Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2641Q239563 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Fernando Collor foi o primeiro presidente civil eleito pelo voto direto no Brasil após o fim do regime militar.

  1. ✂️
  2. ✂️

2642Q676051 | História, Engenheiro Civil, Prefeitura de Formiga MG, Prefeitura de Formiga MG, 2020

Texto associado.
Ao contrário da América portuguesa, que mantém a unidade
territorial após a independência, a América espanhola divide-
-se em várias nações, apesar de tentativas de promover a
unidade, como a Grã-Colômbia, reunindo Venezuela e
Colômbia, de 1821 a 1830, a República Unida da América
Central e a Confederação Peru-Boliviana, entre 1835 e 1838.
A fragmentação política da América hispânica pode ser
explicada pelo próprio sistema colonial, uma vez que as
diversas regiões do império espanhol eram isoladas entre si.
Essa situação favorece também o surgimento de lideranças
locais fortes, os caudilhos, dificultando a realização de um
projeto de unidade colonial. Para os historiadores há muitas
razões que levaram à fragmentação da América espanhola e
à unidade da portuguesa formando, o Brasil. Diante do
exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Uma das causas da fragmentação da América espanhola
tem a ver com a distância geográfica entre as cidades das
antigas colônias e a forma como as duas possessões eram
administradas por suas respectivas metrópoles. Ainda que a
colônia portuguesa tivesse dimensões continentais, a maior
parte da população se concentrava em cidades costeiras,
enquanto o interior permanecia praticamente inexplorado.
Na época da Independência, as principais cidades brasileiras
se concentravam no litoral. As distâncias entre as cidades
eram, assim, menores do que na América espanhola.
II. No Brasil, a elite era muito mais homogênea ideologicamente do que a espanhola.
III. Em 1808, a invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte
levou o Príncipe Regente, João, a fugir para o Rio de
Janeiro, transferindo não somente a Corte, mas toda a
burocracia do governo: arquivos, biblioteca real, tesouro
público e cerca de 15 mil pessoas. O Rio de Janeiro virou,
então, a sede político-administrativa do Império. A
presença do Rei em território brasileiro serviu como
fonte de legitimidade para que a colônia se mantivesse
unida.
IV. Na independência da América Portuguesa, as elites
aprenderam que poderiam lidar muito bem com uma
população irrequieta. Todas as províncias tomaram
medidas que objetivavam terminar com a escravidão,
possivelmente para diminuir o perigo da revolta escrava.
Mestiços tinham o comando de forças militares e eram
frequentemente recompensados com posse de terras
tomadas dos monarquistas.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2643Q389116 | História, História Geral, Professor II, SEE SP, FCC

Analisando livros didáticos japoneses de História antes e depois da II Guerra, o historiador Marc Ferro (A manipulação da História no Ensino e nos meios de comunicação) constatou que a exaltação nacionalista e a celebração das virtudes militares, antes predominantes nos textos, diminuíram drasticamente após 1945. Essa mudança tem relação com o desfecho da II Guerra Mundial, no qual

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2644Q702757 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando a política externa brasileira no período conhecido como República Velha, julgue (C ou E) o item a seguir. Fiel ao princípio da igualdade entre os estados, que lhe rendeu o epíteto de Águia da Haia, Rui Barbosa foi um dos maiores defensores da neutralidade brasileira por ocasião da Primeira Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

2645Q389670 | História

O principal produto agrícola brasileiro, durante o período colonial, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2646Q390200 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

As sociedades africanas passaram por profundas transformações entre os séculos XIX e XX, sobretudo em consequência de dois fenômenos: o colonialismo e a descolonização. A respeito das rupturas e das transformações ocorridas nas sociedades africanas nesse período, julgue os seguintes itens. As sociedades africanas submeteram-se sem resistência ao avanço e à consolidação do colonialismo europeu na África.
  1. ✂️
  2. ✂️

2647Q390206 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

O período histórico da Idade Média vigorou entre os séculos V e XV, sobretudo no espaço europeu. A respeito desse período e de suas características, julgue os itens que se seguem. Economia rural e sociedade hierarquizada são características marcantes da Idade Média.
  1. ✂️
  2. ✂️

2648Q387924 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Teóricos do Absolutismo contribuíram para a criação e o fortalecimento da ideia de que o poder da monarquia decorria da vontade de Deus, que em nome dele o rei governava. Os críticos do Absolutismo irão construir uma outra lógica: a de que o poder do governante emana da nação. Essa visão, contraposta à anterior, busca operar uma inversão quanto ao locus de onde emana o poder, ou seja, uma inversão naquilo que é denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2649Q233557 | História, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

No Brasil, a emissão de moeda e a política monetária são implementadas pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2650Q387949 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

A Escola dos Annales destaca a importância, no estudo da história política, da crítica erudita de atas e documentos e rejeita a interdisciplinaridade.

  1. ✂️
  2. ✂️

2651Q932475 | História, UFPR Vestibular UFPR, UFPR, FUNPAR UFPR, 2018

Texto associado.
Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição que se encontra em vigência no Brasil. A respeito da história da construção e da aplicação dessa Constituição, considere as seguintes afirmativas:

 1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a garantia ao acesso universal à educação e à saúde. 
 2. Após 30 anos da promulgação dessa constituição, comemora-se o cumprimento do item III do artigo 3º da Constituição: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”. 
 3. Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional.
  4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização. 
Assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2652Q388731 | História, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Em relação ao sistema de equilíbrio de poder mencionado por Polanyi, julgue os itens a seguir. A Inglaterra exercia controle informal do sistema de equilíbrio de poder europeu, difundindo a idéia de que agia no interesse geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

2653Q388995 | História, Professor, SEED SE, FCC

Na tradição oral dos índios Xokó da Ilha de São Pedro até hoje restam as lembranças do último frade capuchinho que, no séc. XIX, entre eles viveu por quase trinta anos. Seu nome é Frei

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2654Q389005 | História, PRF Policial Rodoviário Federal, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

A década de 30 assinala o início da modernização brasileira. As circunstâncias que envolveram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) também contribuíram para que a fisionomia do país fosse sendo alterada. Na segunda metade da década de 50, correspondendo aos "Anos JK", aprofundou-se esse processo modernizador, além de se ter estimulado a sociedade brasileira a acreditar em sua capacidade de criar e de produzir. Ao aprofundamento das contradições e da crise política do início dos anos 60 correspondeu o golpe militar de 1964, inaugurando uma era que conheceu momentos de grande êxito econômico, em meio a um quadro geral de autoritarismo político, experiência que se esgotaria em cerca de vinte anos. Relativamente a esse quadro da evolução brasileira contemporânea, julgue os itens a seguir.

Ao mesmo tempo em que iniciou o processo de integração econômica, lançando as bases da construção do Brasil moderno, a Era Vargas (1930-1945) também correspondeu à gradativa redução da participação do Estado na economia e ao avanço das concepções descentralizadas de administração e de política.

  1. ✂️
  2. ✂️

2655Q388303 | História, Educação em História, Professor, SEDUC PE, IPAD

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, são objetivos gerais do ensino da História:

1. situar acontecimentos históricos e localizá-los em uma multiplicidade de tempos.

2. valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade social, considerando critérios éticos.

3. dominar a noção de tempo histórico, desenvolvendo atividades de organização do tempo cronológico e de sucessão

4. contribuir para a formação do Estado Nacional, orientando-se pelas idéias da moral e do civismo.

Estão corretas apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2656Q388321 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à Segunda Guerra Mundial e ao seu imediato pósguerra, julgue os itens de 106 a 112.

A rapidez do armistício francês levou Stalin a reforçar os espaços de influência soviética na Europa, particularmente no leste daquele continente.

  1. ✂️
  2. ✂️

2657Q687610 | História, Analista de Fomento Economista, AFAP, FCC, 2019

Na segunda metade do século XIX, os Estados Unidos realizaram o Destino Manifesto, isto é, a expansão para o oeste até o Oceano Pacífico. Sobre este movimento, também conhecido como “Marcha para o Oeste”, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2658Q852233 | História, História Geral, Professor de História, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa. Porém, no caso dos Estados Unidos (assim como em todo o continente americano), o pensamento liberal do iluminismo chegou de forma adaptada e permitiu algumas concessões. II. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2659Q388127 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

O êxito do regime socialista soviético pode ser explicado pela perenidade do regime, que se mantém sólido neste início do século XXI.
  1. ✂️
  2. ✂️

2660Q389672 | História, História Geral, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Leila Leite Hernandez, em A África na Sala de Aula, o período entre guerras repôs na África o velho problema da resistência à opressão. Nesse contexto histórico, a independência da Etiópia representou uma quebra em um dos primeiros grilhões da África acorrentada, tendo um papel decisivo na constituição do imaginário africano. Ela destaca ainda outros fatores que tiveram um peso decisivo para o processo que deu impulso às lutas de independência, dentre os quais,

I. a experiência adquirida por muitos africanos que participaram diretamente das duas guerras mundiais.
II. as perdas materiais e humanas sofridas pelos países europeus em razão das guerras mundiais.
III. a influência dos movimentos fascistas que estimulavam a descolonização dos países africanos.
IV. o movimento revolucionário soviético que representou um modelo para países do terceiro mundo.
V. a invasão dos Estados Unidos nos países de origem islâmica que provocou revoltas em massa.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.