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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2301Q931976 | História, Vestibular Segundo Semestre IFF, IFF, IFF, 2018

Texto associado.
“Epopeia empolgante, da arremetida dos leões goytacazes em busca do insultador da Pátria amada! Lições de
coragem, de desprendimento, de fé cívica que nos deixaram aqueles destemidos voluntários campistas
abandonando as plagas camposinas, nos dias apreensivos de 1865, em busca do Sul, para baterem rijos ao
atrevido Paysandu! Somente a 25 de janeiro de 1865 foi que os campistas puderam ter a demorada notícia [...]
da invasão do território brasileiro, na província do Mato Grosso, pelas hordas fanáticas do [Solano] López [...]. A
alma campista fremiu de patriotismo, e [...] três dias após a tremenda notícia [partiam] [...] os primeiros
patriotas. Efetivamente cheio de estoicismo [...] 12 campistas [...] subiam a bordo do vapor [...].”
SOUSA, Horacio. Cyclo Aureo: História do 1º centenário da cidade de Campos 1835-1935. Campos dos
Goytacazes, RJ: Essentia, 2014. 1ª edição de 1935. (Memórias Fluminenses: v. 1). p. 129 (adaptado).
O texto foi publicado pela primeira vez no ano de 1935, e trata da participação de voluntários da cidade de
Campos dos Goytacazes na Guerra do Paraguai (1864-1870). Analisando historicamente o texto e relacionando-o
com o referido conflito, julgue as afirmações a seguir:
I. O Império brasileiro não participou das tensões na região do rio da Prata antes da guerra, só dando atenção
política à área quando se iniciaram as ações bélicas, como fica caracterizado no texto pela demora da chegada de
notícias sobre o conflito.
II. A participação de voluntários na Guerra do Paraguai foi intensa, tendo partido milhares de soldados de todo o
país, tidos, tanto em parte da imprensa da época quanto em parte da historiografia sobre o tema, como nobres
voluntários, conforme são caracterizados no texto.
III. O processo político que culmina com o conflito foi fruto exclusivo das ações autoritárias do presidente
paraguaio Solano López, que, segundo o texto, liderava “hordas fanáticas” e era um “insultador”.
A(s) afirmação(ões) CORRETA(S) é(são)
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2302Q200073 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a Segunda Grande Guerra, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.

I. A ampla aliança antifascista fez emergir, no pós-guerra, valores próprios do período iluminista e da fase das grandes revoluções na Europa, tais quais o de que nenhuma desigualdade poderia basear-se no nascimento ou na origem.
II. A grande força do fascismo residiu no seu caráter internacionalista e no forte apoio que agregou fora dos países em que teve origem.
III. Os dramáticos resultados da Segunda Grande Guerra fizeram emergir, na significativa maioria das nações que se opuseram ao Eixo, uma crença na supremacia da economia de mercado.

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2303Q389523 | História, Teoria em História, Analista Pedagógico, SESI SP, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a visão da ciência nos currículos escolares se modificou ao longo do tempo. Na década de 50, durante a guerra fria, a ciência era tida como uma atividade neutra, com ênfase apenas em seus produtos. Na década de 60, com a crise energética mundial, a visão de ciência propiciou um aporte histórico, valorizando o processo. Já nas décadas de 70 e 80, diante dos problemas ambientais, a ciência passou a ser considerada como produto do contexto socioeconômico e político. Sendo assim, é correto afirmar que, no Brasil, nas décadas de 70 e 80, o ensino de ciências

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2304Q389799 | História, Agente Operacional, TJ SC, UFPR

A respeito da Guerra do Contestado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

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2305Q692402 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Até finais dos anos sessenta, o enfrentamento com o comunismo definiu a política exterior. [...] houve períodos de grande tensão internacional [...]. O êxito soviético ao lançar o satélite não tripulado, Sputnik, em outubro de 1957, demonstrava aparentemente a superioridade dos soviéticos tanto em tecnologia espacial como na capacidade para atacar o hemisfério ocidental por meio de mísseis orbitais.
(Philip Jenkins. Breve história dos Estados Unidos, 2017.)
Pode-se acrescentar às condições das relações internacionais referidas pelo texto
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2306Q200134 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

" A Igreja bem cedo estabeleceu um compromisso entre escravidão e cristianismo, encontrando na tradição ocidental os argumentos para justificar a escravidão de negros" . (COSTA, Emília Viotti da, 1999). Refletindo sobre esse contexto, analise as afirmativas e marque a resposta correta.

I. Durante o período colonial, a guerra justa foi o instrumento necessário para legitimar a escravidão daqueles que se opunham ao cristianismo.
II. Em um mundo governado pela providência divina, onde era sagrada a hierarquização social, os negros deviam aceitar a sua condição de escravos.
III. A Igreja recomendava que os senhores castigassem severamente seus escravos, para que eles fossem purificados das transgressões cometidas tanto no passado quanto no presente.

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2307Q683230 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

Em 18 de setembro de 1946 foi promulgada a quinta Constituição brasileira, a quarta republicana. Com 218 artigos, manteve a denominação Estados Unidos do Brasil. O Congresso foi dividido em duas casas. O mandato do Presidente da República foi estabelecido em cinco anos. A eleição do Presidente e Vice seria simultânea, ou seja, não formariam uma chapa, seriam escolhidos separadamente pelo eleitor.
(Marco Antonio Villa. A história das Constituições brasileiras, 2011)
A experiência política brasileira derivada da Constituição citada pode ser exemplificada pela
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2308Q687327 | História, Soldado, Bombeiro Militar MG, Gestão de Concursos, 2019

“Na África do Sul, Gandhi experimentou a discriminação dirigida aos hindus. Foi jogado para fora de um trem após se recusar a passar da primeira classe para um vagão da terceira classe; foi espancado por um condutor por se recusar a viajar em pé para dar lugar a um passageiro europeu; foi impedido de entrar em vários hotéis e foi ordenado a remover seu turbante por um magistrado durante um julgamento na cidade de Durban.”
PARADA, Maurício. Formação do mundo contemporâneo. O século estilhaçado. Petrópolis – RJ: Vozes; Rio de Janeiro: Editora PUC Rio, 2014. p. 180-1.
Esses episódios ocorreram por volta do ano de 1891, quando Gandhi residia na África do Sul.
Pode-se afirmar que o impacto desses episódios para a estratégia futura de Gandhi na luta contra o colonialismo está na(o)
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2309Q388851 | História

A partir da segunda metade do Século XIX, a sociedade brasileira atravessou um período de intensas transformações nos planos econômico e social. Essas transformações refletiram-se no plano político, provocando a mudança do regime monárquico para o regime republicano. Com base no texto, assinale a alternativa correta:

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2310Q931362 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

Texto associado.
TEXTO I
A centralização econômica, o protecionismo e a expansão ultramarina engrandeceram o Estado, embora beneficiassem a burguesia incipiente 
ANDERSON, P. In: DEYON, P. O mercantilismo. Lisboa: Gradiva,1989 (adaptado).
TEXTO II
As interferências da legislação e das práticas exclusivistas restringem a operação benéfica da lei natural na esfera das relações econômicas.
SMITH, A. A riqueza das Nações. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (adaptado).
Entre os séculos XVI e XIX, diferentes concepções sobre as relações entre Estado e economia foram formuladas. Tais concepções, associadas a cada um dos textos, confrontam-se, respectivamente, na oposição entre as práticas de
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2311Q389980 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue os itens a seguir.

A escravidão na Europa, ao longo de toda a Idade Média, tal como na América a partir do século XVI, fez uso intensivo de pessoas de origem africana.
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2312Q710257 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em
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2313Q932244 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história das sociedades antigas.
I - O Egito faraônico caracterizava-se pela estrutura política horizontalizada, pela pouca estratificação
social e pela economia centrada na piscicultura devido às cheias do rio Nilo.
II - Os fenícios mantiveram uma estrutura social militarizada e terrestre, que permitiu a conquista de
outros povos na região do Oriente Médio, culminando com o fim de rotas comerciais marítimas
com a Ásia.
III - A expansão do Império Persa, durante o governo de Dario I, foi marcada pela unificação dos
sistemas tributário e monetário, pela implementação de um código jurídico e por uma rede de
estradas e de comunicação.
Quais estão corretas?
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2314Q704684 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial, em relação à experiência histórica brasileira entre 1945 e 1964, julgue (C ou E) o item a seguir. Lançada por Jânio Quadros, tendo à frente o chanceler San Tiago Dantas, e ampliada no governo João Goulart, especialmente sob a liderança de Afonso Arinos, a Política Externa Independente rompeu com a tradição brasileira de aproximação com Washington e aproximou o País do bloco socialista, à época liderado pela República Popular da China.
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2315Q932031 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a educação tornou-se um instrumento importante para a promoção do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele, o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de 1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos, Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal a possibilidade de concretização de projetos. Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos, o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política, sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
O surgimento das divisões regionais oficiais do Brasil vinculou-se à política de industrialização e de integração econômica e territorial implantada na década de 30 do século passado pelo governo Vargas.
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2316Q240356 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

A bossa nova foi criada como um movimento cultural de contestação à ditadura durante o governo de Ernesto Geisel.

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2317Q387925 | História, História Geral, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

A expansão mundial do capitalismo se fez em clima de paz e concórdia entre os países e suas empresas.

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2318Q388705 | História, Professor, SEED SE, FCC

Um conjunto de visões simplificadoras e não fundamentadas formam o senso comum brasileiro com relação aos povos indígenas. Considerando a afirmação acima, é INCORRETO afirmar que os índios

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2319Q839269 | História, Prefeitura de Bataguassu MS Professor de História, Prefeitura de Bataguassu MS, 2021

Em relação à composição da Política de Alianças da Primeira Guerra Mundial, marque a resposta correta:

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2320Q932502 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia o trecho abaixo.
Como um dos últimos atos de seu governo, Castelo Branco promulgou uma nova Constituição e uma de suas medidas era desobrigar o governo a investir coeficientes mínimos em educação e saúde. A decisão resultou na contínua redução do orçamento do MEC [Ministério da Educação e Cultura], que saiu dos 10,6% dos gastos totais da União em 1965 para 4,3% em 1975, e os gastos com Saúde foram de 4,29% em 1966 para 0,99% do orçamento da União em 1974. Os recursos drenados da Educação e da Saúde permitiram o reforço dos gastos com investimentos em infraestrutura, como a construção de estradas e hidrelétricas, que iam se intensificar nos anos posteriores ao governo Castelo. [...] As inversões em rodovias e hidrelétricas não eram acompanhadas de investimentos em saúde e educação; dados indicam que o número de desnutridos no país se elevou de 27 milhões em 1961-1963 (38% da população) para 71 milhões de pessoas (67% da população) em 1968-1975.
CAMPOS, Pedro. Estranhas catedrais: as empreiteiras brasileiras e a ditadura civil-militar, 1964-1988. Niterói: UFF, 2014. p. 338-340.
Sobre a política econômica a qual o texto se refere, é correto afirmar que
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