Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2821Q931318 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Respeitar a diversidade de circunstâncias entre as pequenas sociedades locais que constituem uma mesma nacionalidade, tal deve ser a regra suprema das leis internas de cada Estado. As leis municipais seriam as cartas de cada povoação doadas pela assembleia provincial, alargadas conforme o seu desenvolvimento, alteradas segundo os conselhos da experiência. Então, administrar-se-ia de perto, governar-se-ia de longe, alvo a que jamais se atingirá de outra sorte.
BASTOS, T. A província (1870). São Paulo: Cia, Editora Nacional, 1937 (adaptado).
O discurso do autor, no período do Segundo Reinado no Brasil, tinha como meta a implantação do
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2822Q389395 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Além das repercussões na Europa, a invasão napoleônica na península Ibérica teve importantes consequências na América colonial. Entre elas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2823Q388173 | História, História Geral, Professor de Educação Básica III, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Sobre o papel do Estado-nação na sociedade contemporânea, analise as assertivas abaixo.

I. Mudanças em âmbito econômico, político, social, tecnológico, ambiental etc. são responsáveis pelo abalo das identidades territoriais baseadas em modelos tradicionais e em limites sociais homogêneos e claramente estabelecidos. II. As identidades particularistas são reforçadas como forma de resistência ao processo de globalização. III. O modelo do Estado-nação deixou de ser uma referência absoluta com o advento das sociedades globalizadas. As formas de organização supranacional como a proposta pela União Europeia são um bom exemplo, pois apresentam um harmônico funcionamento independentemente da referência do Estado Nacional. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2824Q388688 | História, História Geral, Professor Padrão P, SAEB BA, CESPE CEBRASPE

A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, foi possível graças à existência de várias precondições, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2825Q388181 | História, História Geral, Analista em Comunicação, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação à conformação geopolítica global contemporânea, no marco das relações internacionais do fim da Guerra Fria e início do século XXI, julgue os itens que se seguem.

A emergência da Eurásia no cenário internacional, ancorada na retomada do poder global da Rússia e no crescimento econômico inédito do capitalismo chinês e indiano, sugere modificação no mapa geopolítico do século que se inicia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2826Q240485 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

A Era Vargas foi plenamente democrática.

  1. ✂️
  2. ✂️

2827Q388219 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

Fascistas e democratas, posições lideradas, respectivamente, pelos EUA e pela URSS, marcaram a divisão ideológica do mundo após a Segunda Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

2828Q389515 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

?Era muito provável que uma economia mundial cujo ritmo era determinado por seu núcleo capitalista desenvolvido ou em desenvolvimento se transformasse num mundo onde os ?avançados? dominariam os ?atrasados?; em suma, num mundo de impérios?. (HOBSBAWN, Erik, 1995) Com base nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a resposta correta.

I. O período que se estende de 1875 a 1914 pode ser considerado como a fase da história contemporânea em que a cifra de governantes autodenominados de imperadores atingiu seu ponto máximo.

II. O único Estado africano que pode ser considerado como exceção à expansão colonial foi a Etiópia, que resistiu à tentativa de colonização da Itália, o mais fraco dos Estados imperiais europeus.

III. As regiões da África, do Pacífico e do Atlântico Ocidental foram divididas entre os Estados europeus para a colonização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2829Q388514 | História, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A partir dos anos 70/80 do século XX, verifica-se notável expansão dos estudos históricos no Brasil, notadamente pela multiplicação dos cursos de graduação e de pós-graduação. Com efeito, à medida que se produzem as monografias, dissertações e teses, com a investigação científica trazendo à luz novas fontes documentais e um olhar renovado sobre as já conhecidas, a História brasileira vai sendo reescrita, com novos objetos de estudo se agregando aos tradicionais e linhas interpretativas distintas sendo desenvolvidas. Modelos teóricos clássicos de análise vêem explicitadas suas insuficiências, algo possível pelo avanço da pesquisa, enquanto abordagens diferenciadas de velhos e novos temas da historiografia brasileira chegam com maior facilidade ao público, o que também se explica pela explosão editorial do setor.

Com o auxílio das informações do texto acima, e tendo em vista as linhas gerais da História do Brasil, julgue os itens seguintes.

Política e economicamente, os Anos JK foram a mais completa antítese da Era Vargas: ao nacionalismo getulista, Juscelino respondeu com a abertura da economia brasileira aos capitais internacionais e uma serena sujeição aos ditames do receituário conservador e anti-inflacionário de organismos como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

  1. ✂️
  2. ✂️

2830Q390327 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Matutos, caipiras, jecas: certamente era com esses olhos que, em 1950, os 10 milhões de citadinos viam os outros 41 milhões de brasileiros que moravam no campo, nos vilarejos e cidadezinhas de menos de 20 mil habitantes. Olhos, portanto, de gente moderna, “superior”, que enxerga gente atra-sada, “inferior”. (MELLO, João Manuel Cardoso de; NOVAIS, Fernando A. Capitalismo Tardio e Soci-abilidade Moderna. In.: SCHWARCZ, Lilia Moritz (org). História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 574) O trecho revela a relação conturbada entre o campo e a cidade na modernidade brasileira. Sobre isso, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2831Q388562 | História, Patrimônio

Sentenças de genere, compromissos de irmandade e assentamentos de batismo são tipos documentais comumente encontrados
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2832Q935892 | História, Reconstrução Democrática Governos Lula e Dilma PT no poder, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

A maior parte das agressões e manifestações discriminatórias contra as religiões de matrizes africanas ocorrem em locais públicos (57%).É na rua, na via pública, que tiveram lugar mais de 2/3 das agressões, geralmente em locais próximos às casas de culto dessas religiões. O transporte público também é apontado como um local em que os adeptos das religiões de matrizes africanas são discriminados, geralmente quando se encontram paramentados por conta dos preceitos religiosos.

REGO, L. F.; FONSECA, D. P. R.; GIACOMINI, S. M. Catografia social de terreiros no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro:PUC-Rio, 2014.

As práticas descritas no texto são incompatíveis com a dinâmica de uma sociedade laica e democrática porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2833Q677341 | História, Soldado, Polícia Militar BA, IBFC, 2020

A descoberta do ouro em Minas Gerais pelos bandeirantes paulistas, em finais do século XVII, atraiu para a região milhares de colonos de outras províncias, além de um grande número de europeus. Julgando-se com direito exclusivo de exploração das minas, os paulistas hostilizaram os forasteiros, que apelidaram de emboabas (em tupi, amô-abá significa “estrangeiro”) (GIANPAOLO, 1997). A respeito da Guerra dos Emboabas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2834Q390378 | História, História Geral, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul RS, FCC, 2018

No Brasil, a partir do século XXI, percebe-se um incremento de ações e políticas públicas que estimulam a redução da desigualdade racial. Sobre o tema da discriminação racial é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2835Q390123 | História, História Geral, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito das transformações da sociedade europeia entre os séculos XV e XVIII, julgue os próximos itens. A reforma religiosa ocorrida durante a Idade Moderna na Europa teve consequências não apenas religiosas, mas também políticas e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️

2836Q389102 | História, História Geral, Professor, SEDUC PE, IPAD

Analise as afirmativas abaixo sobre a Revolução Industrial.

1. Trouxe uma grande mudança nos meios de produção, causada por avanços técnicos e científicos, que contribuiu fortemente para o aumento da produtividade do trabalho.

2. A substituição da oficina pela fábrica é uma característica da Revolução Industrial e resultou da utilização de máquinas e da adoção da produção em série.

3. A expansão industrial em países europeus, no século XIX, provocou a busca de colônias na Ásia e África, visando a conquista de mercados consumidores e o abastecimento de matérias-primas.

4. As transformações ocorridas na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX, não influíram na crise do Antigo Sistema Colonial.

Estão corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2837Q238580 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca da redemocratização no Brasil, julgue os itens que se seguem.

O Plano Real, criado durante o governo de Itamar Franco, obteve êxito no controle da inflação, graças à política cambial ancorada no dólar e à redução das emissões monetárias.

  1. ✂️
  2. ✂️

2838Q388344 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Foi uma junção ímpar: um país com uma população sendo expulsa do campo e o nascimento de um novo modelo de cidade onde o trabalho deixou de ser artesanal. Primeiro veio a máquina a vapor (1712) e depois muitas outras invenções: a máquina de fiar, o tear hidráulico e tantas outras engenhocas que caracterizaram um período conhecido como a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2839Q389383 | História, História Geral, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A crise de Roma ruralizou a sociedade europeia, organizada em um sistema dominado por uma elite guerreira e proprietária de terras. Nos últimos séculos do período medieval, o renascimento do comércio e da vida urbana anunciava um novo tempo, a ser conduzido pela nascente burguesia. A Idade Moderna se iniciou sob o impacto de profundas transformações na economia, na política, na cultura e na religião. As viagens ultramarinas descortinaram um novo mundo. No século XVIII, ideias de liberdade fustigaram o antigo regime e prenunciaram a era revolucionária que deu início à contemporaneidade. A Revolução Industrial se encarregou de transformar radicalmente o sistema produtivo e as formas de pensar, morar e agir das sociedades.

Com base nessas observações e no processo histórico vivido pelo Ocidente na Idade Média e nos Tempos Modernos, julgue os itens seguintes.

A Revolução Industrial foi a base material sobre a qual se edificou o mundo contemporâneo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2840Q389656 | História, História Geral, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

Se no início do século XX a memória era objeto de acurada reflexão, sobretudo por parte dos filósofos, atualmente ela é investigada por distintas vertentes de pesquisadores, que a abordam enquanto fenômeno social. Desta maneira, o conceito "lugar de memória" assumiu grande importância na teoria social. Assinale a alternativa que define corretamente este conceito e o(a) autor(a) que o formulou:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.