Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2861Q948565 | História, República Oligárquica, Integrado, IF Sul RioGrandense, INEP, 2017

“Os italianos participaram da Primeira Guerra Mundial objetivando satisfazer suas necessidades econômicas e reivindicações territoriais, mas a eles restaram miséria, caos econômico e político, fuga de capitais e ruína.” (BARBEIRO, Heródoto e outros. História: de olho no mundo do trabalho. São Paulo: Scipione, 2004. p. 401)

Com base no texto e a respeito do período entre guerras na Itália, é correto afirmar que este foi um período
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2862Q701270 | História, Estagiário Nível Superior, TRT 10a REGIÃO, CIEE, 2019

A unificação da Itália foi um processo de união entre os vários reinos que compunham a Península Itálica, após a expulsão dos austríacos. Ocorreu na segunda metade do século XIX e terminou em 1871. A Itália é um país europeu localizado no sul do continente; seu território é banhado pelo mar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2863Q701033 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

No que tange aos impactos tecnológicos e digitais nas transformações políticas e sociais do Brasil no século 21, julgue (C ou E) o item a seguir. O uso intensivo de tecnologia contribui decisivamente para que o agronegócio brasileiro tenha assumido posição de ponta no competitivo mercado global de alimentos, sendo responsável por parcela considerável da pauta de exportações do País. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2864Q389230 | História, Professor, SEED SE, FCC

Os principais cultivos dos negros do Mocambo são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2865Q388249 | História, História Geral, Analista Administrativo, INCRA, NCE

A administração pública burocrática surgiu no século:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2866Q198554 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A ruptura historiográfica promovida por Lucien Febvre e March Bloch a partir de 1929 tinha como suposto a prevalência dos fenômenos individuais sobre os coletivos.
II. A linha teórico-metodológica defendida pela Revista dos Annales considerava que o historiador deveria ater-se aos fenômenos de médio e longo prazo, em detrimento daqueles de curta duração.
III. Os princípios fundamentais da historiografia rankeana foram absorvidos pela Escola dos Annales, apesar da sua crítica à prevalência do objeto político-administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2867Q389572 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre a política internacional do período entre guerras mundiais e, em seguida, assinale a opção correta.

I. Os regimes liberais do período entre guerras foram derrotados por partidos fascistas.

II. Na América Latina, os governantes que ascenderam ao poder político no período entre guerras possuíam, na sua quase totalidade, coloração política nazi-fascista.

III. Os partidos antiliberais que chegaram ao poder no período entre guerras, apesar das suas diferenças, unificavam-se em torno das suas opções contrárias à revolução e às mudanças sociais próprias dos anos anteriores a 1930.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2868Q931793 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
A Revolução Praieira foi um movimento que arregimentou oligarcas e setores empobrecidos da população pernambucana contra o Império do Brasil. Ao divulgarem o “Manifesto ao Mundo”, os rebeldes exigiam, entre outras demandas, o voto livre e universal, a independência dos poderes constituídos, o fim do Poder Moderador e o monopólio de brasileiros no comércio varejista.
Em relação aos seus ideais, é correto afirmar que os rebeldes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2869Q388565 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Fatos e processos ocupam lugares privilegiados na história. A construção da interpretação realizada pelo historiador faz dos fatos e processos matérias-primas essenciais ao seu trabalho. A propósito da percepção do fato histórico na pesquisa e no ensino de história, julgue os itens de 86 a 90.

O fato se apresenta tal qual acontecido, cristalino, na narrativa histórica do professor de história em sua atividade na sala de aula.

  1. ✂️
  2. ✂️

2870Q172248 | História, Movimentos nacionalistas, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os movimentos nacionalistas que se destacaram na Europa
do século XIX, poucos poderiam rivalizar, em termos de
importância, com as unificações alemã e italiana. Fatores internos
e externos se conjugaram para que, ao fim de complexo processo
de luta, Alemanha e Itália surgissem como Estados nacionais. A
propósito desses acontecimentos, julgue (C ou E) os itens
subseqüentes.

Absorvido pela política interna da Prússia, o chanceler Otto von Bismarck não empreendeu projetos na área econômica que pudessem contribuir para a Alemanha como um todo.

  1. ✂️
  2. ✂️

2871Q389593 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando-se a construção do processo de civilização, não é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2872Q388856 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No livro História das mulheres no Brasil, organizado por Mary Del Priore, vários autores e autoras procuram reconstituir a trajetória histórica das mulheres. Analise as afirmações que refletem a visão de alguns desses autores sobre atuação da mulher brasileira, ao longo da história.

I. A mulher brasileira sempre foi discriminada no mundo do trabalho. No passado, elas podiam exercer apenas as funções do lar, de doméstica e de agricultora. Na atividade industrial, só foram admitidas como operárias por força da Consolidação das Leis do Trabalho, quando Getúlio Vargas reconheceu o direito de igualdade de sexo.

II. Até meados do século XX, ao contrário do que ocorria nos países europeus, o Código Penal Brasileiro não diferenciava os réus por sexo. A especificidade da legislação brasileira estava intimamente relacionada ao sistema escravista que igualava os sexos tanto na comercialização como na aplicação da punição aos escravos que praticavam delitos.

 III. As mulheres do século XIX eram excluídas de uma efetiva participação na sociedade, da possibilidade de ocuparem cargos públicos, de assegurarem dignamente sua própria sobrevivência e até mesmo impedidas de acesso à educação superior. Eram trancadas, fechadas dentro de casas ou sobrados, mocambos e senzalas, construídos por pais, maridos e senhores.

IV. O Brasil foi um dos últimos países do Ocidente a organizar o movimento feminista. Esse fato pode ser explicado em razão da grande atuação do movimento anarco-sindicalista nas lutas sociais. Até mesmo as mulheres anarquistas se recusaram a tratar da emancipação feminina, subordinando-a à idéia de emancipação de toda a classe operária.

É correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2873Q240650 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65.

Os primeiros escravos no Brasil foram os índios, chamados também de negros da terra.

  1. ✂️
  2. ✂️

2874Q388394 | História

Nos últimos anos do século XX, afirmou-se uma concepção irracionalista do conhecimento histórico que reproduz traços e características da chamada "so-ciedade pós-moderna". Nessa visão pós-moderna, as fontes históricas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2875Q388661 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A expansão era tudo e, sendo a superfície do mundo limitada, o grande objetivo da humanidade contemporânea devia ser tomar tantos pedaços do mundo quantos fosse possível.

(Cecil Rhodes)

Assinale a alternativa correta a respeito da relação entre a expansão imperialista e a Primeira Guerra Mundial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2877Q387913 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

No século XIX, alguns fatores passaram a influenciar o modo como os europeus abordavam os países da África setentrional. Dentre eles, segundo J. M. Mackenzie, pode ser destacado o que está afirmado em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2878Q175202 | História, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Considerando as negociações sobre armamentos estratégicos, julgue (C ou E) os itens que se seguem.

A década de 80 do século XX, marcada pela dedicação das superpotências ao manejo dos conflitos existentes na periferia do sistema internacional, iniciou-se, diferentemente da anterior, sob o signo da estabilidade, resultante da superação da corrida armamentista e da eliminação dos riscos da disseminação nuclear.

  1. ✂️
  2. ✂️

2879Q390252 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.

A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue os itens a seguir.

A produção de açúcar para exportação, empregando-se mão de obra de trabalhadores escravizados, foi praticada em latifúndios nas ilhas atlânticas portuguesas, como nos Açores, na Madeira e em Cabo Verde.
  1. ✂️
  2. ✂️

2880Q389229 | História, História Geral, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nas palavras do presidente Geisel, a transição para o governo civil deveria ser "lenta, gradual e segura". Para realizar essa tarefa, foi escolhido seu sucessor, João Figueiredo, que, visando "fazer deste país uma democracia", sancionou, em agosto de 1979, o a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.