Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2761Q389043 | História, Oficial, Bombeiro Militar GO, FSADU

Foi no contexto da política federal da “Marcha para Oeste” que se deu a construção de Goiânia, considerada marco fundamental do ciclo de expansão de Goiás, sob novos moldes. Entre os anos de 1933 e 1937, estrutura-se a transferência da capital, que ocorre em decorrência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2762Q174010 | História, Os conflitos localizados, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Há algo que não se pode dizer do século XX: que foi um
tempo de brumas, silêncios e mistérios. Tudo nele foi a céu aberto,
agressivamente iluminado, escancarado e estridente. E, no entanto,
ele é ainda um enigma - um claro en igma, parafraseando
Drummond -, e dele não podemos fazer o necrológio completo. E
porque findou como uma curva inesperada da história, em um
astucioso desencontro do que achávamos ser o futuro, turvou nossa
memória e nosso olhar. E tornou-se pedra e esfinge, com um brilho
que ainda cega e desafia.

O século XX foi, sem dúvida, um século das utopias.
O seu andamento coincidiu com a máxima expansão das categorias
fundamentais do mundo moderno - sujeito e trabalho -, eixos que
presidiram a atualização e exasperaram os limites do liberalismo e do
socialismo, as duas grandes utopias da modernidade. E talvez por isso
exiba uma característica única e contraditória: parece ter sido o mais
preparado e explicado pelos séculos anteriores e,simultaneamente,
o que mais distanciou a humanidade de seu passado, mesmo o mais
próximo, decretando o caráter obsoleto de formas de vida e
sociabilidade consolidadas durante milênios.

O século XX sancionou o Estado-nação como a forma, por
excelência, de organização das sociedades em peregrinação para o
futuro e em busca de transparência. Os Estados nacionais ergueramse
como personagens privilegiadas de uma história humana cada vez
mais cosmopolita, para lembrar Kant, modificando de forma radical
a paisagem do mundo. Com eles, o direito assumiu progressivamente
a condição de um idioma universal, reagindo sobre o passado e
destruindo velhas estruturas hierárquicas fundadas em privilégios e na
tradição.

Mas o século XX não é apenas um tempo de esperanças.
É também o século do medo e das tragédias injustificáveis. A dura
realidade dos interesses provoca dois grandes conflitos mundiais, um
tenso período de guerra fria e uma interminável série deguerras
localizadas. Um século de violência dos que oprimem e dos que se
revoltam.

Rubem Barboza Filho. Século XX: uma introdução (em forma
de prefácio). Apud: Alberto Aggio e Milton Lahuerta (Org.).
Pensar o século XX. São Paulo: Unesp, 2003, p. 15-9 (com
a d a p t a ç õ e s ) .

Considerando o texto acima, julgue os itens seguintes, rel ativos
ao cenário histórico do mundo contemporâneo.

Exemplos marcantes d e g u erras localizadas - de que foi pródigo o século XX, como lembra o texto - são as ocorridas no Oriente Médio, salientando o caráter estratégico da região, na qual se mesclam motivações de ordem religiosa, geopolítica e econômica, esta diretamente ligada às abundantes reservas de petróleo lá existentes

  1. ✂️
  2. ✂️

2763Q931268 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O principal articulador do atual modelo econômico chinês argumenta que o mercado é só um instrumento econômico, que se emprega de forma indistinta tanto no capitalismo como no socialismo. Porém os próprios chineses já estão sentindo, na sua sociedade, o seu real significado: o mercado não é algo neutro, ou um instrumental técnico que possibilita à sociedade utilizá-lo para a construção e edificação do socialismo. Ele é, ao contrário do que diz o articulador, um instrumento do capitalismo e é inerente à sua estrutura como modo de produção. A sua utilização está levando a uma polarização da sociedade chinesa.
OLIVEIRA, A. A Revolução Chinesa. Caros Amigos, 31 jan. 2011 (adaptado).

No texto, as reformas econômicas ocorridas na China são colocadas como antagônicas à construção de um país socialista. Nesse contexto, a característica fundamental do socialismo, à qual o modelo econômico chinês atual se contrapõe é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2764Q178890 | História, Segunda Guerra Mundial, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Texto para as questões 60 e 61

Os projetos de Bretton Woods se mostraram irrelevantes perto do objetivo urgente de reconstruir as economias das nações que estiveram em guerra. O pior conflito do mundo foi mais destrutivo para economias e sociedades do que o previsto. No pósguerra, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita dos aliados europeus URSS, França, Bélgica, Holanda e outros correspondia a menos de 4/5 do que valia em 1939; na maioria desses países, os índices de 1946 estavam bem menores que os do início da década de 20. As condições nos países derrotados eram muito piores.

A mudança de posição da Europa ocidental na economia internacional dificultaria a recuperação. Para se reconstruir, o continente precisava importar alimentos, matérias-primas e equipamentos tecnológicos. No entanto, boa parte da capacidade europeia de ganhar dinheiro para financiar as importações havia se esgotado. Com a Guerra Fria, a Europa Ocidental passou a não ter mais acesso aos mercados das partes oriental e central do continente. Enquanto isso, os EUA e o restante do hemisfério ocidental desfrutavam de prosperidade.
Jeffry A. Frieden. Capitalismo global: história econômica e política do século XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2008, p. 283-4 (com adaptações).

Relativamente a aspectos da história contemporânea esboçados no texto acima, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O texto aponta para os efeitos danosos da Segunda Guerra Mundial na economia europeia. Continente fisicamente devastado que sofrera elevadas perdas humanas, cujo prestígio fora abalado e cuja posição no comércio global se alterara profundamente, a Europa não teria condições de, por suas próprias forças, empreender o dispendioso esforço de recuperação e de reconstrução.

  1. ✂️
  2. ✂️

2765Q677579 | História, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

Ao contrário de Euclides que, antes de rumar para Canudos, permaneceu o mês de agosto praticamente inteiro em Salvador (aí chegou em 7 de agosto de 1897 e só partiu para o sertão no dia 31 do mesmo mês), Manuel Benício parece ter sido enviado diretamente para o campo da batalha. Pelo menos é o que se conclui com base na carta de 4 de julho, a primeira enviada de Canudos, e publicada a 3 de agosto no Jornal do Comércio. Nela, Benício informa que já se encontrava no sertão da Bahia desde 25 de junho, no combate em Cocorobó, entre as forças da 2° Coluna e os jagunços (AZEVEDO, 2002). A respeito da Guerra de Canudos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2766Q239582 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Durante todo o regime militar, a economia brasileira retrocedeu, não chegando a conhecer momentos de expansão considerável.

  1. ✂️
  2. ✂️

2767Q389111 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Sobre o tema Leitura e Escrita na História, de Fernando Seffner, considere os itens abaixo.

I. A leitura de textos que estabeleçam correlação entre acontecimentos, em diferentes locais e tempos, possibilita ao aluno incorporar a história passada da humanidade em seu repertório de vida e na construção de sua vida social.

II. A leitura é também uma chave para a integração política do jovem, no sentido grego do termo, a integração à pólis, aos códigos de discussão da comunidade política. A leitura e a escrita constituem um caráter público para o indivíduo.

III. Os conhecimentos históricos podem servir de apoio na leitura de qualquer outra modalidade de texto, em qualquer outra área, na medida em que o texto é datado historicamente, vinculado a determinada visão de mundo ou conjuntura.

IV. As atividades de leitura e escrita associadas ao ensino de história devem possibilitar ao aluno elaborar seu projeto social a partir da análise de outros projetos. Fazer do aluno um agente social é ensiná-lo a reconhecer diferentes projetos sociais embutidos nas diferentes falas sociais, e ajudá-lo a construir sua trajetória a partir destes referenciais.

Para o autor é correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2768Q388621 | História, História Geral, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Entre 1989 e 1991, o leste europeu foi palco de profundas transformações, decisivas para a nova configuração do poder mundial. Em síntese, trata-se do coroamento de um processo histórico assinalado pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2769Q388140 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 89 a 95, a respeito da historiografia iniciada a partir do século XIX, período em que se inaugurou um esforço intelectual, persistente até hoje, de interpretação do passado.

Na historiografia contemporânea, o pós-modernismo critica a racionalidade iluminista.

  1. ✂️
  2. ✂️

2770Q388941 | História, Teoria em História, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista a produção historiográfica e conceitos relacionados à preservação do patrimônio cultural — como história e memória social, lugares de memória, cultura e identidade, diversidade cultural, tradição e modernidade —, julgue os itens de 70 a 74.

Na atualidade, a produção historiográfica analisa diversos objetos e utiliza-se de variadas opções metodológicas. Nesse contexto, pode-se falar, por exemplo, de uma renovada história política, entendida como estudo das diferentes formas de articulação entre agentes e grupos de interesses, como também da pesquisa em torno de padrões de socialização e de trajetórias de vida, tanto de indivíduos quanto de grupos sociais distintos.

  1. ✂️
  2. ✂️

2771Q388963 | História, História Geral, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

Embora os Estados Unidos da América se proclamassem o país da liberdade e da democracia, ainda havia, na década de 1950, forte discriminação contra os negros em muitos estados. Existiam leis que permitiam escolas separadas para crianças negras e brancas e que proibiam negros de viajar sentados nos ônibus ou de entrarem em determinados bares e restaurantes. Em 1955, Martim Luther King deu início a um movimento contra a segregação racial, inspirado na doutrina de resistência pacífica, preconizada com sucesso por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2772Q387995 | História, Professor, Prefeitura de Niterói RJ, FEC

Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, fazia afixar, em Wittenberg, 95 teses em que denunciava a falsa segurança alcançada pelas indulgências, cuja prédica (pregação) e venda o papa e Alberto de Brandemburgo tinham confiado aos dominicanos. Lutero chegou à opinião de que o homem, decaído em razão do pecado original, só podia ser salvo por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2773Q931490 | História, Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Muitos intelectuais, boa parte da imprensa e dos meios de comunicação, e a sociedade em geral usam o termo populismo para caracterizar uma prática política contemporânea que relaciona as massas e o governante. Sobre o populismo, é correto afirmar que: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2774Q699311 | História, Oficial do Quadro Complementar, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Duas linhas de interpretação surgiram já nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experiência, aumentaram o rol dos descontentes, exaltando as glórias do Império e ressaltando os vícios do regime republicano. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 387).


O texto acima refere-se ao contexto da Proclamação da República no Brasil e, nele, a autora faz menção aos diversos argumentos republicanos de então. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2775Q710576 | História, Oficial Ciências Contábeis, EsFCEX, Exército Brasileiro, 2019

Texto associado.

Duas linhas de interpretação surgiram já nos primeiros anos: a dos vencedores e a dos vencidos, a dos republicanos e a dos monarquistas, aos quais vieram juntar-se com o tempo alguns republicanos que, desiludidos com a experiência, aumentaram o rol dos descontentes, exaltando as glórias do Império e ressaltando os vícios do regime republicano. (COSTA, Emília Viotti da. Da monarquia à república: momentos decisivos. – 6.ed. – São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1999, p. 387).


O texto acima refere-se ao contexto da Proclamação da República no Brasil e, nele, a autora faz menção aos diversos argumentos republicanos de então. A esse respeito, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2776Q388791 | História, História Geral, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à Idade Moderna, um período de grandes transformações históricas, julgue os itens que se seguem.

A existência de matérias-primas e de fontes de energia na Inglaterra favoreceu seu pioneirismo industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

2777Q931258 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e
montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava
o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado
de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do
Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta
obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e
admirado de tanta grandeza.
Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia apud DEL PRIORE, M. Festas e utopias no Brasil colonial. In: 
CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994 (adaptado).
Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2778Q389079 | História, Patrimônio, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Poucos dias após a instituição do Estado Novo (novembro de 1937), o período ditatorial da Era Vargas, foi promulgado decreto-lei com o objetivo de organizar a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Seu primeiro artigo conceituava esse patrimônio como “o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Considerando o fragmento de texto acima como motivador, julgue os itens seguintes, referentes a conceitos de patrimônio histórico e de patrimônio cultural.

Atualmente, no Brasil, diferentemente do ocorrido no passado, a gestão da documentação governamental é de responsabilidade da administração pública, mas as providências para possibilitar sua consulta, franqueando-a aos interessados, ficam a cargo de conselho formado por representantes da sociedade civil e de organizações não governamentais, aprovados pelo Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

2779Q389335 | História, História Geral, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

Em maio de 1968, as greves estudantis e operárias na França radicalizaram-se a ponto de colocar em crise a estrutura de poder.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.