Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q852156 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Inúmeras foram as guerras realizadas na história da humanidade. Umas curtas, outras longas, umas com poucos mortos, outras com milhões. Com certeza, a maior no quesito mortes foi a segunda Guerra Mundial. Indique a alternativa que não é considerada uma de suas causas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q54237 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) Bossuet destacou-se como um dos principais teóricos do absolutismo. Em seu livro procurou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q389871 | História, Patrimônio, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

Charles Braibant definiu o arquivo como celeiro da história e arsenal da administração. Ante essa dupla funcionalidade da instituição arquivística, cabe ao historiador que ali presta serviços
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q935380 | História, Civilizações Antigas, ENEM

(ENEM PPL 2020) Na Mesopotâmia, os frutos da civilização foram partilhados entre diversas cidades-estados e, no interior delas, entre vários grupos sociais, se bem que desigualmente. No Egito dos faraós, os frutos em questão concentraram-se quase somente na Corte real e, secundariamente, nos centros regionais de poder. Se na Mesopotâmia o comércio cedo começou a servir também à acumulação de riquezas privadas, no Egito as trocas importantes permaneceram por mais tempo sob controle do Estado.

VCARDOSO, C. F. Sociedades do antigo Oriente Próximo. São Paulo: Ática, 1986 (adaptado).

Um fator sociopolítico que caracterizava a organização estatal egípcia no contexto mencionado está indicado no(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q388130 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Relativamente à divisão do estado de Mato Grosso, de que resultou a criação do Mato Grosso do Sul, assinale a opção incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q390362 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em 9 de novembro de 1938, há quase oitenta anos, nazistas mataram judeus, incendiaram sinagogas, saquearam e destruíram lojas da comunidade judaica, na Alemanha e Áustria, no episódio que ficou conhecido como “A noite dos Cristais”. A empreitada fez parte da perseguição aos judeus, apontados como inimigos dos alemães, e foi marcada por violência e destruição generalizada e sob apoio insti-tucional. O evento de 1938 é considerado como um dos mais importantes momentos da política anti-judaica nacional-socialista, nazista e que, após o massacre, foi concentrada cada vez mais concreta-mente nas mãos das SS.

Sob a política anti-judaica no regime nazista, considerando os impactos da “Noite dos Cristais”, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q935405 | História, Revolução Científica, ENEM

(Cesgranrio) A Revolução Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q388054 | História, Tocantins TO, Auxiliar Legislativo, Assembléia Legislativa TO, CESGRANRIO

40 A partir da década de 70 do século XX, cresceram os clamores pela criação do Estado do Tocantins. Líderes anteriormente favoráveis e alguns que não aceitavam a divisão chegaram, em parte, a um consenso sobre a necessidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q266053 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A imigração de italianos (desde o final do século XIX) e a de japoneses (desde o início do século XX), no Brasil, estão associadas a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q54298 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Mackenzie-SP) A política externa brasileira foi marcada por constantes conflitos na região do Prata ao longo do século XIX porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q52796 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Durante a Idade Moderna, ocorreu o fortalecimento gradual dos governos das monarquias nacionais em grande parte da Europa. Desse processo resultou o absolutismo monárquico. Dentre os argumentos usados para se justificar tal condição, havia um que definia o poder absoluto como condição necessária para a manutenção da paz e do progresso. Assinale a alternativa abaixo que apresenta o responsável por tal pensamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q935487 | História, Guerra Fria, ENEM

(Ufsm 2002) Leia o texto a seguir. Tornava-se claro que toda a tecnologia em desenvolvimento na corrida pela conquista do espaço não seria só utilizada para viagens espaciais, ou em proveito da humanidade. Atrás do cenário da “odisseia do espaço”, ocultavam-se fins bélicos. […] os foguetes desenvolvidos poderiam servir tanto para transportar cargas pacíficas (satélites) como armas atômicas. O progresso da humanidade trazia consigo o princípio do fim. Um incidente internacional, ocorrido em 1962, é exemplar para demonstrar a permanente tensão vivida pelo mundo. 

(MILDER,Saul. “A conquista da lua”. São Paulo: FTD, 1997.) Assinale a alternativa que apresenta o incidente a que o texto se refere. 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q157641 | História, Oficial da Marinha, COLÉGIO NAVAL, CN

O processo de industrialização que se desenvolveu no Sudeste provocou várias transformações no espaço geográfico dessa região.
O avanço da atividade industrial desencadeou grandes mudanças, tanto no espaço rural como no espaço urbano, principalmente nas áreas onde a industrialização ocorreu de maneira mais intensa. Com relação às transformações causadas pelo processo de industrialização ocorrido no Brasil, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q52799 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018

Quase duas décadas depois da Conjuração Baiana, durante a estada da Família Real portuguesa no Brasil e o governo de D. João VI, ocorreu um levante emancipacionista em Pernambuco que ficaria conhecido como Revolução Pernambucana. Um dos motivos desta revolta foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q219926 | História, Capitalismo, Pedagogo, MPE SP, VUNESP

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q18990 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

As grandes navegações produziram o expansionismo do século XV e contribuiram para acelerar a transição do feudalismo/capitalismo.

Provocaram mudanças no comércio europeu, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q42606 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

O capitalismo é um sistema econômico, mas também social e mesmo cultural, que, tendo suas origens ainda na Idade Média européia, difundiu-se globalmente. Autores modernos de orientação liberal bem como autores dos séculos XIX e XX, como Marx e Weber, estudaram as características desse sistema. A respeito do capitalismo e do processo de sua formação, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q49908 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

O “desembarque de Sirinhaém”, em 1855, em Pernambuco, teria sido apenas mais um dos vários episódios de contrabando de escravos, caso não tivesse dado errado. Tudo começou quando o comandante do palhabote (espécie de embarcação também utilizada para o tráfico atlântico de escravos), invés de ancorar no engenho de João Manuel de Barros Wanderley, acabou parando nas terras do seu vizinho. Este, por sua vez, prontamente denunciou o caso às autoridades. A notícia acabou ganhando grande destaque na imprensa, por ter sido o último negreiro apreendido na costa brasileira com cativos africanos a bordo.

(CARVALHO, M.J.M de. O desembarque nas praias: o funcionamento do tráfico de escravos depois de 1831. Revista de História, São Paulo, n° 167, julho/dezembro 2012. pp. 223-260). 

Em relação ao tráfico de escravos em Pernambuco, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

259Q54295 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) “Dos ricos é e foi fácil, desde a independência, o governo. Os pobres foram soldados, milicianos nacionais, votaram como o patrão mandou, lavraram a terra (...). Os pobres gozaram da gloriosa independência assim como os cavalos que em Chacabuco e Maipu avançaram contra as tropas do rei”.

Santiago Arcos. In: GALEANO, Eduardo. As caras e as máscaras. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

O texto acima apresenta uma visão crítica da América Espanhola, a partir de sua independência política e refere-se ao fato
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

260Q388871 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Sobre a relação homem e natureza, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.