Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2741Q389565 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

História Tradicional, conhecida como positivismo histórico, dominou o século XIX, sendo discutida, questionada e transformada ao longo do século XX. Sobre ela, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2742Q389829 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Na segunda metade do século passado, países da América Latina vivenciaram diferentes regimes políticos e situações de ameaça à ordem constitucional. Com referência a essa realidade, julgue (C ou E) os itens subsequentes. Em 1968, por meio de golpes de Estado, militares reformistas ocuparam o poder no Peru e no Panamá e, no ano seguinte, o militarismo reformista alcançou o poder na Bolívia.
  1. ✂️
  2. ✂️

2743Q388819 | História

O Plano Real foi elaborado e implementado no ano de 1994. Qual era o presidente e o ministro da fazenda responsáveis pelo plano nesse período?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2744Q862167 | História, História Geral, AMAN, AMAN, 2020

O “New Deal”, de 1933, foi um plano posto em prática pelo Presidente dos Estados Unidos da América – Franklin Delano Roosevelt –, que articulava as ações do governo com os da iniciativa privada. Para tanto, foram adotadas as seguintes medidas:

I – Supervalorização do dólar para tornar as importações mais competitivas.

II – Empréstimo do governo aos bancos para evitar mais falências.

III – Implantação de um sistema de seguridade social, com a criação do seguro-desemprego.

IV – Não intervenção na economia, pois o próprio mercado resolveria a crise.

V – Criação de um vasto programa de obras públicas, com o intuito de gerar novos empregos.

Assinale a alternativa que apresenta todas as medidas corretas, dentre as listadas acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2745Q596192 | História, Oficial de 2a Classe, Colégio Naval, Marinha

Leia o texto a seguir. "No início da década de 1940, o nosso Poder Naval possuía limitações operacionais importantes. No início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, na Europa, o Brasil contava com praticamente os mesmos navios da Primeira Guerra Mundial. (...) Ao rompermos relações diplomáticas com o Eixo, a Marinha do Brasil desconhecia as novas táticas antissubmarino e estava, consequentemente, desprovida do material flutuante e dos equipamentos necessários para executá-las." (BITTENCOURT, A . de S . Introdução à História Marítima Brasileira. Rio de Janeiro: Serviço de Documentação da Marinha, 2006. p p . 141 e 148) Diante da situação apontada acima, o governo brasileiro efetivou um acordo internacional denominado Lend Lease, que possibilitou o empréstimo e o arrendamento para a Marinha do Brasil de vários navios que fossem tecnologicamente apropriados àquela guerra. Com qual nação foi realizado esse acordo, firmado em Io de outubro de 1941?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2747Q950777 | História, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2748Q852219 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere ao processo de independência das Treze Colônias, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Ocorreu ao longo do século XVIII. II - Teve relação com o aumento de impostos por parte da Coroa Britânica. III - Os colonos foram influenciados pelas ideias iluministas da Europa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2749Q699435 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial, em relação à experiência histórica brasileira entre 1945 e 1964, julgue (C ou E) o item a seguir. Várias crises marcaram a trajetória brasileira entre 1945 e 1964, algumas extremamente dramáticas e de consequências marcantes para o País, entre as quais o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, a controversa eleição de Juscelino Kubitschek, em 1955, e a renúncia de Jânio Quadros, em 1961.
  1. ✂️
  2. ✂️

2750Q692022 | História, Titular de Servicos de Notas e de Registros Remoção, TJ MG, CONSULPLAN, 2019

A Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito da história da humanidade, e envolveu diversos países em quatro continentes. Os participantes se aliaram em dois grupos, sendo eles os Aliados e os Países do Eixo. Marque a alternativa na qual estão relacionados os Países do Eixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2751Q389945 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. Pela especificidade da disciplina, a história não tem condições de interagir com outros campos do conhecimento, a exemplo da literatura, da filosofia ou da música.
  1. ✂️
  2. ✂️

2752Q388166 | História, Teoria em História, Professor de História, Prefeitura de Alto Araguaia MT, ATAME Grupo

É importante frisar a contribuição da história para as novas gerações, considerando-se que a sociedade atual vive um presente contínuo, que tende a esquecer e anular a importância das relações que o presente mantém com o passado. Nos dias atuais, a cultura capitalista impregnada de dogmas consumistas fornece uma valorização das mudanças no moderno cotidiano tecnológico e uma ampla difusão de informações sempre apresentadas como novas e com explicações simplificadas que as reduzem aos acontecimentos imediatos.

No que se refere ao assunto abordado acima, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2753Q930890 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Tendo encarado a besta do passado olho no olho,
tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções,
viremos agora a página — não para esquecê-lo,
mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre.
Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma
nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham
não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros
estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor
infinito criadas à imagem de Deus.
Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. 
Disponível em: http://td.camara.leg.br. Acesso em: 17 dez. 2012 (adaptado).
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul à superação de um legado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2754Q389462 | História, História Geral, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.

Uma das marcas indeléveis da Revolução Industrial foi a ocorrência de um grande fluxo migratório rural e a conseqüente concentração humana nas cidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

2755Q175703 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue (C ou E) os itens a seguir, relativos à Crise de 1929.

O Crash de Wall Street, em 1929, na tristemente famosa "quinta-feira negra", deveu-se à queda vertiginosa do valor das ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque, o qual era medido pelo índice Dow Jones.

  1. ✂️
  2. ✂️

2756Q388234 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Um dos debates mais importantes da agenda cultural brasileira é o da relação entre o patrimônio cultural do país e a conquista da cidadania pelos brasileiros. Considerando o acesso do cidadão ao conhecimento dos bens patrimoniais, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2757Q387997 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, no que se refere à participação do Brasil nas duas grandes guerras mundiais do século XX e ao contexto histórico do país nos dois eventos em questão.

Tanto na Primeira quanto na Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou tropas que travaram combates contra os alemães. As batalhas do Somme e a de Monte Castelo foram as mais importantes das que contaram com a presença das forças brasileiras.

  1. ✂️
  2. ✂️

2758Q389282 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a preservação do patrimônio histórico, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2759Q699307 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Considerando as forças políticas e sociais atuantes no decorrer do ano de 1945, fica evidente que a corrente antiEstado Novo era numericamente limitada e de extração social e política bem definida. No outro extremo, posicionava-se parte da população brasileira comprometida com o projeto social getulista/trabalhista. Entre 1945 e 1964, viveu-se uma fase da trajetória nacional brasileira que, apesar das inúmeras contradições que a marcaram, encontrou, na efervescência da vida partidária, uma efetiva contribuição para a ampliação da prática da democracia política no Brasil.
DELGADO, Lucília de Almeida Neves. Partidos políticos e frentes parlamentares: projetos, desafios e conflitos na democracia. In: FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucília de Almeida Neves (org.). O Brasil Republicano (3): o tempo da experiência democrática – da democratização de 1945 ao golpe civil-militar de 1964. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 131-132, com adaptações
Com base no fragmento do texto apresentado como referência inicial, em relação à experiência histórica brasileira entre 1945 e 1964, julgue (C ou E) o item a seguir. Estimulada pelos fortes ventos liberais que se expandiam no pós-Segunda Guerra Mundial, a corrente contrária à ditadura varguista contemplava desde empresários a bacharéis e militares, sobretudo da Aeronáutica, tendo se concentrado, a partir da queda do Estado Novo, na União Democrática Nacional (UDN).
  1. ✂️
  2. ✂️

2760Q388269 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Os positivistas propuseram que o estudo de eventos históricos deveria concentrar-se naqueles considerados positivos, ou seja, aqueles eventos que poderiam ser benéficos para o presente, tendo relegado os eventos negativos, como guerras, revoluções etc.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.