Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1981Q389567 | História

No decorrer do século XV, surgiram nações, as divisões nacionais se tornaram acentuadas, as literaturas nacionais fizeram seu aparecimento, e regulamentações nacionais para a indústria substituíram as regulamentações locais. Passaram a existir leis nacionais, línguas nacionais e até mesmo Igrejas Nacionais. Os homens começaram a considerar-se não como cidadãos de Madri, de Kent ou Paris, mas como da Espanha, Inglaterra ou França. Passaram a dever fidelidade não a sua cidade ou ao senhor feudal, mas ao rei, que é monarca de toda uma nação. Quais os fatores que possibilitaram essa evolução ao Estado Nacional?

I - Políticos e religiosos.

II - Sociais e Econômicos.

III - Científicas e Culturais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1982Q931339 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
São Paulo, 10 de janeiro de 1979.
Exmo. Sr. Presidente Ernesto Geisel.
Considerando as instruções dadas por V. S. de que sejam negados os passaportes aos senhores Francisco Julião, Miguel Arraes, Leonel Brizola, Luis Prestes, Paulo Schilling, Gregório Bezerra, Márcio Moreira Alves
e Paulo Freire. Considerando que, desde que nasci, me identifico plenamente com a pele, a cor dos cabelos, a cultura, o sorriso, as aspirações, a história e o sangue destes oito senhores. Considerando tudo isto, por imperativo de minha
consciência, venho por meio desta devolver o passaporte que, negado a eles, me foi concedido pelos órgãos competentes de seu governo.
Carta do cartunista Henrique de Souza Fiiho, conhecido como Henfíi. In: HENFIL. Cartas da mãe. Rio de Janeiro: Codecri, 1981 (adaptado).
No referido contexto histórico, a manifestação do cartunista Henfil expressava uma crítica ao(à)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1983Q172873 | História, Unificação Alemã e Italiana, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa
do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de
importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos
e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo
de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A
propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

A guerra de 1870 contra a França surpreendeu o chanceler Bismarck, que considerava o conflito empecilho perigoso a seus planos de unificação da Alemanha.

  1. ✂️
  2. ✂️

1984Q390219 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Acerca do processo de formação das civilizações do Oriente Próximo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1985Q389738 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Sobre o Renascimento é correto afirmar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1986Q706210 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

A respeito da industrialização brasileira, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1987Q838318 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

O processo de extinção da escravatura ocorreu no Brasil de maneira lenta e gradual, a partir da metade do século XIX. Após a Guerra do Paraguai, uma nova lei representava a tentativa do governo imperial de reduzir a tensão social no Brasil, declarando livres os filhos de mulheres escravas nascidos após a lei. Essa foi a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1988Q388021 | História, Professor, SEED SE, FCC

Considere o texto abaixo.

"Não conheceu feitores que lhe orientassem os serviços, nem fiscais que lhe exigissem o cumprimento estrito das tarefas; não conheceu cercas que lhe barrassem o caminhar solto e espontâneo, não sofreu o disciplinamento da proximidade de patrões rigorosos e muito menos a ação coercitiva do poder público. Não soa estranho, portanto, que o arrojo pessoal, o aventureirismo e um acentuado gosto pelas soluções violentas aflorasse num homem com estas características. Nos seus menores gestos, é possível surpreender os traços fortes da sobranceria, do orgulho exagerado, das susceptibilidades agudas especialmente no plano das questões de honra."

(Frederico Pernambucano de A. Melo. In. Maria Thetis Nunes. Sergipe Colonial I. Rio de Janeiro: Universidade Federal de Sergipe, 1989, p.105)

I. Distanciadas do litoral, onde estavam sediadas as autoridades representativas do poder metropolitano, os habitantes da zona de criação de gado viveram muito tempo entregues a si mesmo, sem organização administrativa e sem o alcance da atuação dessas autoridades.

II. A longa permanência dos holandeses na região contribuiu para a miscigenação da população nativa e para o desenvolvimento de uma sociedade com características específicas, próprias das zonas sertanejas dedicada à pecuária e à economia voltada para o mercado externo.

III. O desenvolvimento da criação de gado fez com que, no decorrer do século XVIII, começassem a destacar-se povoações de Campos do Rio Real, Riacho do Dantas, Simão Dias, Aquidabã, Nossa Senhora da Glória, Malhador, Curral das Pedras, Porto da Folha, Campo do Brito e Carira.

IV. No interior sergipano, três localidades denominadas Mocambo - uma no município de Aquidabã, outra no de Porto da Folha e uma terceira em Frei Paulo, atestam a importância da pecuária no desenvolvimento de f

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1989Q240322 | História, Soldado Combatente da Polícia Militar, Polícia Militar PB, PM PB

Na noite de 22 de setembro de 1977, homens da tropa de choque e agentes do Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) realizaram uma operação em que foram presos centenas de estudantes.

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome da instituição de ensino superior em que ocorreu a citada operação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1990Q932866 | História, Vestibular Primeira Fase UEL, UEL, COPS UEL, 2018

As reflexões liberais tenderam a acentuar, até o século XIX, a compreensão de que o Estado era a expressão da Razão. Nessa forma de compreensão liberal, é correto afirmar que o Estado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1991Q388665 | História, História Geral, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a Revolução Industrial e as mudanças n sociedade ocidental, julgue os itens que se seguem.

A introdução das máquinas no processo industrial impulsionou a organização racional das tarefas produtivas e a divisão do trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

1992Q388707 | História, Santa Catarina, Técnico Judiciário, TJ SC, UFPR

O último núcleo de povoamento por imigração estrangeira em Santa Catarina acontece ainda no início da década de 60, quando se instalou no Planalto Serrano um grupo significativo de imigrantes de origem asiática, que desenvolveram o cultivo do alho, da maçã e do kiwi, entre outros produtos, na região. Esse grupo era constituído de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1993Q174500 | História, Os debates acerca da natureza do Imperialismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

O conceito de imperialismo é polissêmico, tendo sido utilizado pela historiografia mundial em referência a diferentes processos históricos. Acerca do imperialismo formal no final do século XIX e início do século XX, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

Ao contrário do que aparentava, o imperialismo formal, que caracterizou o final do século XIX, foi uma continuação histórica de processo anterior, que, já em curso na história do Atlântico Sul desde os tempos do mercantilismo, permitia a acumulação capitalista por meio do mercado de escravos e especiarias.

  1. ✂️
  2. ✂️

1994Q389800 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o professor de história, considere as seguintes proposições:

I. As práticas escolares exigem dos professores de história muito mais que o conhecimento específico da disciplina, adquirido na formação universitária.

II. O que o professor de história ensina na sala de aula deve ir muito além de sua especialidade, advindo, daí, a necessidade de articular diferentes saberes no processo de formação.

III. As dimensões éticas e políticas da formação do professor de história são insignificantes, pois o objeto do ensino da história é constituído de tradições e idéias, elementos concretos.

IV. A preocupação do professor não é refletir sobre a história construída pelos homens, mas localizar e interpretar fatos; utilizando instrumental das ciências sociais.

Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1995Q390071 | História, História Geral, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

No século passado, o fascismo e o comunismo foram correntes ideológicas presentes na política de muitos países. A respeito dessas correntes, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Comunistas e fascistas compartilhavam a convicção de que a luta de classes era o fator principal das mudanças históricas e de contenção dos nacionalismos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1996Q389632 | História, História Geral, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Na maioria dos países árabes, sobretudo no Irã, com os xiitas, o fundamentalismo islâmico surgiu por meio de forças de choque de regimes autoritários contrários às intervenções dos Estados Unidos. Sobre esta informação, é possível afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1997Q852236 | História, História Geral, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. O Ato Institucional nº 5 (AI-5) previa, entre outras ações, o fechamento do Legislativo (Senado e Câmara dos Deputados) pelo presidente da república, que podia legislar nos períodos de recesso e a suspensão dos direitos individuais, excluindo a suspensão do habeas corpus.

II. A arte barroca surgiu na Itália, no século XVII, e se espalhou por diversos países, especialmente Espanha e Áustria. Esse estilo se propagou de forma mais intensa nos países protestantes, uma vez que ele não guardava relações com qualquer corrente religiosa específica.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1998Q389663 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaboraí RJ, FUNRIO

"Os imperialismos do final do século XIX e do século XX diferiam tanto do espírito de conquista ou de dominação das épocas passadas quanto da expansão colonial dos séculos anteriores pela seguinte característica: estavam, mais que os outros, ligados ao capital financeiro, e a colonização ou a conquista não eram as únicas expressões de sua existência". [FERRO, Marc. História das colonizações: das conquistas às independências - séculos XIII a XX. Trad. Rosa Freire. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 34.]

Na época do capitalismo liberal e concorrencial, marcada pela hegemonia inglesa no mundo capitalista, a questão fundamental residia no intercâmbio de matérias-primas e alimentos, a preços baixos, por produtos industrializados. O comércio mundial era regido pela livre-concorrência, segundo a "mão invisível" do mercado auto-regulador de Adam Smith. As transformações do capitalismo na segunda metade do século XIX começaram a questionar a validade do liberalismo, uma vez que os problemas suscitados pela depressão de 1873 resultaram na formulação de uma nova política de expansão e de anexação de mercados externos, para garantir a continuidade da acumulação capitalista, resultando no imperialismo.

A respeito das características desse processo histórico, é pertinente afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1999Q387938 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

As alternativas abaixo discorrem acerca dos significados da História. Assinale aquela que apresenta informações inconsistentes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2000Q935525 | História, Movimento dos Direitos Civis nos EUA, ENEM

Texto associado.

(PUC-PR) Leia o texto a seguir:

“Cem anos atrás um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos]. (…)

Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e pelos grilhões da discriminação. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra. Então viemos aqui hoje para dramatizar uma situação hedionda. (…) Mas há algo que preciso dizer a meu povo posicionado no morno liminar que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso lugar de direito, não devemos ser culpados de atos errados. Não tentemos saciar nossa sede de liberdade bebendo do cálice da amargura e do ódio.

Temos de conduzir nossa luta para sempre no alto plano da dignidade e da disciplina. Não devemos deixar nosso protesto criativo degenerar em violência física. Precisamos nos erguer sempre e mais uma vez à altura majestosa de combater a força física com a força da alma.”

Trechos do discurso de Martin Luther King, em 28 de agosto de 1963. Disponível em:

Interprete o texto acima e observe as seguintes afirmações sobre o movimento negro nos EUA, na segunda metade do século XX:

I. Martin Luther King foi um importante líder do movimento negro nos EUA no período após a Segunda Guerra Mundial. O seu discurso está inserido no contexto da luta pelos direitos civis dos negros nesse país, no qual questiona as leis segregacionistas que delimitavam, por exemplo, lugares separados para brancos e para negros em locais públicos.

II. No seu discurso, Martin Luther King faz referência à propaganda capitalista própria do período da Guerra Fria segundo a qual os EUA eram um país onde os cidadãos desfrutavam do sonho americano de bonança financeira, o que não correspondia com a realidade vivida pela comunidade negra.

III. Martin Luther King foi um importante representante do movimento negro nos EUA, conhecido como “Panteras Negras”, que pregava o enfrentamento violento e radical dos negros frente aos brancos, para a conquista dos direitos civis pelos primeiros, que carregavam a triste herança da escravidão.

Estão CORRETAS as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.