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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1941Q672689 | História, Soldado, SAEB BA, IBFC, 2020

A chegada dos Europeus à América, no século XV,
significou o início da destruição da maioria das
organizações sociais, culturais e políticas existentes.
Os chamados conquistadores confiscaram as terras
indígenas, sua liberdade e, muito frequentemente,
suas vidas. Mais da metade dos cerca de 80 milhões
de ameríndios que então se distribuíam por todo o
continenteacabarammortosempoucomenosdeum
século de colonização (VICENTINO; DORIGO, 1997).
A respeito da chegada dos portugueses ao Brasil,
assinale a alternativa incorreta.
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1942Q852154 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Todos sabem que o berço da democracia foi a cidade de Atenas, na Grécia, porém, nem sempre esta cidade grega foi organizada politicamente com a participação do cidadão. Antes, Atenas esteve organizada em uma monarquia. Com o desenvolvimento político, devido a lutas internas contra a escravidão por dívidas, entre outros motivos, os cidadãos gregos puderam participar das decisões políticas, sendo-lhes assegurados três direitos essenciais. Marque alternativa que possui um deles.
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1943Q199363 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

No séc. XVIII, alguns governantes de países europeus, como Frederico II, rei da Prússia, e José II, imperador austríaco, tentaram aplicar princípios do Iluminismo, como a tolerância religiosa, o desenvolvimento da ciência e educação e o fim da tortura, mas sem abrir mão do governo absolutista. Estes governantes ficaram conhecidos como

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1944Q388315 | História, História dos Municípios, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

"Nas terras do Estado do Rio de Janeiro, viveram vários grupos indígenas. Os grupos apresentavam culturas diferenciadas, isto é, diferentes modos de viver, de falar, de se governar, de realizar seus trabalhos, de confeccionar seus instrumentos e utensílios. Tinham muita caça, peixe e frutas. Viviam felizes!" (In SIEBERT, Celia. História do Estado do Rio de Janeiro).

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o Município de Itatiaia, assinale a alternativa que indica o grupo indígena predominante que habitara nessa região:

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1945Q54326 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFSE) A escalada militarista, a falência dos organismos internacionais, o “apaziguamento”, o isolacionismo norte-americano e o colapso da diplomacia foram decisivos para desencadear a
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1946Q178243 | História, Estruturas e idéias econômicas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e,simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série deguerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

A moderna industrialização, a partir da Revolução Industrial inglesa, desvelou uma nova realidade histórica q u e o texto indica como visceralmente oposta ao que existia antes, tornando obsoletas as " formas de vid a e sociabilidade consolidadas durante milênios". Essa diferença man ifesta-se, por exemplo, de modo " escancarado e estrid ente", na mu dança do locus tradicional da vida social - homens e mulheres fogem ou são expulsos do mundo agrário e rural para as cidades.

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1947Q934482 | História, Apartheid

(CUSC 2019) O regime do apartheid, vigente na África do Sul entre as décadas de 1940 e 1990,

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1948Q180088 | História, Conferência de Bandung, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Tal como oficialmente apresentada, a Conferência de Bandung,
realizada em 1955, procurou criar um novo bloco que tivesse
capacidade de ação política internacional diante dos dois pólos de
poder dominantes. A bússola que orientaria essa terceira força
seria, conforme a declaração assinada ao final do encontro, a
busca da paz por meio da cooperação internacional. Julgue
(C ou E) os itens que se seguem, concernentes a esse contexto
histórico do mundo pós-1945.

A Conferência de Bandung condenou explicitamente toda e qualquer forma de colonialismo, identificado como um mal que devia ser extinto imediatamente, por ser visceralmente contrário à Carta das Nações Unidas e aos direitos humanos.

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1949Q143770 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

O processo de abertura política no Brasil, ao final do período de regime militar, foi marcado

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1950Q389058 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências (os Estados Unidos e a União Soviética) capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados. A Guerra Fria foi a manifestação mais nítida dessa bipolarização." [MAGNOLI, Demétrio. O mundo contemporâneo: relações internacionais (1945-2000). São Paulo: Moderna, 1996, p. 47.]

A Guerra Fria deve ser entendida como um confronto histórico entre as duas superpotências, Estados Unidos e União Soviética, que emergiram em meio aos rastros de destruição e violência deixados pela Segunda Guerra Mundial, resultando na divisão leste versus oeste. No início dos anos 60, a construção do Muro de Berlim, separando Berlim Ocidental e Berlim Oriental, foi o "símbolo" mais contundente dessa bipolaridade do planeta.

Quanto à relevância histórica da Guerra Fria para a compreensão do século XX, destaca-se:

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1951Q852191 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Uma leitura atenta dos textos da Alta idade Média, permitiu concluir que a peste fora virulenta na Europa e em torno da bacia mediterrânica entre os séculos VI e VIII, com uma espécie de periodicidade dos surtos epidêmicos, cujos picos se situavam a cada nove ou doze anos. Depois ela pareceu desaparecer no século IX, mas para ressurgir brutalmente em 1346 nas margens do mar de Azov... Durante todo o resto do século XIV e ao menos até o começo do século XVI, a peste reapareceu quase a cada ano em um lugar ou outro da Europa ocidental. Em 1359, ei-la na Bélgica e na Alsácia; em 1360- 1361, na Inglaterra e na França... Um cronista de Orviedo anotava; “A primeira Peste geral ocorreu em 1348 e foi a mais forte”. Depois acrescentava; “Segunda peste em, 1363...”. Seja ainda o caso de Châlons-sur-Marne. As datas de epidemias na cidade parecem obedecer a um ritmo e salienta-se um ataque por décadas.”. (Delemau, Jean. História do medo no Ocidente1300-1800. Uma cidade sitiada; tradução Maria lucia Machado, tradução das notas Heloisa Jahn- São Paulo; Companhina das letras)
O texto acima fala sobre a peste negra na Idade Média. Agora leia as alternativas seguintes e marque a única CORRETA:
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1952Q390128 | História, História Geral, Agente Sócio Geriátrico, Secretário Adjunto de Estado da Gestão Estratégica e Administração RR, 2018

A guerra está presente na história humana em todos os tempos. Não raro, a experiência limite da violência e da luta entre seres humanos até a morte deixa marcas profundas nos indivíduos e na sociedade. Essas marcas podem ser notadas nos hábitos e nas conversas do cotidiano, nas artes, nas construções e na expressão das pessoas que se cruzam pelas ruas. Em 2018, completa-se o centenário do fim da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em relação ao tema, assinale a alternativa correta.
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1953Q200246 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média." (A?EVEDO & SERIACOPI, 2007)
Abaixo estão redigidas algumas afirmações:
I–Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais.
II–Declínio das atividades rurais e fortalecimento das atividades comerciais urbanas.
III–Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes.
IV–Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei.
V–Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da sociedade.
Assinale a alternativa que lista unicamente características do feudalismo.

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1954Q935542 | História, Descolonização da África

(Avança-SP 2011) Analise algumas afirmações sobre o processo de Independência no continente africano e a seguir assinale a alternativa correta:

I – Em 1940, no continente africano, apenas a Libéria não era colônia de um país europeu e, em 1963, vinte e noves estados africanos estavam independentes.

II - Muitos africanos resistiram a colonização, mas faltava unidade, organização e objetivos estratégicos. Um dos exemplos foi a resistência sanori aos franceses, no Níger.

III - Nas cidades angolanas havia uma grande movimentação de resistência, com panfletagens e criação de organizações como a organização das mulheres angolanas, criada por Deolinda Rodrigues.

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1955Q389009 | História, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

O documentário "Cabra Marcado para Morrer" conta a história:

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1956Q860340 | História, Mercantilismo

(UFPel-RS–2006) A causa principal, quase única, da alta dos preços (que ninguém até agora mencionou) é a abundância do ouro e da prata existente hoje em dia neste reino, em escala bem maior do que há quatrocentos anos. Mas, diria alguém, de onde pode ter vindo, desde então, assim tanto ouro e tanta prata? […] Os castelhanos, submetendo ao seu poder as novas terras ricas em ouro e prata, abarrotaram a Espanha. Ora, a Espanha que só vive graças à França, vendo-se inevitavelmente forçada a vir buscar aqui cereais, linhos, tecidos, papel, corantes, livros, artefatos de madeira e todos os tipos de manufaturas, vai procurar para nós, nos confins do mundo, o ouro e a prata.

BODIN, Jean. Da República.

As afirmações de Bodin apontam para:

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1957Q677303 | História, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

A chegada dos Europeus à América, no século XV, significou o início da destruição da maioria das organizações sociais, culturais e políticas existentes. Os chamados conquistadores confiscaram as terras indígenas, sua liberdade e, muito frequentemente, suas vidas. Mais da metade dos cerca de 80 milhões de ameríndios que então se distribuíam por todo o continente acabaram mortos em pouco menos de um século de colonização (VICENTINO; DORIGO, 1997). A respeito da chegada dos portugueses ao Brasil, assinale a alternativa incorreta.
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1958Q852155 | História, História Geral, Prefeitura de Gurinhém PB Professor História, CPCON, 2020

Ao relacionarmos o pensamento relativista e as teorias pós-modernas na história podemos dizer: I- A Historiografia chamada pós-moderna se aproxima da defesa de um mundo multicultural e de respeito às diversidades. II- A crise do conceito de verdade na História colaborou decisivamente na invenção das chamadas Fakenews. III- O relativismo fortaleceu a teoria de que não existe apenas uma única versão para os eventos históricos. IV- O relativismo cultural da historiografia possibilitou o surgimento dos terraplanistas no século XXI.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
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1959Q388563 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

O Oriente Médio foi uma das regiões mais conflituosas do mundo durante o século XX. Sobre essas guerras, conflitos e interesses, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

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1960Q673749 | História, Idade Moderna, Vestibular

Texto associado.

(ENEM 2016) Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor – mas ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experiência ambiental da modernidade anula todas as fronteiras geográficas e raciais, de classe e nacionalidade: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espécie humana. Porém, é uma unidade paradoxal, uma unidade de desunidade.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1986 (adaptado).

O texto apresenta uma interpretação da modernidade que a caracteriza como um(a):

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