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Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q390404 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de diferentes abordagens historiográficas contemporâneas, julgue os itens que se seguem. Os primeiros praticantes da micro-história tinham o propósito metodológico de operacionalizar uma abordagem qualitativa de culturas e experiências ligadas a classes sociais subalternas.
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822Q36613 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O processo de independência do Brasil culminou em 1822 e pode-se dizer que este movimento
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823Q933895 | História, República Velha

Qual evento marcou o início da República Velha?

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824Q266375 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Carlos III, rei da Espanha entre 1759 e 1788, implementou profundas reformas – conhecidas como bourbônicas – que tiveram grandes repercussões sobre as colônias espanholas na América. Entre elas,

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825Q389782 | História, História Geral, Soldado Combatente, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao processo histórico europeu a partir do período medieval, julgue os itens seguintes.

Renascimento e Reforma Religiosa integram o contexto de transformação profunda que, na Europa, marcou a passagem da Idade Média aos Tempos Modernos.

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826Q933867 | História, Segundo Reinado

O que a Lei Áurea, assinada durante o Segundo Reinado, fez?

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827Q935511 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(UNITAU SP/2018) “Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória. Ainda que aspire à perfeição do governo da minha pátria, não posso persuadir-me de que o Novo Mundo seja, no momento, regido por uma grande república. […] 

É uma ideia grandiosa pretender formar de todo o Novo Mundo uma única nação com um só vínculo, que ligue suas partes entre si e com o todo”. BOLÍVAR, Simón. Cartas da Jamaica”. 

BELLOTTO, M. L. e CORREA, A. M. M. (org.) Simón Bolívar. Política. São Paulo: Ática, 1983, p. 84 e p. 89. 

A “ideia grandiosa” citada no documento de Simón Bolívar refere-se a: 

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828Q266188 | História, Vestibular, USP, FUVEST

Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra–se

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829Q389097 | História, Mato Grosso MT, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

Em meio a muitos atos de violência, um episódio sangrento notabilizou-se na história de Mato Grosso. Trata-se da rusga, nome pelo qual ficaram conhecidos os sangrentos acontecimentos de 30 de maio de 1834, quando

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830Q388974 | História, Agente de Portaria e Comunicação, TJ SC, TJ SC

Leia as afirmativas sobre a vinda da Família Real para o Brasil:

I. A história da independência política do Brasil começou, efetivamente, com a transferência da corte portuguesa para o Brasil. Essa transferência, por sua vez, está ligada às guerras napoleônicas.

II. A Família Real chegou à Bahia em 22 de janeiro de 1808 e ali permaneceu por mais de um mês. Depois, D. João e sua comitiva rumaram para a cidade do Rio de Janeiro, onde foi instalada a sede do governo.

III. Ainda em Salvador, alguns dias depois de sua chegada, D. João decretou a "Abertura dos Portos às Nações Amigas". Essa medida pôs fim ao pacto colonial entre Brasil e Portugal, passando a atender aos interesses imediatos da burguesia industrial francesa: comercializar diretamente com o Brasil.

IV. No Rio de Janeiro, D. João criou órgãos públicos, como ministérios e tribunais, e fundou a Casa da Moeda e o Banco do Brasil.

V. Em 1815, o Brasil foi elevado à categoria de Reino Unido de Portugal e Algarves, deixando oficialmente de ser uma colônia.

Agora, responda:

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831Q42607 | História, Professor de História, SEDUC PA, CESPE CEBRASPE

Tomando como referência inicial esse texto, assinale a opção correta.
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832Q31089 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

A derrubada do Muro de Berlim, em novembro de 1989, assinalou um processo de mudanças no Leste Europeu que marcam profundamente a conjuntura política contemporânea.

Entre os efeitos desse processo, identifica-se:
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833Q933028 | História, Vestibular UnB, UnB, CESPE CEBRASPE, 2018

Texto associado.
Durante décadas, as mulheres lutaram pelo direito ao voto.
No Reino Unido, essa luta foi a mais ferrenha entre todos os países
da Europa. No início do século XX, algumas mulheres chegaram a
transgredir leis para conquistar seu direito ao voto, e o aparato do
Estado respondia duramente, desfazendo manifestações a golpes e
pauladas e encarcerando manifestantes. Apesar disso, o movimento
continuou e, em 6 de fevereiro de 1918, foi aprovada uma lei que
concedia às mulheres com idade acima de trinta anos e com
determinado patrimônio o direito de participar de eleições. Somente
dez anos depois, o direito de voto das mulheres foi igualado ao dos
homens. A luta das mulheres inglesas pelo direito ao voto é
retratada no filme As sufragistas, de 2015.
Peter Hille A longa luta das sufragistas pelo direito de votar
In: DW Brasil, 6/2/2018 Internet: (com adaptações)
Considerando o fragmento de texto apresentado e os diversos
aspectos por ele suscitados, julgue os itens seguintes.
Na Antiguidade Clássica, as mulheres tiveram papel central na política: tanto na Grécia, berço da democracia, quanto em Roma, berço do direito, elas ocupavam importantes funções administrativas no governo e nas assembleias, recebendo remuneração igual ou superior à dos homens que ocupavam cargos da mesma natureza
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834Q17600 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

Os chamados governos populistas, existentes no Brasil entre o fim da ditadura varguista e o início do regime militar, caracterizam-se como: 
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835Q933855 | História, Segunda Guerra Mundial

Qual das seguintes não é uma consequência direta da Segunda Guerra Mundial?

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836Q852215 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Avança SP, 2020

No que se refere às causas das “Navegações Portuguesas”, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I - Conquistar terras e títulos para a nobreza. II - Necessidade de abertura de novas rotas comerciais. III - Expansão da fé cristã.
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837Q388346 | História, Patrimônio, Analista, IPHAN, FUNIVERSA

Constituem o patrimônio cultural brasileiro

I obras, objetos, documentos e edificações destinados a manifestações artísticas e culturais.

II criações artísticas, científicas e tecnológicas.

III modos de criar, fazer e viver.

IV sítios de valor paisagístico.

V formas de expressão.

A quantidade de itens certos é igual a

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838Q852261 | História, História da América Latina, Prefeitura de Roseira SP Professor de História, AGIRH, 2020

Sobre os povos das américas, pode-se afirmar que:
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839Q935479 | História, Segunda Guerra Mundial, Vestibular

(PUC-Rio) Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os governos dos Estados Unidos e da União Soviética foram os protagonistas de uma disputa política, militar, econômica e cultural de alcance global. A tensa rivalidade entre as duas superpotências e seus aliados dividiu o mundo por quatro décadas e foi denominada “Guerra Fria”.

Sobre esse período, é CORRETO afirmar que:

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840Q31088 | História, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

15 de Novembro

A Monarquia – Não é por falar mal, mas com franqueza... eu esperava outra coisa.
A República – Eu também!
(Revista FON-FON)

Mudanças políticas alimentaram grandes esperanças, mas as expectativas nem sempre são correspondidas. O diálogo publicado às vésperas do 20º aniversário da República, em 13 novembro de 1909, mostra que nem todos os brasileiros estavam satisfeitos como novo regime.

As insatisfações com a República ocorreram por meio de movimentos populares, durante a primeira década do século XX, na Capital Federal. Esses movimentos foram:
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