Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q389581 | História, Recife PE, Agente de Segurança Municipal, Prefeitura de Recife PE, UPE UPENET IAUPE

O Bairro do Recife é o marco inicial da história da cidade e o seu principal pólo de animação noturna. Todos abaixo são pontos turísticos do Recife, EXCETO.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q198354 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

"Quem viver em Pernambuco.
Há de estar enganado.
Que há de ser Cavalcanti
Ou há de ser cavalgado.
Quem for para Pernambuco.
Leve contas pra rezar.
Pernambuco é purgatório
Onde a gente vai penar."
(Quadrinhas populares da época)

No Brasil, durante o período imperial, ocorreu um movimento revolucionário culturalmente influenciado pelas idéias socialistas das revoluções européias de 1848. Trata-se da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q17631 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Leia o texto a seguir:

 “A mudança da corte para o Brasil era um plano muito antigo em Portugal, mas em 1807 o príncipe regente não tinha escolha: ou fugia ou muito provavelmente seria preso e deposto por Napoleão Bonaparte, como aconteceu alguns meses mais tarde com a monarquia espanhola. Se não havia alternativa, também não se justifica o uso de malabarismo semânticos para amenizar ou disfarçar o que de fato ocorreu: uma fuga pura e simples, apressada, atabalhoada, sujeita a erros e improvisações. A pressa foi tanta que, na confusão da partida, centenas de caixas repletas de prata das igrejas e milhares de volumes da preciosa Biblioteca Real, entre outras coisas, ficaram esquecidos no cais de Belém, em Lisboa”.
    (GOMES, Laurentino. 1808: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil. 2.ed. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2007. p.23.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre os antecedentes da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil e as transformações posteriores que decorreram deste ato, considere as afirmativas a seguir: 

I - Nesta época Portugal era governado pelo príncipe regente D. João, em lugar de sua mãe D. Maria I, doente mental. D. João tentou contemporizar, lançando mão de um expediente: propôs à Inglaterra que apenas fingiria atender às exigências francesas, ou seja, declararia guerra, fecharia os portos e expulsaria os ingleses apenas aparentemente. Chegou mesmo a propor o casamento de seu filho de nove anos, D. Pedro, com uma sobrinha de Napoleão.
II - Uma das pretensões de D. João ao vir para o Brasil era trazer consigo o acervo da Biblioteca Real, pois temia que ele fosse destruído pelo exército napoleônico. Este zelo com o acervo da Biblioteca Real deve-se ao fato de um terremoto que a destruiu no ano de 1755. Juntamente com a reconstrução da cidade, iniciou-se a restauração do acervo. Posteriormente a acervo foi mandado para o Brasil e ano de 1810, por decisão de D. João, foi fundada, na cidade do Rio de Janeiro, a Biblioteca Real, hoje chamada de Biblioteca Nacional.
III - O Rio de Janeiro passou a contar com estruturas típicas de capital. Foi estabelecida a Biblioteca Real, surgiu a Gazeta do Rio de Janeiro, primeiro jornal a funcionar no Brasil, foram instaladas gráficas e diversos setores de prestação de serviços antes inexistentes. IV - Em represália pela invasão de Portugal, D. João declarou guerra à França e invadiu a Guiana Francesa, em 1809, devolvendo-a em 1817, após um acordo de paz realizado com Napoleão Bonaparte. 

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q8434 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

A emenda das “diretas já!”, criada pelo deputado Dante de Oliveira, foi um marco no fim do regime militar no Brasil e apresentou ao grande público as novas forças político-partidárias e seus lideres. A opção em que aparece o partido e seu líder que NÃO participou da campanha das “diretas já!” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q935445 | História, Revolução Industrial, Vestibular

(UFG-2013) – Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.

A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q390224 | História, Rio Grande do Norte RN, Analista do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE, 2017

As economias fundadoras do Rio Grande do Norte produziram espaços, territórios e foram responsáveis pelo desenvolvimento econômico e povoamento do estado. Nesse contexto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q18793 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

A passagem da monarquia à república envolveu a ação de classes, grupos profissionais e corporações diversificadas que, após um largo período de disputas, fizeram prevalecer a nova forma de governo no Brasil. Analisando o momento histórico em pauta, marque a única opção que contém somente atores sociais ou agentes políticos que contribuíram para a proclamação da forma republicana de governo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q15754 | História, Aluno Oficial, APMBB, VUNESP

Leia o registro de um contemporâneo da peste negra.

Eis que, em outubro do ano de 1347 da Encarnação do Senhor, (...) muitos genoveses, em doze galeras, fugindo à cólera divina que se abatera sobre eles em razão da sua iniquidade, acostaram no porto da cidade de Messina. Os genoveses transportavam consigo (...) uma doença tal que quem quer que tivesse falado com um deles era atingido por essa enfermidade mortal (...). As pessoas odiavam-se umas às outras a ponto de, se um filho fosse atingido pelo mal, o pai se recusar terminantemente a ficar do seu lado; e se ousasse aproximar-se dele, seria de tal modo atingido pelo mal que não haveria modo de escapar à morte (...).
(Michel de Piazza. Historia secula ab anno 1337 ad annum 1361. Apud Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1988.)

A partir do trecho, pode-se afirmar que a peste negra era encarada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q197303 | História, Aluno Oficial CFO, Polícia Militar SP, VUNESP

A religião dos romanos era politeísta e antropomórfica com nítidas influências das crenças etrusca e grega. Ao dominar grande parte do mundo conhecido, os romanos entraram em contato com diversas religiões e tiveram por elas grande respeito. Algumas chegaram a erigir seus templos na própria cidade de Roma. O Panteão, ou conjunto de deuses, dos romanos chegou a incorporar alguns dos deuses gregos, com nomes trocados para nomes latinos, mas com os mesmos atributos.

(FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2011)

A tolerância que os romanos tiveram para com diversas religiões do mundo por eles conquistadas não existiu, entretanto, para com a religião cristã, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q389299 | História, Paraná PR, Agente de Trânsito e Transporte, URBS PR, PUC PR

O Paraná conquistou sua emancipação política em 1853, depois de lutar por isso desde 1811. Assim, antes comarca de São Paulo, o Paraná tornou-se Província com as mesmas dimensões territoriais e divisas da antiga comarca, estabelecendo-se que a capital seria Curitiba, em detrimento de Paranaguá, cidade então mais populosa e mais importante. Muitos nomes concorreram para que se desse a Emancipação.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q389473 | História, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Assinale a alternativa incorreta acerca da inter-relação entre o museu e o papel sócio-historiográfico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q23149 | História, Agente de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

A ditadura militar teve a duração de 21 anos, de 31 de março de 1964 a 15 de março de 1985. [...] Foi o mais longo período de supressão das liberdades políticas na história republicana do Brasil.

Revista Atualidades. São Paulo: Abril, edição 18, 2º sem. 2013, p.110.

O ano de 1968 foi um ano emblemático desse período porque nesse ano aconteceu o seguinte conjunto de episódios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q25203 | História, História do Brasil, Vestibular UFF, UFF, UFF

Um dos elementos decisivos no tocante à simbologia do regime republicano que foi inaugurado no Brasil em 1889 foi a definição de sua bandeira, de adoção obrigatória e legalmente estabelecida. Segundo alguns autores, essa foi uma batalha decisiva, que revelou clivagens entre os próprios republicanos, apesar de a vitória ter pertencido a um grupo: os positivistas. Sua vitória, nesse caso, pode ser explicada pelo fato de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q933302 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

Pesquisadores do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, encontraram o crânio e uma parte do fêmur de Luzia, o esqueleto humano mais antigo descoberto na América que revolucionou as teorias científicas sobre a ocupação do continente. Os fósseis foram achados há alguns dias (não foi divulgado quando) junto aos escombros do edifício, parcialmente destruído por um incêndio em 2 de setembro. O crânio está fragmentado, porque a cola que mantinha os seus pedaços juntos se foi com o calor, mas a equipe está bastante otimista com suas condições. Júlia Barbon, Folha de São Paulo, Outubro/2018. Adaptado.

O esqueleto de Luzia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q852210 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Leia o trecho a seguir e depois responda a pergunta.
“Uma confluência de fatores imbricados em um complexo panorama geopolítico mundial em que os ditames da Guerra Fria que opunha dois sistemas (capitalismo e socialismo e suas ideologias) culminou com a divisão do mundo em dois grandes polos, logo após a Segunda Guerra Mundial. Esse cenário de disputas polarizadas em torno dos Estados Unidos e da União das repúblicas Socialistas Soviéticas terminou por impor posicionamentos e ocasionou ingerências políticas internacionais em vários países.” (Eugênio, João Kennedy; Rêgo, Ana Regina(Org.). Regimes ditatoriais; comunicação cultura e memórias- Teresina:EDUFPI, 2016 244 p.)
No Brasil, o processo descrito acima resultou no:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q388922 | História, Santa Catarina, Auxiliar Administrativo, BADESC, FEPESE

Todos os anos, milhares de turistas, vindos de todas as partes do Brasil, visitam Santa Catarina durante o mês de Outubro, para cantar, dançar, degustar os maravilhosos pratos de nossa culinária e conhecer a riqueza do nosso patrimônio cultural.

Entre as festas de Outubro, a Octoberfest, realizada em Blumenau, é a que atrai o maior número de visitantes.

Em junho de 1850, partiram da Europa os primeiros colonos que povoaram Blumenau. De qual país vieram?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

677Q932462 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
1 O mal banal caracteriza-se pela ausência do
pensamento. O praticante do mal se submete de tal forma a
uma lógica externa, que não enxerga a sua responsabilidade
4 nos atos que pratica. Quem pensa resiste à prática do mal. Ao
relacionar o mal ao vazio reflexivo, a filósofa Hannah Arendt
aponta para uma possível compreensão da violência nas
7 sociedades contemporâneas, nas quais o mal se realiza na
banalidade, na injustiça e nas radicais práticas de violência
contra apátridas, imigrantes, mulheres, desempregados,
10 indígenas, negros, homossexuais, crianças, idosos e a natureza.
Odílio Alves Aguiar Violência e banalidade do mal In: Cult,
n º 9, ano 21, edição especial, jan /2018, p 31 (com adaptações)
Considerando o trecho de texto precedente, julgue os itens 74 e 75
e faça o que se pede no item 76, que é do tipo C.
No que se refere ao trecho de texto apresentado e à história dos regimes autoritários no Brasil e no mundo, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

678Q49279 | História, Secretário Auxiliar, MPE GO, 2017

A volta democrática de Getúlio Vargas ao poder, após ser eleito no ano de 1950, ficou caracterizada pelo presidente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q935378 | História, Civilizações Antigas, ENEM

(FUVEST) – O Estado Romano no Baixo Império caracterizou-se pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q42734 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

O início da nova etapa de redemocratização do Brasil, em 1985, foi assinalado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.