Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2881Q389229 | História, História Geral, Professor, SEDUC PA, FADESP

Nas palavras do presidente Geisel, a transição para o governo civil deveria ser "lenta, gradual e segura". Para realizar essa tarefa, foi escolhido seu sucessor, João Figueiredo, que, visando "fazer deste país uma democracia", sancionou, em agosto de 1979, o a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2882Q389231 | História, História Geral, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à Europa moderna e contemporânea.

A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi uma manifestação emblemática do colapso do socialismo real na Europa.

  1. ✂️
  2. ✂️

2883Q388464 | História, História Geral, Guarda Municipal, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

A ampliação dos conteúdos dos direitos humanos seguiu o caminho indicado por diferentes lutas sociais e pelas transformações sócio-econômicas e políticas que marcaram as sociedades ao longo dos anos. Assinale abaixo a alternativa que indica o contexto histórico e o órgão a que está diretamente relacionado com a aprovação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2884Q388282 | História

Buscando acelerar a ocupação das terras da colônia "Brasil", o rei de Portugal criou as capitanias hereditárias que consistiam em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2885Q388794 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Para Platão, o homem atinge o mundo real:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2886Q388539 | História, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Considerando a história da comunicação no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

A telefonia consolidou-se como negócio, nos primeiros anos do século XX, quando a radiofonia não era considerada, pelas comunidades empresariais, um meio de comunicação confiável, pois as emissões dispersavam-se na atmosfera e eram facilmente detectadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

2887Q388036 | História, Educação em História, Professor II, SEE SP, FCC

A abordagem, pelos livros didáticos, das guerras de independência hispano-americanas é marcada pela apresentação das biografias de líderes militares denominados “libertadores”, como José Artigas, herói nacional no Uruguai, San Martín, na Argentina ou Bernardo O’Higgins, no Chile. Kalina Silva sugere (In: Carla Pinsky, 2009) que o uso de biografias como essas, em sala de aula, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2888Q931272 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

  A Revolta da Vacina (1904) mostrou claramente o aspecto defensivo, desorganizado, fragmentado da ação popular. Não se negava o Estado, não se reivindicava participação nas decisões políticas; defendiam-se valores e direitos considerados acima da intervenção do Estado.
CARVALHO, J. M. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Cia. das Letras, 1987 (adaptado).
A mobilização analisada representou um alerta, na medida em que a ação popular questionava
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2889Q389578 | História, História Geral, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.

Na Inglaterra, o rápido processo de urbanização contribuiu para a criação de novos valores éticos e sociais.

  1. ✂️
  2. ✂️

2890Q388556 | História, Professor, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

"As fontes audiovisuais (cinema, fotografia), sonoras (fonogramas musicais, registros radiofônicos) e orais (depoimentos vivos) se juntaram às tradicionais e cultuadas fontes escritas, acrescidas, por sua vez, do vasto material produzido pela imprensa diária." (Napolitano, 2003). A afirmação acima refere-se fundamentalmente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2891Q389580 | História, Professor Adjunto de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

Michelle Perrot, em Os Excluídos da História, ao analisar o movimento ludita (luddismo) na França, do século XIX, conclui que as mulheres trabalhadoras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2892Q388306 | História, Educação em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Analisando a atuação do professor de história, considere as alternativas abaixo:

I. "O professor, ao diversificar as fontes e dinamizar a pratica de ensino, democratiza o acesso do saber, possibilita o confronto e o debate de diferentes visões, estimula a incorporação e o estudo da complexidade da cultura e da experiência histórica".

II. "Ensinar e aprender história requer dos professores de história a retomada de uma velha questão: o papel formativo do ensino de história".

 III. "É na ação que os saberes do professor são mobilizados, reconstruídos e assumem significados diversos. Isso exige dele sensibilidade, postura crítica, reflexão permanente sobre suas ações, sobre o cotidiano escolar no sentido de rever saberes e práticas".

 IV. "A relação ensino-aprendizagem deve ser um convite a um desafio para alunos e professores cruzarem ou mesmo subverterem as fronteiras impostas entre as diferentes culturas e os grupos sociais, entre a teoria e a prática, a política e o cotidiano, a história, a arte e a vida".

 Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2893Q388068 | História, Patrimônio

Os maiores e mais representativos conjuntos de obras raras em instituições públicas de São Paulo são os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2894Q931323 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto, dividida em três: uns oram, outros combatem, outros, HQ¿P WUDEDOKDP (VVDV WUrV SDUWHV TXH FRH[LVWHP QmR suportam ser separadas; os serviços prestados por uma são a condição das obras das outras duas; cada uma por sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei pode triunfar e o mundo gozar da paz. 
                                                        ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981.
A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi produzida durante a Idade Média. Um objetivo de tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão indicados, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2895Q388381 | História, Louveira SP, Agente de Fiscalização, Prefeitura de Louveira SP, VUNESP

Embora Louveira tenha se tornado município em 1965, os registros iniciais de sua ocupação datam de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2896Q389696 | História

Que Constituição brasileira ocupou-se especificamente com a cultura e educação e qual enfatizou a orientação de uma educação voltada ao trabalho, ou seja, ao ensino técnico-profissional, defendida pelo governo Vargas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2897Q387921 | História, Teoria em História, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Teresina PI, CESPE CEBRASPE

A moderna concepção de ensino de História afasta-se dos velhos esquemas mecânicos de causa e conseqüência, da ação exclusiva de alguns indivíduos e de que os fatos se esgotam em si mesmos. Assim, o conhecimento histórico produzido e transmitido em sala de aula implica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2898Q674644 | História, Assistente Legislativo Assistente Administrativo, ALAP, FCC, 2020

Texto associado.

Com as mudanças na proporção da representação eleitoral para a Câmara dos Deputados impostas pelos chamados “Pacotes de Abril” de 1977, durante o governo de Ernesto Geisel, o então Território Federal do Amapá teve seu número de representantes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2899Q389460 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEPLAG SEE DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à Segunda Guerra Mundial e ao seu imediato pósguerra, julgue os itens de 106 a 112.

Em dezembro de 1941, os Estados Unidos da América (EUA) uniram duas guerras paralelas, a da Ásia e a da Europa, em uma só.

  1. ✂️
  2. ✂️

2900Q390229 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) os seguintes itens. Le Corbusier propunha que a arquitetura superasse o desnível entre a modernidade tecnológica, presente na indústria, e o atraso nas cidades sem estética e nas residências populares com conforto precário.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.