziam por causa dos arcabuzes, porque pensavam que eram trovões do céu...”

Descrição dos conquistadores atribuída a Titu Cusi Yupanqui, filho de Manco II que ocupou o trono inca em Vilacamba, de 1557 a 1570, ditada ao agostiniano Frei Marcos Garcia.

O relato apresenta algumas idéias que, num primeiro momento, os incas construíram a respeito dos conquistadores espanhóis. Sobre elas estão corretas as seguintes afirmativas, com exceção de: perioridade militar e técnica ignorada até então pelos incas.
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1730Q54282 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “8 de maio de 1838 Aos honrados Comuns, reunidos em Parlamento, a abaixo –assinados, sofredores patrícios. (...) Queira por favor a Vossa Honrada Casa (...) consagrar (...) uma lei garantindo a todo indivíduo masculino de idade legal, de mente sadia e não acusado de crime, o direito de voto para membros do Parlamento e dirigindo todas as futuras eleições de membros do Parlamento a ser processados por meio de voto secreto (secret ballot) e, determinando que a duração do Parlamento assim escolhido, em caso algum, exceda o prazo de um ano, abolindo as condições de propriedade para os membros, provendo-lhes a devida remuneração enquanto desempenharem seus deveres parlamentares.”

Petição do Parlamento da Grã-Bretanha e a Irlanda: 8/5/1838.

O movimento cartista teve, na primeira metade do século XIX na Inglaterra, um papel primordial na discussão das relações sociais e políticas naquele país. Pela leitura das reivindicações citadas acima pode-se afirmar que, naquele momento, seus participantes, priorizavam
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1731Q176678 | História, Conferência de Bandung, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tal como oficialmente apresentada, a Conferência de Bandung,
realizada em 1955, procurou criar um novo bloco que tivesse
capacidade de ação política internacional diante dos dois pólos de
poder dominantes. A bússola que orientaria essa terceira força
seria, conforme a declaração assinada ao final do encontro, a
busca da paz por meio da cooperação internacional. Julgue
(C ou E) os itens que se seguem, concernentes a esse contexto
histórico do mundo pós-1945.

A Conferência de Bandung consagrou uma linha política de não-alinhamento, ou seja, uma opção diplomática de eqüidistância em relação ao sistema bipolar que emergiu depois da Segunda Guerra Mundial.

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1732Q389685 | História, Educação em História, História, IF PI, IF PI

“Consciente da necessidade de clareza frente à postura pedagógica e às particularidades da disciplina que ministro, elejo o que acredito serem as habilidades e competências a desenvolver junto aos alunos [...]. No eleger dessas habilidades e competências [...], estão implícitas concepções de História e do ensino de História. Vejamos: 1) a aceitação de que a História, mesmo se pretendendo uma ciência, não está imune à falibilidade; 2) a submissão do conhecimento historiográfico a um regime de historicidade, ou seja, pensar o próprio conhecimento como algo relacionado a uma dada configuração que o torna possível; 3) a necessidade de pôr à prova a própria ideia de verdade sem, contudo, confundir esse questionamento com o niilismo que nega a possibilidade de reflexões coerentes num campo de saber; 4) construir uma cultura que faça perceber que a escrita da história, como bem explicou Certeau, está circunscrita a uma operação historiográfica e que, por isso, deve reconhecer seus sujeitos, suas questões, seus métodos e suas fontes.

(SILVA, José Luís de Oliveira e. Pensando o ofício do historiador no ambiente escolar: práticas pedagógicas e a incorporação do xadrez nas aulas de Idade Média. In: Anais do V Simpósio Nacional de História Cultural. Brasília: UNB, 2010).

Segundo o texto, o ensino de História deve:

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1733Q933460 | História, Aristóteles

Qual teoria de Aristóteles propõe que toda realidade é uma combinação de forma e substância?

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1734Q177249 | História, Causas da Primeira Guerra Mundial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais foram objeto de interpretações historiográficas divergentes, que se estendem aos dias atuais. Acerca desse debate historiográfico, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais foram explicadas fundamentalmente, pelos historiadores do século XX, como resultado exclusivo da atitude belicosa alemã.

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1735Q180941 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores. A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A independência da Argentina, em 1816, foi fruto das invasões napoleônicas, momento em que as elites agrárias aproveitaram o vazio do poder colonial e, de forma coesa, implantaram um sistema federalista que garantiu a estabilidade política do país até a Guerra do Paraguai.

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1736Q935390 | História, Idade Média, ENEM

(ENEM 2014) Sou uma pobre e velha mulher,

Muito ignorante, que nem sabe ler.

Mostraram-me na igreja da minha terra

Um Paraíso com harpas pintado

E o Inferno onde fervem almas danadas,

Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.

VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.

Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais.

Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de

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1737Q933865 | História, Segundo Reinado

Qual foi o evento que marcou o fim do Segundo Reinado no Brasil?

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1738Q179956 | História, Colonialismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito das características econômicas dos países hispano-americanos no século XIX.

A inserção dos países hispano-americanos na divisão internacional do trabalho como fornecedores de produtos primários contribuiu para promover a estabilidade política desses países na segunda metade do século XIX.

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1739Q42743 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

      O asfaltamento das estradas da Amazônia apressa a devastação do verde e o ritmo de ocupação da floresta. Mas qual é a alternativa? O asfalto é a garantia de qualidade de vida para milhões de moradores da região. Vistas do alto, as estradas da Amazônia assemelham-se ao rastro da passagem de um furacão. Estima-se que 80% das áreas de floresta devastadas estejam a menos de 5 quilômetros de uma delas. Não se poderia esperar outra coisa dessas rodovias, pois elas foram criadas nos anos 70 do século XX precisamente para abrir caminho para a colonização.

                           Internet:   (Acesso em 22.1.2012). 

Com relação às questões abordadas no texto, é correto afirmar que
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1740Q54263 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) O “exclusivo” comercial pretendido pela Espanha no século XVI foi o mais austero entre todos os que surgiram no período mercantilista. À Casa de Contratación, sediada em Sevilha, cabia:
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