Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q49902 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Durante os três séculos, nos quais vigorou a escravidão no Brasil, a resistência de escravos tanto de origem africana quanto de origem indígena foi constante e tomou as mais diversas formas. No século XIX, quando a escravidão brasileira viveu seu apogeu com o maior afluxo de escravos africanos, o crescimento das cidades fez multiplicar nelas não apenas o número de escravos mas também as formas de resistência, que se diversificavam cada vez mais. E, se as fugas sempre foram as mais famosas e emblemáticas dessas formas de resistência, nunca foram as únicas.

Sobre elas, diz o historiador Marcus Carvalho:  

“Nunca faltaram fugas de escravos no Recife. Alguns se aproveitavam dos cortes que o Capibaribe fazia entre os bairros para se evadirem dentro da própria cidade em busca de dias melhores. Existem ainda casos mostrando o outro lado da história: fugas do Recife para o interior, ou até para fora da Província, buscando a distância do senhor ou a proximidade de parentes, amores, amigos e pessoas da mesma etnia ou nação.”

(CARVALHO, M. J. M. Liberdade: Rotinas e Rupturas do Escravismo no Recife, 1822-1850. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 176)

Tendo em vista esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q388470 | História, Patrimônio, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a aspectos conceituais no âmbito do patrimônio cultural.

A denominação patrimônio cultural imaterial aplica-se a práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas, razão pela qual dela se afastam, por intrínseca contradição conceitual, instrumentos, objetos, artefatos e lugares.

  1. ✂️
  2. ✂️

443Q11141 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

Certa vez, um velho Tupinambá me perguntou: “Por que vocês, mairs [franceses] e perós [portugueses], vêm de tão longe para buscar lenha? Por acaso não existem árvores na sua terra?” Respondi que sim, que tínhamos muitas, mas não daquela qualidade, e que não as queimávamos, como ele supunha, mas dela extraíamos tinta para tingir. “E precisam de tanta assim?”, retrucou o velho Tupinambá. “Sim”, respondi, “pois no nosso país existem negociantes que possuem mais panos, facas, tesouras, espelhos e outras mercadorias do que se possa imaginar, e um só deles compra todo o pau-brasil que possamos carregar.” “Ah!”, tornou a retrucar o selvagem. “Você me conta maravilhas. Mas me diga: esse homem tão rico de quem você me fala, não morre?” “Sim”, disse eu, “morre como os outros”. Aqueles selva- gens são grandes debatedores e gostam de ir ao fim em qualquer assunto. Por isso, o velho indígena me inquiriu outra vez: “E quando morrem os ricos, para quem fica o que deixam?” “Para seus filhos, se os têm”, respondi. “Na falta destes, para os irmãos e parentes próximos.” “Bem vejo agora que vocês, mairs, são mesmo uns grandes tolos. Sofrem tanto para cruzar o mar, suportando todas as privações e incômodos dos quais sempre falam quando aqui chegam, e trabalham dessa maneira apenas para amontoar riquezas para seus filhos ou para aqueles que vão sucedê-los? A terra que os alimenta não será por acaso suficiente para alimentar a eles? Nós também temos filhos a quem ama- mos. Mas estamos certos de que, depois da nossa morte, a terra que nos nutriu nutrirá também a eles. Por isso, descansamos sem maiores preocupações.”

(BUENO, Eduardo. Pau Brasil. São Paulo: Axis Mundi, 2002)

O diálogo entre o pastor calvinista Jean de Léry (1534-1611) e o velho Tupinambá, travado em algum momento da estada de Léry no Rio de Janeiro, entre março de 1557 e janeiro de 1558, é revelador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q196801 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"A primeira medida tomada pelo regente D. João, ao chegar ao Brasil, foi decretar a abertura dos portos brasileiros às nações amigas." (SILVA, 1992) Tal fato

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q194547 | História, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Sobre as Ligas Camponesas, analise as alrmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. Tiveram origem no mox imemo de trahalhadores rurais do Nordeste, na década de 1950, que lutavam pelo acesso à terra e melhores condições de trabalho.
II. O Primeiro Congresso Nacional de Lavradores e Trabalhadores Agrícolas ocorreu sob a liderança de Francisco Julião e pregou a reforma agrária e a extensão das leis trabalhistas ao campo.
III. A formaçào das I igas Camponesas limitou?se à região Nordeste, onde a questão da terra gerava muitos conflitos no enfrentamento de problemas como miséria, seca e fome.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q18234 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Leia o texto abaixo sobre práticas protecionistas recentes:

“(...) Tanto o Brasil quanto os EUA adotaram medidas protecionistas nos últimos cinco anos. As duas principais razões foram a crise econômica internacional e a concorrência da China. Do lado americano, o principal instrumento foi a concessão de subsídios. Já o Brasil fez uso de tarifas de importação, defesa comercial e requisitos de conteúdo local.”
BONOMO, Diego. Protecionismo brasileiro e americano. Folha de S. Paulo, 10 de outubro de 2012, p. 3.

Assinale a alternativa correta que identifica as diferenças de contexto histórico e econômico em que a prática do protecionismo foi adotada no período atual e no período da Idade Moderna europeia (século XV-XVIII).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q676347 | História, Auxiliar Legislativo Auxiliar Operacional, ALAP, FCC, 2020

A Fortaleza de São José do Macapá teve um importante papel 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q49287 | História, Professor de Ensino Religioso, SEE MG, IBFC, 2017

É preciso levar em consideração algumas atitudes, se queremos construir um mundo de tolerância, tais como:

I. Compreender o Ensino religioso como uma área de conhecimento interdisciplinar, tanto na execução curricular quanto na avaliação. Adotar a perspectiva da diversidade religiosa de modo articulado com outras dimensões de Cidadania e, desse modo, na Escola, articulando vários componentes curriculares: História, Geografia, Língua Portuguesa, Literatura etc.
II. Conhecer as religiões, as diversas expressões de religiosidade, de um modo contextualizado, cotejando informação e realidade, de modo a que o(a) educando(a) e, inclusive, o(a) educador(a) conheça(m) as próprias crenças e as situem em relação a outras, com base no princípio do valor histórico-cultural de cada uma, promovendo o sentido da tolerância e do convívio respeitoso com o diferente.
III. Evitar estudos sobre as religiões como fenômenos presentes em diversas culturas, porque cada religião deve se limitar a guardas as suas próprias tradições, vinculadas, por sua vez, somente às identidades dos grupos sociais e das pessoas.
IV. Promover o entendimento do conhecimento como aprendizado da dignidade humana, própria e do outro. Promover a construção de uma convivência fraterna, mediante diálogo ecumênico e inter-religioso, em que o respeito às diferenças tem por base um compromisso moral e ético.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

449Q390028 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

Com relação às ditaduras estabelecidas na América Latina no contexto da Guerra Fria, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q54284 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(FGV-SP) Leia as afirmações abaixo, sobre a Restauração na França, e assinale a alternativa correta.

I. Durante a Restauração (1789-1815), os Bourbon buscaram reinstalar o absolutismo, sofrendo, por isso, uma resistência popular de caráter republicano e ações de terror contra a nobreza.
II. O parlamento francês, na primeira fase da Restauração, foi composto por três forças políticas: a ultra-realista, a constitucional e a liberal.
III. Na tentativa de consolidar uma transição, durante a Restauração, foi instituído o voto censitário.
IV. A vitória da Revolução Liberal, nas jornadas de julho, não representou o triunfo do liberalismo sobre o absolutismo.
V. Luís XVIII e Carlos X ficaram conhecidos como os “reis da restauração”, enquanto Luís Felipe de Orléans, como o “rei dos banqueiros” nesse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q388157 | História, Santa Catarina, Auxiliar Administrativo, BADESC, FEPESE

Muito embora navegadores europeus tenham aportado em terras catarinenses desde o início do século XVI, o efetivo povoamento do nosso litoral só ocorreu a partir da segunda metade do século XVII, com o chamado Povoamento Vicentista.

Assinale a proposição que pode ser corretamente relacionada a este episódio da nossa História.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q852148 | História, História Geral, Prefeitura de Santo Augusto RS Professor III História, FUNDATEC, 2020

A Reforma foi colocada em movimento no início do século XVI, quando Martinho Lutero afixou suas 95 teses às portas da Igreja do Castelo da cidade, e logo se espalhou pela Europa e outros continentes. No entanto, apesar de ter sensibilizado muitos, muitas de suas propostas chocaram com práticas multisseculares, cujas raízes estavam presas na consciência religiosa das pessoas, como os rituais e missas e o culto aos santos. A respeito das implicações da Reforma e do conflito entre a Igreja tradicional e o movimento de reforma, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q197074 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Em fins do Século XVIII, enquanto a Inglaterra se industrializava rapidamente, a França era ainda um país agrário.[...]
Enquanto isso na França, vigorava ainda uma organização social baseada em estamentos – chamados estados, ou ordens –, herdada da Idade Média." (ARRUDA & PILETTI, 2007)
Sobre o tema, leia as afirmações abaixo.
I–O primeiro estado era constituído pela nobreza.
II–O clero estava subdividido em alto clero e baixo clero.
III–O terceiro estado lutava pela abolição dos privilégios e por igualdade de tratamento em relação à nobreza e clero.
IV–Os sans–cullottes eram os pobres que não tinham os privilégios da nobreza.
V–A Assembleia Nacional era composta por representantes dos três Estados, que possuíam igualdade de votos.
Assinale a única alternativa em que todos os itens estão corretos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q389145 | História, História Geral, Cadetes do Exército, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Durante a colonização inglesa na América, as colônias do norte tiveram uma flexibilização política ao monopólio, pois, durante algum tempo, permitiram o comércio entre as colônias e com as Antilhas francesas e espanholas, além de a metrópole não reprimir o contrabando. Tal fato sucedeu-se devido a estas colônias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q935400 | História, Renascimento, ENEM

(Vunesp 2003)  Nascido na Itália, o Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário — espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes afirmações a respeito desse movimento.

I. A arte renascentista tinha como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo, dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.

II. O Renascimento foi um movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o individualismo e o naturalismo.

III. No plano político, sua principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano.

IV. O combate central das idéias renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no teocentrismo e na escolástica, então emergentes.

V. A Itália acumulou maior quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável, gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.

Está correto apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q390421 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As complexas relações estabelecidas pouco a pouco entre Portugal e o reino do Congo, iniciadas no final do século XV e que culminaram com a influência portuguesa nas instituições sociais congolesas a partir do século XVI, especialmente na constituição da monarquia do Congo em moldes lusitanos, sem dúvida, tiveram relação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

457Q31080 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

“A França apresenta-se como o país típico do mercantilismo em sua forma clássica. Suas lutas contra a Espanha, contra a Holanda e, por último, contra a Inglaterra, traem facilmente as preocupações mercantis e coloniais da monarquia francesa” No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de: (FALCON, Francisco J.C. Mercantilismo e Transição. São Paulo: Brasiliense,Coleção, 1981. p. 75).

No governo de Luís XIV, a adoção de uma política protecionista e manufatureira de grande amplitude caracteriza o mercantilismo na França. Denominamos o mercantilismo francês nessa época de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q11142 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

O aperto de mãos de Hitler e Chamberlain: em 22 de setembro de 1938, Adolf Hitler encontrou o Primeiro Ministro britânico Neville Chamberlain na Alemanha. Oito dias depois, de volta à Inglaterra, Chamberlain sugeriu paz com o ditador alemão. O objetivo do encontro entre os dois era debater a tomada da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia, pela Alemanha Nazista. Chamberlain acreditava que Hitler estava preocupado apenas com os Sudetos, e achava que a guerra poderia ser evitada.

(Real Clear Politics, 8 Handshakes That Changed History. 22.05.2012. Adaptado)

O episódio descrito é característico da chamada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q54215 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFSE) “O heróico Tiradentes, calmo e solene, foi conduzido, vestindo a túnica branca dos condenados, da prisão da Rua da Cadeia, hoje Rua da Assembléia e pela Rua do Piolho, acompanhado por dois padres e uma guarda de cem baionetas, fazendo preces, até chegar ao cadafalso. Ali, deu o dinheiro que tinha aos seus executores e depois de repetir com seu confessor o Credo católico, gritou: ‘Cumpri a minha palavra, morro pela liberdade’.”

A Presença Inglesa no Brasil. Loyds Bank. Fundação Roberto Marinho.

O texto faz referência a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q389906 | História, História Geral, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à Segunda Guerra Mundial, julgue os próximos itens. Os objetivos da ocupação da Alemanha pelos países vencedores incluíam indenizar os aliados, desmilitarizar e desnazificar o país e redefinir suas fronteiras.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.