Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2141Q388832 | História, História Geral, Serviço Auxiliar Voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

A Revolução Francesa (1789)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2142Q116984 | História, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Texto associado.
"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura."

(Disponívelem: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12606.)


O fato histórico tratado no texto pode ser descrito como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2143Q931853 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 Em 2017, completam-se 500 anos desde que o alemão
Martinho Lutero (1483-1546) desencadeou uma revolução
religiosa. A jornalista Miriam Leitão, filha de um pastor
4 presbiteriano, escreveu: “Como em toda revolução, o ato inicial
da Reforma Protestante foi feito sem que o padre e professor
Martinho Lutero tivesse a noção da dimensão das
7 transformações das quais aquele momento seria o marco
inaugural. Ele queria o debate. E, por isso, afixou suas 95 teses
na porta da Igreja de Wittenberg, em um texto em que
10 convidava quem não pudesse estar presente a apresentar suas
ideias por escrito. Suas teses eram curtas, mas profundas.
Como a de número 76: ‘As indulgências papais não podem
13 anular sequer o menor dos pecados veniais’. Foi o começo do
fim de uma era.”.
O Globo, 1.o/1/2017, p. 13 (com adaptações).
Considerando o trecho de texto precedente, julgue o item.
Relativamente ao período da história brasileira em que o Brasil foi colônia portuguesa, entre os séculos XVI e XIX, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2144Q932909 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Após o fim da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), antigos soldados confederados e proprietários rurais sulistas organizaram a Ku Klux Klan, grupo que teria influência duradoura na história política norte-americana.
Assinale a alternativa que indica características ideológicas e práticas dessa organização. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2145Q387892 | História, Amargosa BA, Vigilante, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Além da imigração africana, chegaram à região de Amargosa europeus vindos de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2146Q389940 | História, Fortaleza CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Na segunda metade do século XX, a cidade de Fortaleza passou por um processo de urbanização inicial que influenciou a sua promoção para a capital do Ceará. Podemos destacar como principais construções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2147Q388670 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PA, FADESP

A história, como outras formas de conhecimento da realidade, está em contínua construção. Nesse sentido, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2148Q238442 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Sobre as atividades econômicas desenvolvidas no Brasil durante o período colonial, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2149Q931701 | História, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 17
Os africanos não escravizavam africanos, nem se reconheciam então como africanos. Eles se viam como membros de uma aldeia, de um conjunto de aldeias, de um reino e de um grupo que falava a mesma língua, tinha os mesmos costumes e adorava os mesmos deuses. Eram, ainda que pudessem ignorar estes nomes – que muitas vezes lhes eram dados por vizinhos ou adversários –, mandingas, fulas, bijagós, axantes daomeanos, vilis, iacas, caçanjes, lundas niamuézis, macuas, xonas – e escravizavam os inimigos e os estranhos. Quando um chefe efique de Velho Calabar vendia a um navio europeu um grupo de cativos ibos, não estava vendendo africanos nem negros, mas ibos, uma gente que, por ser considerada por ele inimiga e bárbara, podia ser escravizada. E quando negociava um efique condenado por crime, vendia quem, por força da sentença, deixara de pertencer ao grupo. O comércio transatlântico de escravos era controlado pelos grandes da terra, pelos poderosos da Europa, da África e das Américas. Fazia parte de um processo de integração econômica do Atlântico, que envolvia a produção e a comercialização, em grande escala, de açúcar, algodão, tabaco, café e outros bens tropicais, um processo no qual a Europa entrava com o capital, as Américas com a terra e a África com o trabalho, isto é, com a mão de obra escrava.
SILVA. A. C. A África explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2012, p. 88-89.

A partir da interpretação do TEXTO 17 e de seus conhecimentos sobre o tráfico de pessoas escravizadas, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2150Q852086 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Denomina-se Crescente Fértil a região de terras férteis formada por um arco semelhante a Lua em quarto crescente que vai do Egito até:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2151Q669883 | História, Agente Administrativo, Prefeitura de São Francisco MG, COTEC, 2020

O estado de Minas Gerais, durante o período colonial, foi um dos centros econômicos mais importantes do Brasil, justamente pela sua atividade mineradora durante o Ciclo do Ouro. Além do auge dessa época, o estado continua sendo um importante produtor de minério, com presença de indústrias e outros ramos produtivos. Levando em consideração os seus conhecimentos sobre Minas Gerias, complete corretamente a seguinte frase.
A economia de Minas Gerais é caracterizada, principalmente, pela atividade mineradora, sendo o principal estado do país nesse setor. Nele, encontra-se uma das três minas de ___________ existentes em todo o mundo, com uma duração estimada de 400 anos, desde que mantidos os níveis atuais de extração. Assim, o estado é responsável por 29% de todos os minérios extraídos no país. Além disso, há uma forte presença de____________, com destaque para o ramo automobilístico. Na agropecuária, destaca-se a produção de__________, milho, soja, cana-de-açúcar e, principalmente, leite e café.
Assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2152Q389599 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

De formação positivista e dotado de visão humanista da cultura, um brasileiro se notabilizou pelo esforço de integração de áreas interioranas do país, via fixação de linhas telegráficas, e pelo trabalho de contato com povos indígenas de modo diferente do modelo que prevalecera em quatro séculos de História. Natural de Mato Grosso, militar, esse sertanista era

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2153Q677363 | História, Soldado, Polícia Militar BA, FCC, 2020

A maior parte dos engenhos aninhava-se na mata,não muito distante dos centros portuários, o que se explica pela maior fertilidade dos terrenos e pela abundância de lenha, necessárias às fornalhas famintas, alimentadas por um trabalho, que às vezes ocupava o dia e a noite, de oito a nove meses, normalmente de julho/agosto de um ano a abril/maio do ano seguinte (DELPRIORI;VENANCIO, 2010). A respeito dos engenhos de açúcar,leia as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) As primeiras mudas de canas de açúcar foram trazidas da ilha da Madeira para o Brasil por Martim Afonso de Souza que instalou o primeiro engenho da colônia em São Vicente. 
( ) A multiplicação dos engenhos pela costa brasileira foi bastante rápida, chegando a mais de 60 em 1570 e 200 no final do século XVI. 
( ) Coube a região Nordeste, destacadamente o litoral de Pernambuco e Bahia, o papel de principal produtora de açúcar da colônia. 
( ) O engenho, que em alguns casos chegava a ter perto de 5.000 moradores, era constituído por área extensas de florestas, fornecedoras de madeira; plantações de cana; a residência do proprietário conhecida como casa grande, a capela e a senzala.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2154Q238599 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A cana-de-açúcar sustentou, por muito tempo, a economia colonial brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

2155Q389422 | História, História Geral, Historiador, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

1981, 1991. Trata-se de uma década fundamental para o cenário político internacional no Ocidente. Se os anos de 1980 nasceram marcados pela volta de uma dura corrida armamentista mundial, o início da década de 1990 foi marcado pelos acordos internacionais de desarmamento nuclear, assinados pelos EUA e pela antiga URSS. Este movimento, de uma década, sinalizou o fim de uma era iniciada depois da 2ª Guerra Mundial e conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2156Q931663 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a educação tornou-se um instrumento importante para a promoção do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele, o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de 1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal a possibilidade de concretização de projetos. Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos, o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
A denominada Revolução de 1930, que alçou Getúlio Vargas ao poder central, rompeu radicalmente com a Primeira República, que se caracterizava pelo amplo domínio oligárquico, por eleições fraudulentas e pelo coronelismo. A Era Vargas ampliou os direitos políticos, civis e sociais, além de ter revigorado o sentido da representação popular com o voto secreto e com eleições periódicas para o Poder Legislativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2157Q932707 | História, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 15
A grande diferença entre a direita fascista e não fascista era que o fascismo existia mobilizando as massas de baixo para cima. Pertencia essencialmente à era da política democrática e popular que os reacionários tradicionais deploravam e que os defensores do “Estado orgânico” tentavam contornar. O fascismo rejubilava-se na mobilização das massas, e mantinha-a simbolicamente na forma de teatro público – os comícios de Nuremberg, as massas de piazza Venezia assistindo aos gestos de Mussolini lá em cima da sacada – mesmo quando chegava ao poder; como também faziam os movimentos comunistas. Os fascistas eram os revolucionários da contra-revolução: em sua retórica, em seu apelo aos que se consideravam vítimas da sociedade, em sua convocação a uma total transformação da sociedade, e até mesmo em sua deliberada adaptação dos símbolos e nomes dos revolucionários sociais, tão óbvia no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores de Hitler, com sua bandeira vermelha (modificada) e sua imediata instituição do Primeiro de Maio dos comunistas como feriado oficial em 1933.
HOBSBAWM, E. A era dos extremos: o breve século XX – 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, 598 p., p. 121.

Com relação à ideia global do TEXTO 15 e a partir de seus conhecimentos sobre as ideologias políticas do século XX, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2158Q931707 | História, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2018

A Proclamação da República em 1889 foi, para muitos estudiosos, o resultado de várias crises que atingiram o Império Brasileiro. Sobre o processo que deu origem à República, é correto afirmar que houve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2159Q852105 | História, História Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Assinale a alternativa correta sobre a estrutura econômica da Europa Feudal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2160Q390286 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O período histórico da Idade Média vigorou entre os séculos V e XV, sobretudo no espaço europeu. A respeito desse período e de suas características, julgue os itens que se seguem. Na Idade Média, a religião pouco influenciou a esfera política da sociedade, embora tenha influenciado fortemente a cultura medieval.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.