Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2181Q389687 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos regimes autoritários sul-americanos entre os anos 1960 e 1980.

O golpe de Estado que destituiu o governo de João Goulart, em 1964, estava envolvido pelo contexto internacional da Guerra Fria.

  1. ✂️
  2. ✂️

2182Q388437 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

A contribuição mais substantiva da aprendizagem da História é propiciar ao jovem situar-se na sociedade contemporânea para melhor compreendê-la. Como decorrência direta disso está a possibilidade efetiva do desenvolvimento da capacidade de apreensão do tempo enquanto conjunto de vivências humanas, em seu sentido completo. O______________________, compreendido nessa complexidade, utiliza o _________________________, institucionalizado, que possibilita referenciar o lugar dos momentos históricos em seu processo de sucessão e em sua simultaneidade.

Completa corretamente a sequência o expresso ordenadamente em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2183Q389213 | História, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

"A transversalidade, atrelada aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), publicados pelo Ministério da Educação, apresenta temas que devem nortear a elaboração dos objetivos, programas e conteúdos que serão desenvolvidos por professores e alunos nas escolas brasileiras." Entre o conjunto de temas transversais propostos, assinale a seguir a alternativa que NÃO é citada explicitamente nessa proposta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2184Q176502 | História, Conferência de Yalta, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Julgue (C ou E) os itens que se seguem, relativos à Conferência de Yalta, que, realizada em fevereiro de 1945, reuniu Roosevelt, Stalin e Churchill.

Stalin buscava uma base territorial para promover, no imediato pós-guerra, ações desestabilizadoras contra governos da Europa ocidental.

  1. ✂️
  2. ✂️

2185Q388221 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

?A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre escravidão e cristianismo, encontrando na tradição ocidental os argumentos para justificar a escravidão de negros?. (COSTA, Emília Viotti da, 1999). Refletindo sobre esse contexto, analise as afirmativas e marque a resposta correta.

I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.

II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.

III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2186Q147091 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Ao longo de quase quatro séculos que durou o trabalho escravo no Brasil, o negro era sinônimo de escravo e encarado como mercadoria. Durante esse período, nas lavouras de cana de açúcar, via de regra, os escravos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2187Q932816 | História, Vestibular Segundo Semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

TEXTO 12
Na verdade, o contexto histórico em que se deu a adoção do conceito de “classes perigosas no Brasil” fez com que, desde o início, os negros se tornassem os suspeitos preferenciais. Na discussão sobre a repressão à ociosidade em 1888, a principal dificuldade dos deputados era imaginar como seria possível garantir a organização do mundo do trabalho sem o recurso às políticas de domínio características do cativeiro.
CHALHOUB, S. Cidade febril: cortiços e epidemias na Corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. 250 p., p. 23.

O autor do TEXTO 12 apresenta informações sobre o período próximo à abolição da escravidão legal no Brasil, uma instituição que marcou profundamente a cultura nacional. Com relação à ideia global do texto e a partir de seus conhecimentos sobre o tema, é possível afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2188Q389626 | História

"O período da história republicana do Brasil que vai da queda do Estado Novo (1945) ao movimento militar de 1964 é caracterizado como populismo." (KOSHIBA, Luiz. História do Brasil. 1996). É correto afirmar sobre o populismo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2189Q932621 | História, Vestibular Primeiro Semestre PUC PR, PUC PR, PUC PR

“O nascimento dos movimentos de unificação não coincidiu com o nascimento do imperialismo; por volta de 1870, o pan-eslavismo já havia se libertado das vagas e confusas teorias dos eslavófilos, e já em meados do século XIX o sentimento pangermânico era corrente na Áustria. Contudo, somente após a triunfal expansão imperialista das nações ocidentais nos anos 80 cristalizaram-se movimentos, seduzindo a imaginação de camadas mais amplas. As nações da Europa central e oriental, que não tinham possessões coloniais e mal podiam almejar a uma presença no ultramar, decidiram então que “tinham o mesmo direito à expansão que os outros grandes povos e que, se não [lhes] fosse concedida essa possibilidade no além-mar, [seriam] forçadas a fazê-lo na Europa”. ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p. 314. Acerca dos movimentos do pan-eslavismo e do pangermanismo, assinale a alternativa CORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2190Q194596 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Durante o governo Vargas (1930–1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB).
Leia as afirmações abaixo.
I–A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista.
II–Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios.
III–O líder da AIB era Plínio Salgado.
IV–Argumentando a existência de um "Plano Cohen", o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional.
V–Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista).
Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2191Q390451 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir sobre História Oral.

( ) Desde sua implementação seus métodos e objetivos de pesquisa têm sido regularmente mantidos.

( ) Por meio de narrativas populares, aproxima-se de comunidades não hegemônicas explorando a sua subjetividade.

( ) Entrelaça-se com a literatura, a linguística, a antropologia, as religiões, a música, a cultura de massa e a política.

( ) Parte de eventos pontuais e determinados lugares e refere-se mais aos acontecimentos do que aos significados.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2192Q388700 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o trabalho do professor, de acordo com os novos rumos do ensino da História, considere as seguintes alternativas:

I. Diante da velocidade das transformações observadas nos dias atuais e da impossibilidade de prever os desafios que nossos alunos irão enfrentar daqui a alguns anos, torna-se necessário que eles sejam instrumentalizados para aprender e analisar novos fenômenos.

II. As novas propostas sobre o ensino da história têm enfatizado que, além da aquisição dos conteúdos tradicionais, é necessário desenvolver nos alunos estruturas intelectuais que lhes permitam operacionalizar novas situações apresentadas pela realidade social.

III. É importante desenvolver no aluno a capacidade de memorizar um grande volume de informações, formando um elenco de acontecimentos amarrados por uma linha do tempo, que comporte mais memorização do que reflexão.

IV. Levar o aluno a entender que o objetivo da história é conhecer o fato em si e entender o seu significado, porque o centro do conhecimento histórico ou o objeto da história é o conhecimento e não a rede de significado que é construída em torno dele. Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2193Q388703 | História, História Geral, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

O baixo desenvolvimento impediu que, até hoje, países da América do Sul conseguissem constituir algum tipo de bloco econômico.

  1. ✂️
  2. ✂️

2194Q144741 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Nos anos 1970, movimentos populares, como o ?Movimento contra a Carestia?, sociais aos mais pobres, porém mantendo alijada do seleto mercado consumidor a classe média, que se sentiu desfavorecida.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2195Q930737 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Sou uma pobre e velha mulher, Muito ignorante, que nem sabe ler. Mostraram-me na igreja da minha terra Um Paraíso com harpas pintado E o Inferno onde fervem almas danadas, Um enche-me de júbilo, o outro me aterra.
VILLON, F. In: GOMBRICH, E. História da arte. Lisboa: LTC, 1999.
Os versos do poeta francês François Villon fazem referência às imagens presentes nos templos católicos medievais. Nesse contexto, as imagens eram usadas com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2196Q389558 | História, Soldado de Primeira Classe, Polícia Militar MG

Os fatos abaixo apresentam acontecimentos significativos na política, economia e sociedade brasileira nos últimos 25 anos. Assinale a seqüência cronológica CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2197Q388558 | História

A República Velha (1889-1930) no Brasil teve na chamada "Política dos Governadores" um dos seus elementos mais caracterizadores. Na prática, essa política traduzia-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2198Q852216 | História, História Geral, Prefeitura de Bagé RS Historiador, FUNDATEC, 2020

Sobre a história da África, mais especificamente acerca da ocupação do Egito pelo Reino Unido, Martin Meredith assevera que “a ocupação do Egito pelo Reino Unido, inicialmente destinada a ser um empreendimento de curto prazo, logo se transformou em uma presença permanente” (O destino da África. Cinco mil anos de riquezas, ganância e desafios. Rio de Janeiro: Zaahar, 2017). Em relação ao período de ocupação egípcia pelo Reino Unido, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2199Q388134 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

O século XVII representa a culminação de um processo em que se subverteu a imagem do ser humano e do mundo que o cerca. Sobre essa revolução, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2200Q703275 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Na América portuguesa, em consequência da ofensiva francesa e do declínio do trato asiático, foram tomadas em 1534 medidas para o povoamento e a valorização do território. (ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O Trato dos Viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 20).
As medidas mencionadas na afirmativa acima referem-se aos sistemas de administração que Portugal empregou no Brasil no século XVI. Em ordem cronológica, a partir de 1534, tais sistemas foram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.