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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q195538 | História, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia atentamente os itens abaixo.

I – Transformação do Paraguai na nação mais rica e industrializada da América do Sul.
II – Fortalecimento e modernização do Exército Brasileiro.
III – Transformação da instituição militar brasileira num instrumento de contestação ao império escravista.
IV – Adoção, pelos integrantes da instituição militar brasileira, de postura favorável à manutenção da monarquia.
V – Diminuição da dívida externa brasileira.

Assinale a única alternativa em que todos os itens listam consequências da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai.
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762Q54296 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFPE) Sobre a situação econômica do Brasil no século XIX, assinale a alternativa correta.
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763Q142714 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Considere:
(...) nem a generalização do sufrágio direto, nem o self-governement valerão nada sem o primado do Poder Judiciário ? sem que este poder tenha pelo Brasil todo a penetração, a segurança, a acessibilidade que o ponha a toda hora ao alcance do mais humilde e desamparado... o sufrágio direto, sem a generalidade das garantias trazidas pelo Judiciário à liberdade civil do cidadão, principalmente do homem-massa do interior, de nada valerá... estes desamparados e relegados continuarão entregues aos caprichos dos mandões locais, dos senhores das aldeias e dos delegados cheios de arbítrios.
(VIANA, Francisco José de Oliveira. Populações meridionaes do Brasil, 2 ed. São Paulo: Monteiro Lobato e Cia., 1922, s/p. Apud: FRANCO, Raquel Veras. ?A Justiça do Trabalho entre dois extremos?. Disponível em: http://www.tst.jus.br/historia-da-justica-dotrabalho#_ftn15 Acesso em 20 de maio de 2015)
Oliveira Viana, ao expor suas ideias, defendia que

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764Q266127 | História, Vestibular, USP, FUVEST

"O senhor acredita, então", insistiu o inquisidor, "que não se saiba qual a melhor lei?" Menocchio respondeu: "Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé".
Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo:
Companhia das Letras, 1987, p. 113.

O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica

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765Q389642 | História, História Geral, Analista Judiciário, TSE, CESPE CEBRASPE

O século XX, ao abrir-se com crises internacionais como a Grande Guerra, prosseguiu, nas décadas seguintes, gerando processos históricos dramáticos. A respeito dessas crises e suas conseqüências, assinale a opção incorreta.

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766Q17450 | História, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

Facismo e Nazismo foram movimentos políticos que ascenderam ao poder na Itália e na Alemanha dos anos 1920-30 no contexto da depressão econômica do entre-guerras. O clima de radicalismo de direita foi possível nestes países por conta da(o):
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767Q17838 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

A introdução de bondes de tração animal, do telégrafo e da telefonia, bem como o calçamento e a canalização da água são ações que caracterizaram a modernização de Fortaleza no século XIX.
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768Q852172 | História, História Geral, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Professor de História, GUALIMP, 2020

Os Eupátridas, os Metecos e os Escravos são classes sociais pertencentes a:
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769Q390431 | História, Alagoas AL, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à história de Alagoas no período colonial brasileiro, julgue os itens a seguir. No período colonial, a região de Alagoas dependia da importação de víveres da Bahia, porque a economia alagoana era voltada exclusivamente para a produção de açúcar para o mercado internacional.
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770Q390446 | História, Educação em História, Professor, Secretaria de Estado de Educação AL, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à memória e à oralidade, julgue os itens que se seguem, relativos ao ensino de história. A metodologia utilizada pela história oral garante ao historiador a necessária objetividade histórica na medida em que elimina os aspectos subjetivos inerentes às fontes orais.
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771Q42805 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

Entre as leis que procuravam o fim da escravidão no Brasil pode se considerar a Lei do Ventre Livre formulada e defendida por Eusébio de Queiroz em 1850.
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772Q389195 | História, História Geral

A Primeira Guerra Mundial inicia-se em 1914. Coerentes com seu tradicional isolacionismo, os Estados Unidos da América adotam, a princípio, uma posição de neutralidade. Com relação a esses fatos, é correto afirmar que
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773Q388172 | História, Policial Civil Agente, Polícia Civil PB, COMVEST

As denominações da capital da Paraíba e da fortaleza de Santa Catarina durante o domínio holandês foram respectivamente:

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774Q164521 | História, Auxiliar Administrativo, MPE SP, VUNESP

O desenvolvimento e crescimento econômico advindos da estabilização da economia contribuíram para estabilidade governamental. O governo Médici entrou para a história como o período em que se registraram os maiores índices de desenvolvimento e crescimento econômico do país. Porém, esta fase de prosperidade da economia brasileira tinha muito mais causas externas (internacionais) do que internas. O custo social e econômico para o país foi altíssimo. A brutal concentração da renda impediu que as camadas populares melhorassem sua condição de vida. As desigualdades sociais e a pobreza aumentaram neste período.

(Renato Cancian,http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/ governo-medici-1969-1974. Acesso em 24.03.2014. Adaptado)

Os acontecimentos descritos no texto ficaram conhecidos pelo nome de

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775Q265902 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Durante muito tempo, sustentou–se equivocadamente que a utilização de especiarias na Europa da Idade Média era determinada pela necessidade de se alterar o sabor de alimentos apodrecidos, ou pela opinião de que tal uso garantiria a conservação das carnes.
A utilização de especiarias no período medieval

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776Q54229 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(U.F. São Carlos-SP) O calvinismo, doutrina constituída no século XVI europeu, foi tributário, em muitos aspectos, dos princípios elaborados por Santo Agostinho, sobretudo aquele que reafirma
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777Q54256 | História, História da América, Vestibular, Vestibular

(UEMS) Quando os espanhóis conquistaram as terras do continente americano recorreram ao trabalho indígena para desenvolver a produção econômica, adotando, como formas de exploração do trabalho dos indígenas:
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778Q42804 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

A abolição da escravidão no Brasil foi decretada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. No entanto, o estado do Ceará já havia abolido o trabalho escravo em março de 1884.
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779Q935493 | História, Descolonização Africana e Asiática, ENEM

(PUC-RJ) As lutas pela descolonização transformaram profundamente o mapa político mundial na segunda metade do século XX. As alternativas abaixo relacionam características importantes dos Estados nacionais surgidos na África e Ásia ao longo desse período, com EXCEÇÃO de uma. Qual?

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780Q42611 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

No Brasil, a Revolução de 1930 representou momento de
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