Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1901Q935407 | História, Revolução Científica, ENEM

Texto associado.

(ENEM 1999).

“(...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos.” (COPÉRNICO, Nicolau. De revolutionibus orbium coelestium.)

“Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.” (DA VINCI, Leonardo. Cartas.)

O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1902Q54262 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Os cabildos, na América Espanhola, eram:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1903Q390155 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Em tempos de nacionalismo exacerbado, a história ensinada na escola deve ater?se ao estudo da nacionalidade, eximindo?se de abordar outros países e culturas do mundo contemporâneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1904Q390415 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O antissemitismo vivenciado na “Noite dos Cristais” não se encerra. Hoje, a Europa manifesta preo-cupação com ataques a cemitérios, sinagogas e instituições judaicas e muitos judeus europeus, prin-cipalmente franceses e alemães, têm emigrado para Israel. Sobre antissemitismo atual em comparação com o antissemitismo de 1938, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1905Q673040 | História, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

Ao contrário de Euclides que, antes de rumar para
Canudos, permaneceu o mês de agosto praticamente
inteiroemSalvador(aí chegouem7deagostode1897
e só partiu para o sertão no dia 31 do mesmo mês),
Manuel Benício parece ter sido enviado diretamente
para o campo da batalha. Pelo menos é o que se
conclui com base na carta de 4 de julho, a primeira
enviada de Canudos, e publicada a 3 de agosto no
Jornal do Comércio. Nela, Benício informa que já se
encontrava no sertão da Bahia desde 25 de junho, no
combate em Cocorobó, entre as forças da 2º Coluna e
osjagunços(AZEVEDO,2002).ArespeitodaGuerrade
Canudos, assinalea alternativacorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1906Q174377 | História, O Concerto Europeu e sua crise, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Na chamada Era de Bismarck, as relações internacionais dos Estados europeus foram marcadas por concepções políticas e de segurança atribuídas, em parte, a esse chanceler alemão. A respeito desse tema e considerando o contexto europeu no referido período, julgue (C ou E) os itens que se seguem.


Entre 1870 e 1891, as relações internacionais da Europa foram marcadas pela ampliação da rigidez sistêmica e pela formação de bipolaridade de blocos, o que criou antagonismos entre antigas e novas potências.

  1. ✂️
  2. ✂️

1907Q198995 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia atentamente os itens abaixo.

I – Formação de companhias de comércio, como a Companhia das Índias Ocidentais.
II – Prioridade máxima às políticas de povoamento das colônias, para fortalecimento dastrocas comerciais com a metrópole.
III – Obtenção de metais, por meio da exploração colonial.
IV – Incentivo à produção manufatureira nas colônias.
V – Estocagem de lingotes de ouro e prata.
Assinale a única alternativa em que todos os itens listam características do mercantilismo espanhol (bulionismo).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1908Q862041 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

Sobre o processo de colonização do Brasil, o papel da catequese foi fundamental para o sucesso português. Assinale a alternativa que corresponde a Ordem Religiosa responsável pela conversão dos gentios.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1909Q388697 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O filme Carlota Joaquina mostra uma versão sobre o contexto histórico que culminou com a independência do Brasil. Nesse contexto, o filme destaca

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1910Q195425 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"... A Revolução Francesa foi a culminância de vários processos revolucionários e também a mais importante revolução ocorrida em toda a história mundial contemporânea, com exceção da Revolução Russa (1917). ...
Ela representou uma ruptura estrutural. A burguesia, alijada do poder político pela aristocracia, se insurgiu, tornando-se senhora do Estado." (PEDRO, Antônio. História Geral. SP, FTD, 1995. p. 203)
Durante a Revolução Francesa, houve um período que foi o mais radical da revolução (1793-94). Cerca de quarenta e duas mil pessoas acusadas de "alta traição" foram guilhotinadas a mando de Robespierre. Este episódio faz alusão ao período do (da)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1911Q935528 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

(UFMA 2008) A respeito da luta pelos direitos civis nos EUA nas décadas de 1950/60 , coloque V para os itens verdadeiros e F para os falsos e, depois, assinale a opção que contém a sequência correta.

( ) Os negros, por serem alvo de uma política racista empreenderam lutas por igualdade de direitos civis.

( ) As leis pela igualdade de direitos entre negros e brancos se intensificaram no governo Richard Nixon.

( ) Martin Luther King e Malcom X foram as principais lideranças negras contra o racismo.

( ) Na luta por direitos civis dos negros, Luther King, adepto da não-violência, organizava manifestações pacíficas.

( ) Malcom X, líder muçulmano, considerava o pacifismo eficiente para combater o racismo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1912Q932541 | História, Vestibular UNESPAR, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto associado.
“Esclarecimento [Iluminismo] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo [...] A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens [...] continuem [...] de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor [...] Que, porém, um público se esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável. Pois, encontrar-se-ão sempre alguns indivíduos capazes de pensamento próprio, até entre os tutores estabelecidos da grande massa, que, depois de terem sacudido de si mesmos o jugo da menoridade, espalharão em redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem em pensar por si mesmo.”
KANT, Immanuel. Que é esclarecimento? Disponível em: coral.ufsm.br/ gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf. Acessado em 02/09/2018.
O trecho acima foi extraído do artigo Que é o Esclarecimento?, publicado em 1783 pelo filósofo prussiano Immanuel Kant. Neste texto, Kant apresentou uma explicação sobre o que caracterizava o Iluminismo. A partir do excerto citado, o Iluminismo pode ser compreendido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1913Q931575 | História, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
“Rios caudalosos, florestas impenetráveis, tribos indígenas desconhecidas e histórias de animais gigantes que se alimentam de seres humanos. Um cenário assustador para a maioria, mas perfeito para aventureiros em busca de fama e riqueza no final do século XIX e início do XX. Foi nessa época que a Amazônia recebeu milhares de trabalhadores para a indústria de extração da borracha e para a construção de uma ferrovia de quase 400 quilômetros, que escoaria essa produção cortando os rios Madeira e Mamoré, a oeste do atual estado de Rondônia.”
(Cristina Romanelli, “A ferro e sangue”. Disponível em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos-revista/a-ferro-e-sangue. Acessado em 05/08/2016.)
A construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1914Q389640 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Qual o nome da doutrina criada em 1947 pelos Estados Unidos da América do Norte com o objetivo de fornecerem ajuda a qualquer país ameaçado pelo comunismo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1915Q178962 | História, Capitalismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao peso da industrialização no desenvolvimento do
capitalismo, do século XVIII aos nossos dias, julgue (C ou E) os
seguintes itens.

As formas de indústrias desenvolvidas nas últimas décadas do século XX e início do século XXI modificaram o paradigma da linha clássica de produção em favor da produção informatizada e com alto grau de automação e tecnologia.

  1. ✂️
  2. ✂️

1916Q932133 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir.
A modernidade [...] é um fenômeno de dois gumes. O desenvolvimento das instituições sociais modernas e sua
difusão em escala mundial criaram oportunidades bem maiores para os seres humanos gozarem de uma
existência segura e gratificante que qualquer tipo de sistema pré-moderno. Mas a modernidade tem também um
lado sombrio.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. São Paulo: Editora Unesp, 1991, 2ª reimpressão, p. 16.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o debate a respeito da modernidade, considere as afirmativas a seguir.
I. Para Marx, a modernidade identificava-se com o capitalismo, o qual continha, em suas origens
industriais, dimensões sociais potencialmente revolucionárias.
II. No momento do surgimento do industrialismo, Durkheim identificou o lado sombrio da
modernidade com a possibilidade dos fenômenos da anomia social.
III. Weber compreendia o mundo moderno como aquele no qual a racionalização implicava a
expansão da burocracia e dos limites que o corpo de funcionários estabelecia à autonomia
individual.
IV. Para Giddens, a atual fase da modernidade, ao reduzir as possibilidades de autodestruição social,
eliminou a existência da chamada “sociedade de risco”.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1917Q390447 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Considere o seguinte enunciado: “A primeira fase da história dos seres humanos no planeta caracteriza-se por uma relação intensa com o meio ambiente, ao longo do tempo eles conseguiram não apenas interagir com a natureza, mas passaram a ter controle sobre ela por meio da domesticação de plantas e animais”.

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre o enunciado acima.

( ) A domesticação dos animais tem como efeito o fim da caça e início da agricultura.

( ) O período paleolítico caracteriza o fim do nomadismo e início da caça e da pesca.

( ) A domesticação dos primeiros animais ocorreu no mesolítico.

( ) A revolução neolítica indica o início da agricultura e a fabricação de ferramentas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1918Q176946 | História, Descolonização no Sec XX, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao chegar ao fim, a Segunda Guerra Mundial desvelava um
novo cenário mundial. Ao declínio europeu e à emergência de
um sistema internacional bipolar, soma-se o movimento de
independência na Ásia e na África. Relativamente a esse
processo de descolonização, julgue (C ou E) os itens que se
seguem.

As semelhanças verificadas na descolonização de regiões distintas, como a África Negra, o Magreb, o Sudeste Asiático, o Oriente Próximo e o Extremo Oriente, explicam-se pela uniformidade da ação imperialista nessas áreas.

  1. ✂️
  2. ✂️

1919Q388938 | História, História Geral, Pesquisador em Qualidade, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao papel das instituições científicas e suas relações com a sociedade e o Estado, além do financiamento da pesquisa, julgue os itens de 107 a 114.

A difusão de instituições científicas no ocidente ocorreu sobretudo a partir do século XIX, coincidindo com a expansão dos modernos processos de produção industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

1920Q239191 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Durante todo o período colonial, até meados do século XIX, a pecuária foi uma das principais atividades econômicas do Piauí. Sobre as transformações econômicas no Estado e sua relação com a economia nacional e mundial, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.