Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


861Q52805 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Atualmente, no Brasil, as eleições para os representantes do povo nos poderes legislativo e executivo são decididas pelo voto obrigatório, direto, secreto e universal. Sobre as eleições e os direitos políticos em nosso território, desde o período colonial até o século XX, considere as seguintes afirmativas:

1. No período do Império (1822-1889), com a Constituição de 1824, para escolha de representantes políticos legislativos, os homens de todos os grupos sociais podiam votar.
2. No início da República (1891), foi instituído o voto a descoberto, que podia ser conhecido ou declarado, e logo foi apelidado de “voto de cabresto”.
3. Após mobilização do movimento sufragista feminino no início do século XX, as mulheres receberam o direito de votar a partir de 1932.
4. Com o Estado Novo em 1937, as eleições diretas para presidente foram mantidas, por meio de voto censitário.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

862Q389971 | História, História Geral, Oficial Combatente, Bombeiro Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os itens a seguir relativos ao processo de independência do Brasil e aos períodos imperial e republicano da história brasileira. A denominada Revolução de 1930 resulta de uma série de rebeliões de jovens oficiais do exército que se opunham ao poder oligárquico da Primeira República e pretendiam moralizar a administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

863Q933298 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

A economia do Império do Brasil foi caracterizada por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

864Q54375 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFRS) Analise as seguintes afirmativas referentes ao Estado Novo (1937-1945):

I. Os dois principais partidos políticos existentes no período do Estado Novo eram a AIB (Ação Integralista Brasileira) e a ANL (Aliança Nacional Libertadora).
II. O pretexto utilizado por Vargas para o desfecho do golpe de Estado de 1937 foi o Plano Cohen, documento forjado que denunciava um suposto movimento revolucionário comunista.
III. Durante o Estado Novo a política externa brasileira oscilou entre a Alemanha nazista e os Estados Unidos, alinhando-se a este último país no princípio da década de 1940.

Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

865Q266415 | História, Vestibular, USP, FUVEST

No século XIX, o surgimento do transporte ferroviário provocou profundas modificações em diversas partes do mundo, possibilitando maior e melhor circulação de pessoas e mercadorias entre grandes distâncias. Dentre tais modificações, as ferrovias

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

866Q933308 | História, História do Brasil, Vestibular USP, USP

Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eça de Queirós, publicada originalmente em 1901, é correto concluir que, nela, encontra-se.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

867Q54233 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(Uniderp-MS) “Que obra de arte é o homem; tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma e movimento; tão preciso e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do mundo; o exemplo dos animais.”

Shakespeare.

A frase acima refere-se a uma das principais características do Renascimento, ou seja, ao
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

868Q18139 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Na Antiguidade, Grécia e Roma forneceram as bases para a Civilização Ocidental. Com o fim do Império Romano, a Europa conheceu, ao longo da Idade Média, uma forma de organização da sociedade denominada feudalismo, assentada na terra, no domínio da nobreza e no trabalho servil. A Idade Moderna foi a transição do sistema feudal à moderna era capitalista, assinalada pelo absolutismo político, pela expansão do comércio e da exploração colonial, além da intolerância religiosa e política.

A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, consolida o capitalismo como sistema dominante, que se universaliza, atingindo todas as regiões do planeta. A Primeira Guerra Mundial deveu-se, em larga medida, às disputas entre potências imperialistas. A crise econômica que se seguiu ao conflito gerou a Grande Depressão dos anos 1930, que estimulou o surgimento de regimes políticos totalitários e foi decisiva para a Segunda Guerra. Nas décadas que se seguiram, o mundo se dividiu em dois pólos de influência sob o comando de Washington e Moscou, situação que se encerra formalmente com o fim da União Soviética. Foi também nesse período que as antigas colônias asiáticas e africanas tornaram-se independentes e surgiu o conceito de Terceiro Mundo. A expansão capitalista em escala universal permite que se fale, nas décadas finais do século XX, em globalização. Mais do que nunca, o domínio do saber impulsiona o avanço da economia.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da história mundial, julgue os itens seguintes.
A grave crise econômica dos anos 1930 contribuiu para que acontecesse a Segunda Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

869Q932617 | História, Vestibular Primeira Fase USP, USP, FUVEST, 2017

O futurismo de Marinetti e o fascismo de Benito Mussolini têm em comum
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

870Q852234 | História, História Geral, Professor de História, AV MOREIRA, 2020

Sobre a Crise de 1929, analise os itens abaixo:
I. Com o grande desenvolvimento da economia nos anos 1920, seguiu-se um grande controle e planejamento da produção, o que levou a crise. II. Grande parte dos trabalhadores vivia em grande dificuldade. Moravam em cortiços ou favelas e ganhavam muito mal. III. A política do “New Deal” criou leis sociais que protegiam os trabalhadores e os desempregados, porém, sem abandonar a política econômica, ou seja, o Liberalismo. IV. Outra medida do New Deal foi controlar a superprodução e estimular os agricultores a não produzirem além da queima de produtos.
Estão INCORRETOS os itens:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

871Q390164 | História, História Geral, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Durante o século XIX, o expansionismo europeu sofreu um grande impulso, e a Ásia, a África e a Oceania foram divididos em zonas ocupadas pelos europeus ou sob influência europeia. A respeito desse tema, julgue (C ou E) os seguintes itens. No Extremo Oriente, o colonialismo foi um projeto coletivo iniciado pelo Reino Unido e pela França, ao qual mais tarde aderiu a Alemanha.
  1. ✂️
  2. ✂️

872Q935457 | História, Idade Contemporânea, Vestibular

(PUC-RIO 2007)

“...Nós conquistamos a África pelas armas...temos direito de nos glorificarmos, pois após ter destruído a pirataria no Mediterrâneo, cuja existência no século XIX é uma vergonha para a Europa inteira, agora temos outra missão não menos meritória, de fazer penetrar a civilização num continente que ficou para trás...” (“ Da influência civilizadora das ciências aplicadas às artes e às indústrias”. Revue Scientifique, 1889)

A partir da citação acima e de seus conhecimentos acerca do tema, examine as afirmativas abaixo.

I - A idéia de levar a civilização aos povos considerados bárbaros estava presente no discurso dos que defendiam a política imperialista.

II - Aquela não era a primeira vez que o continente africano era alvo dos interesses europeus.

III - Uma das preocupações dos países, como a França, que participavam da expansão imperialista, era justificar a ocupação dos territórios apresentando os melhoramentos materiais que beneficiariam as populações nativas.

IV - Para os editores da Revue Scientifique (Revista Científica), civilizar consistia em retirar o continente africano da condição de atraso em relação à Europa.

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

873Q54341 | História, Idade Contemporânea, Vestibular, Vestibular

(PUC-RJ) Durante o período de Guerra Fria, isto é, o período que vai do final da Segunda Guerra Mundial até a desestruturação da URSS, vários foram os conflitos que marcaram as disputas entre o bloco capitalista e o bloco socialista. Como por exemplo, a Guerra da Coréia, o Macartismo, a Guerra do Vietnã... Todavia alguns fatos especialmente acontecidos no governo de John Kennedy (1961-1963) puseram em xeque a segurança mundial na medida em que houve um perigo iminente de guerra atômica. As pessoas de todo o mundo viveram momentos de incerteza e medo ante a catástrofe que poderia abater-se sobre a humanidade. Dentre os fatos que poderiam relacionar-se ao governo Kennedy e que puseram a humanidade em alerta destacamos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

874Q390354 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

Escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo sobre o comércio de pessoas e mercadorias no continente africano.

( ) A história da África é marcada desde a antiguidade pelas relações entre tráfico de escravos e diásporas.

( ) O comércio escravista sempre se constituiu em uma prática única e específica do continente africano.

( ) Após a formação de Axum no século III d.C. ocorreu um incremento nos bens comerciais com ampliação para a venda de escravos.

( ) com a consolidação do mundo muçulmano, desde o século VII d.C. tem havido uma diminuição na correlação tráfico escravista e diáspora.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

875Q54231 | História, Idade Moderna, Vestibular, Vestibular

(FEI-SP) Naquela que se tornou sua obra mais conhecida, Nicolau Maquiavel desenvolve a noção de “razão de Estado”, essencial para a compreensão dos processos políticos modernos. Freqüentemente tido por maldito, inspirador de tiranos, Maquiavel na verdade construiu uma obra que encarava de maneira laica e realista a questão política. Num trecho de seu livro, afirma que “todos os profetas armados triunfaram, os desarmados arruinaram-se”. Podemos encontrar, nessa passagem, um elemento central do chamado Estado Moderno, que se consolidava à sua época. Estamos falando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

876Q389909 | História, Rio Grande do Norte RN, Técnico do Ministério Público Estadual, MPE RN, COMPERVE, 2017

Quando se analisam as relações entre o poder central (imperial) e o poder local (provincial) durante o período regencial, observa-se que, no Rio Grande do Norte, esse período foi caracterizado pela
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

877Q933155 | História, Vestibular ENEM, ENEM

Texto associado.

As primeiras ações acerca do patrimônio histórico no Brasil datam da década de 1930, com a criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), em 1937. Nesse período, o conceito que norteou a política de patrimônio limitou-se aos monumentos arquitetônicos relacionados ao passado brasileiro e vinculava-se aos ideais modernistas de conhecer, compreender e recriar o Brasil por meio da valorização da tradição.

SANTOS, G. Poder e patrimônio histórico: possibilidades de diálogo entre educação histórica e educação patrimonial no ensino médio. EntreVer, n. 2, jan.-jun. 2012.

Considerando o contexto mencionado, a criação dessa política patrimonial objetivou a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

878Q52804 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

No preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, lê-se:

“[...] Considerando que o desconhecimento e o desprezo dos direitos do Homem conduziram a atos de barbárie que revoltam a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os seres humanos sejam livres de falar e de crer, libertos do terror e da miséria, foi proclamado como a mais alta inspiração do Homem [...]”. (grifo nosso)

A partir dos conhecimentos sobre o contexto histórico dessa declaração, assinale a alternativa que indica os eventos históricos em que ocorreram “atos de barbárie” no século XX, antes da publicação desse documento e que tiveram impacto na sua elaboração.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

879Q145992 | História, Analista Judiciário História, TRT 3a Região, FCC

Um dos grandes passos da evolução do Direito do Trabalho no Brasil ocorreu no ano de 1943, quando se unificou os direitos trabalhistas na denominada Consolidação das Leis do Trabalho - CLT que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

880Q935508 | História, Independência na América Latina, Vestibular

(UFPR) Vários movimentos contrários à opressão colonial ocorreram nas Américas, sobretudo no século XIX, visando à independência em relação às metrópoles. Sobre esses movimentos, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.