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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1921Q387966 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCC

Durante as primeiras décadas da colonização portuguesa na América, as iniciativas de explorar economicamente o território se concentraram na formação de grandes propriedades rurais. Para o sucesso desse empreendimento foi importante

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1922Q705160 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.
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1923Q852158 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Na história da civilização hebraica, o episódio da saída dos hebreus do Egito e a consequente volta a Canaã é chamada de Continuum. Esse episódio está descrito no livro sagrado dos israelitas, a Bíblia, o qual narra que esse povo abandonou a escravidão no Egito por sua fé em Javé, que escolheu Israel como seu povo. Liderados por seu profeta, Moisés, eles viajaram pelo deserto até o monte Sinai, onde Javé lhes promete a terra de Canaã como recompensa por sua fidelidade. II. No Egito Antigo, inicialmente, os egípcios se organizaram por meio de um conjunto de comunidades patriarcais chamadas de Pankos. Os Pankos eram controlados por um chefe chamado Pankanê, o qual possuía autoridade sobre todos os aspectos religiosos, econômicos e familiares. Ou seja, o Pankanê determinava com quem cada mulher deveria se casar, quais os rituais que deveriam ser realizados aos deuses e com quais tribos, ou outros Pankos, aquele grupo poderia realizar a troca de mercadorias.
Marque a alternativa CORRETA:
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1924Q389385 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A Renascença européia não pode ser dissociada do humanismo, que:

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1925Q388666 | História, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

A criação da capitania Real da Paraíba, em 1574, está relacionada:

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1926Q673864 | História, Ditaduras

(FGV) O Chile voltou a polarizar-se nas eleições de 1970, mas desta vez entre a direita e a esquerda, diante do fracasso do governo de Eduardo Frei. A Esquerda se apresentava mais uma vez com Salvador Allende, através de uma frente chamada Unidade Popular. (…)

Allende triunfou, embora obtendo apenas 34% dos votos, mas favorecendo-se da divisão das outras candidaturas.

[Emir Sader, Chile (1818-1990) – Da independência à redemocratização]

Assinale a alternativa que apresenta corretamente o governo de Salvador Allende.

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1927Q931657 | História, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 18
O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutela que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutela quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Tem coragem para uso da própria razão! – Esse é o lema do Iluminismo (...).
KANT, I. “Resposta à pergunta: O que é o ‘Esclarecimento’?”. In: Textos seletos. Petrópolis: Vozes, 1974, p. 100-117.

A partir da interpretação do texto e de seus conhecimentos sobre o Iluminismo (Esclarecimento), é CORRETO afirmar que
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1928Q862042 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

A instituição do governo-geral foi importante para o processo administrativo da colônia, era necessário um representante de respeito para ocupar o cargo de Governador-Geral. Sobre o exposto assinale a alternativa correta.

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1929Q198764 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a implantação do modelo mercantilista pelos Estados europeus, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. Caracterizou-se pelo metalismo, regulamentação econômica, busca da balança comercial favorável, entre outros fatores.
II. O Colbertismo, na França, foi um exemplo de prática mercantilista. III. Os estados germânicos adotaram o Comercialismo com o objetivo de aumentar a riqueza tributável, ou seja, os impostos.
IV. A Inglaterra adotou o Industrialismo e medidas para fortalecê-lo, como os Atos de Navegação.

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1930Q177774 | História, Estruturas e idéias econômicas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e,simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série deguerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

Liberalismo e socialismo, " as duas grandes utopias da mo dernidade", como afirma o texto, encontraram seus limites à mesma época, ainda que por motiv o s e caminhos distintos. Com efeito, a crise social, p o l í t i ca e econômica verificada n a s décadas de 20 e 30 do século XX destruiu as bases do Estado liberal - substituído pelos mo d el os totalitários fascistas - e eliminou todo e qualquer ap o io ideológico ao stalinismo soviético.

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1931Q932212 | História, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2017

Ainda sobre Che Guevara, pode-se dizer que um dos elementos constitutivos da crise política brasileira que levou à renúncia de Jânio Quadros e ao movimento militar de 1964 envolvia o herói cubano. O fato que se relaciona à referência acima é

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1932Q595853 | História, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Três fenômenos maiores podem explicar a concepção e a percepção da guerra na Idade Média, bem como o papel privilegiado reservado às armas e aos homens de armas [...]: primeiro, o fim do Império Romano do Ocidente e, com ele, o fim de uma época em que a ordem, a paz e a justiça estavam garantidas; em seguida, a rude intromissão no tecido sociocultural, inicialmente romano e cristão, de povos com tradições e concepções germânicas que não permitiam distinguir entre direito civil e uso militar da força; enfim, os longos séculos de desordem e de violência que se abateram sobre a Europa. (Franco Cardini. “Guerra e cruzada”. In: Dicionário analítico do Ocidente Medieval, vol. I. Jacques Le Goff, Jean Claude Schmitt (Orgs.), 2017)
Como decorrência dos três fenômenos referidos pelo excerto, a Idade Média Ocidental caracterizou-se, em grande parte de sua vigência.
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1933Q682898 | História, Secretário Auxiliar, MPE GO, MPE GO, 2019

Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da migração e da imigração no Brasil:
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1934Q931750 | História, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:
  “[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)
A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração. 
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1935Q931355 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
TEXTO I
O presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços econômicos obtidos naqueles vinte anos, mas, ao justificar sua adesão aos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponivel em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaplado).
TEXTO II
Nada pode ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A educação e o golpe de 1964. Disponivel em: www.brasilrecente.com.Acesso em: 4 abro 2014 (adaptado).
Embora enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de 1964 divergem ao focarem, respectivamente:
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1936Q388911 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A realidade social dos alunos pode transformar-se numa temática importante para ser trabalhada em sala de aula. O interesse dos alunos por explicações sobre as razões pelas quais faltam empregos para alguns de seus familiares é um campo fértil para a reflexão e produção do conhecimento histórico. Um professor de História, sintonizado com as idéias de Eric Hobsbawm, poderia trabalhar a idéia de que

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1937Q180020 | História, A crise e a desagregação do bloco soviético, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da questão dos Bálcãs, julgue (C ou E) os próximos itens.

A desintegração da Iugoslávia, a partir de 1991, torna evidente que os sérvios, espalhados por todas as repúblicas e províncias que formavam a Federação, não aceitavam a descentralização do poder político, o que os converteu em minoria na Bósnia, no Kosovo, na Croácia e na Eslovênia. A tentativa de Milosevic de centralizar o poder e construir uma Grande Sérvia provocou uma guerra civil que se arrastou até 1995.

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1938Q930645 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
A singularidade da questão da terra na África Colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.
MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I. M.; SUZUKI, J. C. (Org.). Geografia agrária: teoria e poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.
Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:
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1939Q390244 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A historiografia do Ceará, ao longo do século XX, destacou que, no estado, não havia negros, por conta das especificidades da região, principalmente no setor econômico, graças à pecuária extensiva. No entanto, no século XXI, foram observados outros aspectos e fontes que constatam que havia muitos negros no Ceará. No tocante a essa questão, analise as afirmações seguintes.

I - A ausência de negros na historiografia cearense se deu por conta de uma associação direta do negro ao trabalho escravo, não incluindo outras formas de vivência de negros e mestiços no estado.

II - O uso de fontes orais, testamentos, inventários e escrituras mostraram a presença de negros no Ceará que não estão ligados necessariamente ao trabalho escravo.

III - No Ceará, os índios nativos aceitavam os negros nas suas tribos, fortalecendo a comunidade negra no estado.

IV - A presença de quilombos no Ceará não foi utilizada como uma constatação da presença negra, pois eles são questionáveis.

V - O tom de pele foi o maior fator determinante para a negação da presença negra no estado.

VI – A presença marcante de índios no estado afastou a possibilidade da vinda de negros para o Ceará.

Estão corretas:

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1940Q931494 | História, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

 Em uma significativa passagem da tragédia Macbeth, de Shakespeare, seu personagem principal declara: “Ouso tudo o que é próprio de um homem; quem ousa fazer mais do que isso não o é”. De acordo com muitos intérpretes, essa postura revela, com extraordinária clareza, toda a audácia da experiência renascentista. 
Com relação à cultura humanista, é correto afirmar que
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