Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q52802 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

No início do século XX, os trabalhadores brasileiros se organizaram para defenderem seus direitos. Duas ideologias oriundas do século XIX predominavam nesta época: o comunismo e o anarquismo. Avalie as afirmações abaixo.

I- Defendia a conquista do Estado e o estabelecimento de uma ditadura.
II- Era contraria a existência do Estado.
III- Valorizava o partido politico como meio de organizar as lutas.
IV- Não concordava com as eleições pois viam nestas um meio de manipulação do povo.

A opção que apresenta os fatos relacionados à doutrina do Anarquismo é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q18987 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Diferentemente de outras atividades econômicas do Brasil-Colônia, a mineração foi submetida a um rigoroso controle por parte da metrópole. Neste contexto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q265544 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular, UFPR, UFPR

Com base nos estudos sobre as consequências da Primeira Guerra Mundial para a Europa, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q52809 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Considere o excerto abaixo sobre o livro Utopia, do escritor inglês Thomas Morus (1478-1535), lançado entre 1516 e 1518:

[...] Em sua obra Utopia, Morus descreve a vida numa ilha em formato de lua crescente, na qual tudo é dividido de maneira equânime entre as pessoas, onde não existe injustiça e violência e se vive confortavelmente. [...] na ilha de Utopia, o problema da exclusão social, tema candente de seu tempo, [...] seria resolvido de uma vez por todas. E de que maneira? Pela aplicação de todos ao trabalho [...]”.
(LOPES, M. A. Uma História da ideia de utopia: o real e o imaginário no pensamento político de Thomas Morus. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 40, 2004, p. 141-142.)

A partir do trecho acima e dos conhecimentos sobre o início da Idade Moderna (1453-1789), é correto afirmar que a obra de Morus pertenceu ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q860349 | História, Mercantilismo

(PUCRS) Dentre os vários meios desenvolvidos nos  Estados nacionais modernos para garantir o poder das monarquias não se pode citar a adoção de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q54241 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) As monarquias absolutistas na Europa marcaram o surgimento do Estado Moderno, que se caracterizou pela existência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q16522 | História, Oficial Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, IDECAN

“As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertos pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios caírem no nada.”
(Disponível em: http://www.brazilsite.com.br/historia/desco/desco04.htm)

As viagens pelo oceano Atlântico, que receberam na historiografia a denominação de Expansão Marítima Europeia, tiveram como pano de fundo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q4889 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

As expedições portuguesas ao Brasil nas duas primeiras décadas do século XVI objetivaram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q388432 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Pascoal Moreira Cabral identifica-se com a história de Mato Grosso, entre outras razões, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q388026 | História

Sobre o sistema de exploração colonial, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q54320 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) Pode-se afirmar que a principal razão do conflito mundial iniciado em 1914 foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q6365 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

O Tratado de Tordesilhas, celebrado em 1494 entre as Coroas de Portugal e dois países, estabelecia que Espanha, pretendeu resolver as disputas por colônias ultramarinas entre esses
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q935419 | História, Reforma Protestante, ENEM

(Unirio) "Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa."

(João Calvino. In: Mousnier, Roland. História Geral das Civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. SP: Difel, 1973, p. 90, tomo IV, v. 1.)

A opção que correlaciona a citação acima com o contexto da reforma protestante, no século XVI, que pregava mudanças no cristianismo e na ação da igreja católica é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q11138 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.

(MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas)

Entre as marcas do mundo medieval que contradizem a visão retrospectiva discutida no trecho, é correto identificar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q388040 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Ao término do ensino básico, espera-se que o estudo da História tenha contribuído para o aluno dominar inúmeras habilidades e competências, entre elas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q683671 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

O ano de 1930 foi difícil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do café caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportações do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q195528 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"De 1831 a 1840, o Brasil vivenciou um período (...) em que diferentes grupos disputavam o poder. Como resultado, instalou-se um clima de grande instabilidade que propiciou a irrupção de conflitos em inúmeros pontos do país." (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)
A cabanagem foi um dos conflitos ocorrido nesse período.
Assinale a alternativa que corresponde a tal conflito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q53596 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Na obra Teeteto, Platão apresenta um método para auxiliar os jovens a examinar se suas opiniões são justificadas, analisando-as, verificando seus pressupostos, quais podem ser suas consequências e se conduzem a uma conclusão contraditória. Esse método se mostra especialmente importante quando se trata de verificar se opiniões são verdadeiras ou não.

Segundo o método proposto por Platão, é correto afirmar que as opiniões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q388885 | História, História Geral

Entre 1939 e 1945, o mundo foi abalado pela Segunda Guerra Mundial. O Brasil, inicialmente, adotou uma posição de neutralidade, porém, em 1941, acordos internacionais começaram a ser feitos, para apoiar os aliados. Sobre a participação brasileira na Guerra é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q852257 | História, História Geral, Prefeitura de Bagé RS Historiador, FUNDATEC, 2020

Sobre a relação entre História e memória, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) História e memória nascem de uma mesma preocupação e partilham o mesmo objeto: a compreensão da história do futuro. ( ) A História é um relato, uma escrita do passado segundo as modalidades e as regras de um ofício que tenta responder a questões suscitadas pela memória e a História nasce desta ao colocar o passado à distância, ao considerá-lo como um passado em si. ( ) A História nasce da memória, uma das suas dimensões, e posteriormente adota uma postura autorreflexiva, transformando a memória num dos seus objetos. ( ) A memória é eminentemente objetiva, pois fica ancorada aos fatos a que assistimos, dos quais fomos testemunhas, ou mesmo atores, e às impressões que deixaram no nosso espírito. Portanto, a memória é quantitativa, singular e pouco preocupada com comparações, contextualizações e generalizações.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.