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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2501Q674873 | História, Auxiliar Legislativo Auxiliar Operacional, ALAP, FCC, 2020

A festa realizada no Amapá, originária de uma colônia portuguesa na África, e cujo enredo se baseia na história de um soldado que teria surgido numa difícil batalha, para conduzir os cristãos à vitória, se denomina 
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2502Q388926 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Refletindo sobre a conquista da América e a relação entre Cristóvão Colombo e os índios, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.

I. Desde os primeiros contatos, Colombo procurou entender o modo de vida dos povos indígenas.

II. Colombo, em suas cartas, menciona os índios como parte da paisagem descoberta, tais como as plantas, rios e animais.

III. Para Colombo, os índios eram desprovidos de qualquer tipo de cultura, ou seja, não possuíam costumes, ritos e religiões.

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2503Q390208 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. O ensino da história deverá se esforçar por levar o aluno a compreender a existência de um único ponto de vista relativo aos fatos ocorridos em tempos distantes.
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2504Q389968 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

A respeito do Congresso de Viena (1814-1815), a ordem internacional por ele estabelecida e eventos correlacionados a esse tema, julgue (C ou E) os itens subsequentes. A Quádrupla Aliança, selada em 1815 entre a Grã-Bretanha, o Império Austríaco, o Império Russo e o Reino da Prússia, impediu a participação da França no Congresso de Viena e assegurou a exclusão desse país do círculo das grandes potências europeias até a metade do século XIX.
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2505Q932188 | História, Vestibular Segundo Semestre UECE, UECE, UECE, 2019

Texto associado.
“O general Emílio Garrastazu Médici deu poucas declarações durante seu governo, mas, todas as vezes em que o fez, disse coisas memoráveis. Em 22 de março de 1973, por exemplo, comentou: "sintome feliz, todas as noites, quando ligo a televisão para assistir ao jornal. Enquanto as notícias dão conta de greves, agitações, atentados e conflitos em várias partes do mundo, o Brasil marcha em paz, rumo ao desenvolvimento. É como se eu tomasse um tranquilizante após um dia de trabalho.”
BUENO, Eduardo. Brasil: uma história. 2 ed. rev. São Paulo: Ática, 2003, p.393.
Considerando o comentário do General Emílio Garrastazu Médici sobre sua aparente tranquilidade em relação ao Brasil na época em questão, é correto afirmar que
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2506Q388956 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

As relações sociais na Idade Média européia

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2507Q389212 | História, História Geral, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

A civilização contemporânea resulta de longo processo histórico, que foi extraordinariamente impulsionado pela moderna industrialização, responsável pela consolidação do capitalismo como sistema dominante. Entre as características marcantes do tempo presente, destacam-se, entre outras,

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2508Q387942 | História, História Geral, Analista em Relações Sociais, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a Revolução Industrial e as mudanças n sociedade ocidental, julgue os itens que se seguem.

A principal mudança cultural no trabalho foi a introdução do processo de autogestão, desconhecido dos trabalhadores rurais e domésticos, habituados a uma rotina de controle externo, exercido pelos patrões.

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2509Q387946 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O faraó
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2510Q173183 | História, As Relações Internacionais, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e,simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série deguerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

Quando o texto fala no direito assumindo " progressivamente a condição de um idioma universal" ao longo do século XX, certamente se refere, entre outros aspectos, ao surgimento da Li g a d a s Nações e da Organização das Nações Unidas (ONU), ambas criadas a partir de pressupostos ideal i s t as e razoavelmente apartadas do jogo d e interesses e de manipulação do poder por parte dos Estados nacionais.

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2511Q389510 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Com relação à história de Cuba, no século XX, assinale a alternativa verdadeira.

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2512Q389261 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo o Referencial de Expectativas para o Desenvolvimento da Competência Leitora e Escritora no Ciclo II do Ensino Fundamental, ao se trabalhar com uma canção popular nas aulas de História, recurso cada vez mais utilizado em sala e em livros didáticos pelos professores, é correto

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2513Q699556 | História, Veterinária, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

As críticas feitas na Europa pelo pensamento ilustrado ao absolutismo assumiram no Brasil o sentido de críticas ao sistema colonial. No Brasil, Ilustração foi, antes de mais nada, anticolonialismo. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 26).
O texto acima faz alusão aos movimentos anticoloniais de fins do século XIX. A respeito do contexto histórico daquele período, analise as afirmativas a seguir:
I. Criticar a realeza e o poder absoluto dos reis significava lutar pela emancipação dos laços coloniais.
II. Os estudantes que viajavam para o exterior, completando seus estudos em Portugal ou na França, voltavam imbuídos das novas ideias e se tornavam seus principais propagandistas.
III. Nem as prisões, nem os exílios, nem os enforcamentos foram capazes de deter a marcha do processo. Em vão a censura intentava impedir a divulgação das ideias nocivas à ordem vigente.
IV. A Inconfidência Mineira, que tinha propostas igualitárias, contava com a possibilidade de um levante de escravos, já que o número de homens pretos, livres e escravos superava em muito o dos brancos; por isso, contava com a composição de um exército popular.
V. Os líderes da Conjuração Baiana, membros das elites agrárias, não permitiram que setores populares se integrassem ao movimento, limitando seus ideais aos aspectos emancipacionistas.
Assinale
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2514Q932806 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Central no século XX. 

I - Na década de 1930, uma rebelião camponesa liderada por Farabundo Martí foi reprimida pelo governo militar de El Salvador, com o apoio da oligarquia latifundiária local, ocasionando a morte de mais de trinta mil camponeses. 
II - Após uma breve e violenta guerra civil na Costa Rica, na década de 1940, a junta vitoriosa aboliu as forças armadas permanentes e abriu espaço para um longo ciclo de governos democráticos e reformistas. 
III- No contexto da Guerra Fria, na Guatemala, o governo reformista de Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, após a tentativa de implementar uma modesta reforma agrária no país. 
Quais estão corretas? 
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2515Q930800 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O que ocorreu na Bahia de 1798, ao contrário das outras situações de contestação política na América portuguesa, é que o projeto que lhe era subjacente não tocou somente na condição, ou no instrumento, da integração subordinada das colônias no império luso. Dessa feita, ao contrário do que se deu nas Minas Gerais (1789), a sedição avançou sobre a sua decorrência.
JANCSÓ, I.; PIMENTA, J. P. Peças de um mosaico. In: MOTA, C. G. (Org.) Viagem incompleta: a experiência brasileira (1500-2000). São Paulo: Senac, 2000.
A diferença entre as sedições abordadas no texto encontrava-se na pretensão de
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2516Q852226 | História, História Geral, Prefeitura de Araçoiaba PE Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A civilização grega se desenvolveu em uma região cuja maior parte do relevo era de planície, com um solo fértil para o desenvolvimento da agricultura, realidade que levou os gregos a tornarem o comércio marítimo sua principal atividade econômica, promovendo assim a exportação de legumes para toda a Europa.

II. O Barroco foi introduzido no Brasil no início do século XIII e exerceu uma grande importância na arquitetura, na pintura e na literatura brasileira através de artistas como Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, considerado um dos maiores expoentes do estilo no país.

Marque a alternativa CORRETA:

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2517Q388115 | História, Teoria em História, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O historiador britânico E. H. Carr, ao se referir ao binômio indivíduo-sociedade, discutiu em muito a questão permanente dos atores históricos preeminentes. A respeito desse tema, associado aos caminhos da história particularmente no Ocidente, assinale a opção correta.

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2518Q390176 | História, História Geral, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 15a Região, FCC, 2018

Entre as características predominantes do fenômeno migratório interno que ocorreu no Brasil entre os anos 1950 e 1960, cita-se o predomínio da migração da região
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2519Q388404 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados à preservação do patrimônio cultural — como história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 70 a 74.

Ao se interessar por temas como a vida cotidiana, as relações familiares, os rituais e as festas, ou seja, pelas mais diversas formas de sociabilidade, o historiador afasta-se da subjetividade como mecanismo consciente de legitimação de seu trabalho.

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2520Q388684 | História, Agente de Portaria e Comunicação, TJ SC, TJ SC

A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que ocorreu em 1789, devido, principalmente, aos pesados tributos cobrados por Portugal em Minas Gerais. A maioria dos participantes desse movimento era composta de pessoas da alta sociedade da capitania.

Assinale a opção que não é uma das metas definidas pelos conspiradores da Inconfidência Mineira para o Brasil independente:

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