Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2901Q390229 | História, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Tendo em vista que, na primeira metade do século XX, houve importantes inovações nos padrões culturais e estéticos, julgue (C ou E) os seguintes itens. Le Corbusier propunha que a arquitetura superasse o desnível entre a modernidade tecnológica, presente na indústria, e o atraso nas cidades sem estética e nas residências populares com conforto precário.
  1. ✂️
  2. ✂️

2902Q389228 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

A exploração da terra foi a base econômica da colonização do Brasil. Passada a fase extrativista, a cana-deaçúcar tornou-se a atividade principal. Centrada particularmente em áreas do litoral nordestino, a agroindústria açucareira atraiu capitais europeus, consolidou a estrutura latifundiária e a escravidão, além de ter gerado uma sociedade predominantemente patriarcal e excludente. Ao declínio do açúcar seguiu-se a mineração no século XVIII, dando início à transferência do eixo econômico e político para o Centro-Sul da colônia, processo que se aprofundaria com a emergência do café, no século seguinte, como a principal riqueza do país. No século XX, a economia brasileira se transformou. Sob o impacto da Crise de 1929 e dos efeitos da Segunda Guerra Mundial (1939-45), o país lançou-se à industrialização, esforço que, iniciado na Era Vargas (1930-45), não mais foi interrompido, especialmente ao longo dos governos de Vargas (1951-54), de JK (1956-61) e em parte do ciclo militar (1964-85).

A partir dessas informações, entendidas como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos a aspectos da história econômica brasileira e mundial.

A rápida descoberta de metais preciosos pelos portugueses foi a razão pela qual a colonização do Brasil em nada diferiu da colonização espanhola na América.
  1. ✂️
  2. ✂️

2903Q832113 | História, História Geral, Prefeitura de Jacinto Machado SC Professor de História, PS Concursos, 2021

Para facilitar a compreensão de um longo período de existência, como foi a do Egito, a historiografia estabeleceu, com base na análise das fontes, uma cronologia histórica, A história egípcia costuma ser dividida em, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2904Q931461 | História, UNICAMP Vestibular UNICAMP, UNICAMP, COMVEST

Texto associado.
A dona de casa entre as classes populares urbanas é uma personagem maior e majoritária. A dona de casa não tem muitas papas na língua. Muitas vezes é uma rebelde, tanto na vida privada quanto na vida pública. E não raro paga um alto preço por isso, como alvo principal de violências que podem chegar ao crime “passional”.
(Adaptado de Michelle Perrot, “Figuras e papéis”, em Philippe Ariès (org.), História da vida privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. v. 4, p. 146.)
A mulher das classes populares nas sociedades urbanas do século XIX na Europa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2905Q712070 | História, Procurador Jurídico, Prefeitura de Rondonópolis MT, Prefeitura de Rondonópolis MT, 2019

Em abril de 1719, quando a Bandeira liderada por Paschoal Moreira Cabral descobriu ouro na região do rio Coxipó - Mirim, iniciou-se o processo tanto da exploração das minas do Cuiabá quanto do assentamento de populações não indígenas na região. O território onde viria a ser estabelecida a futura vila do Senhor Bom Jesus do Cuiabá fazia parte das possessões de populações indígenas. Qual etnia ocupava esse espaço quando da descoberta do ouro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2906Q197780 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o Estado Novo, analise as afirmativas e assinale a resposta correta.
I. A Constituição de 1937 teve como principal característica o predomínio do Poder Executivo sobre as demais instâncias de Poder do Estado.
II. Em relação ao operariado, o Estado Novo procurou anular a sua influência por meio de uma política trabalhista que negava a luta de classes.
III. O Estado Novo surgiu de um golpe forjado pela união ampla das elites econômicas com as político–militares.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2907Q388002 | História, Professor, SEED SE, FCC

A coroa portuguesa organizou uma entrada com o objetivo de impedir a fixação dos franceses no litoral sergipano. As tropas portuguesas foram comandadas por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2908Q238765 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século
XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a
econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política,
com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais
Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização
consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante,
expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo).
Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do
século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia
americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a
República, o país não deixou de ser elitista e socialmente
excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a
modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu
conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe
de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da
democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que
a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História
Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.

Ainda tendo o texto como referência inicial, julgue os itens seguintes, relativos à Era Vargas e à evolução histórica do Brasil pós-1945.

A Companhia Siderúrgica Nacional (Usina de Volta Redonda), cuja construção aproveitou-se das circunstâncias geradas pela Segunda Guerra Mundial, simboliza o ponto de partida da moderna industrialização brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

2909Q388783 | História, Comissário de Justiça da Infância e da Juventude, TJ SC, TJ SC

Leia as afirmativas abaixo, que tratam do povoamento do território catarinense:

 I. A expansão do povoamento europeu no litoral sul-brasileiro partiu da capitania de São Vicente com portugueses que se deslocaram da ilha de São Vicente (SP) e ilha de Cananéia (SP) para o litoral catarinense. A finalidade dessa ocupação, inicialmente, era a busca pelo ouro, além da intenção de Portugal de ocupar efetivamente o sul do Brasil.

II. Ao findar o século XVII, já existiam três núcleos básicos em Santa Catarina: Nossa Senhora do Rio São Francisco, Desterro e Santo Antônio dos Anjos da Laguna.

 III. Em 1730, a abertura da estrada do Viamão, ordenada pelo capitão-governador Caldeira Pimentel, com a finalidade da introdução das cavalgaduras do sul em direção a São Paulo, foi a responsável pela ocupação de uma faixa expressiva do interior dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

IV. Os primeiros açorianos desembarcaram na ilha de Santa Catarina em janeiro de 1748. Com a falta de condições para a atividade agrícola, os açorianos voltaram-se para a caça da baleia.

Agora, responda:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2910Q931765 | História, VESTIBULAR Primeiro semestre IF PE, IF PE, IF PE, 2017

Há 200 anos, em 1817, Pernambuco foi palco de um movimento conhecido como Revolução Pernambucana. Ideias liberais não eram novas na província, mas se alastraram pelas províncias próximas: Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará. Naquela época, Alagoas era parte do território pernambucano. Os impostos pagos pela província para custear a implantação da Corte no Rio de Janeiro pesavam sobre comerciantes e produtores de açúcar. Sobre os revolucionários de 1917, podemos afirmar que regulam princípios e ideais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2911Q389820 | História, Professor, SEED SE, FCC

As cidades de Estância, Itabaiana, Lagarto e Própria, na hierarquia urbana de Sergipe, são consideradas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2912Q388803 | História, História Geral, Professor Nível II, Prefeitura de Parauapebas PA, CESPE CEBRASPE

O século XIX assinalou, no mundo ocidental, a emergência de três grandes representações: liberalismo, nacionalismo e socialismo. No campo econômico, o dinamismo do sistema capitalista, impulsionado pela Revolução Industrial, desembocou no imperialismo. As disputas por colônias e áreas de exploração foram determinantes para a eclosão da Primeira Guerra Mundial. Em 1917, a vitoriosa revolução bolchevique fez da Rússia a primeira nação socialista. Crise política, econômica e social de grandes proporções atestou o esgotamento do modelo liberal, em grande parte substituído por regimes totalitários, como os nazifascistas. Com o fim da Segunda Guerra, configurou-se um mundo diferente, bipolarizado pela ascendência dos Estados Unidos da América (EUA) e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Décadas mais tarde, com o fim da Guerra Fria, o mundo ficou submetido à relativa hegemonia norteamericana, à frágil presença da Organização das Nações Unidas (ONU) e à ação de grupos terroristas. Em termos econômicos, ampliou-se a globalização, ao tempo em que cresceu a consciência universal relativa à necessidade de se preservar a vida no planeta em face dos problemas ambientais de grande dimensão.

Tendo o texto acima como indicativo de alguns dos principais acontecimentos da história contemporânea, julgue os itens seguintes.

A raiz dos maiores problemas do Oriente Médio situa-se na resistência árabe às diversas tentativas atuais de criação do Estado de Israel.
  1. ✂️
  2. ✂️

2913Q388810 | História, Soldado, Polícia Militar PE, UPENET IAUPE

Em 1888, o Brasil aboliu a escravidão em todo o território nacional. Foi um dos últimos países a libertar os escravos. Sobre a libertação dos escravos, analise as proposições abaixo.

I. A abolição de quase 800 mil escravos foi fundamental para a modernização da economia brasileira, embora a modernização tenha demandado algum tempo para começar.

II. Os escravos tiveram grandes dificuldades para se incorporarem ao mercado de trabalho livre. Muitos deles continuaram com seus antigos senhores.

III. Do ponto de vista jurídico, os escravos libertos passaram a ser considerados cidadãos com todos os direitos concedidos pela constituição.

IV. A escravidão institucionalizada foi rompida, porém muitas das relações da época do escravismo se mantiveram. O preconceito contra o trabalho, sobretudo o manual, foi um dos vestígios mais marcantes do tempo da escravidão.

Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2914Q389082 | História, História Geral, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da Revolução Industrial e das questões sociais dela decorrentes, julgue os próximos itens.

A deterioração das condições de vida nas cidades contribuiu para a ampliação dos problemas sociais e de surtos de violência, doenças infectocontagiosas e prostituição.

  1. ✂️
  2. ✂️

2915Q932586 | História, UERJ Vestibular Segundo Exame UERJ, UERJ, UERJ, 2018

Texto associado.
Preâmbulo da Constituição da República Federativa do Brasil (1988)
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte
para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais
e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a
justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos,
fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução
pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição
da República Federativa do Brasil.
                                                                                                                                 planalto.gov.br

A Constituição brasileira vigente promoveu mudanças que visam a assegurar o exercício dos direitos sociais e
individuais, como menciona seu preâmbulo.
A premissa de garantir e valorizar esses direitos está relacionada ao seguinte aspecto naquela conjuntura do país:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2916Q389354 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

Representante do movimento Iluminista que se destacou pelas críticas ao clero católico e à intolerância religiosa. Marcou sua posição em defesa da liberdade de pensamento através da frase:

"Posso não concordar com nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las."

O texto se refere a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2917Q932337 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 T’Challa é um rei-guerreiro da nação africana fictícia
de Wakanda. O herói de rosto africano é a estrela do filme
Pantera Negra, a primeira grande produção cinematográfica
4 derivada dos quadrinhos da Marvel a trazer um protagonista e
um elenco principal negros para o centro da tela. Subvertendo
os estereótipos que frequentemente cercam o continente
7 africano, Wakanda nunca foi colonizada. É extremamente
desenvolvida, dona de uma secreta tecnologia avançada cuja
estética se apoia no afrofuturismo.
Tory Oliveira Pantera Negra e o racismo no universo nerd In Carta
Capital, 11/2/2018 Internet (com adaptações)

A respeito dos sentidos e das estruturas linguísticas desse fragmento
de texto e dos múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue os itens
de 19 a 22 e assinale a opção correta no item 23, que é do tipo C.
As leituras históricas que retratavam a África como um
continente colonizado e marcado por estereótipos negativos
deixaram de ser hegemônicas nos filmes de Hollywood a partir
dos processos de independência dos países africanos,
finalizados na década de 50 do século XX.
  1. ✂️
  2. ✂️

2918Q389653 | História, História Geral, Técnico, Arquivo Nacional, NCE

Na dinâmica social, a seleção do que lembrar e o como fazê-lo mostra-se imprescindível à legitimação do poder. Nesse sentido, o conceito de "tradição inventada", segundo a concepção de T. Ranger e E. Hobsbawn, mostra-se bastante operatório. Marque a alternativa que explicita este conceito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2919Q931356 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

Texto associado.
O problema central a ser resolvido pelo Novo Regime era a organização de outro pacto de poder que pudesse substituir o arranjo imperial com grau suficiente de estabilidade. O próprio presidente Campos Sales resumiu claramente seu objetivo: “É de lá, dos estados, que se governa a República, por cima das multidões que tumultuam agitadas nas ruas da capital da União. A política dos estados é a política nacional”.
CARVALHO. J. M. Os Bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. São Paulo: Companhia das Lelras, 1987 (adaptado).
Nessa citação, o presidente do Brasil no período expressa uma estratégia política no sentido de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2920Q389671 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Itaituba PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A história escrita a partir de grandes acontecimentos políticos, que privilegia os heróis, as datas e é narrada linearmente é conhecida como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.