Início

Questões de Concursos História

Resolva questões de História comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q17835 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere a períodos significativos da história do Brasil, julgue os itens subsequentes.

Durante a ditadura do Estado Novo, Getúlio Vargas enviou tropas brasileiras para lutarem ao lado dos alemães na II Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️

902Q388820 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

Com relação ao contexto histórico do surgimento da sociologia, julgue os itens a seguir.

Com o fim do sistema feudal, a mão de obra camponesa migrou para o ambiente de trabalho industrial.

  1. ✂️
  2. ✂️

903Q18907 | História, Oficial do Exército, EsFCEx, Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre a economia cafeeira e marque a opção correta. 
 
I.  O café somente se tornou um produto de exportação considerável para o  Brasil após a implantação da rede ferroviária. 
II.  Por preferirem o trabalhador imigrante e livre, os produtores de café do  oeste paulista não utilizaram a mão de obra de escravos. 
III.  De forma semelhante ao plantio da cana nordestina, o café era produzido  no século XIX com a utilização de técnicas e ferramentas tradicionais, a  exemplo da foice e da enxada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

904Q390369 | História, História Geral, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

De modo geral a ideia de império tem sido relacionada à conquista de ampla extensão territorial, entretanto ela sofre alterações no decorrer do tempo. No que tange à definição de império no decorrer da história, analise as seguintes afirmações.

I. Os romanos atribuíam o título de imperator aos seus comandantes vitoriosos: em Roma, após Augusto, instaurou-se um regime que de fato é do tipo monárquico, o termo imperador indicava o indivíduo que comanda o Estado.

II. Império no período medieval indica um tipo de monarquia que, devido à ampla extensão territorial, lembrando o antigo império romano, objetiva diferenciar-se de outras monarquias conduzidas por um rei. No sistema feudal, o imperador era o soberano à que todos os outros soberanos se submetiam.

III. Napoleão utilizou o título de imperador. Assim, o termo tem uma conotação militar, o imperador é o comandante do exército, o conquistador do império com explícita diferenciação em relação ao rei.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

905Q54253 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(UFPI) A respeito do período regencial no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

906Q931314 | História, Vestibular ENEM, ENEM, INEP, 2019

  A lenda diz que, em um belo dia ensolarado, Newton estava relaxando sob uma macieira. Pássaros gorjeavam em suas orelhas. Havia uma brisa gentil. Ele cochilou por alguns minutos. De repente, uma maçã caiu sobre a sua cabeça e ele acordou com um susto. Olhou para cima. “Com certeza um pássaro ou um esquilo derrubou a maçã da árvore”, supôs. Mas não havia pássaros ou esquilos na árvore por perto. Ele, então, pensou: “Apenas alguns minutos antes, a maçã estava pendurada na árvore. Nenhuma força externa fez ela cair. Deve haver alguma força subjacente que causa a queda das coisas para a terra”.
Em contraponto a uma interpretação idealizada, o texto aponta para a seguinte dimensão fundamental da ciência moderna:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

907Q390143 | História, Teoria em História, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

O trabalho do historiador requer métodos específicos, como levantar informações sobre o objeto de estudo, estabelecer hipóteses explicativas, analisar e classificar as fontes históricas, estabelecer relações de causalidade, elaborar a explicação histórica do fenômeno estudado. Esta última é a fase da interpretação, possivelmente a mais árdua, uma vez que requer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

908Q8195 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

Sobre a caracterização do Brasil após 1964 e o período que corresponde à Ditadura Militar brasileira, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

909Q935441 | História, Revolução Francesa, Vestibular

(UNIME BA/2016) – Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

No contexto histórico da época, esse documento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

910Q702742 | História, Oficial, Colégio Naval, Marinha, 2019

Em 7 de setembro de 1822, o Príncipe D. Pedro declarava a Independência do Brasil. Segundo Bittencourt (2006), quais as províncias que atenderam de imediato à conclamação emanada das margens do lpiranga?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

911Q5176 | História, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

“Até 1964 o aparelho militar brasileiro se posicionou na condição arbitral-tutelar, isto é, com a ameaça ou em meio a uma crise institucional, os militares deixavam os quartéis e intervinham na ordem política para, logo em seguida, transferir o poder aos civis. Após o processo intervencionista, já com os civis na direção do Estado, as Forças Armadas abandonavam o papel de árbitros e transformavam-se em forças tutelares, estabelecendo os limites da ação civil. Porém, a partir de 1964, as Forças Armadas intervêm no processo político, sem, contudo transferir o poder aos civis, agindo, nesse novo contexto como atores dirigentes e hegemônicos.”

(BORGES, Nilson. “A Doutrina de Segurança Nacional e os governos militares”. Jorge Ferreira e Lucília Delgado (org.). O Brasil Republicano. RJ, Civilização Brasileira, 2003. Vol.4, p.16)

De acordo com a citação acima, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

912Q11139 | História, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP

As palavras de Lutero não foram ao encontro apenas das angústias espirituais de uma Alemanha dividida mas, também, revelaram-se interessantes às controvérsias humanas. Cavaleiros, nobres, mercadores, muitos nutriam desconfianças por Roma, e, ao mesmo tempo, mostravam-se ávidos por incorporarem suas riquezas. A defesa que Lutero fazia da dependência exclusiva de Deus atraiu esses indivíduos.

(Patrícia Woolley, Um destino. Revista de História da Biblioteca Nacional, 08.01.2013. Adaptado)

Entre outros fatores, as desconfianças de que trata o texto estavam relacionadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

913Q9871 | História, Estudantes Universitários, SEE DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Responda de acordo com o texto a seguir as questões 1 a 4:

“Já o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali está a sua caça.”

                  Marc Bloch. “A história, os homens e o tempo”, Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001, [primeira edição 1949], p. 54.

O trecho acima é parte do último livro do famoso historiador francês, conhecido como um dos mais criativos e importantes do século XX. Escrita em circunstâncias especiais, a obra pode ser lida como uma espécie de testamento acadêmico de Marc Bloch. O texto, contudo, não chegou a ser finalizado, pois Bloch, que era
judeu, estava preso e fora torturado pela Gestapo — polícia secreta alemã —, sendo fuzilado perto de Lyon no dia 16 de julho de 1944.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue o item subsequente.

Responda de acordo com o texto a seguir as questões 5 a 8:

No Brasil, as duas aspirações - a da independência e a da unidade -- não nasceram juntas e, por longo tempo ainda, não caminharam de mãos dadas. As sublevações e as conjunturas nativistas são invariavelmente manifestações desconexas da antipatia que, desde o século XVI, opõe o português da Europa e o do Novo Mundo. E mesmo onde se aguça a antipatia, chegando a tomar colorido sedicioso, com a influência dos princípios franceses ou do exemplo da América inglesa, nada prova que tenda a superar os simples âmbitos regionais.

            Sérgio Buarque de Holanda. A herança colonial - sua desagregação. In: História Geral da Civilização Brasileira. Tomo II, O Brasil Monárquico. 1.º volume, O processo da Emancipação. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, p. 9 (com adaptações).

Considerando o fragmento de texto acima e o processo histórico ao qual se refere, julgue o item que se seguem.
Entre as heranças do período colonial mencionadas por Sérgio Buarque de Holanda, inclui-se a escravidão de africanos e de seus descendentes.
  1. ✂️
  2. ✂️

914Q390114 | História, História Geral, Analista Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 2a Região, FCC, 2018

As transformações provocadas pela Terceira Revolução Industrial, ainda que não tenham ocorrido de forma homogênea em todos os países, provocaram alterações significativas nos processos produtivos. O novo paradigma tecnológico de produção industrial, incorporando avanços da microeletrônica, da robótica e da telemática, dentre outros, tem acarretado mudanças significativas no mundo do trabalho, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

915Q388620 | História, História Geral, Professor, SEDUC AM, CESPE CEBRASPE

No intervalo entre os séculos XV e XVIII, o Ocidente foi cenário de transformações e as bases de produções foram alteradas, assim como as articulações políticas, jurídicas, culturais, de modo que outros valores e espaços circunscreveram as relações humanas. Com relação a esse período, julgue os próximos itens.

Nesse período, iniciou-se a expansão marítima e comercial, que alargou os horizontes econômicos europeus, inserindo novos espaços nas relações de trocas e favorecendo o crescimento e o fortalecimento dos mercadores que, adiante, se consolidaram na condição de classe dominante.

  1. ✂️
  2. ✂️

916Q670483 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia o texto abaixo. 
Linguisticamente, a Europa tornou-se o lar dos ‘arianos’, falantes de línguas indo-europeias advindas da Ásia. A Ásia Ocidental, por outro lado, foi o lar dos povos nativos de línguas semitas, um ramo da família afro-asiática que inclui a língua falada pelos judeus, fenícios, árabes, coptas, berberes, e muitos outros do norte da África e Ásia. Foi essa divisão entre arianos e outros, incorporada mais tarde nas doutrinas nazistas, que, na história popular da Europa, tendeu a encorajar o subsequente menosprezo das contribuições do Oriente para o crescimento da civilização. 
GOODY, Jack. O roubo da história. Como os europeus se apropriaram das ideias e invenções do Oriente. São Paulo: Contexto, 2015. p. 38-39. 
Assinale a alternativa que indica a visão de mundo aludida no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

917Q933149 | História, Vestibular ENEM, ENEM

A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir velhas classes, velhas condições de opressão, velhas formas de luta por outras novas. Entretanto, a nossa época, a época da burguesia, caracteriza-se por ter simplificado os antagonismos de classes.
MARX, K.; ENGELS, F. O manifesto comunista. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
Na perspectiva dos autores, os antagonismos entre as classes sociais no capitalismo decorrem da separação entre aqueles que detêm os meios de produção e aqueles que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

918Q935465 | História, Primeira Guerra Mundial, Vestibular

(Avança-SP) Dos fenômenos abaixo citados, assinale aquele que é considerado como o causador da Primeira Guerra Mundial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

919Q17494 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A contemporaneidade iniciou-se, entre fins do século XVIII e ao longo do XIX, sob o impacto de dupla revolução: a econômica, representada pela Revolução Industrial, e a política, com a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções Liberais Burguesas de 1820, 1830 e 1848. A moderna industrialização consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante, expandindo-se rapidamente (imperialismo e neocolonialismo). Disputas entre potências levaram às duas guerras mundiais do século XX. O Brasil, independente em 1822, foi a única monarquia americana e manteve a escravidão até 1888. Proclamada a República, o país não deixou de ser elitista e socialmente excludente (República Velha). A Era Vargas iniciou a modernização do país. Entre 1945 e 1964, o Brasil viveu conturbado processo de democratização, interrompido por um golpe de Estado. Depois de 21 anos, a nação recuperou o sentido da democracia e procura avançar em termos de direitos sociais, o que a Constituição de 1988 procura expressar.

Considerando as informações do texto acima e a História Contemporânea mundial e brasileira, julgue os itens de 104 a 114.
Ao tornar-se independente, o Brasil rompeu com tudo aquilo que prevalecera no período colonial, a exemplo do latifúndio, da monocultura e da escravidão.
  1. ✂️
  2. ✂️

920Q54398 | História, História do Brasil, Vestibular, Vestibular

(Cefet-PR) O governo de Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington, realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas estão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.