Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2921Q702260 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

No que se refere ao contexto da Revolução Mexicana, julgue (C ou E) o item a seguir. O líder camponês Emiliano Zapata apoiou significativamente a Revolução Mexicana comandando o Exército Libertador do Sul. A sua participação nas lutas revolucionárias encerrou-se com a chegada de Francisco Madero à presidência do país e com a concretização das reformas relativas à propriedade das terras
  1. ✂️
  2. ✂️

2922Q931391 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

  Tratava-se agora de construir um ritmo novo. Para tanto, era necessário convocar todas as forças vivas da Nação, todos os homens que, com vontade de trabalhar e confiança no futuro, pudessem erguer, num tempo novo, um novo Tempo. E, à grande convocação que conclamava o povo para a gigantesca tarefa, começaram a chegar de todos os cantos da imensa pátria os trabalhadores: os homens simples e quietos, com pés de raiz, rostos de couro e mãos de pedra, e no calcanho, em carro de boi, em lombo de burro, em paus-de-arara, por todas as formas possíveis e imagináveis, em sua mudez cheia de esperança, muitas vezes deixando para trás mulheres e filhos a aguardar suas promessas de melhores dias; foram chegando de tantos povoados, tantas cidades cujos nomes pareciam cantar saudades aos seus ouvidos, dentro dos antigos ritmos da imensa pátria... Terra de sol, Terra de luz... Brasil! Brasil! Brasília!
MORAES, V.; JOBIM, A. C. Brasília, sinfonia da alvorada. III — A chegada dos candangos. Disponível em: www.viniciusdemoraes.com.br.
Acesso em: 14 ago. 2012 (adaptado).
No texto, a narrativa produzida sobre a construção de Brasília articula os elementos políticos e socioeconômicos indicados, respectivamente, em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2923Q388927 | História, História Geral, Especialista em Desenvolvimento Humano, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

Identificada como a ciência do homem no tempo, a História, ao estudar o passado das sociedades, auxilia-nos a compreender as transformações experimentadas pela humanidade ao longo dos séculos, reunindo, dessa forma, elementos que lançam luzes sobre o presente. Os períodos iniciais do desenvolvimento humano correspondem ao que se convencionou chamar de préhistória, conceito questionável atualmente. As primeiras civilizações floresceram no Oriente, em geral dependentes de grandes rios. A Antiguidade Clássica (greco-romana) assentou-se no trabalho escravo e, sob vários aspectos, constituiu-se na base cultural da civilização ocidental contemporânea.

Considerando essas observações como referência inicial, bem como os temas por elas abordados, julgue os itens a seguir.

Na afirmação de que o Egito era um presente do Nilo, o historiador grego Heródoto enfatiza a importância do grande rio para a existência da civilização egípcia.

  1. ✂️
  2. ✂️

2924Q388935 | História, História Geral, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Sobre a Segunda Grande Guerra, analise as afirmativas e, em seguida, assinale a opção correta.

I. A ampla aliança antifascista fez emergir, no pós-guerra, valores próprios do período iluminista e da fase das grandes revoluções na Europa, tais quais o de que nenhuma desigualdade poderia basear-se no nascimento ou na origem.

II. A grande força do fascismo residiu no seu caráter internacionalista e no forte apoio que agregou fora dos países em que teve origem.

III. Os dramáticos resultados da Segunda Grande Guerra fizeram emergir, na significativa maioria das nações que se opuseram ao Eixo, uma crença na supremacia da economia de mercado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2925Q239432 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A colonização do Brasil assentou-se, fundamentalmente, no latifúndio, na monocultura e no trabalho escravo. Proclamada a independência, não houve efetiva ruptura com o passado colonial. A abolição da escravidão, por exemplo, somente se deu em fins do século XIX, ainda assim inconclusa. A República Velha, nascida de um golpe de Estado, representou o domínio das oligarquias, com forte exclusão social e processos políticos viciados. A Revolução de 1930 inaugurou a Era Vargas e o início da modernização do país. Depois da ditadura do Estado Novo, o país iniciou o processo de aprendizado democrático em meio a crises agudas, que culminaram com o golpe de 1964. Após 21 anos de regime militar, restaurou-se a democracia, cujo grande marco definidor é a Constituição de 1988.

Considerando as informações acima e os aspectos significativos da História do Brasil, julgue os itens

Na República Velha, o voto secreto garantia a lisura das eleições.

  1. ✂️
  2. ✂️

2926Q390221 | História, Educação em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

É consensual a importância da história nas sociedades contemporâneas. Não por outra razão, a presença da disciplina nas diversas etapas da educação básica desempenha múltiplos papéis, entre os quais o de sua indiscutível potencialidade na formação dos estudantes. Nessa perspectiva, julgue os itens a seguir, relativos às diversas formas de contribuição que o estudo da história pode oferecer aos alunos. A assimilação dos conteúdos por parte dos alunos é bastante facilitada quando o professor faz constantes julgamentos de valor sobre personagens e fatos históricos.
  1. ✂️
  2. ✂️

2927Q389240 | História

O escravo negro foi, fundamentalmente, a mão-de-obra predominante da eco-nomia brasileira entre os séculos XVI e XIX. São aspectos que caracterizam a escravidão de origem africana, no Brasil, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2928Q389754 | História, Professor, SEED SE, FCC

Considere as afirmações abaixo.

I. Redução da mata ciliar.

II. Desvio do seu leito.

III. Assoreamento.

IV. Elevado índice pluviométrico.

Os índios Xokós vivem nas proximidades do rio São Francisco, cujo volume hídrico tem sido reduzido em decorrência APENAS de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2929Q390270 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às mudanças políticas iniciadas no final do século XVIII no Ocidente, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2930Q199553 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre o ideário e a organização dos socialistas. Em seguida, assinale a opção correta.

I. O período de 1890 até as vésperas da Primeira Grande Guerra pode ser considerado como de florescimento das organizações partidárias socialistas de massa na Europa.
II. Não há registros da existência de partidos socialistas fora do território europeu antes do final da segunda década do século XX.
III. O avanço da organização dos partidos operários europeus foi inversamente proporcional ao crescimento dos sindicatos e sociedades cooperativas no mesmo período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2931Q699022 | História, Diplomata Prova 2, Instituto Rio Branco, IADES, 2019

Quanto ao processo de consolidação do Estado brasileiro nas primeiras décadas da Independência, julgue (C ou E) o item a seguir. Apesar de certa desconfiança em vista da adoção do regime monárquico de governo, a Independência do Brasil tardou poucos anos a ser reconhecida pelas repúblicas sul-americanas e pelos Estados Unidos. Também na África, a notícia foi recebida com entusiasmo por muitas lideranças locais, sendo africana a primeira monarquia a reconhecer a Independência do Brasil. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2932Q194449 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre o contexto da política de Getúlio Vargas, denominada de " Marcha para o Oeste" , assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2933Q930968 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento. Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional: o florescimento da região noroeste paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2 ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a Primeira República, tinha como objetivo a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2934Q387992 | História, História Geral

Sobre o I luminismo: 

 I . Nos séculos XVI I e XVI I I , como um movimento intelectual que ganhou força e se opôs ao Ant igo Regime.

I I . Caracterizava-se pelo racionalismo, ant imercant ilismo, ant iabsolut ismo e ant iclericalismo.

I I I . Seu berço foi na Inglaterra, graças à revolução burguesa, mas foi na França que at ingiu o apogeu.

IV. Foi um sistema polít ico e administ rat ivo que prevaleceu nos países da Europa, na época do Ant igo Regime (séculos XV ao XVI I I ) .

Marque a Opção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2935Q389535 | História

Adotou uma política externa independente dos Estados Unidos e condecorou um dos líderes da revolução cubana, Ernesto "Che" Guevara. A que presidente do Brasil estão relacionados esses fatos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2936Q389291 | História, História Geral, Pesquisador em Qualidade, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Relativamente ao papel das instituições científicas e suas relações com a sociedade e o Estado, além do financiamento da pesquisa, julgue os itens de 107 a 114.

Sociedades científicas, como as dedicadas aos estudos geográficos, desempenharam papel relevante no contexto da expansão imperialista conduzido por potências ocidentais no século XIX e que teve no neocolonialismo sua face mais visível.

  1. ✂️
  2. ✂️

2937Q390068 | História, História Geral, Instituto Quadrix, 2017

África e América foram incorporadas à história ocidental a partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do início dos tempos modernos. O processo de exploração colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e política que, na Europa, caracterizava a transição do feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor geral da Unesco, ?hoje, torna-se evidente que a herança africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico, as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por toda parte; em certos casos, chegam a constituir os fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns segmentos mais importantes da população?.

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto acima e considerando aspectos significativos do ensino de história, da história da América e de suas identidades, bem como da história africana e de suas relações com o exterior, julgue os itens de 81 a 90.

Um dos graves problemas do ensino de história da África, no Brasil, decorre de uma visão estereotipada, de modo que a recorrente identidade continental - o africano - leva à construção de uma falsa homogeneidade, desconhecendo-se as especificidades das sociedades que habitam o continente.
  1. ✂️
  2. ✂️

2938Q932290 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 O filme Deuses do Egito é mais branco que o Oscar
2016. E, naquele caso, há um agravante: o filme se passa em
um país do norte da África. O elenco principal parece mais
4 apropriado para uma lenda celta do que para o Egito antigo,
pois quase todos os atores são brancos. Esse branqueamento
histórico foi motivo de fortes críticas nos Estados Unidos. A
7 produtora e o diretor pediram desculpas ao público. Eles
repetiram a velha tradição hollywoodiana de colocar atores
brancos nos papéis principais: Charlton Heston encenou
10 Moisés em Os Dez Mandamentos (1956) e Elizabeth Taylor
foi Cleópatra (1963). Ou seja: Hollywood não mudou. E não
percebeu que o mundo à sua volta, sim.
Ricardo Calil Polêmica racial encobre a ruindade do
longa épico Deuses do Egito In: Folha de S. Paulo, 27/2/2016
Internet: www1 folha uol com br (com adaptações)

Julgue os próximos itens, acerca do texto precedente e dos múltiplos aspectos a ele relacionados.
 Os egípcios antigos elaboraram sofisticados esquemas mitológicos que narravam as histórias de suas divindades, como Osíris, Hórus, Set e Ra, e a religião politeísta estava presente nas estruturas do poder teocrático do Egito antigo. 
  1. ✂️
  2. ✂️

2939Q388809 | História

Desde a época do Renascimento, a Idade Média foi considerada como um período obscuro.

Hoje tal idéia não é plenamente aceita, dado que entre o legado medieval destaca-se o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2940Q390098 | História, Teoria em História, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O grande medievalista francês Marc Bloch, autor do clássico Apologia da História ou o ofício do historiador, inaugurou a concepção de “história como problema”, em oposição a uma historiografia positivista que se apoiava em fatos, datas, grandes nomes e heróis. Com Lucien Febvre, ele foi um dos criadores da moderna historiografia conhecida como Escola dos Anais (Annales).

Relativamente às transformações pelas quais passou a produção e a escrita do conhecimento histórico a partir das primeiras décadas do século XX, julgue os itens seguintes.

Uma característica marcante da nova história, na esteira das inovações trazidas pela Escola dos Anais, foi o radical afastamento da história em relação às demais ciências humanas e sociais.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.