Início Questões de Concursos História Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. História Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 61Q852189 | História, História da América Latina, Prefeitura de Alpestre RS Professor de História, FUNDATEC, 2020Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A proporção do declínio da população a partir da invasão dos espanhóis foi a mesma nas terras mais abaixo ao longo do golfo, nas costas do Pacífico e nas montanhas. ✂️ b) Entre os morticínios de guerra, deve-se incluir aqueles que resultaram de conflitos entre os próprios nativos. Índios rebeldes e nômades fizeram guerra contra os assentamentos dos que já haviam sido colonizados. ✂️ c) O colapso populacional pode ser explicado pela violência que os conquistadores infligiram à população nativa exclusivamente pela guerra, que provocou uma devastação de longo prazo da população. ✂️ d) Apesar dos espanhóis confiscarem com frequência as reservas de alimentos dos nativos, essa opressão foi facilmente compensada pela organização produtiva que existia nas cidades pré-colombianas. ✂️ e) A mobilização dos índios para o transporte de armas ou bagagens, serem auxiliares de lutas ou para a realização de trabalhos forçados custou aos nativos mais o potencial reprodutivo do que a capacidade de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 62Q54166 | História, Idade Média(U.F. Triângulo Mineiro-MG) O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média: ✂️ a) consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania; ✂️ b) expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas; ✂️ c) fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis; ✂️ d) permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições; ✂️ e) criou uma infra-estrutura tão adequada, que provocou intenso êxodo rural Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 63Q390141 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta. ✂️ a) Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ✂️ b) O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino. ✂️ c) Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar. ✂️ d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de ?procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras?. ✂️ e) Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 64Q49280 | História, Secretário Auxiliar, MPE GO, 2017Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do: ✂️ a) Integralismo ✂️ b) Fascismo Verde e Amarelo ✂️ c) Anarquismo ✂️ d) Comunismo ✂️ e) Fascismo à Brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 65Q52803 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda. Avalie as informações abaixo listadas. I- O Estado devia intervir na economia. II- Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros. III- O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente. IV- Criação das empresas estatais em áreas estratégicas. A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 66Q54281 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Univali-SC) As transformações econômicas e sociais, ocorridas na Europa no decorrer dos séculos XVIII e XIX, deram origem ao Socialismo. A Revolução Industrial também produziu uma massa proletária paupérrima, originando a chamada questão social. Os socialistas (utópicos, marxistas e “Cristãos”) tentaram apresentar uma solução para esse grave problema. Antes mesmo do século XVIII, vários pensadores já tinham imaginado sociedades em que todos vivessem de seu trabalho, em igualdade de condições. Como característica do sistema socialista, pode-se citar: ✂️ a) A livre iniciativa. ✂️ b) A coletivização da propriedade e dos meios de produção. ✂️ c) A propriedade privada. ✂️ d) A intervenção do Estado, apenas em certos setores da economia. ✂️ e) Os meios de produção são controlados por uma minoria não pertencente ao governo. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 67Q54228 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular(UFF-RJ) As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o carnaval, pois: ✂️ a) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses; ✂️ b) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica; ✂️ c) praticavam a repressão à cultura popular proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil; ✂️ d) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais; ✂️ e) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 68Q388164 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCDesde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como ✂️ a) semelhante ao tempo físico e astronômico, medido pelos calendários lunares e solares, que englobam as noções de ciclo, evolução e futuro. ✂️ b) conjunto de elementos naturais que devem ser organizados para afastar os historiadores de categorias como ruptura, continuidade e simultaneidade. ✂️ c) equivalente ao tempo vivido pelos seres humanos e delimitado entre dois polos, o nascimento e a morte, acrescido da ideia de futuro. ✂️ d) construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 69Q388689 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAGHá controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas: ✂️ a) Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado. ✂️ b) Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970. ✂️ c) Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário. ✂️ d) Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons, e a união Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 70Q54155 | História, Antiguidade(UFPE) Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que: ✂️ a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de Australopitecos, Pithecantropus, Sinantropus e Paleontropus, todos pertencentes à família dos homínidas; ✂️ b) os hominídeos do Pleistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie; ✂️ c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas; ✂️ d) vivendo em bandos, os hominídeos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento; ✂️ e) segundo estudos geológicos e paleontológicos, os ancestrais do Homo sapiens, assim como o Homo sapiens, última espécie hominídea, surgiu no Pleistoceno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 71Q54147 | História, Antiguidade(FATEC-SP) Na visão do historiador grego Tucídides, a guerra do Peloponeso estendeuse por longo tempo e, no seu curso a Hélade (Grécia), sofreu desastres como jamais houvera num lapso de tempo comparável. Nunca tanta gente foi exilada ou massacrada, quer no curso da própria guerra, quer em conseqüência de dissenções civis. Com relação à Guerra do Peloponeso podemos afirmar que o seu resultado foi: ✂️ a) a unificação da Grécia sob a bandeira de Atenas. ✂️ b) a unificação da Grécia sob a bandeira de Esparta. ✂️ c) a unificação da Grécia sob a bandeira de Tebas. ✂️ d) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pela Macedônia, em 338 a.C. ✂️ e) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pelos persas, em 404 a.C. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q265843 | História, Vestibular, USP, FUVEST"Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra." Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a ✂️ a) posição política autoritária do presidente Lincoln. ✂️ b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. ✂️ c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. ✂️ d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. ✂️ e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q388530 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG"Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muitos tempos na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". ✂️ a) Do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e indústrias. ✂️ b) Da imigração européia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café, nas primeiras décadas do século XX, com base em contratos de trabalho conhecidos como "sistemas de parceria". ✂️ c) Da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-deobra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo. ✂️ d) Da crise da produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregarem milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q146140 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCCSeu Mundinho, todo esse tempo combati o senhor. Fui eu quem mandou atirar em Aristóteles. Estava preparado para virar Ilhéus do avesso. Os jagunços estavam de atalaia, prontos para obedecer. Os meus e os outros amigos, para acabar com a eleição. Agora tudo acabou. (In: AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela) O texto descreve uma realidade que, na história do Brasil, identifica o ✂️ a) tenentismo, que considerava o exército como a única força capaz de conduzir os destinos do povo. ✂️ b) coronelismo, que se constituía em uma forma de o poder privado se manifestar por meio da política. ✂️ c) mandonismo, criado com o objetivo de administrar os conflitos no interior das elites agrárias do país. ✂️ d) messianismo, entidade com poderes políticos capaz de subjugar a população por meio da força. ✂️ e) integralismo, que consistia em uma forma de a oligarquia cafeeira demonstrar sua influência e poder político. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q266378 | História, Vestibular, USP, FUVESTQuando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam–se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: "vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real". Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15–16. Adaptado. O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber, ✂️ a) a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus. ✂️ b) o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados. ✂️ c) a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos. ✂️ d) o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus. ✂️ e) a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q18232 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPRUm dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina", escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca, helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar: ✂️ a) O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa até a China, devido a sua relativa tolerância religiosa e a seu incentivo à assimilação e transmissão de conhecimentos dos diferentes povos conquistados, como atesta a obra de Avicena. ✂️ b) O império islâmico permitiu grande circulação cultural por se expandir lentamente durante sua existência, ao ritmo da conversão e assimilação dos povos e das culturas da Europa à Ásia, devido à estratégia de não-violência e de tolerância religiosa pregada pelo Corão, e presente na obra de Avicena. ✂️ c) O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa à China devido à sua rápida expansão em menos de um século com o apoio de exércitos cristãos, o que explica a presença de obras como a de Avicena em território europeu cristão. ✂️ d) Durante seu apogeu, o império islâmico restringiu a circulação de obras europeias cristãs em territórios muçulmanos e impôs a adoção de obras científicas islâmicas, como a de Avicena, ao povos não-islâmicos. ✂️ e) O império islâmico, durante seu apogeu, incentivou a busca pelo conhecimento científico nos territórios conquistados, como atesta a obra de Avicena, mas não logrou sucesso na Europa ocidental, devido ao bloqueio religioso estabelecido pela Igreja Católica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q42603 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEA história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta. ✂️ a) Roma e Grécia construíram suas histórias de costas para as heranças das sociedades hidráulicas da Mesopotâmia e do Egito. ✂️ b) O escravismo, inexistente em experiências históricas até então, era um sistema secundário de utilização da força de trabalho nas duas grandes civilizações da Antiguidade Clássica. ✂️ c) As formas mais avançadas de manifestações filosóficas e científicas que apareceram na sociedade grega, como também em Roma, eram inéditas, mas continham aspectos herdados de tradições que vinham de sociedades do Oriente Próximo. ✂️ d) As condições da vida e do trabalho, no mundo clássico antigo, foram marcadas por formas assalariadas de remuneração do trabalho muito próximas às do mundo contemporâneo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q265660 | História, Vestibular, USP, FUVESTHá cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.] André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado. O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura ✂️ a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani. ✂️ b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los. ✂️ c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas. ✂️ d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos. ✂️ e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q388286 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita. ✂️ b) As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc. ✂️ c) As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas. ✂️ d) "As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos". ✂️ e) "As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico". Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q54157 | História, Antiguidade(FEI-SP) Em 476, Roma caiu. Uma nova ordem passava a ser construída a partir dos escombros daquela que tinha sido a maior civilização existente até então no Ocidente. A nova ordem a que nos referimos pode ser encarada como uma síntese de elementos: ✂️ a) romanos, germânicos e cristãos ✂️ b) bizantinos, germânicos e cristãos ✂️ c) persas, romanos e germânicos ✂️ d) germânicos, bizantinos e romanos ✂️ e) romanos, cristãos e bizantinos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
61Q852189 | História, História da América Latina, Prefeitura de Alpestre RS Professor de História, FUNDATEC, 2020Quando o território da América foi invadido pela primeira vez pelos espanhóis, era densamente povoado. No entanto, a distribuição da população era desigual, pois a maior parte dos habitantes se concentrava na Mesoamérica e nos Andes centrais. Nesses locais as sociedades americanas nativas haviam atingido altos níveis de organização econômica, social, política e cultural. Uma das muitas consequências do encontro entre invasores e invadidos foi o declínio da população nativa. A respeito dessa temática, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A proporção do declínio da população a partir da invasão dos espanhóis foi a mesma nas terras mais abaixo ao longo do golfo, nas costas do Pacífico e nas montanhas. ✂️ b) Entre os morticínios de guerra, deve-se incluir aqueles que resultaram de conflitos entre os próprios nativos. Índios rebeldes e nômades fizeram guerra contra os assentamentos dos que já haviam sido colonizados. ✂️ c) O colapso populacional pode ser explicado pela violência que os conquistadores infligiram à população nativa exclusivamente pela guerra, que provocou uma devastação de longo prazo da população. ✂️ d) Apesar dos espanhóis confiscarem com frequência as reservas de alimentos dos nativos, essa opressão foi facilmente compensada pela organização produtiva que existia nas cidades pré-colombianas. ✂️ e) A mobilização dos índios para o transporte de armas ou bagagens, serem auxiliares de lutas ou para a realização de trabalhos forçados custou aos nativos mais o potencial reprodutivo do que a capacidade de trabalho. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
62Q54166 | História, Idade Média(U.F. Triângulo Mineiro-MG) O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média: ✂️ a) consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania; ✂️ b) expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas; ✂️ c) fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis; ✂️ d) permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições; ✂️ e) criou uma infra-estrutura tão adequada, que provocou intenso êxodo rural Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
63Q390141 | História, História Geral, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta. ✂️ a) Para evitar embaraços aos países que, embora sejam membros das Nações Unidas, têm governo não democrático, o direito à participação política, direta ou indireta, não foi contemplado pela Declaração Universal dos Direitos Humanos. ✂️ b) O principal marco na trajetória dos direitos humanos é a Revolução Francesa, pois dela emergiu um documento constitucional que aboliu a escravidão nas colônias francesas e consagrou o sufrágio universal masculino e feminino. ✂️ c) Como os direitos humanos são direitos subjetivos, os conteúdos escolares associáveis ao assunto não são passíveis de serem considerados como objetos de avaliação escolar. ✂️ d) A Declaração Universal dos Direitos Humanos reconhece e expõe dificuldades à adoção das novas tecnologias como ferramentas de ensino, apesar de defender o direito do cidadão de ?procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras?. ✂️ e) Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir e ligam-se, na prática, a normas internacionais que protegem os seres humanos de abusos graves de natureza política, legal ou social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
64Q49280 | História, Secretário Auxiliar, MPE GO, 2017Getúlio Vargas teve que enfrentar duas frentes principais de organização política durante o governo provisório. Uma delas era inspirada no fascismo italiano e no nazismo alemão, inclusive nos símbolos e rituais de cumprimento que os orientavam. Trata-se do: ✂️ a) Integralismo ✂️ b) Fascismo Verde e Amarelo ✂️ c) Anarquismo ✂️ d) Comunismo ✂️ e) Fascismo à Brasileira. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
65Q52803 | História, Oficial do Exército, EsPCEx, Exército Brasileiro, 2018Entre 1945 e 1964, existiam no Brasil dois projetos de Nação que disputavam a preferência dos eleitores, o nacional estatismo, liderado por Getúlio Vargas, e o liberalismo conservador, liderado por Carlos Lacerda. Avalie as informações abaixo listadas. I- O Estado devia intervir na economia. II- Abertura total às empresas e aos capitais estrangeiros. III- O Brasil deveria alinhar-se com os EUA incondicionalmente. IV- Criação das empresas estatais em áreas estratégicas. A alternativa que apresenta propostas do liberalismo conservador é ✂️ a) I e II. ✂️ b) I e III. ✂️ c) II e III. ✂️ d) II e IV. ✂️ e) III e IV. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
66Q54281 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular(Univali-SC) As transformações econômicas e sociais, ocorridas na Europa no decorrer dos séculos XVIII e XIX, deram origem ao Socialismo. A Revolução Industrial também produziu uma massa proletária paupérrima, originando a chamada questão social. Os socialistas (utópicos, marxistas e “Cristãos”) tentaram apresentar uma solução para esse grave problema. Antes mesmo do século XVIII, vários pensadores já tinham imaginado sociedades em que todos vivessem de seu trabalho, em igualdade de condições. Como característica do sistema socialista, pode-se citar: ✂️ a) A livre iniciativa. ✂️ b) A coletivização da propriedade e dos meios de produção. ✂️ c) A propriedade privada. ✂️ d) A intervenção do Estado, apenas em certos setores da economia. ✂️ e) Os meios de produção são controlados por uma minoria não pertencente ao governo. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
67Q54228 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular(UFF-RJ) As reformas religiosas, protestante e católica, indicaram, simbolicamente, a vitória da quaresma sobre o carnaval, pois: ✂️ a) apontavam uma nova ordem social apoiada no projeto de eliminação da miséria, da implantação da tolerância e da afirmação dos valores burgueses; ✂️ b) acentuavam o caráter de reerguimento moral oriundo das críticas ao mundanismo do clero católico e às desordens sociais decorrentes das disputas teológicas, do medo do diabo e das atitudes místicas que rompiam com os procedimentos hierárquicos da Igreja Católica; ✂️ c) praticavam a repressão à cultura popular proibindo qualquer manifestação cultural que pudesse ridicularizar a Igreja e introduziam o carnaval no calendário oficial da vida civil; ✂️ d) reproduziam o novo pensamento religioso, mais aberto para as reivindicações sociais e preocupado com a formação dos estados estamentais; ✂️ e) reivindicavam um modo de vida contemplativa, no qual o exame de consciência e o livre arbítrio adquiriam um lugar central na formação da vocação religiosa. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
68Q388164 | História, Teoria em História, Professor de Educação Básica, SEPLAG MG, FCCDesde que a História consolidou-se como uma área do conhecimento específica, no século XIX, a concepção de tempo se alterou inúmeras vezes. Hoje, os historiadores compreendem o tempo histórico como ✂️ a) semelhante ao tempo físico e astronômico, medido pelos calendários lunares e solares, que englobam as noções de ciclo, evolução e futuro. ✂️ b) conjunto de elementos naturais que devem ser organizados para afastar os historiadores de categorias como ruptura, continuidade e simultaneidade. ✂️ c) equivalente ao tempo vivido pelos seres humanos e delimitado entre dois polos, o nascimento e a morte, acrescido da ideia de futuro. ✂️ d) construção social, organizada e sistematizada pelas diferentes sociedades e responsável por ordenar aspectos como os ritmos de trabalho e lazer. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
69Q388689 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAGHá controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas: ✂️ a) Puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado. ✂️ b) Foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970. ✂️ c) Geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário. ✂️ d) Fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons, e a união Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
70Q54155 | História, Antiguidade(UFPE) Sobre os ancestrais do homem moderno, é falso afirmar que: ✂️ a) no Paleolítico inferior, viveram os primeiros bandos de Australopitecos, Pithecantropus, Sinantropus e Paleontropus, todos pertencentes à família dos homínidas; ✂️ b) os hominídeos do Pleistoceno, ao contrário dos homínidos do Paleolítico inferior, se constituíam em uma única espécie; ✂️ c) com base nos estudos dos artefatos produzidos pelos homínidos, foram classificadas duas culturas: a cultura do núcleo e a cultura das lascas; ✂️ d) vivendo em bandos, os hominídeos desenvolveram cooperação, produção e transmissão de conhecimento; ✂️ e) segundo estudos geológicos e paleontológicos, os ancestrais do Homo sapiens, assim como o Homo sapiens, última espécie hominídea, surgiu no Pleistoceno. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
71Q54147 | História, Antiguidade(FATEC-SP) Na visão do historiador grego Tucídides, a guerra do Peloponeso estendeuse por longo tempo e, no seu curso a Hélade (Grécia), sofreu desastres como jamais houvera num lapso de tempo comparável. Nunca tanta gente foi exilada ou massacrada, quer no curso da própria guerra, quer em conseqüência de dissenções civis. Com relação à Guerra do Peloponeso podemos afirmar que o seu resultado foi: ✂️ a) a unificação da Grécia sob a bandeira de Atenas. ✂️ b) a unificação da Grécia sob a bandeira de Esparta. ✂️ c) a unificação da Grécia sob a bandeira de Tebas. ✂️ d) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pela Macedônia, em 338 a.C. ✂️ e) o esfacelamento da Grécia e a sua conquista pelos persas, em 404 a.C. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q265843 | História, Vestibular, USP, FUVEST"Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra." Abraham Lincoln, em 1858. Esse texto expressa a ✂️ a) posição política autoritária do presidente Lincoln. ✂️ b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA. ✂️ c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão. ✂️ d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste. ✂️ e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q388530 | História, Professor, Prefeitura de Lages SC, ESAG"Naquela época não tinha maquinaria, meu pai trabalhava na enxada. Meu pai era de Módena, minha mãe era de Capri e ficaram muitos tempos na roça. Depois a família veio morar nessa travessa da avenida Paulista; agora está tudo mudado, já não entendo nada dessas ruas". ✂️ a) Do processo de crescimento urbano paulista no início do século atual, que desencadeou crises constantes entre fazendeiros de café e indústrias. ✂️ b) Da imigração européia para o Brasil, organizada pelos fazendeiros de café, nas primeiras décadas do século XX, com base em contratos de trabalho conhecidos como "sistemas de parceria". ✂️ c) Da imigração italiana, caracterizada pela contratação de mão-deobra estrangeira para a lavoura cafeeira, e do posterior processo de migração e de crescimento urbano de São Paulo. ✂️ d) Da crise da produção cafeeira da primeira década do século XX, que forçou os fazendeiros paulistas a desempregarem milhares de imigrantes italianos, acelerando o processo de industrialização. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q146140 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCCSeu Mundinho, todo esse tempo combati o senhor. Fui eu quem mandou atirar em Aristóteles. Estava preparado para virar Ilhéus do avesso. Os jagunços estavam de atalaia, prontos para obedecer. Os meus e os outros amigos, para acabar com a eleição. Agora tudo acabou. (In: AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela) O texto descreve uma realidade que, na história do Brasil, identifica o ✂️ a) tenentismo, que considerava o exército como a única força capaz de conduzir os destinos do povo. ✂️ b) coronelismo, que se constituía em uma forma de o poder privado se manifestar por meio da política. ✂️ c) mandonismo, criado com o objetivo de administrar os conflitos no interior das elites agrárias do país. ✂️ d) messianismo, entidade com poderes políticos capaz de subjugar a população por meio da força. ✂️ e) integralismo, que consistia em uma forma de a oligarquia cafeeira demonstrar sua influência e poder político. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q266378 | História, Vestibular, USP, FUVESTQuando Bernal Díaz avistou pela primeira vez a capital asteca, ficou sem palavras. Anos mais tarde, as palavras viriam: ele escreveu um alentado relato de suas experiências como membro da expedição espanhola liderada por Hernán Cortés rumo ao Império Asteca. Naquela tarde de novembro de 1519, porém, quando Díaz e seus companheiros de conquista emergiram do desfiladeiro e depararam–se pela primeira vez com o Vale do México lá embaixo, viram um cenário que, anos depois, assim descreveram: "vislumbramos tamanhas maravilhas que não sabíamos o que dizer, nem se o que se nos apresentava diante dos olhos era real". Matthew Restall. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 15–16. Adaptado. O texto mostra um aspecto importante da conquista da América pelos espanhóis, a saber, ✂️ a) a superioridade cultural dos nativos americanos em relação aos europeus. ✂️ b) o caráter amistoso do primeiro encontro e da posterior convivência entre conquistadores e conquistados. ✂️ c) a surpresa dos conquistadores diante de manifestações culturais dos nativos americanos. ✂️ d) o reconhecimento, pelos nativos, da importância dos contatos culturais e comerciais com os europeus. ✂️ e) a rápida desaparição das culturas nativas da América Espanhola. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q18232 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPRUm dos exemplos de cultura produzida durante o período do império islâmico foi o “Cânone de Medicina", escrito pelo médico e filósofo muçulmano Avicena entre 1012 e 1015. Esta obra sintetizou elementos da literatura médica siríaca, helenística e bizantina, e foi muito empregada por sábios ocidentais até o século XVII. Sobre o império islâmico no período do século VII a XV, considerando o exemplo da obra de Avicena, é correto afirmar: ✂️ a) O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa até a China, devido a sua relativa tolerância religiosa e a seu incentivo à assimilação e transmissão de conhecimentos dos diferentes povos conquistados, como atesta a obra de Avicena. ✂️ b) O império islâmico permitiu grande circulação cultural por se expandir lentamente durante sua existência, ao ritmo da conversão e assimilação dos povos e das culturas da Europa à Ásia, devido à estratégia de não-violência e de tolerância religiosa pregada pelo Corão, e presente na obra de Avicena. ✂️ c) O império islâmico permitiu uma grande circulação de culturas da Europa à China devido à sua rápida expansão em menos de um século com o apoio de exércitos cristãos, o que explica a presença de obras como a de Avicena em território europeu cristão. ✂️ d) Durante seu apogeu, o império islâmico restringiu a circulação de obras europeias cristãs em territórios muçulmanos e impôs a adoção de obras científicas islâmicas, como a de Avicena, ao povos não-islâmicos. ✂️ e) O império islâmico, durante seu apogeu, incentivou a busca pelo conhecimento científico nos territórios conquistados, como atesta a obra de Avicena, mas não logrou sucesso na Europa ocidental, devido ao bloqueio religioso estabelecido pela Igreja Católica. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q42603 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPEA história da Antiguidade Clássica é marcada por continuidades e descontinuidades em relação ao mundo diversificado da Antiguidade Oriental. Povos da Mesopotâmia e do Nilo demonstraram que o processo histórico que unia o Oriente e a África ao Mediterrâneo europeu não era estanque, isolado e sem comunicação com o que viria a ser a pujança de Grécia e Roma. A propósito da riqueza dos povos da Antiguidade Clássica e de suas heranças, assinale a opção correta. ✂️ a) Roma e Grécia construíram suas histórias de costas para as heranças das sociedades hidráulicas da Mesopotâmia e do Egito. ✂️ b) O escravismo, inexistente em experiências históricas até então, era um sistema secundário de utilização da força de trabalho nas duas grandes civilizações da Antiguidade Clássica. ✂️ c) As formas mais avançadas de manifestações filosóficas e científicas que apareceram na sociedade grega, como também em Roma, eram inéditas, mas continham aspectos herdados de tradições que vinham de sociedades do Oriente Próximo. ✂️ d) As condições da vida e do trabalho, no mundo clássico antigo, foram marcadas por formas assalariadas de remuneração do trabalho muito próximas às do mundo contemporâneo. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q265660 | História, Vestibular, USP, FUVESTHá cerca de 2000 anos, os sítios superficiais e sem cerâmica dos caçadores antigos foram substituídos por conjuntos que evidenciam uma forte mudança na tecnologia e nos hábitos. Ao mesmo tempo que aparecem a cerâmica chamada itararé (no Paraná) ou taquara (no Rio Grande do Sul) e o consumo de vegetais cultivados, encontram-se novas estruturas de habitações.] André Prous. O Brasil antes dos brasileiros. A pré-história do nosso país. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 49. Adaptado. O texto associa o desenvolvimento da agricultura com o da cerâmica entre os habitantes do atual território do Brasil, há 2000 anos. Isso se deve ao fato de que a agricultura ✂️ a) favoreceu a ampliação das trocas comerciais com povos andinos, que dominavam as técnicas de produção de cerâmica e as transmitiram aos povos guarani. ✂️ b) possibilitou que os povos que a praticavam se tornassem sedentários e pudessem armazenar alimentos, criando a necessidade de fabricação de recipientes para guardá-los. ✂️ c) proliferou, sobretudo, entre os povos dos sambaquis, que conciliaram a produção de objetos de cerâmica com a utilização de conchas e ossos na elaboração de armas e ferramentas. ✂️ d) difundiu-se, originalmente, na ilha de Fernando de Noronha, região de caça e coleta restritas, o que forçava as populações locais a desenvolver o cultivo de alimentos. ✂️ e) era praticada, prioritariamente, por grupos que viviam nas áreas litorâneas e que estavam, portanto, mais sujeitos a influências culturais de povos residentes fora da América. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q388286 | História, Teoria em História, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE"Em suas pesquisas, os historiadores utilizam variadas fontes, das quais podem obter informações, pistas sobre as idéias e realizações dos seres humanos no transcorrer do tempo". Sobre a fonte histórica, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) As fontes históricas podem ser, por exemplo, escrita ou não escrita. ✂️ b) As fontes escritas são registros em forma de inscrições, cartas, livros, jornais, documentos públicos, etc. ✂️ c) As expressões artísticas, desde as pinturas rupestres da pré-história, passando pela música e pela escultura, até as artes modernas como cinema e os cartoons são fontes históricas. ✂️ d) "As fontes históricas devem ser concretas e palpáveis, portanto a memória das pessoas não é considerada documentos históricos". ✂️ e) "As fontes históricas devem ser abordadas com muito critério e senso crítico". Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q54157 | História, Antiguidade(FEI-SP) Em 476, Roma caiu. Uma nova ordem passava a ser construída a partir dos escombros daquela que tinha sido a maior civilização existente até então no Ocidente. A nova ordem a que nos referimos pode ser encarada como uma síntese de elementos: ✂️ a) romanos, germânicos e cristãos ✂️ b) bizantinos, germânicos e cristãos ✂️ c) persas, romanos e germânicos ✂️ d) germânicos, bizantinos e romanos ✂️ e) romanos, cristãos e bizantinos Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro