Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q683469 | História, Soldado, Bombeiro Militar MG, FUNDEP, 2019

“Heróis baianos! A glória vos chama! Vossos ilustres ascendentes do Douro e do Tejo deram-vos o exemplo e por vós esperam. Gritai audazes: Viva a Constituição do Brasil e o Rei que não a recusará!”
NEVES, Lúcia Bastos Pereira das. A vida política. In: SCHWARCZ, Lilia M. (direção) História do Brasil Nação: 1808-2010. V. 1. Crise colonial e independência, 1808-1830. Coord. Alberto da Costa e Silva. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011. p. 92.
Esse texto compõe um dos pasquins manuscritos encontrados pelas ruas de Salvador, na Bahia, e nele consta a convocação dos baianos para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

362Q11485 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

Em 1993, no Brasil, anunciou-se um novo plano de estabilização econômica, o Plano Real, que entrou em vigor efetivamente em julho de 1994.

O Plano Real foi planejado e implantado no governo do presidente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q389623 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG

Durante os séculos XVII e XVIII, a Europa viveu um importante movimento de idéias que revolucionou o pensamento científico e político. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa correta. A seqüência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

364Q266015 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No Ocidente, o período entre 1848 e 1875 "é primariamente o do maciço avanço da economia do capitalismo industrial, em escala mundial, da ordem social que o representa, das ideias e credos que pareciam legitimá-lo e ratificá-lo".

E. J. Hobsbawm. A era do capital 1848-1875.

A "ordem social" e as "ideias e credos" a que se refere o autor caracterizam-se, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q935416 | História, Reforma Protestante, ENEM

(Cesgranrio) A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

1. o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.

2. a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.

3. a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.

4. a reação da Igreja Católica, denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

As afirmativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q390399 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q200054 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

As causas da Conjuração Baiana (1798) estão relacionadas com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q11137 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com os mesmos atributos.

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011)

A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q6087 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

O Regimento de Tomé de Sousa é considerado por alguns uma espécie de “primeira constituição brasileira”, sendo enviado ao governador pelo próprio rei D. João III de Portugal.

No ano de 1548, o governo português estabeleceu, no Brasil, o Sistema de Governo Geral, que tinha como um dos principais objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

370Q266410 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Em três momentos importantes da história européia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 – nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos.

Trata-se do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q388566 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Leia as afirmações abaixo, referentes a fatos ocorridos e ideias desenvolvidas na Europa, e responda ao que se pede.

I - ?Representou, na verdade, o momento culminante de um processo que começou no Renascimento, de afirmação da razão como base do conhecimento? (ARRUDA & PILETTI, 2007)

II - De acordo com Rosseau o ?povo (...) é o verdadeiro soberano (...) Sua forma de expressão (...) deveria se manifestar por meio da maioria de votos da população em assembléias nas quais ele exerceria diretamente (...) o poder de decidir sobre os rumos a dar à sociedade?. (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007)

III - Provocaram transformações, dentre outras: proletarização definitiva dos produtores diretos; decadência da indústria doméstica rural; crescente divisão internacional do trabalho; aceleração do êxodo rural, antagonismo entre o proletariado nascente e a burguesia proprietária dos meios de produção.

IV - Irromperam movimentos sociais e políticos como o ludismo e o movimento cartista.

V - São algumas de suas idéias: críticas ao Estado absolutista, propondo a limitação do poder real; defesa da não-intervenção do Estado no campo econômico; e defesa de um sistema constitucional.

Os números

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q49904 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Segundo o historiador Pedro Puntoni, no livro "A Guerra dos Bárbaros’, “Sem dúvida alguma, a compreensão dos povos ditos tapuias como uma unidade histórica e cultural, em oposição não só ao mundo cristão europeu mas aos povos tupis, habitantes do litoral, foi um dos elementos mais importantes na caracterização coeva da unicidade dos conflitos ocorridos no Nordeste, ao longo das décadas finais dos Seiscentos e início dos Setecentos, no contexto específico do processo de expansão da pecuária e, portanto, da fronteira. De fato, a extensa documentação colonial refere-se ao conjunto de confrontos e sublevações dos grupos tapuias do sertão nordestino como uma „Guerra dos Bárbaros‟, unificando, dessa maneira, situações e contextos peculiares. Por isso, tal como no episódio da chamada Confederação dos Tamoios, inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros foi igualmente tomada pela historiografia como uma confederação das tribos hostis ao império português, um genuíno movimento organizado de resistência ao colonizador. (...) Câmara Cascudo, que conhecia bem a documentação colonial do Rio Grande, criticou em sua História aqueles que, „lembrando a dos tamoios‟, chamavam a Guerra dos Bárbaros, „romanticamente‟, de confederação dos cariris „Não houve plano comum nem unidade de chefia.”

(PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros - Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo, Hucitec, 2002, p. 77;79).

A partir do texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q141565 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Para serem considerados fontes documentais válidas em uma pesquisa histórica, os documentos devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

374Q266247 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Foi precisamente a divisão da economia mundial em múltiplas jurisdições políticas, competindo entre si pelo capital circulante, que deu aos agentes capitalistas as maiores oportunidades de continuar a expandir o valor de seu capital, nos períodos de estagnação material generalizada da economia mundial.
Giovanni Arrighi, O longo século XX. Dinheiro, poder e as origens do nosso tempo. Rio de Janeiro/São Paulo: Contraponto/Edunesp, p.237, 1996.

Conforme o texto, uma das características mais marcantes da história da formação e desenvolvimento do sistema capitalista é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q852114 | História, História Geral, Prefeitura de Abelardo Luz SC Professor de História, GSA CONCURSOS, 2020

Sobre a origem do Homem Americano: na década de 1990, o pesquisador Walter Neves confirmou que Luzia foi a primeira habitante do continente. Esta descoberta suplantou a que até então era considerada como verdadeira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q54224 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(U. Santa Ursula-RJ) O Renascimento é considerado por muitos historiadores como um marco na revolução intelectual do Ocidente. Ocorreu primeiro na Itália e pode ser caracterizado por modificações nas artes em geral e em alguns conceitos anteriormente aceitos como imutáveis. Assinale o mais correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q390407 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Os estudos de gênero buscam compreender como no decorrer da história humana o masculino e o feminino são representados, visto que as sociedades se organizam a partir dessas representações. Trazer estudos de gênero para o ensino significa evidenciar o caráter social, portanto,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q387965 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, SEE MG, FCC

Com as Grandes Navegações os europeus conquistaram inúmeros territórios ao redor do mundo, ampliaram suas atividades econômicas e estabeleceram contato com diferentes culturas. Nesse processo de expansão, o contato dos europeus com os povos distantes caracterizou-se pelo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

379Q676159 | História, Auxiliar Legislativo Auxiliar Operacional, ALAP, FCC, 2020

Durante a Cabanagem, houve em Macapá a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q17445 | História, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

As 95 teses do Padre Martinho Lutero, fixadas na porta da Catedral de Wittenberg em 1517, demarcaram a transição para uma nova fase da história do cristianismo. Dentre sua repercussão mais destacada está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.