Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q8192 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Sobre a caracterização política, social e econômica do feudalismo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q42192 | História, História e Geografia do Mato Grosso, Apoio Administrativo, SEDUC MT, UNEMAT

O objetivo do incentivo a política cultural do estado de Mato Grosso é divulgar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q54331 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(Univali-SC) O mundo evoluiu tanto na época contemporânea, que saltam aos olhos o progresso e o desenvolvimento tecnológico. Mas, por que então surgem as guerras? Por exemplo, o que levou o mundo a deflagrar a I Guerra Mundial, com tantos avanços já alcançados? Analisando a I Guerra Mundial (1914-1918), podemos considerar como correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q388966 | História, Teoria em História, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Sobre a fundação da nova historiografia brasileira, na década de 1930, é correto dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q388094 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre o Egito Antigo, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. Mesmo no período conhecido por pré-história, o Egito já possuía uma civilização desenvolvida.

II. Achados arqueológicos no vale do Nilo mostram que já existia agricultura antes mesmo do sexto milênio a.C.

III. Os achados arqueológicos apontam que em fins do IV milênio a. C já se observava uma estratificação social que deu origem ao Estado egípcio.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q54400 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRRJ) Desde o início dos anos 90 o Brasil vem experimentando os efeitos das políticas adotadas pelos Governos Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. As principais características deste modelo político, considerado por muitos como neoliberal, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q2857 | História, Soldado PM voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

Do outro lado do planeta, o Japão também procurava
aumentar sua área de influência. (...) atacou a China e anexou
a Manchúria. Por essa atitude, recebeu uma advertência da
Liga das Nações; como resposta, o governo japonês pediu
desligamento dessa instituição internacional.
Diante das violações do Tratado de Versalhes pela Alemanha,
a França e a Inglaterra (...) adotaram uma política de apaziguamento,
com o intuito de evitar o confronto com a Alemanha.
A expansão alemã chegou a ser vista por alguns membros da
Liga das Nações como positiva, uma vez que poderia ser útil
no processo de formar um “cordão sanitário” contra o avanço
do comunismo na Europa.
(...) a Itália iniciou a invasão da Etiópia, recebendo o apoio
da Alemanha nazista.

(Patrícia Braick e Myriam Mota, História: das cavernas ao terceiro milênio)

O texto trata
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q49900 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Leia os textos a seguir: 

Texto I
“A cultura Afrodescendente tem sido muitas vezes reificada, apresentada como um repertório inerte de tradições, como se não estivesse enraizada em processos culturais dinâmicos e em ambientes sociais desiguais...”.
LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afro-descendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 39. 

Texto II
“A cultura e o folclore são meus / Mas os livros foi você quem escreveu... / Perseguidos sem direito nem escolas / Como podiam registrar as suas glórias / Nossa memória foi contada por vocês / E é julgada verdadeira como a própria lei / Por isso, temos registrado em toda a história / Uma mísera parte de nossas vitórias / Por isso, não temos sopa na colher / E sim, anjinhos para dizer que o lado mau é o Candomblé...”. 

Texto III
“O preconceito racial a que são submetidos não só os maracatuzeiros e maracatuzeiras mas toda a população negra desta cidade está oculto nas falas, nos procedimentos, nos gestos...”.

LIMA, I. M. de F.; GUILLEN, I. C. M. Cultura afrodescendente no Recife: maracatus, valentes e catimbós. Recife: Bagaço, 2007. p. 11. 

Com base nos textos, analise aspectos das manifestações culturais Afro-Brasileiras em Pernambuco e assinale a alternativa CORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q31087 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

O embaixador britânico no Rio de Janeiro acusou o governo imperial de descaso ao deixar fugir os saqueadores do navio Príncipe de Gales, naufragado em 1861 na costa gaúcha. Em 1862, o embaixador britânico exigiu uma enorme indenização pela pilhagem e radicalizou bloqueando o porto do Rio de Janeiro , aprisionando cinco navios mercantes brasileiros. A indignação popular foi intensa e levou o imperador a agir com firmeza e a romper relações coma Inglaterra.

Qual o nome dado a esse conflito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q389091 | História, Santa Catarina, Professor, Prefeitura de Faxinal dos Guedes SC, RG Assessoria

A Questão do Contestado envolveu a problemática causada pela construção da estrada de ferro São Paulo-Rio Grande e as disputas entre Santa Catarina e Paraná acerca das áreas limítrofes entre os dois Estados.

Sobre esse contexto, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q390190 | História, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

A primeira companhia privilegiada de comércio, surgida em 1755, voltada ao desenvolvimento da região Norte, e que pretendia oferecer preços atraentes para os produtos que a região deveria exportar para o mercado europeu, foi instituída pelo Marquês de Pombal e denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q388997 | História, História Geral, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

293Q390303 | História, História Geral, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE, 2018

A partir de meados do século XIX, muitas nações europeias que se encontravam em processo avançado de industrialização partiram pelo mundo em busca de matéria-prima, novos mercados consumidores de seus produtos e novas regiões para investimento de capitais. Acerca desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens que se seguem. Na Europa, o movimento trabalhista desse período, em sentido único, envolveu trabalhadores fabris, industriais e assalariados, deixando de fora artesãos e demais trabalhadores de ofícios manuais tradicionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

294Q53591 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Artistas reinventaram a arte com novas noções de dimensão espacial, emprego das cores e valorização dos planos e contrastes, como luz e sombra, ornamentação detalhada e equilíbrio geométrico. Na escrita, autores detalhavam desejos, medos, qualidades e defeitos do ser humano e de sua moral. Descreviam a utopia de um homem novo e do mundo perfeito, num tempo em que sonhar era arriscado.

(Angelo Adriano Faria Assis. A razão brilha para todos. Revista de História da Biblioteca Nacional, 2013. Adaptado)

O trecho faz referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q390334 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Leia atentamente o seguinte excerto:

“A apreensão das noções de tempo histórico em suas diversidades e complexidades pode favorecer a formação do estudante como cidadão, aprendendo a discernir os limites e possibilidades de sua atuação, na permanência ou na transformação da realidade histórica em que vive”.

(Grifo do autor) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: Ciências Humanas e suas tecnologias. MEC, p.25.

Das competências que se espera de um aluno do Ensino Médio em relação ao componente curricular de História apresentadas a seguir, assinale a opção que corresponde à competência que se refere à formação cidadã.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

296Q6089 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

Art. 91 - Têm voto nestas eleições primárias:
1°. - os cidadãos brasileiros que estão no gozo de seus direitos políticos. [...]

Art. 92 - São excluídos de votar nas assembleias paroquiais: [...]
5°. - os que não tiverem de renda líquida anual cem mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou empregos.
[...]

Art. 94 - Podem ser eleitores e votar nas eleições dos Deputados, Senadores e membros dos Conselhos de Província os que
podem votar na Assembleia Paroquial.

Excetuam-se:

1°. - os que não tiverem de renda líquida anual duzentos mil réis por bens de raiz, indústria, comércio ou emprego. [...].
Art. 95 - Todos os que podem ser eleitores são hábeis para serem nomeados Deputados.

Excetuam-se :

1°. - os que não tiverem quatrocentos mil réis de renda líquida, na forma dos artigos 92 e 94. [...]
3°. - os que não professarem a religião do Estado.

Constituição Política do Império do Brasil, de 25 de março de 1824.

De acordo com o texto e seus conhecimentos, é correto afirmar que a Constituição de 1824 estabelecia o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

297Q935433 | História, Revolução Francesa, Vestibular

(UNIUBE MG/2016) – Um dos fatores que contribuiu para a eclosão da Revolução Francesa foi o aprofundamento dos conflitos de classes, fazendo surgir novos grupos no cenário político. Do ponto de vista social, podemos afirmar que a Revolução Francesa:

I. Traduziu o desejo do Terceiro Estado em suprimir a ordem social baseada no privilégio aristocrático e na sociedade estamental.

II. Propiciou o retorno dos privilégios sociopolíticos do Antigo Regime, apesar de implantar medidas extremas como o terror e a violência.

III. Promoveu uma sociedade igualitária com o estabelecimento do sufrágio universal, o direito à propriedade e a igualdade de direitos políticos entre as classes.

IV. Engendrou mudanças sociopolíticas que permitiram à França inserir-se no contexto capitalista, beneficiando a classe burguesa, que se apropriou dos efeitos da Revolução.

As afirmativas CORRETAS estão contidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q837786 | História, História Geral, Professor de Historia, OMNI, 2021

A Pré-História, dividida em três fases, paleolítico , neolítico e mesolítico acompanha o surgimento dos primeiros hominídeos, bem como o desenvolvimento humano e sua evolução, ao longo do tempo. Sobre este período mesolítico, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q54210 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(U. Santa Ursula-RJ) A “corrida do ouro” às minas brasileiras (século XVIII) proporcionou significativas mudanças na Economia e na sociedade colonial. Assinale as mais importantes transformações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q933447 | História, Vincent van Gogh

Qual membro da família de Vincent van Gogh também era um artista conhecido?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.