Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2261Q388114 | História, Jornalista, Prefeitura de Campinas SP, IMES

Campos Salles (1841-1913), além de ser nome de uma das principais vias de acesso ao centro da cidade, foi conhecido nacionalmente como homem público, tendo exercido, dentre outros, o cargo de ministro do Governo Provisório republicano (século 19). Assinale a alternativa que apresenta o principal cargo público exercido por este famoso campineiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2262Q704285 | História, Engenheiro Civil, SAAE de Vilhena RO, IBADE, 2019

Observe o texto.
“Seringueiros: Dediquei todas as energias a essa luta. Precisamos de mais extração desse produto, pois é sobre ele que se encontra a guerra moderna, pois são grandes os equipamentos que necessitam da goma elástica, produzidos sem repouso, colhendo o látex abundante das seringueiras do Vale Amazônico. Nas guerras modernas não fazem parte somente os soldados que estão nos campos de batalha, mas toda a nação: homens e mulheres, velhos e crianças. Vos, desbravadores da Amazônia, sois os mais importantes soldados. Unidos veremos sibilar a bandeira do Brasil”.
(adaptação Jornal O Acre n. 742 de 20.05.43- Rio Branco-Acre.)
Em decorrência do envolvimento do Brasil na II Guerra Mundial em 1942, o governo brasileiro passou a incentivar a população brasileira para se engajar no movimento migratório rumo à região amazônica, que ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2263Q389699 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Os dois textos a seguir traduzem formas diferentes de compreender a arte e os modos de sua composição em dois momentos históricos distintos.

A Composição das imagens religiosas não é deixada à inspiração dos artistas: ela depende dos principais postos pela Igreja Católica e da tradição religiosa. Só a Arte pertence ao pintor, e a composição aos padres. (Regra estabelecida no Segundo Concílio de Nicéia. Apud. FREITAS,G. de 900 textos e Documentos de História. Lisboa: Plátano, 1975, p. 121

Nós pintores, queremos, pelos movimentos do corpo, mostrar, os movimentos da alma [...] Convém, portanto que os pintores tenham um conhecimento perfeito dos movimentos do corpo e os aprendam da Natureza, para imitar, por mais difícil que seja, os múltiplos movimentos da alma. (ALBERT, Leon Batista. Tratado Della Pittura, apud TENENTI, A. Florença na época dos Médici. São Paulo: Perspectiva, 1973, p.48.) Assinale a alternativa que aponta dois momentos em que ocorrem as formas de compreender e compor a arte, referenciadas pelos textos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2264Q702022 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando as dimensões econômica, social e política da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir. A escassez de meios, nas forças armadas regulares de Portugal, para guarnecer suas possessões no ultramar motivou as elites coloniais a organizarem meios de defesa próprios, geralmente sem instrução militar formal. Exemplos disso são a construção, com mão de obra indígena, de um enorme galeão a mando de Salvador Correia de Sá e Benevides para a própria empresa de reconquista de Angola, e a expulsão, pelas ordenanças da cidade do Rio de Janeiro, dos invasores franceses liderados por Jean-François Duclerc.
  1. ✂️
  2. ✂️

2265Q701003 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

A respeito dos partidos políticos, das respectivas propostas para a organização institucional e do sistema eleitoral no Segundo Reinado, julgue (C ou E) o item a seguir. Os liberais republicanos organizaram-se ao redor da contestação de posicionamentos saquaremas. As principais formas de protesto deles foram consideradas radicais, o que os alijou dos cargos políticos. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2266Q387918 | História, Educação em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

“Os debates e discussões sobre meio ambiente ou ecologia que visam à educação ambiental parecem pouco familiares nas salas de aulas de História. Tratar de um tema que aborda as relações da história com o meio ambiente pode provocar certo estranhamento, como se a história estivesse invadindo um território alheio. Quando, no entanto, situamos as diversas problemáticas ambientais, podemos perceber como muitos dos temas abordados são também familiares às ciências humanas e como as aproximações entre a sociedade e o meio ambiente possibilitam enriquecimento mútuo entre as áreas das ciências da natureza e as ciências humanas”. Sobre o tema abordado analise as afirmativas abaixo.

I. O termo história ambiental passou a ser utilizado por alguns historiadores engajados nos movimentos ambientalistas de seus países, notadamente os norte-americanos.

II. Donald Worsters foi um destaque entre os historiadores envolvidos em movimentos ambientalistas.

III. A história do meio ambiente no Brasil fortaleceu-se com a contribuição de um norte-americano, o brasilianista Warrem Dean, que em meados dos anos 80 se dedicou a analisar a relação entre sociedade e o meio ambiente no Brasil.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2267Q932968 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Localizado na região Nordeste do Brasil, o Parque
Nacional da Serra da Capivara é um parque arqueológico inscrito
pela UNESCO na lista do Patrimônio Mundial. Um conjunto de
chapadas e vales abriga sítios arqueológicos com pinturas e
gravuras rupestres, além de outros vestígios do cotidiano pré-histórico.
Sobre um relevo acidentado, em uma região de clima
semiárido, períodos alternados de chuva e de seca promovem fortes
mudanças na paisagem. Em um momento, a vegetação é exuberante
e há uma surpreendente diversidade de flores de cores vivas. Em
outro, a vegetação seca e perde suas folhas. É quando as formações
rochosas se destacam sobre a vegetação desnudada.
Os registros rupestres, pintados ou gravados sobre as
paredes rochosas, são formas gráficas de comunicação utilizadas
pelos grupos pré-históricos que habitaram a região do parque. As
representações gráficas abordam uma grande variedade de formas,
cores e temas. Foram pintadas cenas de caça, sexo, guerra e de
diversos aspectos da vida cotidiana e do universo simbólico dos
seus autores. O estudo desses registros possibilita o reconhecimento
de temas recorrentes e a identificação de diferentes maneiras de
representá-los. Pode-se dizer, ainda, que são pistas da forma de vida
dessas populações.
Internet: <www.fumdham.org.br>.
Considerando o texto acima e os múltiplos aspectos por ele suscitados, julgue o item.
Um dos mais conhecidos órgãos especializados da Organização das Nações Unidas (ONU), a UNESCO é voltada para a educação, a ciência e a cultura. Ela integra o conjunto de objetivos norteadores da criação da ONU, ao final da Segunda Guerra Mundial, com a finalidade de defender a paz, a segurança internacional e promover o desenvolvimento, em especial das antigas colônias africanas e asiáticas e dos países pobres em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

2268Q387948 | História

A Igreja ensinava que, se o lucro do bolso representava a ruína da alma, o bem-estar espiritual é que estava em primeiro lugar.¨Que lucro terá o homem se ganhar todo o mundo e perder sua alma¨? São Tomás de Aquino, o maior pensador religioso de época, condenou a ambição do ganho?

A que época se refere o texto?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2269Q388721 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

As Guerras Napoleônicas geraram numerosas mudanças no mapa da Europa. A Inglaterra, por sua vez, era a principal oponente da França. Tentando minar as forças do maior adversário, em 1806 Napoleão impôs o Bloqueio Continental. Com essa medida, Napoleão esperava:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2270Q198844 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

" No curso do século XVI, o Estado Absolutista emergiu no Ocidente" (ANDERSON, Perry 1985). Com base no pensamento desse autor, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2271Q388284 | História, Educação em História, Professor, SEDUC PE, IPAD

Nas últimas duas décadas, têm sido elaboradas proposições de renovação do ensino da História para a Educação Básica que têm como objetivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2272Q931028 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

  O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã.
CHIANCA, L. Devoção e diversão: expressões contemporâneas de festas e santos católicos. Revista Anthropológicas, n. 18, 2007 (adaptado).
Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2273Q388827 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Reproduziu-se em Mato Grosso o quadro de turbulência que, não raro, assinalou a trajetória da Primeira República (1889-1930) no Brasil. Choques entre facções das elites, tentativas de golpes e pretensas revoluções e intervenção do poder central marcaram esse período. Em meio a uma dessas crises, uma solução típica da política brasileira — a conciliação — foi buscada para apaziguar o Estado: em plena Primeira Guerra Mundial, um membro do clero católico foi escolhido para presidir Mato Grosso. Trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2274Q389339 | História, São Paulo SP

O discurso com que José Carlos Pereira de Almeida Torres, presidente da Província, abriu os trabalhos da Assembleia Legislativa de São Paulo, em 7 de janeiro de 1843, registra:

Todos sabemos, Senhores (com indisivel magoa tenho de tocar em materia tão melancolica), todos sabemos que pela primeira vez o grito da rebellião se fez ouvir na Provincia de S. Paulo, e que sob os mais frivolos pretextos pegou-se em armas contra o Governo de S. M. O Imperador! No dia 17 de Maio de 1842 na Cidade de Sorocaba, e nos seguintes na Cidade de Ytú, e em algumas Villas circumvisinhas ao Sul d’esta Provincia, teve lugar o acto revolucionario.

O episódio ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2275Q931594 | História, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
O escritor José de Alencar relata como ocorriam as reuniões do Clube da Maioridade, realizadas na casa de seu pai em 1840. Discutia-se nessas ocasiões a antecipação da maioridade do imperador D. Pedro II, então com apenas 14 anos, para que ele pudesse assumir o trono antes do tempo determinado pela Constituição. No fim da vida, José de Alencar rememora os episódios de sua infância e chega a uma surpreendente conclusão: os políticos que frequentavam sua casa na ocasião iam lá não porque estavam pensando no futuro do país, mas apenas para devorar tabletes e bombons de chocolate. Conforme o relato do escritor, os membros do Clube da Maioridade, discutindo altos assuntos na sala de sua casa, pareciam realmente gente séria e preocupada com os destinos do Brasil, até que chegava a hora do chocolate.
Para Alencar, a discussão política no Brasil se resumia a um “devorar de chocolate”, isto é, cada um defendia apenas seus interesses particulares e nada mais.
(Adaptado de Daniel Pinha Silva, “O império do chocolate”, em http://www.revistadehistoria.com.br/secao/leituras/o-imperio-do-chocolate. Acessado em 01/08/2016.)
Sobre o Golpe da Maioridade e a visão de José de Alencar a esse respeito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2276Q197657 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre as concepções religiosas da civilização helênica, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. A religião representava um sistema criado para explicar o mundo físico de forma que afastasse os mistérios que inquietavam os gregos e lhes dessem um sentimento de íntima ligação com o mundo real.
II. A religião atuava como instrumento para justificar as paixões mundanas que se apoderavam dos homens e provocavam a perda do autocontrole, qualidade tida pelos gregos como essencial ao êxito nas guerras.
III. Os sistemas religiosos tinham papel fundamental na ordem social, uma vez que determinavam os dogmas ou sacramentos da vida na pólis.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2277Q389668 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Não podemos atribuir a Calvino

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2278Q389180 | História, Engenheiro Engenharia de Equipamentos, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Há incertezas quanto ao futuro do mundo, e elas não são apenas reflexo dos atos de terror que abalaram os EUA na manhã de 11 de setembro de 2001. Bem antes disso, uma voz abalizada - a do historiador Eric Hobsbawm - já alertava para o fato de não se saber para onde seguir ante uma nova realidade: após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o colapso do socialismo no Leste europeu e a emergência isolada do predomínio norte-americano na cena internacional. Relativamente a esse quadro, julgue os itens que se seguem.

O fim da guerra fria, símbolo do confronto americano-soviético e do embate socialismo versus capitalismo, não eliminou os fabulosos arsenais nucleares existentes no mundo nem criou mecanismos eficientes de controle de ações bélicas, sejam elas deflagradas por Estados, grupos ou indivíduos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2279Q240450 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

A independência do Brasil situou-se no contexto da primeira onda revolucionária liberal europeia do século XIX.

  1. ✂️
  2. ✂️

2280Q389955 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

A Escola dos Annales renovou e ampliou o quadro das pesquisas históricas ao abrir o campo da História para o uso de novas fontes que, até então, eram ignoradas pelo método positivista, rompendo com os paradigmas fixos das Ciências Sociais (história, geografia, economia, sociologia etc.) e privilegiando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.