Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2021Q934484 | História, Apartheid

(UNESP) No início dos anos 1990, o presidente Frederik de Klerk declarou oficialmente o fim do apartheid na África do Sul. Esta política racista

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2022Q200287 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre a passagem da monarquia para a república no Brasil e assinale a opção correta.
I. Uma das importantes motivações para o advento da República no Brasil foi a perspectiva federalista emanada de algumas províncias.
II. Apesar de dividido ideologicamente, o movimento republicano promoveu uma mudança revolucionária quando da instauração da República no Brasil.
III. Pode–se afirmar que a Monarquia foi superada, em grande medida, pela ação unificada do Exército e da Marinha em apoio às camadas agrárias cafeeiras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2023Q198277 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Politicamente, a Revolução Gloriosa teve um papel importante para a ocorrência da Revolução Industrial na Inglaterra, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2024Q852111 | História, História Geral, Professor de Educação Básica II História, CPCON, 2020

Sobre a História Cultural é possível argumentar.
I- É um campo da história que reforçou a manutenção dos temas da História como a tradicional história política sendo um problema afirmar a existência de uma Nova História Política. II- É um campo da História que ampliou o ofício historiográfico ao se dedicar ao estudo de conceitos como o de sensibilidades. III- É uma teoria da História voltada para a discussão do conceito de cultura e suas múltiplas relações com a política e a economia.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2025Q145088 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Entre as várias atividades desenvolvidas pelo Centro de Memória que visam estabelecer canais de comunicação entre o TRT e a sociedade, destaca-se o Programa Justiça e Cidadania que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2026Q931010 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
A quem não basta pouco, nada basta.
EPICURO. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1985.
Remanescente do período helenístico, a máxima apresentada valoriza a seguinte virtude:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2027Q388546 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Ao trabalhar em sala de aula o filme Carlota Joaquina – a princesa do Brasil, dirigido por Carla Camurati, o professor deve explicitar aos seus alunos que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2028Q935494 | História, Descolonização Africana e Asiática, ENEM

(Fuvest) Portugal foi o país que mais resistiu ao processo de descolonização na África, sendo Angola, Moçambique e Guiné-Bissau os últimos países daquele continente a se tornarem independentes.

Isto se explica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2029Q932722 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue o item.
Há nítida distinção entre o processo de colonização da América ibérica e o processo de colonização do sul da América do Norte: nas colônias espanholas e portuguesas, prevaleceu o espírito do nascente capitalismo europeu, com ênfase no mercado interno e nas relações assalariadas de produção; nas colônias sulinas da América do Norte, a exploração econômica se deu em torno das pequenas e médias propriedades, voltadas para a exportação, sobretudo do tabaco e do algodão.
  1. ✂️
  2. ✂️

2030Q935547 | História, Descolonização da África

(CESPE 2011) Assinale a opção correta acerca do processo de independência das colônias de Portugal na África.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2031Q198279 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

No tocante à estrutura cultural do início da Idade Média, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2032Q835982 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Sobre História do Brasil, podemos afirmar, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2033Q932011 | História, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

A organização racista Klu Klux Klan (KKK) surgiu nos Estados Unidos logo após a Guerra de Secessão (1861-1865). O episódio recente de Charlottesville, cidade do Estado americano da Virgínia, no qual supremacistas brancos, no dia 7 de julho de 2017, reivindicaram contra a retirada de uma estátua de um general confederado, mostra, contudo, que o racismo e a intolerância ainda não foram apagados da história dos Estados Unidos. Sobre a Klu Klux Klan, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2034Q390339 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. Penedo era conhecida no período colonial por abrigar grande número de indígenas e servir de esconderijo para criminosos oriundos de regiões de Pernambuco, da Bahia e de Sergipe.
  1. ✂️
  2. ✂️

2035Q389844 | História, História Geral, Instituto Quadrix, 2017

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade - a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

Situam-se na Grécia as mais antigas bases do pensamento filosófico ocidental, especialmente a partir das contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles.
  1. ✂️
  2. ✂️

2036Q836064 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

O golpe de estado de 1964, qualificado por personagens afinados como uma revolução, instituiu uma ditadura militar, que durou até 1985. O presidente do Brasil que foi deposto na época foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2037Q390138 | História, Maranhão MA, Tenente, Polícia Militar MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No que diz respeito à história do Maranhão nos períodos colonial e imperial, julgue os itens subsequentes. A adesão da Província do Maranhão à independência do Brasil resultou da derrota militar de parte da elite maranhense que defendeu, por meio das armas, a manutenção dos laços com Portugal, a despeito das estreitas relações existentes entre o Maranhão e a Corte no Rio de Janeiro. As tropas portuguesas, mesmo tendo vencido a Batalha de Jenipapo, foram derrotadas por Thomas Cochrane em São Luís.
  1. ✂️
  2. ✂️

2038Q389387 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

A Reforma Protestante ocorre num momento em que a antiga ordem medieval começava a desmoronar. Sobre o ambiente reformista é correto afirmar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2039Q932629 | História, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ, 2017

Texto associado.
MISÉRIA. MOVIMENTO GREVISTA ASSUME CADA VEZ MAIORES PROPORÇÕES. 
Apresenta-se com aspecto cada vez mais alarmante o movimento que começou no Cotonifício Crespi e se propagou a outras fábricas em número avultado. Não há como negar a justiça do movimento grevista. São suas causas inegáveis: salários baixos e vida caríssima. Com elas coincide a época de ouro da indústria, que trabalha como nunca e tem lucros como jamais. Censuram-se as violências dos grevistas. Entretanto, no fundo, não se encontraria uma justificação para essa atitude? Pais de família que vivem sendo explorados pelos patrões, que veem os industriais fazendo-se milionários à custa de seu suor e de sua miséria. Esses pais não podem ter a calma precisa para reclamar dentro de uma lei que não os protege, antes permite que o seu sangue seja sugado por vampiros insaciáveis. O Combate, 12/07/1917. Adaptado de memoria.bn.br.calma precisa para reclamar dentro de uma lei que não os protege, antes permite que o seu sangue seja sugado por vampiros insaciáveis. 
 O Combate, 12/07/1917. 
 Adaptado de memoria.bn.br.

De greve em greve 

Ao longo da história republicana, vários movimentos sociais preferiram interpretação própria da modernização, como expansão de direitos. E agiram para converter ideia em fato. São Paulo viu isso em 1917, quando assistiu a sua primeira greve geral. A cidade parou. Aderiram categorias em cascata, demandantes de melhoras salariais e de condições de trabalho. Manifestantes daquele tempo se parecem mais com os de hoje do que se possa imaginar. A resposta das autoridades de então também segue a moda. Em 1917, um jovem sapateiro espanhol foi baleado no estômago. Em 2017, um estudante teve a cabeça golpeada com um cassetete. O enterro do sapateiro virou a maior manifestação de protesto que os paulistanos tinham visto até então. Já na greve geral de abril de 2017, 35 milhões de pessoas pararam, segundo os sindicatos. 

 Angela Alonso 
 Adaptado de Folha de São Paulo, 07/05/2017
As matérias jornalísticas referem-se a movimentos grevistas ocorridos no Brasil nos anos de 1917 e 2017, apresentando contextos diretamente associados aos conflitos entre capital e trabalho em área urbana. Tendo como base essas matérias, as principais semelhanças entre os dois contextos mencionados se relacionam aos seguintes fatores: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2040Q931388 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2o Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a “globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença”.
Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado).
No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.