Início

Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1042Q388310 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

A posse do presidente Juscelino Kubitschek foi cercada por uma tentativa de golpe e anulação da eleição. Ainda no primeiro mês de seu mandato, o então presidente enfrentou uma revolta de militares insatisfeitos com sua eleição, que, liderados pelo major Haroldo Veloso e pelo Capitão José Chaves Limeirão, organizaram um levante contra seu governo. Esse levante foi batizado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1043Q174048 | História do Brasil, Brasil Império, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Império brasileiro realizara uma engenhosa
combinação de elementos importados. Na organização política,
inspirava-se no constitucionalismo inglês, via Benjamin
Constant. Bem ou mal, a monarquia brasileira ensaiou um
governo de gabinete com partidos nacionais, eleições, imprensa
livre. Em matéria administrativa, a inspiração veio de Portugal
e da França, pois eram estes dois países os que mais se
aproximavam da política centralizante do Império. O direito
administrativo francês era particularmente atraente para o viés
estatista dos políticos imperiais. Por fim, até mesmo certas
fórmulas anglo-americanas, como a justiça de paz, o júri, e uma
limitada descentralização provincial, serviam de referência
quando o peso centralizante provocava reações mais fortes.
Tratava-se, antes de tudo, de garantir a sobrevivência da
unidade política do País, de organizar um governo que
mantivesse a união das províncias e a ordem social.

José Murilo de Carvalho. Pontos ebordados escritos de história e
política.
Belo Horizonte: UFMG, 1998, p. 90-1 (com adaptações).

Acerca da história do Brasil monárquico, julgue os itens
seguintes, tendo o texto acima como referência inicial.

O texto deixa transparecer que, sob o ponto de vista institucional, o modelo de Estado instaurado no Brasil após a Independência foi autárquico, fruto da experiência histórica que remontava ao início da colonização.

  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q389611 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Analise as afirmativas sobre a economia brasileira do século XIX e, em seguida, assinale a opção correta.

I. O desinteresse do sudeste cafeeiro pela escravidão foi uma forte motivação para a extinção do trabalho escravo nas últimas décadas do século XIX.

II. Após 1850, fortaleceu-se um movimento migratório da população escrava, cujo sentido era sobretudo o das fazendas de cana-de-açúcar do norte do país.

III. Apesar da importância do café para o conjunto da economia nacional, nas décadas de 1870 e 1880, mais da metade da população escrava existente nas províncias cafeeiras estava alocada em municípios, cuja produção voltava-se para a economia interna.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q389904 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Leia as afirmativas a respeito do auge do primeiro ciclo da borracha (1879-1912) e assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A partir da segunda metade do século XIX, em função da crescente demanda internacional por borracha, os seringalistas recrutaram grande quantidade de nordestinos para a extração do látex nos Vales do Juruá e Purus, com a ajuda financeira das Casas Aviadoras de Manaus e Belém.

( ) De 1877 até 1911, houve um aumento considerável na produção da borracha que, devido às técnicas de extração então empregadas, estava associado à expansão do sistema de cultivo intensivo das seringueiras.

( ) Como a mão de obra disponível na região foi direcionado para a extração do látex, ocorreu uma diminuição da produção agrícola e as Casas Aviadoras passaram a fornecer também gêneros agrícolas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q388170 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. As tarifas aduaneiras impostas pelo Brasil no século XIX, que começaram a ser criadas a partir da década de 40 daquele século, impulsionaram o país a um programa de industrialização de tipo inglesa já no Império.
  1. ✂️
  2. ✂️

1047Q388180 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Administrador, ABDI, FEPESE

Em relação à Independência do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

1. A independência não foi imediatamente aceita por todos os grupos políticos organizados no Brasil;

2. A emancipação brasileira só foi reconhecida por parte de Portugal em 1825, mediante pagamento de indenização;

3. O primeiro país a reconhecer a independência do Brasil foi a Inglaterra;

4. O regime que vigorou no pós-independência foi o de monarquia constitucional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q180823 | História do Brasil, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O Segundo Reinado compreende quatro décadas, abrangendo desde o golpe da Maioridade (1840) à Proclamação da República (1889) e determinando quatro períodos, que podem ser apontados como a mais longa fase da história política do Brasil. Houve um primeiro período, de organização, do Segundo Reinado de 1840 a 1850 , que primou pela repressão aos levantes regionais do período regencial, preparação do imperador e montagem do aparato legislativo para garantir a ordem constitucional. O segundo período de 1850 a 1864 caracterizou-se por certa estabilidade, quando se implementaram as primeiras iniciativas materiais de porte. No terceiro período de 1864 a 1870 , sobressaiu a campanha da guerra contra o Paraguai, transformada em questão nacional. O último período de 1870 a 1889 foi marcado não só pelo desenvolvimento econômico, mas também pelo aprofundamento das contradições, ampliado com a propaganda republicana.
Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2008, p. 462-8 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) os itens seguintes, considerando o quadro de crise que leva à queda do regime monárquico e a sua substituição pelo regime republicano.

O texto sugere que uma das principais causas do enfraquecimento do regime monárquico foi a sua incapacidade de reorientar os rumos da economia brasileira nos anos que se seguiram ao fim da Guerra do Paraguai: a queda brusca dos preços do café no mercado internacional acarretou retrocesso econômico e instabilidade política.

  1. ✂️
  2. ✂️

1049Q180065 | História do Brasil, O Primeiro Reinado, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O processo de Independência do Brasil concluiu-se durante o
Primeiro Reinado (1822-1831). Este foi, contudo, um período
conturbado da história nacional, em razão, entre outros fatores, de
contradições da vida política interna e da política exterior. A esse
respeito, julgue (C ou E) os itens a seguir.

A Constituição de 1824 descuidou da educação popular ao não fixar o preceito da gratuidade para o ensino primário.

  1. ✂️
  2. ✂️

1050Q388994 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

"Durante a ditadura militar, muitos artistas e intelectuais procuravam denunciar, dentro do possível, as arbitrariedades do governo". Sobre esse movimento de resistência, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q388274 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Vigilante, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP

Uma das medidas do governo de Getúlio Vargas foi a aprovação de uma legislação trabalhista (CLT) capaz de conquistar o proletariado como base de apoio para seu mandato.

(José Jobson Arruda, História Integrada. Adaptado)

Essa legislação teve importância porque os trabalhadores conquistaram
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q390069 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

O nascimento do Brasil como Estado Nacional, na primeira metade do século XIX, coincide com o esforço das elites locais para estabelecer uma identidade nacional brasileira. Com o advento da República, em 1889, vê?se a preocupação de buscar no passado elementos que legitimassem a nova ordem. É na Era Vargas (1930?1945), especialmente durante a ditadura do Estado Novo (1937?1945), contudo, que o projeto de afirmação da nacionalidade adquire foros de algo sistemático, conduzido pelo governo central.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a amplitude do tema abordado, julgue os itens de 79 a 90.

No permanente processo de construção da identidade nacional, a determinação legal para a introdução da história da África nos currículos escolares é mais uma conquista no esforço de resgatar e reconhecer a importância capital dos africanos e de seus descendentes para a configuração da sociedade brasileira.
  1. ✂️
  2. ✂️

1055Q388295 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Os conflitos entre colonos e metropolitanos eram recorrentes em todas as relações coloniais, mesmo entre os colonos americanos e as autoridades britânicas; mas neste caso mais brandas até a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), entre Inglaterra e França. Abalada economicamente pela guerra, a Inglaterra buscou sanar esse problema impondo uma série de leis restritivas à autonomia colonial. São leis sanadoras, impostas pela Inglaterra, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1056Q390097 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Nível Superior PNS, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE, 2017

No período republicano no Brasil, o governo de Juscelino Kubitschek
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q175439 | História do Brasil, Brasil colônia, Diplomata Bolsa prêmio de vocação para a Diplomacia, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade
brasileira que continuam atuando, com modificações, na
conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A colonização portuguesa, que durou três séculos, legou à cultura nacional a língua portuguesa.

  1. ✂️
  2. ✂️

1058Q389769 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Assistente Social, TJ SC, UFPR

Qual foi o Presidente da República que, no ano de 1979, esteve em Florianópolis e foi hostilizado por populares, no episódio que deu origem ao filme chamado de Novembrada?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1059Q388747 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Bombeiro, Bombeiro Militar RN, CONSULTEC

Baseando sua campanha no êxito do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso venceu a eleição para presidente nas duas vezes que concorreu.

Um aspecto importante do seu período de governo foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q387998 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

A história do Brasil colonial é longa e deixou traços na sociedade brasileira que continuam atuando, com modificações, na conformação de comportamentos sociais e culturais do brasileiro. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem. As administrações coloniais deixaram uma longa experiência de valorização do poder local, matriz do modelo contemporâneo que confere importante autonomia municipal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.