Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q31084 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Ao longo do período compreendido entre o fim do primeiro grande conflito mundial (1918) e o início da segunda guerra mundial (1939), o mundo presenciou a crise das sociedades liberais ocidentais. Surgiram, em vários países europeus, movimentos e partidos hostis ao Estado Liberal e ao socialismo marxista.
Esses partidos chegaram ao poder na Itália (1922) e na Alemanha (1933).

Comparando-se o fascismo italiano e o nazismo alemão, quando estavam no poder, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q388289 | História, História Geral, Historiador, IBGE, CESGRANRIO

Boa parte do famoso manual Introdução aos estudos históricos (1a edição francesa de 1897), escrito por Langlois e Seignobos, é dedicada a explicar as regras que devem ser seguidas a fim de se estabelecerem os fatos históricos. Na perspectiva da Escola Metódica formalizada por eles, os fatos históricos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

343Q935442 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(FEI-SP) – Sobre a Revolução Industrial:

I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.

II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).

III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

344Q54371 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) No Brasil durante o período entre-guerras, a radicalização político-ideológica, representada pelo choque das forças antagônicas dos fascistas da Ação Integralista Brasileira e dos esquerdistas da Aliança Nacional Libertadora, serviu de pretexto para que Getúlio Vargas preparasse o golpe que originou:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

345Q673727 | História, Renascimento, ENEM

(UFPR 2009) O Renascimento foi um período de alteração substancial no panorama da cultura europeia. Assinale a alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante exemplar desse contexto renascentista.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q389122 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Durante o mercantilismo, todos os produtos que chegavam à colônia ou saíam dela tinham que passar pela metrópole, caracterizando assim
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

347Q53593 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

De 1854 a 1858, foram construídas as primeiras linhas telegráficas e de navegação e as primeiras estradas de ferro, a iluminação a gás chegou às cidades, e o número de escolas e de estabelecimentos de instrução começou a crescer. A urbanização da capital passava por uma revolução. Nos locais de maior acesso foram sendo edificados palácios, jardins públicos e amplas avenidas. Ao longo do século XIX, a corte obteve, ainda, outras melhorias: arborização, calçamento com paralelepípedo, iluminação a gás, bondes puxados a burro, rede de esgoto e abastecimento domiciliar de água.

(Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)

A partir do trecho, é correto afirmar que uma das principais características do Brasil no século XIX era
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

348Q15756 | História, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP

A Revolução Industrial inglesa foi precedida por aproximadamente duzentos anos de desenvolvimento econômico e político em que se elaboraram as condições para a implantação de uma sociedade capitalista contemporânea. Fatores políticos e condições históricas se combinaram, detonando o processo pioneiro de industrialização acelerada na Inglaterra (e não em qualquer outro país mercantilista).
(Carlos Guilherme Mota. História moderna e contemporânea, 1986.)

Podem ser apontadas como condições para o pioneirismo britânico nesse processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

349Q390337 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A atuação político-religiosa de Teodósio I, após o Edito de Tessalônica, de 27 de fevereiro de 380, procura criar normas práticas para o cumprimento da nova lei. Como imperador, Todósio I
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

350Q683469 | História, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

“Heróis baianos! A glória vos chama! Vossos ilustres ascendentes do Douro e do Tejo deram-vos o exemplo e por vós esperam. Gritai audazes: Viva a Constituição do Brasil e o Rei que não a recusará!”
NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. A vida política. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808-2010. V. 1. Crise colonial e independência, 1808-1830. Coord. Alberto da Costa e Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 92.
Esse texto compõe um dos pasquins manuscritos encontrados pelas ruas de Salvador, na Bahia, e nele consta a convocação dos baianos para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

351Q388124 | História

Em 1922, o presidente Epitácio Pessoa nomeia um civil para o ministério da guerra, o que causa agitação nos quartéis do Rio de Janeiro. A jovem oficialidade contesta a vitória de Artur Bernardes, candidato oficial a Presidência da República. O governo manda fechar o Clube Militar e prender seu presidente, o marechal Hermes da Fonseca. Que revolta eclodiu com esses fatos?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

352Q198127 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"No final do século XVIII, começaram a ocorrer movimentos de emancipação política no Brasil-Colônia, como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana" (COSTA; MELLO, 2006).
Contribuiu(íram) para o surgimento desses movimentos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

353Q266247 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.
Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.

Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

354Q388882 | História, História Geral, Licenciado em Historia, SECULT PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Com características próprias em cada país, foram as primeiras exposições internacionais organizadas nas capitais européias que contribuíram para forjar uma certa homogeneidade estilística ao art nouveau. A arquitetura, no entanto, foi a disciplina integral à qual se subordinaram as outras artes gráficas e figurativas do estilo. Considerando o art nouveau na dinâmica artística ocidental é correto afirmar que o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

355Q387965 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

356Q146994 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Considere os dois trechos abaixo. I. (...) na ausência de depoimentos escritos, a expressão de camadas das classes trabalhadoras dos tempos atuais pode ser reconhecida por fotografias cotidianas. II. A imagem é capaz de atingir todas as camadas sociais ao ultrapassar as diversas fronteiras sociais pelo alcance do sentido humano da visão. (KNAUSS, Paulo. ?O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual?. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, jan-jun 2006, p. 99) As proposições I e II destacam, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q860345 | História, Mercantilismo

(FGV) Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre mercantilismo, e assinale a alternativa correta.

I. São característica essenciais do mercantilismo: o monopólio, o protecionismo e a balança comercial favorável.

II. O objetivo fundamental do mercantilismo, como política de acumulação de capitais, é a livre concorrência sem a intervenção do Estado-nação.

III. As medidas da política econômica mercantilista foram idênticas em todos os países da Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII.

IV. pacto colonial está no contexto das práticas mercantilistas.

V. O insucesso da política mercantilista expressa-se pela permanência da política bulionista por três séculos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q935416 | História, Reforma Protestante, ENEM

(Cesgranrio) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

1. o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.

2. a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.

3. a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

4. a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

359Q389623 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Durante os séculos XVII e XVIII, a Europa viveu um importante movimento de idéias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta. A seqüência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

360Q266015 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 "é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo".

E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.

A "ordem social" e as "ideias e credos" a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.