Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2221Q388773 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Durante a Guerra Fria, a política americana formulou a Teoria do Dominó. Nela comparavamse os países de uma determinada região do globo terrestre a uma fileira de peças de dominó postos em pé em que, se uma peça cedesse ao Comunismo arrastaria com ela todas as outras. Essa teoria referia-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2222Q388020 | História, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar PE, UPE UPENET IAUPE

A tendência mundial à integração dos países com a criação de blocos econômicos regionais consolidou a formação do Mercosul. Sobre esses blocos, podemos afirmar, exceto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2223Q388307 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

O lento processo de deterioração da comunidade primitiva, derivado do crescimento das forças produtivas (...) engendrou, em sociedades muito diversas, um sistema de produção designado como asiático, hidráulico, tributário, de despotismo oriental ou ainda servidão coletiva. Nenhuma dessas denominações é, contudo, satisfatória.

(Aquino et alii)

Assinale a alternativa errada sobre as culturas pré-colombianas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2224Q25046 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Respeitar a diversidade de circunstâncias entre as pequenas sociedades locais que constituem uma mesma nacionalidade, tal deve ser a regra suprema das leis internas de cada Estado. As leis municipais seriam as cartas de cada povoação doadas pela assembleia provincial, alargadas conforme o seu desenvolvimento, alteradas segundo os conselhos da experiência. Então, administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte.

BASTOS, T. A província (1870) . São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1937 (adaptado).

O discurso do autor, no período do Segundo Reinado no Brasil, tinha como meta a implantação do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2225Q389341 | História

Na América Latina de colonização espanhola, no século XIX, "o Estado que começava a se organizar depois de atingida a independência, assumiu como tarefa destruir a velha ordem colonial." (PRADO, Maria Lígia. A formação das nações latino-americanas. p.17)

Dentre as iniciativas implementada pelos Estados das novas nações latino-americanas visando alcançar o objetivo expresso na citação acima, encon-tram-se, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2226Q195615 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Teóricos do Absolutismo contribuíram para a criação e o fortalecimento da ideia de que o poder da monarquia decorria da vontade de Deus, que em nome dele o rei governava. Os críticos do Absolutismo irão construir uma outra lógica: a de que o poder do governante emana da nação. Essa visão, contraposta à anterior, busca operar uma inversão quanto ao locus de onde emana o poder, ou seja, uma inversão naquilo que é denominado de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2227Q387894 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Na década de 50 do século XX, uma novidade surgia no cenário mundial, trazida pela decisão de muitos países pobres de se organizarem para superar o quadro de atraso e miséria em que se encontravam, buscando não se submeter às duas superpotências (EUA e URSS). Estava surgindo um novo conceito geopolítico chamado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2228Q683834 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

A libertação dos escravos na Província do Ceará, quatro anos antes da Lei Áurea, está inserida em contexto específico, marcado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2229Q388415 | História, Teoria em História, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

A respeito da conceituação e das abordagens do termo patrimônio histórico, julgue os itens a seguir.

I Patrimônio histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Esses patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural.

II Estudos sobre as configurações de patrimônios como práticas sociais visam indexar e representar fragmentos da memória social e se valem da divisão do patrimônio em material e imaterial. O primeiro considera expressões, conhecimentos, práticas, artefatos, lugares e grupos. O segundo, por sua vez, considera bens culturais, bens móveis e bens imóveis, como, por exemplo, belas artes, sítios arqueológicos e acervos museológicos.

III O termo patrimônio histórico cultural refere-se aos imóveis e aos bens naturais que têm valores significativos e representações na história. A preservação desses começou no século XIX com a restauração de antigas construções destruídas parcialmente pelas guerras e se intensificou no século XX, após o período da Segunda Guerra Mundial.

IV Quando um imóvel é tombado por algum órgão do patrimônio histórico, ele não pode ser demolido nem mesmo reformado. Pode apenas passar por processo de restauração, seguindo normas específicas, para preservar as características originais da época em que foi construído. Tal orientação contribui para a manutenção de construções de relevante valor histórico.

V A Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) é o órgão responsável pela definição de regras e proteção do patrimônio histórico e cultural da humanidade. A partir dessa orientação, há uma preocupação mundial em preservar os patrimônios históricos locais, por meio de leis de proteção e restaurações que possibilitam a manutenção das características originais. Esse cuidado determina a relevância cultural de determinada localidade e empreende ganhos de várias ordens (sociais, culturais, históricos e financeiros, por exemplo).

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2230Q179274 | História, Descolonização no Sec XX, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Ao chegar ao fim, a Segunda Guerra Mundial desvelava um
novo cenário mundial. Ao declínio europeu e à emergência de
um sistema internacional bipolar, soma-se o movimento de
independência na Ásia e na África. Relativamente a esse
processo de descolonização, julgue (C ou E) os itens que se
seguem.

Tendo em conta que a libertação nacional era objetivo comum, não se verificam diferenças significativas no pensamento e na ação de líderes como Nehru (Índia), Lumumba (Congo), Nasser (Egito) e Ho Chi Minh (Vietnã).

  1. ✂️
  2. ✂️

2231Q706380 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

No que tange ao contexto da chamada Revolução de 1930 e ao início da Era Vargas, julgue (C ou E) o item a seguir. O fim da Primeira República consolidou uma aliança duradoura entre os grupos que se articularam pela deposição de Washington Luís. A conciliação dos grupos oligárquicos e dos “tenentes” garantiu o sucesso do governo Vargas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2232Q389714 | História, Santa Catarina, Técnico Judiciário, TJ SC, UFPR

O primeiro governante das terras catarinenses, foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2233Q387933 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre as causas da Guerra do Paraguai, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. As relações entre o Brasil e o Paraguai sempre foram tensas, devido à impossibilidade de os dois países chegarem a um acordo sobre as delimitações de fronteiras e a livre navegação do Rio Paraguai.

II. O ponto de maior tensão para o Brasil na região platina era o Uruguai, pois os grandes proprietários gaúchos não reconheciam a existência de uma fronteira entre os dois países.

III. Com a guerra civil do Uruguai, o Brasil interveio no seu território, estabelecendo o bloqueio naval do porto de Paissandu e se posicionando ao lado do Partido Colorado, atitudes que irritaram profundamente o governo paraguaio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2234Q388962 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre a estrutura fundiária medieval e, em seguida, assinale a opção correta.

I. O domínio, grande propriedade herdeira da villa romana, foi típico de todo o território da Europa ocidental.

II. A reserva senhorial da terra (terra indominicata) tendeu à diminuição de sua dimensão entre o período merovíngio (séculos V - VIII) e o carolíngio (séculos VIII - IX).

III. Mansus era a terra entregue ao camponês para a sua produção, constituindose na menor parcela de todo o domínio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2235Q390353 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à história de Alagoas no contexto do processo de independência do Brasil, julgue os itens seguintes. No processo de independência do Brasil, violentos conflitos ocorreram nas regiões Norte e Sul do país, inclusive em Alagoas, que, ainda em 1822, foi palco da guerra de independência quando as tropas de Labatut, com destino a Salvador, desembarcaram em Maceió e estacionaram em Penedo.
  1. ✂️
  2. ✂️

2236Q197335 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

No quadro dos movimentos coloniais separatistas destacou?se na Bahia. em 1798, a Conjuração Baiana. Analise as alvmativas abaixo sobre este movimento e. a seguir. assinale a alternativa correta.

I. Um dos elementos de in piração do movimento era o ideário revolucionário da República jacobina estabelecida na França entre 1793 e 1794.
II. Os Cavaleiros da Luz. denominação dos integrantes da sociedade maçônica baiana, impulsionaram o movimento de resistência fazendo circular panfletos que atacavam ferozmente a administração local.
III. O contexto da transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro agravou a situação das camadas mais pobres, sobretudo, pelo aumento nos preços dos produtos e pela diminuição da oferta de empregos na Capitania da Bahia.
IV. A Conjuração Baiana, assim como a Inconfidência Mineira, se pautou, basicamente, na discussão das questões políticas liberais e, apesar de obtido o apoio das camadas populares foi liderada por intelectuais e grandes comerciantes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2237Q177371 | História, Revoluções na América Latina, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Seguindo uma tendência que a África e a Ásia levaram ao
extremo, também a América Latina teve sua trajetória marcada
pela radicalização política nas décadas seguintes à Segunda
Guerra Mundial. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a
seguir.

Vitoriosa em 1959, a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, assumiu, em 1961, o caráter socialista de inspiração marxista e aprofundou os processos de coletivização de terras, nacionalização de empresas e monopolização do poder político.

  1. ✂️
  2. ✂️

2238Q389378 | História, São Paulo SP

Na periodização adotada por Ernani Silva Bruno em História e tradições da cidade de São Paulo (1954), o lapso temporal que vai de 1828 a 1872 transforma a capital paulista em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2239Q389137 | História

O período histórico conhecido como Guerra Fria, refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2240Q686361 | História, Soldado, Bombeiro Militar MG, Gestão de Concursos, 2019

Leia os textos a seguir.


TEXTO I


“Cada ano, vem nas frotas quantidades de portugueses e de estrangeiros, para passarem às Minas. Das cidades, vilas, recôncavos e sertões do Brasil, vão brancos, pardos e pretos, e muitos índios, de que os paulistas se servem. A mistura é de toda condição de pessoas: homens e mulheres, moços e velhos, pobres e ricos, nobres e plebeus, seculares e clérigos, e religiosos de diversos institutos [...].”

André João Antonil. Citado por: ALMEIDA, Carla M. C. de; OLIVEIRA, Mônica R. de. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção o Brasil Colonial, 1580-1720. V. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 296.


TEXTO II


“[...] Em 1720 (a Coroa portuguesa) lançou um decreto ‘limitando drasticamente a emigração para o Brasil, que dali por diante só seria permitida com passaporte fornecido pelo governo’.”

ALMEIDA, Carla M. C. de; OLIVEIRA, Mônica R. de. In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. Coleção o Brasil Colonial, 1580-1720. V. 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. p. 297.


Considerando o texto II como uma provável consequência do que se denuncia no texto I, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.