Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2241Q181037 | História, As Relações Internacionais, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O curso das duas décadas que vinculam o ano de 1947 ao de
1968, no âmbito das relações internacionais, foi ditado pela supremacia
de dois gigantes sobre o mundo. Os EUA e a União Soviética (URSS)
assenhoraram-se dos espaços e criaram um condomínio de poder que só
foi abalado no final da década de 60 e início da de 70.

Existiram, no entanto, nuances no sistema condominial de poder.
Da relação quente da Guerra Fria (1947-1955) à lógica da coexistência
pacífica (1955-1968), as duas superpotências migraram da situação de
desconfiança mútua para uma modalidade de convivência tolerável.
Da corrida atômica do final da década de 40 e início da de 50 às
negociações para um sistema de segurança mundial sustentado no
equilíbrio das armas nucleares, os dois gigantes evoluíram nas suas
percepções acerca da avassaladora capacidade destrutiva que
carregavam.

José Flávio Sombra Saraiva. Dois gigantes e um condomínio: da Guerra Fria
à coexistência pacífica. In: JoséFlávio Sombra Saraiva (org.). Relações
internacionais: dois séculos de História - entre a ordem bipolar e o policentrismo
(de 1947 a nossos dias). Brasília: IBRI, 2001, p. 19 (com adaptações).

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as
relações internacionais do pós-1945, julgue os itens a seguir.

À medida que os acontecimentos da Segunda Guerra apontavam para o término do conflito, com a derrocada militar das forças do eixo nazi-fascista, delineavam-se os contornos do novo sistema de poder mundial que doravante vigoraria, algo cada vez mais presente nas reuniões de cúpula dos aliados, a exemplo do ocorrido em Teerã, em novembro de 1943, Yalta, em fevereiro de 1945, e Potsdam, em julho de 1945.

  1. ✂️
  2. ✂️

2242Q240465 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da
Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens
seguintes.

Na Antiguidade, muitas civilizações surgiram e prosperaram junto a grandes rios, como foram, entre outros, os casos da Mesopotâmia (Tigre e Eufrates) e do Egito (Nilo).

  1. ✂️
  2. ✂️

2243Q932969 | História, Vestibular Primeiro Semestre UECE, UECE, UECE CEV, 2019

Texto associado.
“O general Emílio Garrastazu Médici deu poucas declarações durante seu governo, mas, todas as vezes em que o fez, disse coisas memoráveis. Em 22 de março de 1973, por exemplo, comentou: "sintome feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.”
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003, p.393.
Considerando o comentário do General Emílio Garrastazu Médici sobre sua aparente tranquilidade em relação ao Brasil na época em questão, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2244Q389318 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

O Nomo era a reunião de comunidades de aldeias do antigo Egito, as quais formavam clãs aparentados entre si venerando o mesmo totem (“antepassado “ comum): um animal (falcão, chacal), uma planta (lótus) etc.

I. A economia dessas comunidades de aldeias encontravamse no estágio neolítico;

II. Utilizavam aperfeiçoados instrumentos de pedra, o que favoreceu a caça e o cultivo da terra;

III. Vigorava a propriedade em comum das terras e águas;

IV. Havia a divisão do trabalho entre os sexos;

V. As terras pertenciam ao Faraó e o regime de produção dominante era o de servidão coletiva;

VI. Os homens caçavam, pescavam, cuidavam do preparo do solo e dos rebanhos.

Quais item acima são verdadeiros:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2245Q390096 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Espera?se do professor de história a capacidade de transmitir, de modo organizado, o que se estudou ou as informações obtidas em relação ao passado.
  1. ✂️
  2. ✂️

2246Q595927 | História, Oficial de 2a Classe, Colégio Naval, Marinha

A participação da Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial formalizou-se com o envio da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), sob o comando do Almirante Pedro Max Fernando de Frontin, ao teatro de operações. Em que consistia a principal missão da DNOG?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2247Q388316 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A formação dos Estados nacionais na América Latina é muito diversa, embora existam matrizes comuns. A respeito desse tema, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2248Q932109 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 O castelo, a igreja e a cidade foram cenários de teatro.
É sintomático que a Idade Média tenha ignorado um lugar
próprio para o teatro. Os palcos e as encenações eram
4 improvisados onde houvesse um centro de vida social. Na
igreja, as cerimônias religiosas eram festas, e do drama
litúrgico é que saiu o teatro. No castelo, os banquetes, torneios,
7 espetáculos de trovadores, jograis, dançarinos e domadores de
ursos se sucediam. Nas cidades, teatros mambembes
ergueram-se nas praças. Todas as classes sociais faziam das
10 festas familiares cerimônias ruinosas: os casamentos deixavam
os camponeses empobrecidos por anos e os senhores, por
meses. Os jogos exerciam uma sedução singular sobre a
13 sociedade. Escrava da natureza, ela entregava-se ao acaso: os
dados rolavam em todas as mesas. Prisioneira de estruturas
sociais rígidas, ela transformou a própria estrutura social em
16 um jogo.
Jacques Le Goff. A civilização do ocidente medieval.
Bauru: EDUSC, 2005, p. 362 (com adaptações).
No que se refere ao trecho de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
Infere-se do texto que, por ser altamente hierarquizada, a sociedade feudal excluía das atividades festivas a maior parte da população, a quem restava participar das cerimônias religiosas e, muito raramente, de entretenimento que envolvesse apostas.
  1. ✂️
  2. ✂️

2249Q177424 | História, A Guerra de Secessão, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no processo histórico durante o século XIX, quando os Estados Unidos da América se constituíram potência econômica e política, julgue (C ou E) os próximos itens.

Os Estados da União, por disporem de indústria de armamento que lhes permitia sustentar um exército moderno, mantiveramse, desde o início da Guerra de Secessão, na ofensiva e obtiveram vitórias sucessivas contra os Estados Confederados.

  1. ✂️
  2. ✂️

2250Q238613 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

A cidade de Fortaleza foi fundada no final do século XVIII, para conter a ação de piratas ingleses na costa cearense.

  1. ✂️
  2. ✂️

2251Q388156 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Sobre a sociedade, a economia e a estrutura políticoadministrativa da América Espanhola Colonial, é incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2252Q387923 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

A disputa presidencial de 1960 foi marcada por jingles como, por exemplo, os relacionados abaixo:

"Lott

De leste a oeste

 De sul a norte

 Na terra brasileira

 É uma bandeira

o marechal Teixeira Lott"

 "Jânio

 Varre, varre, varre, varre, vassourinha

 Varre, varre a bandalheira

 Que o povo já está cansado

De sofrer desta maneira

Jânio Quadros esperança deste povo abandonado.

"Jango ...

e o meu Rio Grande vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart

Pra vice-presidente nossa gente vai jangar

 É Jango, é Jango, é o Jango Goulart"

 Sobre esse processo eleitoral, pode-se afirmar que:

 I - A dobradinha PSD-PTB lançou o marechal Teixeira Lott para presidente e, para vice, João Goulart.

 II - João Goulart foi lançado candidato à vicepresidente pela UDN.

 III - Jânio Quadros saiu candidato pelo PTN, que estabeleceu diversas alianças, inclusive com a UDN.

 IV - As campanhas eram feitas em separado porque o voto era desvinculado - votava-se no presidente e no vice separadamente.

 Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2253Q143214 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

A participação nos lucros, celebrada por acordo ou convenção coletiva, na qual o empregado participa democraticamente na gestão da organização empresarial e dos resultados positivos, se constitui em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2254Q172665 | História, Colonialismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue (C ou E) os itens a seguir, a respeito das características econômicas dos países hispano-americanos no século XIX.

As estreitas vinculações comerciais entre a Grã-Bretanha e a Argentina contribuíram para a prosperidade da economia argentina a partir da década de 70.

  1. ✂️
  2. ✂️

2255Q389756 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"A história oral moderna inicia-se na década de 1930, nos Estados Unidos, com uma grande investigação sobre a lembrança dos antigos escravos negros, encomendada pelas autoridades federais". (P. Joutard).

Sobre a História Oral é correto afirmar que o historiador:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2256Q173714 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A respeito da Revolução Industrial na Europa e de fatos a ela relacionados, julgue (C ou E) os itens subsequentes.

A disseminação da economia industrial na Europa Continental foi facilitada pelos grandes fluxos de investimentos internacionais que surgiram dos excedentes de capitais, com o objetivo de boas oportunidades de negócios, o que permitiu a injeção de capitais no sistema financeiro europeu e de tecnologias no processo de industrialização.

  1. ✂️
  2. ✂️

2257Q387986 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Nas dinâmicas atuais de ensino e aprendizagem, os processos avaliativos têm ganhado grande importância nos últimos anos, com transformações substantivas. Para implantar de forma adequada um processo avaliativo, o professor deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2258Q683931 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

O Mundo Feudal baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivíduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laços de dependência pessoal. Havia uma grande massa de camponeses presos à terra, que viviam sob o domínio dos senhores feudais e que se dividiam em dois grupos com características particulares:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2259Q390063 | História, História Geral, Analista do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE, 2017

No Brasil, a instauração da República, em 1889, inaugurou uma nova fase na política nacional. No Rio Grande de Norte, os primeiros anos da República foram dominados pela oligarquia Albuquerque Maranhão. Nas primeiras décadas desse regime no Rio Grande do Norte,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2260Q388092 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos regimes autoritários sul-americanos entre os anos 1960 e 1980.

O atual presidente do Uruguai, José Mujica, eleito para o cargo em março de 2010, desempenhou um importante papel durante o regime ditatorial em seu país, enfrentando diretamente os Tupamaros, grupo paramilitar de extrema-direita.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.