Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2541Q389207 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Em junho de 1831, alguns meses após a abdicação de D. Pedro I, foi aprovada a chamada Lei de Regência pelo parlamento brasileiro. Apenas uma das opções contêm duas medidas estabelecidas por essa lei de caráter liberal. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2542Q248667 | História, Técnico de Laboratório Informática, Prefeitura de Congonhas MG, CONSULPLAN

Sabe no futebol, quando você está naquela pressão dos minutos de acréscimo? É assim que me sinto, disse ao G1 Efraim ?uroff, o maior caçador de nazistas do mundo, com uma risada desesperada ao telefone. Ele se referia ao pouco tempo que tem para colocar no banco dos réus alguns nazistas suspeitos e até já condenados por atos criminosos durante a Segunda Guerra Mundial. Na semana passada, Adolf Storms, um dos homens mais procurados por ?uroff, morreu na Alemanha, aos 90 anos. Infelizmente, muito infelizmente, ele morreu sem ser julgado, disse o historiador.

Sobre o Nazismo alemão do século XX, é correto afirmar:

I. No plano econômico, o governo nazista alemão estimulou o crescimento da agricultura, da indústria de base e, sobretudo, da indústria bélica, gerando diminuição do desemprego e ignorando os termos do Tratado de Versalhes.

II. O presidente na Alemanha era tradicionalmente chamado de Führer (guia, condutor) e Hitler assumiu este posto em vitória esmagadora alcançada em eleição popular, realizada em 1934, quando finalmente o nazismo venceu o socialismo na Alemanha.

III. O III Reich (Terceiro Império), muito utilizado por Hitler, é a designação que se refere a uma sequência do Sacro Império Germânico, da Idade Média, e ao Segundo Império, que se estendeu da Unificação dos Estados germânicos, em 1871, à República, em 1918.

IV. O nazismo proclamava a superioridade biológica da raça ariana (a que pertenceria o povo alemão), mas não a necessidade de dominar as raças inferiores as quais eram profundamente desprezadas, àquela época, pelo povo alemão.

Estão corretas apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2544Q389758 | História, História Geral, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Sociedades indígenas com elevado grau de organização política e invejável capacidade técnica — materializada na existência de grandes cidades e imponentes obras de engenharia e arquitetura, além de sistemas de captação de águas tecnicamente perfeitos, tudo isso bem acima da realidade européia da época — foi o que os europeus encontraram em várias partes da América, o que explica a enorme dificuldade que encontraram para conquistar esses povos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2545Q933047 | História, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ, 2017

A década de 1930 configurou-se como aquela na qual o Brasil inicia o seu processo de crescimento industrial por meio da política de implemento de indústrias de base. São fatos, processos ou eventos que podem indicar essa nova etapa da história do Brasil:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2546Q388292 | História, Patrimônio

Preciosas fontes para o conhecimento do passado, os jornais e as revistas que, a partir de 1827, começaram a circular na Província de São Paulo, cumprindo funções administrativas e sociais múltiplas, constituem hoje patrimônio inestimável. Muitos títulos são conhecidos apenas por referência, já que deles não restou nenhum exemplar. Outras coleções encontram-se incompletas e em mau estado de conservação, por conta da baixa qualidade do papel que lhes serviu de suporte, do excessivo manuseio a que foram submetidas ou das condições inadequadas de armazenamento e acondicionamento de seus exemplares remanescentes. A fim de preservar essas fontes e torná-las disponíveis para pesquisa, recomenda-se, entre outras medidas, a adoção de procedimento híbrido, isto é,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2547Q174817 | História, Revolução Mexicana, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Seguindo uma tendência que a África e a Ásia levaram ao
extremo, também a América Latina teve sua trajetória marcada
pela radicalização política nas décadas seguintes à Segunda
Guerra Mundial. A esse respeito, julgue (C ou E) os itens a
seguir.

A onda de regimes políticos nacionalistas e reformistas na América Latina, iniciada com a Revolução Mexicana, que Cárdenas retomou a partir de 1934, ressurgiu na década de 50 do século passado, especialmente na Guatemala e na Bolívia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2548Q239074 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da
Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens
seguintes.

Roma destacou-se no campo das artes e da literatura, mas pouco produziu em termos de direito (elaboração e aplicação de leis), além de ter sido alvo fácil de inimigos em face de sua reduzida capacidade militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

2549Q118771 | História, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN

Texto associado.
"A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou nesta quinta-feira, 15, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra seis agentes do regime militar acusados de envolvimento no atentado do Riocentro, em 30 de abril de 1981. A juíza Ana Paula Vieira de Carvalho, da 69 Vara Criminal Federal, entendeu que o caso cabe à Justiça comum - e não militar - e que os crimes de tentativa de homicídio, associação em organização criminosa, transporte de explosivos e fraude processual não estão prescritos por terem sido cometidos de forma sistemática e frequente durante a ditadura."

(Disponívelem: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,justica-acata-denuncia-contra-acusados-pelo-atentado-do-riocentro,1167081,0.htm, em 15 de maio de 2014, às 12606.)


O objetivo era tumultuar a comemoração do Dia do Trabalho que reuniu cerca de 20 mil pessoas no Centro de Convenções da Zona Oeste do Rio de Janeiro - Riocentro, no entanto, o plano fracassou quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2550Q388339 | História, Soldado, Polícia Militar PE, UPENET IAUPE

Em 10 de novembro de 1937, Getúlio Vargas deu o golpe de Estado, iniciando o governo ditatorial, que ficou conhecido como “Estado Novo”. Sobre esse período do Governo Vargas, analise as afirmativas abaixo.

I. No âmbito econômico, as principais características foram o impulso à industrialização, o nacionalismo, o protecionismo e a intervenção do Estado na economia.

II. Foi instaurado, no país, o estado de emergência, que autorizava o governo a invadir casas, prender pessoas, julgá-las sumariamente e condená-las.

III. Para a conquista da simpatia popular, o governo implantou o pluripartidarismo, pôs fim à repressão aos sindicatos, permitindo aos operários participação no programa “A Voz do Brasil”.

IV. Com a indicação do escritor Graciliano Ramos, autor de “Os Sertões”, para o Ministério da Educação, o governo objetivava a colaboração dos intelectuais brasileiros.

Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2551Q389413 | História

A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) apresentou-se para o mundo como um conflito que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2552Q710710 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Durante o período colonial brasileiro, as atividades econômicas que mais se destacaram foram a agromanufatura açucareira e a mineração. A respeito dessas atividades, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2553Q239175 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da
Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens
seguintes.

O império formado pelos gregos apresentava grande extensão territorial, dominando povos que viviam na Europa e na Ásia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2554Q931144 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
A democracia que eles pretendem é a democracia dos privilégios, a democracia da intolerância e do ódio. A democracia que eles querem é para liquidar com a Petrobras, é a democracia dos monopólios, nacionais e internacionais, a democracia que pudesse lutar contra
o povo. Ainda ontem eu afirmava que a democracia jamais poderia ser ameaçada pelo povo, quando o povo livremente vem para as praças – as praças que são do povo. Para as ruas – que são do povo.
Disponível em: www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/discurso-de-joao-goulart-nocomicio-da-central. Acesso em: 29 out. 2015
Em um momento de radicalização política, a retórica no discurso do presidente João Goulart, proferido no comício da Central do Brasil, buscava justificar a necessidade de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2555Q144743 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

A criação das Varas do Trabalho foi uma das mudanças importantes ocorridas na Justiça do Trabalho a partir dos anos 1990. Sua instituição implicou a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2556Q239233 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A abolição da escravidão no Brasil garantiu a efetiva inclusão social dos antigos escravos e de seus descendentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

2557Q389765 | História, São Paulo SP

De acordo com a Constituição Estadual de 1891, já sob o regime republicano, o poder legislativo paulista passou a ser exercido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2558Q238729 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Sobre a Crise econômica norte-americana de 1929 e suas consequências é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2559Q238742 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

No início da Idade Moderna, as grandes navegações inscreveram-se no marco da expansão comercial europeia, com a conquista de largas porções da África, da Ásia (Índias) e a descoberta de um mundo novo, a América.

  1. ✂️
  2. ✂️

2560Q196264 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre as relações entre colonos e jesuítas, no que diz respeito ao uso da mão de obra indígena, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. O uso da mão de obra escrava pelos colonos não conflitava com os interesses da Coroa e nem com os dos jesuítas, mas ao insistirem no cativeiro indígena, os colonos despertaram a oposição dos inacianos.
II. As relações contrárias aos padres jesuítas por parte dos colonos acentuou–se pelo fato de os lusos acreditarem que os inacianos retardavam o desenvolvimento de suas atividades econômicas ao dificultar o uso da mão de obra indígena.
III. Os jesuítas foram expulsos da Capitania de São Vicente porque os colonos os denunciaram por transformar índios aldeados em escravos da Companhia.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.