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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2601Q389338 | História, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

No processo de avaliação é importante considerar uma série de critérios, mais abrangentes ou mais específicos, e dentre eles assinalamos

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2602Q932574 | História, Vestibular Primeiro Semestre UECE, UECE, UECE CEV, 2019

No século VIII a.C. os fenícios protagonizaram uma intensa movimentação no Mar Mediterrâneo ao lançarem seus navios para o alto mar, implementando uma rede de comercialização de ferro, vinho, azeite, ouro, cerâmica e escravos. Os fenícios também são os responsáveis pela criação da
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2603Q390371 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Com relação à Segunda Grande Guerra (1939-1945), é CORRETO afirmar:
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2604Q388071 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Ela foi um dos acontecimentos mais importantes do século XX. Resultou da lenta desagregação do regime czarista e da ação da oposição organizada, explodindo, porém, sob a forma de uma revolta espontânea e imprevista de massas exasperadas pela guerra e pela miséria.

 Essas palavras, do historiador José Jobson Arruda, referem-se à

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2605Q198917 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a política brasileira entre 1930 e 1932, período que antecede à constitucionalização da chamada Revolução de 1930, é correto afirmar que:

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2606Q388626 | História, História Geral, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

                  Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

                A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.

A noção de Terceiro Mundo implica associação dos países mais ricos e regiões mais desenvolvidas do planeta

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2607Q389654 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Com relação à construção da modernidade, observa-se no mundo das idéias e das invenções que

I. as transformações históricas não decorrem apenas da necessidade que os homens têm de melhorar suas condições materiais de existência.

II. os homens questionam as relações sociais e sua organização política, buscam respostas para suas dúvidas e querem entender os mistérios da natureza.

III. em qualquer sociedade, existem concepções de mundo baseadas em valores morais, costumes, sentimentos, inquietações religiosas ou científicas, além das descobertas materiais.

IV. no século XVII, o contraponto às verdades eternas dos dogmas religiosos era o entendimento de que os homens mudam, e com eles a sociedade e sua maneira de compreender o mundo em que vivem. Estão corretas as proposições

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2608Q387863 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

O Conselho Nacional de Educação estabeleceu, no Parecer CNE/CEB nº 11/2000, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Analise as proposições abaixo sobre possíveis ações que o professor de história deveria levar em consideração de acordo com essas diretrizes.

I. É importante o professor reforçar para os seus alunos a visão dual sobre a realidade histórica brasileira  - "Dois Brasis", "oficial e real", "Casa Grande e Senzala", "o tradicional e o moderno", capital e interior, urbano e rural, cosmopolita e provinciano, litoral e sertão  como forma de estimular os jovens e adultos a exercerem um papel mais ativo na sociedade, visando sua ascensão econômica e social.

II. O professor poderia resgatar experiências históricas de seus próprios alunos, uma vez que muitos destes jovens e adultos, dentro da pluralidade e diversidade de regiões do país, dentro dos mais diferentes estratos sociais, desenvolveram uma rica cultura baseada na oralidade da qual nos dão prova, entre muitos outros, a literatura de cordel, o teatro popular, o cancioneiro regional, os repentistas, as festas populares, as festas religiosas e os registros de memória das culturas afro-brasileira e indígena.

III. O professor poderá analisar com seus alunos aspectos das condições políticas, socioeconômicas e culturais que impediram que grupos sociais fossem alijados dos direitos ao pleno exercício da cidadania, e que a sala de aula poderá tornar-se um instrumento de reparação desta realidade, dívida inscrita em nossa história social e na vida de tantos indivíduos.

IV. Um professor de história, engajado com as transformações socioeconômicas do seu tempo e do seu país, deve estimular seus alunos a adquirirem, neste "século do conhecimento", saberes aliados às competências que eles desenvolverão no mundo do trabalho; evitando, portanto, a visão critica sobre a realidade global que o cerca, enfatizando mais a vocação do

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2609Q930844 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
Texto I
E pois que em outra cousa nesta parte me não posso vingar do demônio, admoesto da parte da cruz de Cristo Jesus a todos que este lugar lerem, que deem a esta terra o nome que com tanta solenidade lhe foi posto, sob pena de a mesma cruz que nos há de ser mostrada no dia final, os acusar de mais devotos do pau-brasil que dela.
BARROS, J. In: SOUZA, L. M. Inferno atlântico: demonologia e colonização: séculos XVI-XVIII. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
Texto II
E deste modo se hão os povoadores, os quais, por mais arraigados que na terra estejam e mais ricos que sejam, tudo pretendem levar a Portugal, e, se as fazendas e bens que possuem souberam falar, também lhes houveram de ensinar a dizer como os papagaios, aos
quais a primeira coisa que ensinam é: papagaio real para Portugal, porque tudo querem para lá.
SALVADOR, F. V. In: SOUZA, L. M. (Org.). História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América portuguesa. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
As críticas desses cronistas ao processo de colonização portuguesa na América estavam relacionadas à
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2610Q389661 | História, Teoria em História, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

As relações de poder entre nações, estados, povos e culturas sempre marcaram a trajetória das sociedades ao longo da história. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.

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2611Q703026 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando a política externa brasileira no período conhecido como República Velha, julgue (C ou E) o item a seguir. Primeira negociação chefiada pelo Barão do Rio Branco em tema de fronteiras, a controvérsia com a Argentina pela região de Palmas foi resolvida de maneira favorável ao pleito brasileiro, por meio da arbitragem do presidente norte-americano Grover Cleveland. 
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2612Q387895 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

Pelo impacto transformador que causou em todos os aspectos da vida da sociedade, pela consolidação e expansão do sistema capitalista no mundo e pela ampliação extraordinária da capacidade de produção, ela é considerada a base sobre a qual se assenta o mundo contemporâneo. Trata-se da

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2613Q931140 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2018

Texto associado.
No Segundo Congresso internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: “Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra”.
SAID, E. Cultura e política. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.
No contexto histórico apresentado, a exaltação da ciência geográfica decorre do seu uso para o(a)
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2614Q862037 | História, Período Colonial, Professor de História, SEED RR, IBFC, 2021

“O chamado achamento do Brasil não provocou nem de longe o entusiasmo despertado pela chegada de Vasco da Gama à Índia. O Brasil aparece como uma terra cujas possibilidades de exploração e contornos geográficos eram desconhecidos. Por vários anos pensou-se que era uma grande ilha”

(Fausto, Boris. História Concisa do Brasil – 2. Ed., 6. Reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014. p 16).

A respeito desse tema assinale a alternativa correta: 

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2615Q390247 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue os seguintes itens. A descolonização foi um fenômeno iniciado após a Segunda Guerra Mundial e que se irradiou da Ásia para a África.
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2616Q236156 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo de industrialização da economia brasileira no período de 1900 a 1980 foi consequência direta de vários fatores.

Entre eles NÃO se inclui:

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2617Q388732 | História

O segundo período do governo Vargas (1951 a 1954) pode ser caracterizado:

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2619Q388998 | História, História Geral, Técnico em Gestão Cultural, FCPTN PA, CESPE CEBRASPE

Entre os aspectos mais definidores da arte clássica, entendida como aquela produzida na Antigüidade e de origem grega, destacam-se

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2620Q945544 | História, República Oligárquica, Técnico Integrado, IFPE, FUNCERN, 2025

Considere o texto a seguir.

"O coronelismo é um termo exclusivamente brasileiro que define a complexa estrutura de poder na República Velha (1889–1930), que foram os primeiros anos do Brasil como república, quando as oligarquias estaduais eram pequenos grupos que sustentavam seu poderio através das riquezas produzidas em suas propriedades rurais. Os coronéis eram um dos símbolos do poder político."

Fonte: <https://brasilescola.uol.com.br/historiab/coronelismo.html>

Nesse sentido, o coronelismo na primeira República do Brasil representou
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