Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q200054 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

As causas da Conjuração Baiana (1798) estão relacionadas com

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q389442 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

A formação do Estado moderno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

363Q11137 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com os mesmos atributos.

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011)

A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q388566 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Leia as afirmações abaixo, referentes a fatos ocorridos e ideias desenvolvidas na Europa, e responda ao que se pede.

I - ?Representou, na verdade, o momento culminante de um processo que começou no Renascimento, de afirmação da razão como base do conhecimento? (ARRUDA & PILETTI, 2007)

II - De acordo com Rosseau o ?povo (...) é o verdadeiro soberano (...) Sua forma de expressão (...) deveria se manifestar por meio da maioria de votos da população em assembléias nas quais ele exerceria diretamente (...) o poder de decidir sobre os rumos a dar à sociedade?. (AZEVEDO & SERIACOPI, 2007)

III - Provocaram transformações, dentre outras: proletarização definitiva dos produtores diretos; decadência da indústria doméstica rural; crescente divisão internacional do trabalho; aceleração do êxodo rural, antagonismo entre o proletariado nascente e a burguesia proprietária dos meios de produção.

IV - Irromperam movimentos sociais e políticos como o ludismo e o movimento cartista.

V - São algumas de suas idéias: críticas ao Estado absolutista, propondo a limitação do poder real; defesa da não-intervenção do Estado no campo econômico; e defesa de um sistema constitucional.

Os números

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q3814 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Leia as afirmações sobre o Nazismo.

I. Utilizou-se da propaganda para construir a imagem grandiosa da Alemanha, louvar Adolf Hitler e estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
II. Foi hostil ao racionalismo e aos princípios políticos que fundamentam a democracia como, por exemplo, o pluripartidarismo.
III. Defendeu a desigualdade dos homens e das raças, os direitos de indivíduos “superiores”, acima das normas e das leis universais.
IV. Apoiou os movimentos socialistas que ocorreram ao longo da década de 1930, como a Guerra Civil Espanhola, quando lutou ao lado dos defensores da República.

Estão corretas as afirmações
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q390399 | História, Educação em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As relações entre o ensino de história e a educação em direitos humanos acontecem não apenas na rotina diária da atividade educativa; elas ultrapassam a esfera do cotidiano, porque são reflexos de diferentes formas de representação existentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

367Q266410 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Em três momentos importantes da história européia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918, e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 – nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos.

Trata-se do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q860341 | História, Mercantilismo

(UFMG) Todas as alternativas apresentam medidas que expressam formas através das quais o mercantilismo se exerceu, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q49904 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Segundo o historiador Pedro Puntoni, no livro "A Guerra dos Bárbaros’, “Sem dúvida alguma, a compreensão dos povos ditos tapuias como uma unidade histórica e cultural, em oposição não só ao mundo cristão europeu mas aos povos tupis, habitantes do litoral, foi um dos elementos mais importantes na caracterização coeva da unicidade dos conflitos ocorridos no Nordeste, ao longo das décadas finais dos Seiscentos e início dos Setecentos, no contexto específico do processo de expansão da pecuária e, portanto, da fronteira. De fato, a extensa documentação colonial refere-se ao conjunto de confrontos e sublevações dos grupos tapuias do sertão nordestino como uma „Guerra dos Bárbaros‟, unificando, dessa maneira, situações e contextos peculiares. Por isso, tal como no episódio da chamada Confederação dos Tamoios, inventada pela intuição de Gonçalves de Magalhães, a Guerra dos Bárbaros foi igualmente tomada pela historiografia como uma confederação das tribos hostis ao império português, um genuíno movimento organizado de resistência ao colonizador. (...) Câmara Cascudo, que conhecia bem a documentação colonial do Rio Grande, criticou em sua História aqueles que, „lembrando a dos tamoios‟, chamavam a Guerra dos Bárbaros, „romanticamente‟, de confederação dos cariris „Não houve plano comum nem unidade de chefia.”

(PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros - Povos Indígenas e a Colonização do Sertão Nordeste do Brasil, 1650-1720. São Paulo, Hucitec, 2002, p. 77;79).

A partir do texto acima, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q935367 | História, Pré História, ENEM

(FCSCL-SP) – Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

371Q141565 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Para serem considerados fontes documentais válidas em uma pesquisa histórica, os documentos devem ser

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

372Q935406 | História, Revolução Científica, ENEM

(UFV) Sobre a chamada Revolução Científica, marque a afirmativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q389342 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos marcantes da Antiguidade Oriental e da Antiguidade Clássica — Grécia e Roma —, julgue os itens seguintes.

Na Antiguidade, muitas civilizações surgiram e prosperaram junto a grandes rios, como foram, entre outros, os casos da Mesopotâmia (Tigre e Eufrates) e do Egito (Nilo).

  1. ✂️
  2. ✂️

374Q266295 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

375Q196191 | História, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida mas, também, revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores, muitos nutriam desconfianças por Roma, e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.

(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional, 08.01.2013. Adaptado)

Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

376Q11485 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro

Em 1993, no Brasil, anunciou-se um novo plano de estabilização econômica, o Plano Real, que entrou em vigor efetivamente em julho de 1994.

O Plano Real foi planejado e implantado no governo do presidente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q6370 | História, Sargento do Exército, EsSA, Exército Brasileiro

A elevação do Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves, em 1815, está ligada ao (à):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

378Q266478 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A população indígena brasileira aumentou 150% na década de 1990, passando de 294 mil pessoas para 734 mil, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O crescimento médio anual foi de 10,8%, quase seis vezes maior do que o da população brasileira em geral.
http://webradiobrasilindigena.wordpress.com, 21/11/2007.

A notícia acima apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q676159 | História, Auxiliar Legislativo Auxiliar Operacional, ALAP, FCC, 2020

Durante a Cabanagem, houve em Macapá a 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q389912 | História, Maranhão MA, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Uma das mais conhecidas revoltas ocorridas no período colonial brasileiro, a Revolta de Bequimão envolveu, na segunda metade do século XVII, colonos do Maranhão liderados por Manuel Beckman contra as autoridades metropolitanas. A respeito desse acontecimento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.