Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1761Q388460 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Conhecida como área de ocupação periférica recente, Mato Grosso, bem como o Centro-Oeste de maneira geral, vê assentarse sobre um território praticamente natural, pré-técnico, uma economia modernizada, com suporte técnico-científicoinformacional. Sobre essa produção agrícola moderna e as necessidades que com ela se relacionam é que se estabelece uma nova rede de cidades. A respeito dessa agricultura identificada com a economia globalizada dos dias atuais, não se pode falar em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1762Q239257 | História, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar PB, PM PB

Assinale a alternativa correta sobre o nome do movimento social que ocorreu em 1720, em Vila Rica (atual Ouro Preto), contra a exploração do ouro e cobrança extorsiva de impostos da metrópole sobre a colônia. A revolta contou com cerca de dois mil populares, que pegaram em armas e ocuparam pontos da cidade. A coroa portuguesa reagiu e o líder acabou enforcado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1763Q838043 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Dentre os principais pontos da Constituição Brasi- leira de 1891, estava o federalismo, que garantia aos estados autonomia para:

I. Libertar seus escravos.

II. Elaborar sua própria constituição.
III. Eleger seus presidentes (governadores).

IV. Realizar empréstimos no exterior.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1764Q860339 | História, Mercantilismo

(Mackenzie-SP–2007) Fundamental para a estruturação do sistema colonial português na Idade Moderna, o chamado “exclusivo colonial” visava, sobretudo, a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1765Q173016 | História, Estruturas e idéias econômicas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A noção de "Estado do bem-estar" é importante no capitalismo na
segunda metade do século XX. Relativamente ao tema, julgue
(C ou E) os itens que se seguem.

O "Estado do bem-estar" seguiu um modelo universal, sendo a versão alemã a de maior êxito e de maior visibilidade internacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

1766Q173018 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito do contexto da denominada Revolução Gloriosa (1688-1689), julgue (C ou E) os itens a seguir.

Originária da Escócia, a dinastia dos Stuart reinava na Inglaterra desde a morte de Elizabete I, em 1603, apesar das constantes pressões políticas da oposição anglicana, que não se conformava com a entronização de uma linhagem católica.

  1. ✂️
  2. ✂️

1767Q700678 | História, Oficial, Colégio Naval, Marinha, 2019

Com relação ao estilo de liderança denominado "Liderança Delegativa", assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1768Q683835 | História, Programa de Aprendizagem de Assistente Administrativo, SABESP, FCC, 2019

Considere o texto
A partir da década de 1870, começaram a surgir uma série de sintomas de crise do Segundo Reinado, dentre eles, o início do movimento republicano e os atritos do governo imperial com o Exército e a Igreja.  
                                                                                                                            (Adaptado de: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002, p. 217)
Os atritos com o Exército e com a Igreja, aos quais se refere o autor, e que contribuíram para a proclamação da República no Brasil, estiveram relacionados, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1769Q54351 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RS) Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano lançou o Plano Marshall, que se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria. Este plano visava a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1770Q388745 | História, História Geral

O termo globalização começou a ser utilizado no final da década de 1970 e popularizou-se a partir da década de 1990. A globalização é enaltecida por alguns e criticada por outros. Entre as críticas que são feitas ao processo de globalização, pode-se citar o fato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1771Q852125 | História, História Geral, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020

No século XVII a.C., um exército de hicsos do Levante cruzou o norte do Sinai em direção ao delta e conseguiu controlar todo o Baixo Egito, inclusive capturando Mênfis, a antiga capital. A respeito desse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1772Q389334 | História, Soldado de Primeira Classe, Polícia Militar MG

“ Ninguém mais segura este país”.

“ Brasil: Ame-o ou Deixe-o”.

“ Ontem, hoje, sempre, Brasil”.

“Até 1964 o Brasil era apenas o país do futuro. E então o futuro chegou”.

 As frases anteriores tornaram-se símbolo de uma fase da História do Brasil e estão relacionadas com o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1773Q677595 | História, Soldado, Polícia Militar BA, FCC, 2020

A República Velha também foi nomeada “República das Oligarquias”, porque era comandada pela aristocracia dos fazendeiros. A respeito deste período da história brasileira, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1774Q700418 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

As críticas feitas na Europa pelo pensamento ilustrado ao absolutismo assumiram no Brasil o sentido de críticas ao sistema colonial. No Brasil, Ilustração foi, antes de mais nada, anticolonialismo.

(COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 26).


O texto acima faz alusão aos movimentos anticoloniais de fins do século XIX. A respeito do contexto histórico daquele período, analise as afirmativas a seguir:

I. Criticar a realeza e o poder absoluto dos reis significava lutar pela emancipação dos laços coloniais.

II. Os estudantes que viajavam para o exterior, completando seus estudos em Portugal ou na França, voltavam imbuídos das novas ideias e se tornavam seus principais propagandistas.

III. Nem as prisões, nem os exílios, nem os enforcamentos foram capazes de deter a marcha do processo. Em vão a censura intentava impedir a divulgação das ideias nocivas à ordem vigente.

IV. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.

V. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.


Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1775Q388866 | História, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em meio a contradições e incertezas, o século XX chega ao fim, deixando muitas dúvidas acerca dos novos rumos que a História tomará daqui para a frente. Relativamente ao contexto histórico atual, julgue os seguintes itens.

O avanço tecnológico não apenas fornece novos paradigmas à produção material, mas impulsiona verdadeira revolução nas comunicações e no processo de difusão da informação.

  1. ✂️
  2. ✂️

1776Q387882 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o professor de História.

I. "Ensina o aluno a levantar problemas e a reintegrá-los num conjunto mais vasto de outros problemas, procurando transformar, em cada aula de Jistória, temas em problemáticas".

II. "Ciente do conhecimento que possui, deve proporcionar ao seu aluno a apropriação do conhecimento histórico existente através de um esforço e de uma atividade com a qual ele retome a atividade que edificou esse conhecimento".

 III. "Possibilitar aos alunos a compreensão de que os acontecimentos históricos não podem ser explicados de maneira simplista. É necessário fazê-los entender que numerosas relações de pesos e características diferentes interferem em sua realização".

IV. "Fazer o aluno perceber que o conhecimento histórico é adquirido e inefável como um dom desenvolvido através de um processo mnenônico".

Estão corretas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1777Q389430 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Respeitado no país e no exterior, o marechal mato-grossense Cândido Mariano da Silva Rondon notabilizou-se por seu trabalho de proteção aos povos indígenas. Assinale a opção que apresenta a frase, entre algumas importantes que ficaram gravadas na História do Brasil, que identifica o caráter humanista de Rondon.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1778Q389982 | História, História Geral, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

Uma diferença importante entre a Terceira Revolução Industrial e as duas primeiras ocorridas anteriormente reside na constatação de que o produto final, no caso da Terceira Revolução Industrial,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1779Q691311 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

A industrialização da segunda metade do século XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanização do setor têxtil, cuja produção tinha amplos mercados nas colônias inglesas. Qual tratado abriu as portas das colônias portuguesas para as manufaturas inglesas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1780Q388737 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

Um professor propõe a seus alunos a seguinte tarefa: pesquisar a história de sua vida e de sua família, relacionando-a com a história de sua cidade e/ou estado.

Essa atividade permite, principalmente, ao aluno:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.