Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1881Q390124 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Acerca das correntes ideológicas radicais que marcaram o cenário político do século XIX, julgue (C ou E) os itens a seguir. O socialismo no século XIX fundou-se não apenas nas formulações teóricas dos intelectuais que o idealizaram, como Charles Fourrier, Louis Blanc e Karl Marx, mas também na prática de movimentos como o socialismo cristão, o sindicalismo e o cooperativismo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1882Q852213 | História, História Geral, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

No período Monárquico romano, isto é, antes da República e do Império, a escravidão já era utilizada amplamente como forma de trabalho e produção. As pessoas escravizadas eram decorrentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1883Q144169 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Considere os dados abaixo.
... a documentação produzida pela Justiça do Trabalho tem sido sistematicamente eliminada graças à Lei n° 7.627, de 10 de novembro de 1987 (...) Somente no ano de 2005 quase 540 mil processos foram eliminados no Tribunal Regional do Trabalho da 2 Região, localizado em São Paulo.
(Adaptado de: GOMES, Ângela de Castro; LIMONCIC, Flávio. SILVA, Fernando Teixeira da (Org.). A Justiça do Trabalho e sua história. Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 34, n. 68, p. 323-325, Dec. 2014)
Considerando esses dados, as fontes judiciais brasileiras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1884Q389454 | História

A expansão neocolonialista do século XIX foi impulsionada, essencialmente, pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1885Q178298 | História, Bretton Woods, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Tendo ainda o texto de J.A. Frieden acima como referência, julgue (C ou E) os itens subsequentes, relativos ao quadro histórico europeu e mundial do pós-Segunda Guerra.

A guinada da Revolução Cubana para o socialismo transplantou a Guerra Fria para a América. Na primeira metade da década de 60, a descoberta de mísseis soviéticos instalados na ilha comandada por Fidel Castro exacerbou dramaticamente a tensão mundial e o confronto Leste versus Oeste.

  1. ✂️
  2. ✂️

1886Q54396 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) A Nova República (1985) evidenciou uma série de “bossas” que marcaram o caráter da maioria dos políticos civis que colocaram seus interesses pessoais acima de qualquer ética ou compromisso com os eleitores. Dentre eles, o nepotismo que consiste
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1887Q686478 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

Na segunda metade do século XVIII, durante a administração do marquês de Pombal (1750 a 1777), foram adotadas medidas que objetivavam tornar mais ágil e eficiente a administração da colônia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1888Q388023 | História, Santa Catarina, Auditor, SEF SC, FEPESE

Assinale a afirmação verdadeira.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1889Q25045 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales esumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.

CARVALHO, J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987 (adaptado).

Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1890Q852235 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Divergências doutrinárias relacionadas a interpretação do antigo e do novo testamento e diferenças culturais entre o Oriente e o Ocidente foram responsáveis por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1891Q239948 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Sobre a caracterização do Brasil após 1964 e o período que corresponde à Ditadura Militar brasileira, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1892Q388961 | História, História Geral, Pesquisador em Qualidade, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao papel das instituições científicas e suas relações com a sociedade e o Estado, além do financiamento da pesquisa, julgue os itens de 107 a 114.

Durante o regime militar, ficaram tensas as relações entre a comunidade científica nacional, representada pela SBPC, e os detentores do poder.

  1. ✂️
  2. ✂️

1893Q935533 | História, Ditaduras

(ENEM 2016) A Operação Condor está diretamente vinculada às experiências históricas das ditaduras civil-militares que se disseminaram pelo Cone Sul entre as décadas de 1960 e 1980. Depois do Brasil (e do Paraguai de Stroessner), foi a vez da Argentina (1966), Bolívia (1966 e 1971), Uruguai e Chile (1973) e Argentina (novamente, em 1976). Em todos os casos se instalaram ditaduras civil-militares (em menor ou maior medida) com base na Doutrina de Segurança Nacional e tendo como principais características um anticomunismo militante, a identificação do inimigo interno, a imposição do papel político das Forças Armadas e a definição de fronteiras ideológicas.

(PADRÓS, E. S. Et al. Ditadura de Segurança Nacional no Rio Grande do Sul (1964-1985): história e memória. Porto Alegre: Conag, 2009. (adaptado).

Levando-se em conta o contexto em que foi criada, a referida operação tinha como objetivo coordenar a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1894Q390268 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Na educação básica, a história é importante instrumento para entender os problemas sociais, para conferir significado aos acontecimentos do cotidiano e para exercer conscientemente a cidadania.
  1. ✂️
  2. ✂️

1895Q179857 | História, Revoluções na América Latina, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Seguindo uma tendência que a África e a Ásia levaram ao
extremo, também a América Latina teve sua trajetória marcada
pela radicalização política nas décadas seguintes à Segunda
Guerra Mundial. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a
seguir.

O Chile protagonizou a experiência latino-americana, inédita até então, de adoção do socialismo pela via eleitoral, que se deu com a vitória de Salvador Allende. Em 1973, um golpe de Estado pôs fim ao governo socialista e mergulhou o país em uma das mais ferozes ditaduras do Cone Sul.

  1. ✂️
  2. ✂️

1896Q852176 | História, História Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Durante o Império Romano, o espetáculo dos gladiadores, assistido, nos anfiteatros, não se restringia à promoção de uma violência ilimitada, cujo fim fosse a morte dos combatentes. Nesse contexto, esse espetáculo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1897Q388317 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

O período entre-guerras foi marcado pelo recuo das democracias liberais e, em vários países, pelo avanço dos regimes totalitários. Assinale a opção em que aparecem os dois principais exemplos de totalitarismo de direita, com seus países e líderes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1898Q933874 | História, Regime Militar

Qual foi a principal medida econômica adotada durante o governo de Fernando Henrique Cardoso?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1899Q173826 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A respeito da Revolução Industrial na Europa e de fatos a ela relacionados, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A expansão da Revolução Industrial na Europa favoreceu o surgimento de movimentos políticos e sociais, alguns deles relacionados ao rápido processo de urbanização que se verificou no continente a partir do século XIX.

  1. ✂️
  2. ✂️

1900Q932168 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
Um dos mais conhecidos órgãos especializados da Organização das Nações Unidas (ONU), a UNESCO é voltada para a educação, a ciência e a cultura. Ela integra o conjunto de objetivos norteadores da criação da ONU, ao final da Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de defender a paz, a segurança internacional e promover o desenvolvimento, em especial das antigas colônias africanas e asiáticas e dos países pobres em geral
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.