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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2621Q388753 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre o ideário e a organização dos socialistas. Em seguida, assinale a opção correta.

I. O período de 1890 até as vésperas da Primeira Grande Guerra pode ser considerado como de florescimento das organizações partidárias socialistas de massa na Europa.

II. Não há registros da existência de partidos socialistas fora do território europeu antes do final da segunda década do século XX.

III. O avanço da organização dos partidos operários europeus foi inversamente proporcional ao crescimento dos sindicatos e sociedades cooperativas no mesmo período.

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2622Q196012 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a fixação de fronteiras no Brasil colonial, durante o século XVIII, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Tratado de Santo Ildefonso estabelecia a concessão portuguesa dos Sete Povos das Missões à França que passou a controlar a região do Rio da Prata.
II. A delimitação de fronteiras durante o século XVIII foi favorecida pela expansão territorial estimulada pela mineração, pelo bandeirismo, extrativismo e missões católicas.
III. O segundo Tratado de Utrecht estabelecia o reconhecimento português do direito espanhol à Colônia do Sacramento.

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2623Q931508 | História, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

Texto associado.
Antecipando-nos à derrocada das forças subversivas, acionadas por dispositivos governamentais, que visavam à destruição do primado da democracia e à implantação de um regime totalitário, tivemos a lucidez e o patriotismo de alertar os poderes constituídos da República para a defesa da ordem jurídica e da Constituição, tão seriamente ameaçadas. Podemos hoje, erradicado o mal das conjuras comuno-sindicalistas, proclamar que a sobrevivência da Nação Brasileira se processou sob a égide intocável do Estado de Direito. 
Adaptado de Ata da Reunião Ordinária do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, 07/04/1964. 
O apoio da Ordem dos Advogados do Brasil à deposição do presidente João Goulart (1961-1964), como indicado no texto, insere-se no contexto de intensas polarizações de opiniões entre partidos e associações. Essas polarizações expressavam posicionamentos distintos acerca da seguinte proposta do governo João Goulart:
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2624Q388056 | História, Educação em História, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

A formulação das propostas curriculares de História, nos anos noventa, contribuiu para a discussão de novos conteúdos e métodos de ensino nessa área. Dentre as inovações apresentadas por tais propostas, pode-se destacar a

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2625Q388117 | História, História Geral

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI devem ser analisadas como parte integrante do processo de transição do feudalismo para o capitalismo. Desta forma, implicaram conflitos entre a doutrina religiosa que vigorava e as novas práticas relacionadas à nova ordem econômica.

Assinale a alternativa que se refere aos conflitos apresentados.

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2626Q388896 | História, Teoria em História, Professor, SEDUC PA, FADESP

Se a história é "a ciência dos homens no tempo", pode-se afirmar que
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2627Q704045 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Durante a República Velha, o presidente Campos Sales criou as bases para a implantação de um tipo de política que predominou do seu governo à Revolução de 1930: a Política dos Governadores. Tal política consistiu em
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2628Q199993 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre a América Espanhola, é correto afirmar que:

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2629Q388931 | História, História Geral, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Uma precoce centralização política e a convergência de interesses entre nobreza e burguesia foram fatores determinantes para o pioneirismo português no ciclo das grandes navegações e descobertas marítimas.

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2630Q389196 | História, Professor, SEED SE, FCC

Com o modelo econômico pelo governo militar a partir de 1964, com o apoio do capital internacional, o Estado nacional brasileiro procurou dinamizar o setor de extração mineral, principalmente a extração do petróleo, atividade que deu maior dinâmica a economia sergipana. Esse empreendimento coube a empresa estatal:

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2631Q930661 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante o que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão. A sua cruz foi composta de dois madeiros, e a vossa em um engenho é de três. Também ali não faltaram as canas, porque duas vezes entraram na Paixão: uma vez servindo para o cetro de escárnio, e outra vez para a esponja em que lhe deram o fel. A Paixão de Cristo parte foi de noite sem dormir, parte foi de dia sem descansar, e tais são as vossas noites e os vossos dias. Cristo despido, e vós despidos; Cristo sem comer, e vós famintos; Cristo em tudo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, as chagas, os nomes afrontosos, de tudo isto se compõe a vossa imitação, que, se for acompanhada de paciência, também terá merecimento de martírio.
VIEIRA, A. Sermões. Tomo XI. Porto: Lello & Irmão, 1951 (adaptado).
O trecho do sermão do Padre Antônio Vieira estabelece uma relação entre a Paixão de Cristo e
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2632Q932715 | História, Vestibular CEDERJ, CEDERJ, CECIERJ

Leia o trecho a seguir:

“Os movimentos sociais são os indicadores mais expressivos para a análise do funcionamento das sociedades. Traduzem o permanente movimento das forças sociais, permitindo identificar as tensões entre os diferentes grupos de interesses e expondo as veias abertas dos complexos mecanismos de desenvolvimento das sociedades. Em cada momento histórico, são os movimentos sociais que revelam, como um sismógrafo, as áreas de carência estrutural, os focos de insatisfação, os desejos coletivos, permitindo a realização de uma verdadeira topografia das relações sociais”. (Bem Arim Soares do. “A Centralidade dos movimentos sociais na articulação entre o Estado e a sociedade brasileira nos séculos XIX/XX”. http:/ /www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101- 73302006000400004.)

Apesar de uma intensa propaganda contra os movimentos sociais no país, o trecho permite uma leitura mais atenta sobre tais contestações. São exemplos de dois movimentos sociais ocorridos no contexto da Redemocratização do Brasil, entre 1945 e 1964:

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2633Q937323 | História, Reconstrução Democrática Governos Lula e Dilma PT no poder, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra” .
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque
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2634Q196463 | História, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

O aperto de mãos de Hitler e Chamberlain: em 22 de setembro de 1938, Adolf Hitler encontrou o Primeiro Ministro britânico Neville Chamberlain na Alemanha. Oito dias depois, de volta à Inglaterra, Chamberlain sugeriu paz com o ditador alemão. O objetivo do encontro entre os dois era debater a tomada da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pela Alemanha Nazista. Chamberlain acreditava que Hitler estava preocupado apenas com os Sudetos, e achava que a guerra poderia ser evitada.

(Real Clear Politics, 8 Handshakes That Changed History. 22.05.2012. Adaptado)

O episódio descrito é característico da chamada

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2635Q930677 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
A experiência que tenho de lidar com aldeias de diversas nações me tem feito ver, que nunca índio fez grande confiança de branco e, se isto sucede com os que estão já civilizados, como não sucederá o mesmo com esses que estão ainda brutos.
NORONHA, M. Carta a J. Caldeira Brant. 2 jan.1751. Apud CHAIM, M. M. Aldeamentos indígenas (Goiás: 1749-1811). São Paulo: Nobel, Brasília: INL, 1983 (adaptado).
Em 1749, ao separar-se de São Paulo, a capitania de Goiás foi governada por D. Marcos de Noronha, que atendeu às diretrizes da política indigenista pombalina que incentivava a criação de aldeamentos em função
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2636Q389505 | História, História Geral, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Em boa parte da Idade Média européia, predominou o sistema feudal, no qual o poder decorria do domínio sobre a terra. Alicerçado na agricultura de subsistência, esse sistema foi aos poucos sendo substituído por uma nova realidade ao longo da Idade Moderna, em que a expansão do comércio abria novas fronteiras e possibilidades de acumular riquezas, representadas pelo dinheiro. Era o sistema capitalista que, a partir da Revolução Industrial, se consolidou. Com a corrida imperialista iniciada em meados do século XIX, o capitalismo foi incorporando novas áreas pelo mundo afora até chegar à realidade de hoje, conhecida como globalização. Além disso, o mundo contemporâneo foi também marcado pelo avanço da ciência, da educação, das inovações tecnológicas, mas, simultaneamente, pela persistência da desigualdade e dos conflitos.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue os itens seguintes.

Uma das características da história contemporânea, acentuada nas últimas décadas, é a formação de blocos econômicos, a exemplo da União Européia.

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2637Q388504 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Em 1952, o rei Faruk I do Egito foi deposto por um grupo de militares denominado de Movimento dos Oficiais Livres, do qual emergiu rapidamente como liderança o futuro presidente da república egípcia Gamal Abdel Nasser. O governo de Nasser (1954-1970) transformou o Egito sob diversos aspectos. Assinale a alternativa que caracteriza corretamente o períodoemquestão.

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2638Q142495 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

A Justiça do Trabalho foi instaurada no Brasil

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2639Q389283 | História, História Geral, Professor de História, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Com relação ao texto abaixo, assinale a opção INCORRETA.

“O desaparecimento da maior parte das culturas indígenas da América, de seus valores originais e modos de existência, representou a violência do conquistador sobre um continente inteiro”. (AQUINO e outros . In.: História das Sociedades Americanas. Livro Técnico, p. 51 )

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2640Q390058 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. No atual estágio de desenvolvimento da ciência histórica e graças ao aparato didático?pedagógico hoje existente, torna?se inaceitável a exposição oral de conteúdos pelo professor em sala de aula.
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