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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2381Q388065 | História, Procurador, Prefeitura de Ouro Branco RN, MULT SAI

De conformidade com o site www.mundovestibular.com.br, dadas as afirmativas abaixo, sobre o Governo do marechal Costa e Silva (1967/1969) assinale a alternativa correta:

7.1 - Fazia parte da chamada “linha dura” – setor do Exército que exigia medidas mais enérgicas e repressivas para manter a ordem social e política.

7.2 - Em seu governo, no ano de 1966, formou-se a Frente Ampla, grupo de oposição ao regime militar – liderada por Carlos Lacerda e JK. A Frente exigia a anistia política, eleições diretas em todos os níveis e a convocação de uma Assembléia Constituinte.

7.3 - As agitações internacionais de 1968 tornaram a esquerda mais radical, defendendo a luta armada para a redemocrati zação do país. O movimento estudantil crescia e exigia democracia.

7.4 - O assassinato do estudante Edson Luís pela polícia, na Guanabara, provocou um enorme ato de protesto – a passeata dos cem mil. Em dezembro de 1968, o deputado pelo MDB, Márcio Morei ra Alves fez um pesado discurso atacando as Forças Armadas.

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2382Q931874 | História, Vestibular Segundo Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2018

Texto associado.

Leia atentamente o texto a seguir:

“Existem hoje, sobre a Terra, dois grandes povos que, tendo partido de pontos diferentes,
parecem adiantar-se para o mesmo fim: são os americanos e os russos (...) Para atingir a
sua meta, o primeiro apoia-se no interesse pessoal e deixa agir, sem dirigi-las, à força e à
razão dos indivíduos. O segundo concentra num homem, de certa forma, todo o poder da
sociedade. Um tem por principal meio a liberdade; o outro, a servidão. O seu ponto de
partida é diferente, os seus caminhos são diversos; não obstante, cada um deles parece
convocado, por um desígnio secreto da Providência, a deter nas mãos, um dia, os
destinos da metade do mundo.” (Tocqueville, Alexis de. A democracia na América, 1835)


A partir deste trecho, publicado por Tocqueville em 1835, é correto afirmar que o autor:

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2383Q702762 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando as dimensões econômica, social e política da América portuguesa, julgue (C ou E) o item a seguir. Anulando o Tratado del Pardo de 1761, o Tratado de San Ildefonso de 1777 retomava o princípio do uti possidetis consagrado no Tratado de Madri de 1750 e confirmava, para a Coroa portuguesa, os territórios ocupados no centro-oeste e na Amazônia por meio de bandeiras, entradas e monções.
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2384Q932944 | História, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ, 2019

Texto associado.
Quando chegar o feliz momento da abolição, não será devido nunca à inclinação sincera do povo ou do governo, a
menos que venham a sofrer grande mudança. Pois quase me aventuraria a dizer que não há dez pessoas em todo
o Império que considerem esse comércio um crime ou o encarem sob outro aspecto que não seja o de ganho e
perda, de simples especulação mercantil, que deve continuar ou cessar conforme for vantajoso ou não.
Acostumados a não fazer nada, os brasileiros em geral estão convencidos de que os escravos são necessários
como animais de carga, sem os quais os brancos não poderiam viver.
HENRY CHAMBERLAIN, agente diplomático britânico, em 31/12/1823.
Adaptado de SOUSA, O. T. Fatos e personagens em torno de um regime. Rio de Janeiro: José
Olympio, 1960.
Após a emancipação política do Império do Brasil, o debate sobre o fim do tráfico intercontinental de escravos e
da escravidão esteve em pauta, como abordado por Henry Chamberlain em 1823. Naquele contexto, de acordo
com o diplomata britânico, as resistências à abolição do tráfico e da escravidão estavam associadas à conjuntura
de:
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2385Q389465 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do contexto atual e da história dos países islâmicos, julgue os itens seguintes.

Após a Revolução Islâmica de 1979, o Irã abandonou o regime monárquico do Xá Reza Pahlevi e tornou-se uma República Islâmica.

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2386Q389210 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No "Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental", discute-se a idéia de trabalhar o discurso político em sala de aula. Um professor, antes de trabalhar com o texto de um discurso político, esclareceu aos seus alunos que:

"De modo geral, o discurso político fundamenta-se na construção de uma lógica de argumentação e exemplos, articulados estrategicamente, para propor um projeto de futuro. O estadista, propagando alcançar o bem comum, concebe um Estado ideal, contraposto ao real (presente). Por isso, o texto do discurso insere-se na esfera da política e, nela, projeta-se no âmbito do possível, daquilo que pode ser feito."

A análise do texto de um discurso político nas aulas de História tem por objetivo

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2387Q195963 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.
II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.
III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

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2388Q387972 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A expressão pré-história, que identifica o período anterior à escrita, foi consagrada pelo uso e é aceita consensualmente pelos historiadores, independentemente de suas opções teórico-metodológicas.

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2389Q712080 | História, Advogado, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2019

Texto associado.


Os vestígios materiais do passado como objetos pessoais, fósseis, obras artísticas, entre outras coisas, muitas vezes são os únicos elementos ou documentos que sobram de quem viveu há séculos ou milênios. O Brasil perdeu parte significativa de sua história. Na noite de 2 de setembro de 2018, um incêndio de grandes proporções atingiu: 
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2390Q700307 | História, Auditor de Controle Externo Direito, TCE RO, CESPE CEBRASPE, 2019

Acerca dos contatos de aproximação entre colonizadores e índios da região da Amazônia ao longo do processo de colonização da América portuguesa, assinale a opção correta.
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2391Q684964 | História, Redator, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

São exemplos da emergência do liberalismo como força política, nos séculos XVIII e XIX, respectivamente, os seguintes eventos históricos:
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2392Q852138 | História, História Geral, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Em seu apogeu, a civilização romana se transformou no maior império de sua época, mantendo uma extensão territorial que contemplava desde o sudeste europeu até toda a bacia do Mediterrâneo. Para garantir uma administração adequada ao seu vasto território, o governo romano realizou diversas obras de infraestrutura, como a construção de estradas e aquedutos. Essas obras contribuíram para a melhoria da qualidade de vida e para a eficiência nos transportes, característica essa pouco comum em outras comunidades e civilizações da época.

II. A antiga sociedade egípcia estava dividida de maneira rígida, em castas, e nela havia intensa mobilidade social. Para os egípcios clássicos, a relação entre os cidadãos e a posição de um indivíduo na hierarquia social era determinada por suas posses (terras, animais e riquezas) e também por sua religião.


Marque a alternativa CORRETA:

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2393Q238511 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

Na Europa, a Baixa Idade Média correspondeu ao renascimento da vida urbana e ao surgimento de nova classe social, denominada burguesia.

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2394Q388535 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre o Iluminismo, considere as proposições abaixo.

I. O liberalismo econômico, formulado por Adam Smith, defendia que a economia deveria ser dirigida pelo jogo livre da oferta e da procura de mercado.

II. O racionalismo burguês, presente no Iluminismo, passou a conceber Deus como expressão da lei universal, que dirige o mundo. O Deus da burguesia tornou-se iluminista, respeitador dos direitos individuais, da liberdade de expressão, da igualdade de todos perante a lei.

III. No plano social, os iluministas introduziram a noção de contrato social, que dizia que somente o acordo de vontade da maioria dos indivíduos legitima o poder do Estado.

IV. A competição comercial, que estimulava o individualismo burguês, entrou em choque com os valores fundamentais do Iluminismo.

Estão corretas

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2395Q389108 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em outubro de 1977, foi sancionada a Lei Complementar que criou o estado de Mato Grosso do Sul pelo desmembramento de área do estado de Mato Grosso. A respeito do processo que resultou nessa divisão, assinale a opção correta.

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2396Q240658 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

Diferentemente da Segunda Guerra Mundial, movida por disputas imperialistas, a Primeira Guerra foi motivada pelo expansionismo japonês.

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2397Q389153 | História, Agente de Portaria e Comunicação, TJ SC, TJ SC

Leia as afirmativas abaixo com relação ao povoamento do território catarinense:

 I. Os primeiros contatos dos indígenas com os europeus realizaram-se de forma efêmera e exploratória, pois desde antes da efetiva ocupação do território náufragos e amotinados de várias nacionalidades chegaram à costa catarinense, ali permanecendo até encontrarem alguma forma de reembarcar. Além disso, embarcações que aportavam nas atuais cidades de São Francisco do Sul, Florianópolis e Laguna, em busca de água potável e madeira para reparos nos navios, também ocasionaram as ocupações temporárias.

 II. A expansão do povoamento europeu no litoral sul brasileiro partiu da capitania de São Vicente com portugueses que se deslocaram das ilhas de São Vicente e Cananéia em direção ao litoral catarinense.

III. No final do século XVII, já existiam três núcleos de ocupação em Santa Catarina: Nossa Senhora do Rio São Francisco, Desterro e Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

IV. Quando os primeiros casais de imigrantes açorianos chegaram, em janeiro de 1748, o atual Estado de Santa Catarina era praticamente despovoado. Não havia cidades, agricultura ou minas de ouro.

Apesar de existirem pequenas vilas no litoral, o interior era habitado exclusivamente pelos indígenas kaingangue e xokleng. Agora, responda:

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2398Q852259 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

“Sujeito por mais de meio século à jurisdição do bispado de Funchal, contando, nos subsequentes cem anos, com um único bispado - o da Bahia, - o Brasil colônia teria nos jesuítas os primeiros organizadores do seu catolicismo. A instituição do Padroado, anterior à descoberta, fazia da Coroa Portuguesa o patrono das missões católicas e instituições eclesiásticas na África, Ásia e, depois, no Brasil.”

(Souza, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz; feitiçarias e religiosidade popular no Brasil colonial. São Paulo; Companhia das Letras, 1986)

Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas proposições abaixo. Depois marque a alternativa com a sequência CORRETA.

I- Tratava-se de um instrumento jurídico tipicamente medieval, que possibilitava um domínio direto da coroa nos negócios religiosos.

II- Conjunto de privilégios concedidos pela Santa Sé aos reis de Portugal e Espanha.

III- Os aspectos religiosos não eram afetados.

IV- A união indissociável entre Igreja Católica e o Estado português marcou a ação colonizatória.

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2399Q938788 | História, Reconstrução Democrática Governos Lula e Dilma PT no poder, PPL, ENEM, INEP

A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial “as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas — junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados — que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.” São exemplos de bens registrados como Patrimônio Imaterial no Brasil: o Círio de Nazaré no Pará, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Jongo no Sudeste, entre outros.

Disponível em: http://www.portal.iphan.gov.br. Acesso em: 29 jul. 2010 (adaptado).

É bastante recente no Brasil o registro de determinadas manifestações culturais como integrantes de seu Patrimônio Cultural Imaterial. O objetivo de se realizar e divulgar este tipo de registro é

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2400Q387879 | História, História Geral, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 70 do século passado,os museus começaram a atualizar seus canais de ligação, visandoo grande público e nao mais a penas o especialista. na década seguinte, assistiu-se a um incremento maciço desses novos visitantes. julgue os itens a seguir, em função de taistransformações.

Apesar das muitas transformações, as exposições , na decada de 80, cotinuaram a ser direcionadas para visitas individuais.

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