Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2581Q194544 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a expansão do Império Carolingio. analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.
I. O combate ao cristianismo aliado a uma política expansionista proporcionou grandes conquistas territoriais.
II. Reformas de caráter social que privilegiavam a educação e a cultura deram impulso ao chamado Renascimento Carolíngio.
III. A fragmentação do Império Carolíngio deslocou o eixo de poder políticoadministrativo dos reinos, com o fortalecimento dos senhores das terras, originando a sociedade feudal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2582Q388875 | História, Programador Visual, Assembléia Legislativa GO, UEG

O coronelismo é um dos temas clássicos da política goiana. O domínio político do coronel se expressava na posse de terras e de votos. Acerca do processo político na Primeira República e seus desdobramentos em Goiás, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2583Q199724 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo sobre as situações relacionadas as intervençõess brasileiras na Região de Rio da Prata no século XIX, colocando entre parênteses a letra "V". quando se tratar de alrmativa verdadeira, ou a letra "F" quando se tratar de alternativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Houve a preocupação da não formação de um estado rival poderoso nas fronteiras brasileiras do sul e a garantia de acesso a algumas províncias, como a de Mato Grosso.
( ) O ideal de reconstrução da unidade platina encontrava na anexação do Uruguai (Província Cisplatina) ao Brasil, um dos entraves para a sua consolidação, constituindo?se num dos pólos de rivalidade entre o Brasil e Argentina e culminando com a Independência do Uruguai em 1828.
( ) No campo econômico, a disputa entre os criadores de gado gaúchos e os proprietários blancos fomentava a aliança do Império brasileiro com os colorados e a oposição à Rosas, presidente argentino.
( ) A expansão econômica paraguaia e o fortalecimento de uma certa autonomia internacional daquele país ampliou a inserção britânica no comércio da região, a qual foi favorecida pelo alto poder aquisitivo das populações daquela região.
( ) O fortalecimento do Exército Brasileiro durante as incursões à Região do Prata e, sobretudo, durante a Guerra do Paraguai, garantiu àquela instituição um caráter desestabilizador do poder monárquico, haja vista a imposição de importantes ideias ao cenário político da crise imperial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2584Q175662 | História, Japao, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

No que concerne ao domínio de potências coloniais na Ásia, no início do século XX, julgue (C ou E) os próximos itens.

O Japão preservou sua independência ao promover modernização de grande envergadura, assimilando métodos e costumes ocidentais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2585Q387886 | História, Teoria em História, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre as tendências historiográficas no Brasil, em especial a denominada História Social, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2586Q199738 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

A respeito do humanismo do século XV, pode-se afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2587Q704075 | História, Praça de 2° Classe, Colégio Naval, Marinha, 2019

Como se denominou a primeira sublevação ocorrida do
 período regencial, no Grão-Pará, que se generalizou em
1835 com a ocupação da capital da província, Belém?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2588Q931665 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
Há 80 anos, com a instauração do Estado Novo, a
educação tornou-se um instrumento importante para a promoção
do progresso econômico e do desenvolvimento humano. O maestro
Heitor Villa-Lobos acreditava que a melhor maneira de formar
a disciplina das gerações futuras era o canto coletivo. Para ele,
o canto orfeônico apresentava três finalidades: disciplina, civismo
e educação artística. Villa-Lobos posiciona-se politicamente ao lado
de Vargas. O projeto do Estado que surgiu com a Revolução de
1930 tinha viés autoritário. Porém, intelectuais como Villa-Lobos,
Carlos Drummond de Andrade e outros percebiam no apoio estatal
a possibilidade de concretização de projetos.
Mirelle Ferreira Borges. O Brasil cantando a uma só voz: Heitor Villa-Lobos,
o músico educador. In: Jorge Ferreira (org.). As repúblicas no Brasil: política,
sociedade e cultura. Niterói: Editora da UFF, 2010, p. 98-108 (com adaptações).
Com relação aos aspectos históricos e artísticos pertinentes ao
fragmento de texto anteriormente apresentado, julgue o item que se segue.
Villa-Lobos, em razão de seu nacionalismo, aplicado tanto no âmbito da educação musical quanto em suas composições, abominava a influência de tradições europeias, especialmente a música de Johann Sebastian Bach.
  1. ✂️
  2. ✂️

2589Q930644 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Texto I
A Europa entrou em estado de exceção, personificado por obscuras forças econômicas sem rosto ou localização física conhecida que não prestam contas a ninguém e se espalham pelo globo por meio de milhões de transações diárias no ciberespaço.
ROSSI, C. Nem fim do mundo nem mundo novo. Folha de São Paulo, 11 dez. 2011 (adaptado).
Texto II
Estamos imersos numa crise financeira como nunca tínhamos visto desde a Grande Depressão iniciada em 1929 nos Estados Unidos.
Entrevista de George Soros. Disponível em: www.nybooks.com. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).
A comparação entre os significados da atual crise econômica e do crash de 1929 oculta a principal diferença entre essas duas crises, pois:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2590Q930650 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Nós nos recusamos a acreditar que o banco da justiça é falível. Nós nos recusamos a acreditar que há capitais insuficientes de oportunidade nesta nação. Assim nós viemos trocar este cheque, um cheque que nos dará o direito de reclamar as riquezas de liberdade e a segurança da justiça.
KING Jr., M. L. Eu tenho um sonho, 28 ago. 1963.
Disponível em: www.palmares.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2011 (adaptado).
O cenário vivenciado pela população negra, no sul dos Estados Unidos nos anos 1950, conduziu à mobilização social. Nessa época, surgiram reivindicações que tinham como expoente Martin Luther King e objetivavam
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2591Q388706 | História, Professor, SEED SE, FCC

"É uma humilhação ter que vir um branco de fora para dizer se a gente é índio, porque nossa identificação está na nossa cultura. Nós que temos que dizer se somos índios e não eles" (Indio Timbalalá).

Considere as afirmações abaixo.

I. Índio é aquele filho de índio que preserva sua cultura, sua religião, que aprende com seus antepassados e continua a ensinar para as futuras gerações.

II. Índio são todas as pessoas que pertencem a uma comunidade indígena e são por elas reconhecidas.

III. Índios são todos aqueles que se identificam étnica e culturalmente com um grupo indígena.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2592Q388457 | História, História Geral

A Guerra Fria foi um período marcado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2593Q707949 | História, Advogado, Prefeitura de Timbó SC, FURB, 2019

Texto associado.


Sobre a história de Timbó, analise as afirmativas abaixo e identifique a(s) correta(s): 
I- Timbó foi fundada pelo imigrante alemão Frederico Donner, em 12 de outubro de 1869. 
II- O ano de 1934 marcou a criação e a instalação do município de Timbó. 
III- Além da influência da cultura germânica, o município de Timbó recebeu forte influência dos imigrantes austríacos. 
IV- Os primeiros imigrantes italianos chegaram a Timbó no início do século XIX, mas não se adaptaram e se instalaram no sul catarinense. 
Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2594Q387955 | História, Mato Grosso MT, Técnico Administrativo, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Como em outras províncias, também em Mato Grosso ocorreram, nos primeiros anos pós-independência do Brasil, violentos embates entre brasileiros e portugueses. Conhecido como a "noite de São Bartolomeu mato-grossense", a 30 de maio de 1834 irrompeu vigoroso movimento armado em Cuiabá, quando populares exigiram a retirada dos portugueses. Esse episódio é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2595Q240253 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Embora o Brasil tenha avançado bastante, ainda persistem no país históricas desigualdades sociais e regionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2596Q239230 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da
Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens
seguintes.

Em meio à profusão de povos politeístas, os antigos hebreus notabilizaram-se pela crença em um único Deus, o que também ocorreria com os árabes, após Maomé, a partir da Idade Média.

  1. ✂️
  2. ✂️

2597Q389507 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Em seu livro Introdução à História, o conhecido historiador francês Marc Bloch afirmou que algumas vezes se toma a História por uma "ciência do passado", quase desconsiderando a especificidade do ofício de historiador. Nesse sentido, é correto afirmar que, hoje, esse ofício caracteriza-se por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2598Q388279 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do contexto atual e da história dos países islâmicos, julgue os itens seguintes.

A maioria dos países islâmicos encontra-se no Oriente Médio, sendo a Turquia o país árabe mais importante.

  1. ✂️
  2. ✂️

2599Q238536 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período
medieval, julgue os itens seguintes.

A colonização do Brasil pelos portugueses fez-se em obediência à lógica feudal, daí a ênfase na agricultura, por meio da cana-de-açúcar.

  1. ✂️
  2. ✂️

2600Q389073 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as proposições abaixo e assinale a incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.