Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q42735 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

A consolidação do capitalismo como sistema econômico dominante no mundo contemporâneo, possível graças aos avanços da Revolução Industrial, também envolveu sua disseminação pelo mundo afora, o que ocorreu, fundamentalmente, por meio da(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q17444 | História, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

A democracia ateniense, surgida nesta pólis grega a partir do século V a.C., significou considerável reorientação da vida política local. A principal característica da nova ordem política correspondeu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q31089 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

A derrubada do Muro de Berlim, em novembro de 1989, assinalou um processo de mudanças no Leste Europeu que marcam profundamente a conjuntura política contemporânea.

Entre os efeitos desse processo, identifica-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q9869 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
O autor defende o argumento de que o processo de separação política do Brasil, ocorrido em 1822, não foi um movimento marcado por um sentimento nacional unificado.
  1. ✂️
  2. ✂️

765Q18906 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas a respeito do trabalho indígena nas primeiras décadas da colonização brasileira, colocando entre parênteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, ou a letra F, quando se tratar de afirmativa falsa, e, em seguida, marque a opção que contém a sequência correta.

(    ) A única forma de utilização do índio nessa fase da economia colonial foi a da escravidão.
(    ) Religiosos e colonos tiveram atitudes semelhantes quanto à forma de utilização do trabalho indígena nesse período.
(     ) Os religiosos preocuparam-se com a conversão dos índios, mas não foram indiferentes ao que tange à sua organização para o trabalho.
(     ) Uma das razões para o declínio da prática de utilização dos índios para o trabalho foram as epidemias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q54329 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFMA) São características do processo de partilha da África pelos países imperialistas europeus em fins do século XIX, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q54336 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(UFPE) O Plano Marshall, organizado pelos Estados Unidos, após a Segunda Guerra Mundial, visava a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q17838 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

A introdução de bondes de tração animal, do telégrafo e da telefonia, bem como o calçamento e a canalização da água são ações que caracterizaram a modernização de Fortaleza no século XIX.
  1. ✂️
  2. ✂️

769Q390450 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Escrita no calor dos acontecimentos políticos da chamada Revolução de 1930, Raízes do Brasil é obra ensaística que aborda os dilemas e desafios políticos do tempo presente em que foi escrita por meio de uma análise do passado.
  1. ✂️
  2. ✂️

770Q389710 | História, Santa Catarina, Auxiliar de Comarca, TJ SC, UFPR

O início do século XX marcou a história do Estado de Santa Catarina com um conflito armado, que teve como causas, entre outras: a disputa de limites entre Santa Catarina e o Paraná, a luta pela posse da terra por parte dos caboclos serranos e a construção da Estrada de ferro São Paulo - Rio Grande. A reação dos caboclos da região a esses fatos sintetizados acima foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q54213 | História, Hístória do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Unifor-CE) “...de qualquer modo, o simples crescimento já complica o esquema; a ampliação das tarefas administrativas vai promovendo o aparecimento de novas camadas sociais, dando lugar aos núcleos urbanos etc. Assim, pouco a pouco vão se revelando oposições de interesse entre colônia e metrópole, e quanto mais o sistema funciona, mais o fosso se aprofunda. Por outro lado, a exploração colonial, quanto mais opera, mais estimula a economia central, que é o seu centro dinâmico. A industrialização é a espinha dorsal desse desenvolvimento, e quando atinge o nível de mecanização da indústria (...), todo o conjunto começa a se comprometer porque o capitalismo não se acomoda (...) com as barreiras do regime...”

NOVAIS, Fernando. As Dimensões da Independência. In: Guilherme Mota. 1822. Dimensões. São Paulo: Perspectiva, 1972. v. 67.

O texto descreve um fenômeno que identifica, no Brasil, fatores responsáveis:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q390404 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.
  1. ✂️
  2. ✂️

773Q387866 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação a aspectos conceituais e metodológicos da ciência histórica, bem como a elementos significativos acerca dos primórdios da humanidade e das primeiras civilizações, julgue os itens a seguir.

A agricultura transformou a existência humana e foi decisiva para a sedentarização das sociedades, com o surgimento de cidades e da civilização.
  1. ✂️
  2. ✂️

774Q196893 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Durante a Primeira Revolução Industrial (século XVIII), os setores da economia que mais sofreram modificações e que incorporaram mais invenções tecnológicas foram os

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q852064 | História, História Geral, Prefeitura de São José do Cedro SC Professor de História, AMEOSC, 2020

A escola dos Annales, entre os anos 1960 e 1970, realizou um movimento nos fundamentos teóricos da história que ficou conhecido pela expressão “do porão ao sótão”, que resumidamente quer dizer:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

776Q935491 | História, Guerra Fria, ENEM

(PUC RS 2007) A Queda do Muro de Berlim, em 1989, significou, SIMBOLICAMENTE, 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q935511 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(UNITAU SP/2018) “Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória. Ainda que aspire à perfeição do governo da minha pátria, não posso persuadir-me de que o Novo Mundo seja, no momento, regido por uma grande república. […] 

É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um só vínculo, que ligue suas partes entre si e com o todo”. BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica”. 

BELLOTTO, M. L. e CORREA, A. M. M. (org.) Simón Bolívar. Política. São Paulo: Ática, 1983, p. 84 e p. 89. 

A “ideia grandiosa” citada no documento de Simón Bolívar refere-se a: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q852172 | História, História Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Os Eupátridas, os Metecos e os Escravos são classes sociais pertencentes a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q935404 | História, Renascimento, ENEM

(UEL 2015) Nas obras Commentariolus e Revolução das Orbes Celestes, Nicolau Copérnico formulou uma teoria que desafiou os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana, ao conceber um novo modelo.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os valores culturais do Renascimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q36614 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O regime escravocrata no Brasil foi extinto em 1888. Sobre o processo de abolição da escravidão aqui no Brasil pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.