Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2721Q388149 | História, História Geral, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 70 do século passado,os museus começaram a atualizar seus canais de ligação, visandoo grande público e nao mais a penas o especialista. na década seguinte, assistiu-se a um incremento maciço desses novos visitantes. julgue os itens a seguir, em função de taistransformações.

Na década de 80, museo passou a ultilizar os espaço da rua para realizar oficinas culturais voltadas para o grande publico,como forma de promoção.

  1. ✂️
  2. ✂️

2722Q180292 | História, Liberalismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Com relação ao século XIX e ao movimento liberal, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A trajetória do liberalismo, no transcurso do século XIX, caracterizou-se por ambiguidade conceitual e prática, ora defendendo projetos reformistas, ora assumindo posições revolucionárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

2723Q390226 | História, História Geral, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Por meio do Tratado de Assunção, a República Argentina, a República Federativa do Brasil, a República do Paraguai e a República Oriental do Uruguai formalizaram a constituição de um mercado comum, o chamado MERCOSUL. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes. A Reunião de Ministros de Cultura do MERCOSUL constitui a mais alta instância de diálogo institucional acerca de cultura no âmbito do bloco, sendo o Comitê Coordenador Regional (CCR), a Secretaria do MERCOSUL Cultural e a Comissão de Diversidade Cultural (CDC) órgãos subordinados a essa alta instância.
  1. ✂️
  2. ✂️

2724Q388954 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Segundo Perry Anderson, na Antigüidade clássica a escravidão era o vínculo que unia cidade e campo, para o desmedido benefício da polis, pois ela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2725Q388719 | História, Teoria em História, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

A prática de pesquisa, no campo das ciências sociais, não pode prescindir de alguns procedimentos fundantes à construção do conhecimento, tais como o recorte do objeto de estudo e sua problematização, a formulação das hipóteses etc. Este "saberfazer" do historiador foi sistematizado por Michel de Certeau em um texto basilar, "A operação historiográfica" [A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982]. Assinale a alternativa mais condizente com as proposições desenvolvidas por De Certeau neste trabalho:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2726Q390018 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao colonialismo e ao imperialismo no século XIX e no início do século XX, julgue (C ou E) os próximos itens. Em razão do seu próprio passado colonial e do seu considerável mercado consumidor interno, os Estados Unidos da América abstiveram-se de participar da expansão colonial levada adiante pela maioria das grandes potências mundiais no último quarto do século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️

2727Q176028 | História, Fascismo, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi marcado pela radicalização política. A instalação de regimes totalitários em vários países europeus contribuiu para o acirramento das tensões, que, ao lado de outros fatores, colaborou decisivamente para a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A respeito desse quadro histórico, julgue (C ou E) os itens subseqüentes.50

Na Alemanha, o totalitarismo nazista aproximava-se dos demais regimes fascistas, entre outros fatores, pela adoção do racismo como política de Estado.

  1. ✂️
  2. ✂️

2728Q931338 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural.
FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2729Q852245 | História, História Geral, Prefeitura de Bagé RS Historiador, FUNDATEC, 2020

Os historiadores têm como ofício a análise de seu tempo e de outros tempos. A respeito da história do tempo presente destaca-se a subjetividade do historiador, que não conta com a distância do tempo para o seu dever profissional. Qual das alternativas abaixo NÃO expressa uma atitude que o historiador do presente deve ter?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2730Q174618 | História, Causas da Segunda Guerra Mundial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

A Primeira e a Segunda Guerras Mundiais foram objeto de interpretações historiográficas divergentes, que se estendem aos dias atuais. Acerca desse debate historiográfico, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

Após a Segunda Guerra Mundial, surgiram, na historiografia alemã como a de Fritz Fischer acerca da recente história política europeia, interpretações que destacavam a importância, para a eclosão dos dois conflitos mundiais, do desequilíbrio de poder europeu, resultante da ascensão da Alemanha no final do século XIX.

  1. ✂️
  2. ✂️

2731Q390174 | História, História Geral, Analista I, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à União Sul-Americana de Nações (UNASUL), julgue os próximos itens. A estrutura institucional da UNASUL apresenta apenas quatro conselhos políticos e doze conselhos setoriais a eles subordinados: o Conselho de Chefas e Chefes de Estado e de Governo, que é o órgão máximo, seguido dos Conselhos de Ministras e Ministros das Relações Exteriores, de Ministras e Ministros de Defesa e da Secretaria-Geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

2732Q388129 | História, História Geral, Analista Cultural, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

A partir da década de 70 do século passado,os museus começaram a atualizar seus canais de ligação, visandoo grande público e nao mais a penas o especialista. na década seguinte, assistiu-se a um incremento maciço desses novos visitantes. julgue os itens a seguir, em função de taistransformações.

Nos anos 90, o museógrafo converteu-se em produtor e em cenógrafode espaço de uso mútiplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2733Q390184 | História, História Geral, Instituto Quadrix, 2017

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos, entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma instituição centralizada e de extrema capilaridade - a Igreja Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas transformações que atingem a culminância no início da Idade Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

Na Europa medieval, prevaleceu o sistema feudal, com base na terra como bem econômico fundamental, nas relações servis de produção e no domínio de uma aristocracia fundiária e guerreira.
  1. ✂️
  2. ✂️

2734Q688439 | História, Cadete do Exército 2° Dia, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2019

Assim como os fenômenos físicos – diziam os iluministas -, as relações entre os indivíduos são regidas pelas leis da natureza. Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filósofos e os economistas. Respectivamente, são representantes desses dois grupos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2735Q388727 | História, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

Em 1984, a sociedade brasileira realizou uma extraordinária mobilização política – o movimento das "Diretas já" – para pressionar o Congresso Nacional a votar a reforma constitucional que permitiria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2736Q389781 | História, Santa Catarina, Comissário de Justiça da Infância e da Juventude, TJ SC, UFPR

As exportações catarinenses, em 2004, tiveram um crescimento de até 27% em relação a 2003. Entre os produtos mais exportados, temos um que, sem dúvida nenhuma, se destaca dos demais. Estamos falando de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2737Q388248 | História, História Geral, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Adam Smith, autor do célebre livro Riqueza das Nações, é considerado o fundador do Liberalismo, escola clássica inglesa. Essa escola teve início em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2738Q388000 | História

A Europa Ocidental viveu, entre os séculos XI e XIV, uma nova conjuntura, marcada por grandes transformações, dentre as quais se destaca o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2739Q389793 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando o significado da produção do saber histórico na prática docente, considere as proposições abaixo.

I. Ensinar história requer um diálogo permanente com diferentes saberes, produzidos em diferentes níveis e espaços.

II. O objetivo da história é reconstituir, explicar e compreender seu objeto: a história real, logo, o objeto do conhecimento é o real em movimento, as ações de homens e mulheres em sociedade, ou seja, a experiência humana. Sendo esse movimento contraditório, evidencia manifestações também contraditórias.

III. O real chega até os professores, alunos, pesquisadores por meio de evidências (incompletas, parciais). Do diálogo mediado pelo professor entre as concepções teóricas, os outros saberes e as múltiplas evidências, nasce o conhecimento histórico, limitado, provisório, seletivo e incompleto.

IV. O trabalho com projetos de pesquisas em história propicia a educação para a cidadania. Trata-se de uma metodologia democrática, que parte dos sujeitos, sendo planejada, construída e avaliada pelos próprios sujeitos históricos do processo de ensino: alunos e professores. Estão corretas as proposições

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2740Q931754 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2017

Texto associado.
TEXTO
1 O castelo, a igreja e a cidade foram cenários de teatro.
É sintomático que a Idade Média tenha ignorado um lugar
próprio para o teatro. Os palcos e as encenações eram
4 improvisados onde houvesse um centro de vida social. Na
igreja, as cerimônias religiosas eram festas, e do drama
litúrgico é que saiu o teatro. No castelo, os banquetes, torneios,
7 espetáculos de trovadores, jograis, dançarinos e domadores de
ursos se sucediam. Nas cidades, teatros mambembes
ergueram-se nas praças. Todas as classes sociais faziam das
10 festas familiares cerimônias ruinosas: os casamentos deixavam
os camponeses empobrecidos por anos e os senhores, por
meses. Os jogos exerciam uma sedução singular sobre a
13 sociedade. Escrava da natureza, ela entregava-se ao acaso: os
dados rolavam em todas as mesas. Prisioneira de estruturas
sociais rígidas, ela transformou a própria estrutura social em
16 um jogo.
Jacques Le Goff. A civilização do ocidente medieval.
Bauru: EDUSC, 2005, p. 362 (com adaptações).
No que se refere ao trecho de texto apresentado e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o item seguinte.
Centros da vida social da Europa medieval e herança do Império Romano, que, mesmo nos séculos de decadência, permaneceu altamente urbanizado, as cidades começaram a perder importância na Baixa Idade Média, em razão da ruralização da economia e do declínio do comércio.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.