Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q266316 | História, Vestibular, USP, FUVEST

A metrópole se transforma num ritmo intenso. A mudança mais evidente refere-se ao deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo [para outras cidades paulistas ou outros estados], uma tendência que presenciamos no processo produtivo – como condição de competitividade – que obriga as empresas a se modernizarem.

A. F. A. Carlos, São Paulo: do capital industrial ao capital financeiro, 2004. Adaptado.

Com base no texto acima e em seus conhecimentos, considere as afirmações:
I. Um dos fatores que explica o deslocamento de indústrias da capital paulista é o seu trânsito congestionado, que aumenta o tempo e os custos da circulação de mercadorias.
II.O deslocamento de indústrias da capital paulista tem acarretado transformações no mercado de trabalho, como a diminuição relativa do emprego industrial na cidade.
III. O deslocamento de indústrias da cidade de São Paulo decorre, entre outros fatores, do alto grau de organização e da forte atuação dos sindicatos de trabalhadores nessa cidade.
Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q390008 | História, Fortaleza CE, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

Na segunda metade do século XIX, a cidade de Fortaleza atingiu seu auge em prosperidade e o seu desenvolvimento foi maior do que o das outras cidades que estavam pleiteando o título de capital do estado. O cultivo do algodão e a abertura direta para a comercialização com a Europa facilitaram a modernização e a disputa pelo status de capital. Nessa perspectiva, Fortaleza concorria com quais cidades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q42730 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

O Brasil foi um dos últimos países a abolir a escravidão. Uma das formas de resistência dos escravos era a fuga e a consequente formação de núcleos de povoamento livres da opressão dos senhores. Esses núcleos eram os(as)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q860358 | História, Mercantilismo

(Fepese) Foram elementos impulsionadores da colonização da América, no século XVI:

  1. Conversão dos povos gentios ao Catolicismo.
  2. Possibilidade de localizar metais preciosos.
  3. Excedentes populacionais na Península Ibérica.
  4. O fim da União das Coroas Ibéricas.
  5. Garantir a posse dos territórios da América.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q390349 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

A ocupação do continente africano, particularmente a parte subsaariana, teve um longo percurso, a partir de meados do século XI até atingir o seu ápice na segunda metade do século XIX, quando ocorreu uma verdadeira partilha da África por países como França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Bélgica, Espanha, Portugal e Holanda. Esse processo histórico tem sido interpretado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q935383 | História, Civilizações Antigas, ENEM

(SÃO CAMILO – 2019) – Os egípcios viam a criação do mundo como uma espécie de ilha de ordem cercada pelas forças do caos, que a ameaçavam constantemente de aniquilação, da mesma forma como o Delta e o Vale férteis e organizados estavam cercados pelos desertos hostis e anárquicos.

(Ciro F. S. Cardoso. O Egito Antigo, 1982. Adaptado.)

O texto ajuda compreender o motivo de, no Egito Antigo, as práticas religiosas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q934486 | História, Apartheid

(UCS) Da hora em que você acorda até o momento de voltar para a cama, seu cotidiano se compõe de uma série de atitudes e comportamentos que parecem naturais. Porém, não é bem assim. Muito do seu jeito de ser e agir no dia a dia é resultado de uma série de aprendizados que moldaram a evolução humana desde que nosso primeiro antepassado resolveu descer da segurança de uma árvore e se arriscar na savana africana. Muito do que somos foi delineado pelas ideias e esforços de outros homens e mulheres ao longo da História.

“A única arma para melhorar o Planeta é a Educação com ética. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor da pele, por sua origem, ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar”.

O pensamento acima foi manifestado por Nelson Mandela, uma das maiores personalidades políticas do século XX, falecido em 5 de dezembro de 2013. Nascido na África do Sul, um dos maiores produtores mundiais de metais preciosos, Mandela foi líder do movimento contra o Apartheid. Condenado em 1964 à prisão perpétua, foi libertado em 1990, depois de grande pressão internacional. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em dezembro de 1993, pela sua luta contra o regime de segregação racial e, em 1994, foi eleito o primeiro presidente negro daquele país. Seu governo foi marcado pela forte tentativa de unificação da sociedade, dividida entre brancos e negros, e pela ausência de revanchismo dos negros sobre a elite branca que sempre os oprimiu e que manteve Mandela preso por 27 anos.

Partindo das informações apresentadas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q54384 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRN) Durante o governo do presidente João Goulart (1961-1964), o Estado brasileiro tentou implementar um extenso programa de reformas políticas e econômicas, conhecidas como “Reformas de Base”, as quais fracassaram devido à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

529Q852108 | História, História da América Latina, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que tange ao povoamento da América, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - A teoria migratória mais aceita afirma que os primeiros grupos humanos a chegar no continente tinham semelhanças físicas com os mongoloides. II - De acordo com a principal teoria migratória, populações oriundas da Ásia chegaram à América através do Estreito de Horning. III - Há estudiosos que sustentam que a América foi povoada por povos da Polinésia e da Tanzânia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q388167 | História, História Geral, Professor de História, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Muitas guerras no século XX foram registradas pelo cinema, entre elas, a do Vietnã, no período de 1964 a 1973, quando houve a participação dos EUA no conflito. Acerca da produção cinematográfica da Guerra do Vietnã, julgue os itens a seguir.

Apesar de a Guerra do Vietnã ser tratada no cinema como um fracasso da política externa dos EUA, o país não sofreu uma derrota, pois conseguiu alcançar o objetivo de impedir o avanço do comunismo no mundo.

  1. ✂️
  2. ✂️

531Q265789 | História, Vestibular, UFPR, UFPR

O Papa Francisco, eleito em março de 2013, chamou atenção novamente para a figura de Francisco de Assis, considerado o fundador da Ordem dos Franciscanos (ou dos Frades Menores) na Baixa Idade Média. Assinale a alternativa que relaciona o contexto de surgimento dos Franciscanos e sua motivação de ação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q54360 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(PUC-RS) Durante os anos 80, a América Latina sofre os efeitos da grave crise econômica, na conjuntura conhecida como “a década perdida”. Nessa conjuntura, as políticas econômica e social, geralmente praticadas pelos maiores países da região, caracterizam-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q18098 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

A história do Brasil possui alguns nomes de real destaque devido a importantes atuações em prol da nação e da humanidade. Candido Mariano Silva Rondon, ou Marechal Rondon, é uma dessas figuras. A respeito do Marechal Rondon, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q52530 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

“O Colégio Eleitoral, agora constituído de forma regular, detém poder político incontestável para cumprir o seu mandato. A campanha para suprimi-lo constitui audaciosa tentativa política para contornar poder legitimamente adquirido nos termos da Constituição vigente. Defender o Colégio Eleitoral contra essa investida intempestiva é um dever que é meu, que é do governo, que é de todos os parlamentares que o apoiam. Cumpre conter a ofensiva desencadeada contra regras do jogo aceitas para eleição do meu sucessor”. Presidente João Figueiredo, em pronunciamento à nação, em 16 de abril de 1984.

(Rodrigues, A. T O grito preso na garganta.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003. Adaptado)

Em seu pronunciamento, Figueiredo critica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q932959 | História, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST

A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

536Q4760 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Sobre o período conhecido como Primeira República (1889-1930), ou República Velha, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

538Q197797 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"A sociedade colonial, na América espanhola, era organizada com base na exploração estabelecida pelo mercantilismo metropolitano" (VICENTINO, 2007).
Nessa sociedade, os "chapetones" eram

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q935369 | História, Pré História, ENEM

(ENEM 2015 Segunda Aplicação) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q196382 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

No fim da década de 1980, profundas alterações começaram a ocorrer na União Soviética e no seu bloco de aliados. Sobre esse fato, é correto afirmar que, na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.