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Questões de Concursos História do Brasil

Resolva questões de História do Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1101Q388331 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor de Ensino Fundamental, SME SP, FCC

De acordo com Boris Fausto, em História do Brasil, integralistas e comunistas se enfrentaram mortalmente ao longo dos anos 30. No entanto, para ele, os dois movimentos tinham pontos em comum:

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1102Q388863 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE

Com relação ao Brasil Império, julgue os itens a seguir. As regências se caracterizaram por paz política e equilíbrio entre o poder central do imperador e as elites das diferentes partes do Brasil, que nascia integrado.
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1103Q390282 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Instituto Quadrix, 2017

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil, multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822, passando pela implantação da República, em 1889, ao cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda inconclusa em relação à construção da cidadania. Relativamente à história contemporânea, da produção do conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100. O Ato Institucional n.º 5 foi uma espécie de sopro liberal em meio ao autoritarismo, abrandando o caráter ditatorial do regime instaurado em 1964, quando foi deposto o presidente João Goulart.
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1104Q179867 | História do Brasil, O Regime Militar, Diplomata, Instituto Rio Branco, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Entre os instrumentos legais do Regime Militar no Brasil, os atos
institucionais destinavam-se ao fortalecimento do Poder
Executivo. Acerca desse assunto, julgue (C ou E) os itens
seguintes.

O Ato Institucional n.º 5 deu impulso à repressão a movimentos e lideranças de esquerda.

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1105Q198083 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Durante o período colonial, o Brasil sofreu diversas invasões estrangeiras. Nessas invasões:

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1106Q389063 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Historiador, TJ PE, SUSTENTE

Fernando Henrique Cardoso, candidato presidencial em sua campanha política no ano de 1994 fez a seguinte afirmação, "O Brasil não é mais um país subdesenvolvido é um pais injusto". A interpretação que podemos apresentar e que melhor retrata a frase é:

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1107Q388844 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Sociólogo, Prefeitura de Santos SP, FCC

Nasceu em Santos em 1890. Aos 13 anos instalou uma tipografia no porão da casa do pai e publicou seu primeiro jornal impresso. Durante a vida, trabalhou em vários jornais. Em Santos foi redator da Folha da Noite, do Diário de Santos e de A Tribuna. Poeta e romancista, faleceu em 1964. Trata-se de

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1108Q388355 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SAD MT, CESPE CEBRASPE

No Brasil, historicamente, não são esporádicas manifestações do tipo "salve-se quem puder", "levar vantagem em tudo" ou "você sabe com quem está falando?". Ainda que a lei possa estar assentada sobre princípios eticamente inquestionáveis e moralmente justos, a prática cotidiana nem sempre a respeita. Nesse sentido, sob o ponto de vista ético, uma escola comprometida com a formação de alunos conscientes de sua historicidade e do valor insubstituível da dignidade humana estará atenta ao seguinte fundamento:

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1109Q390172 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado Combatente, Polícia Militar AL, CESPE CEBRASPE, 2017

Julgue os próximos itens, relativos à história política e econômica do período republicano brasileiro. Os tenentes que compuseram o movimento tenentista propunham reformas sociais e defendiam o nacionalismo, em contraposição às classes médias urbanas apoiadoras dos grupos políticos responsáveis pela Revolução de 1930, como a Aliança Liberal.
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1110Q388403 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil

Durante a dominação portuguesa no Brasil colonial, houve:

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1111Q197535 | História do Brasil, Aluno EsPCEx, EsPCEx, EsPCEx

Leia as afirmações abaixo, referentes a fatos ocorridos e ideias desenvolvidas na Europa, e responda ao que se pede.
I – "Representou, na verdade, o momento culminante de um processo que começou no Renascimento, de afirmação da razão como base do conhecimento" (ARRUDA & PILETTI, 2007)
II – De acordo com Rosseau o "povo (...) é o verdadeiro soberano (...) Sua forma de expressão (...) deveria se manifestar por meio da maioria de votos da população em assembléias nas quais ele exerceria diretamente (...) o poder de decidir sobre os rumos a dar à sociedade". (A?EVEDO & SERIACOPI, 2007)
III – Provocaram transformações, dentre outras: proletarização definitiva dos produtores diretos; decadência da indústria doméstica rural; crescente divisão internacional do trabalho; aceleração do êxodo rural, antagonismo entre o proletariado nascente e a burguesia proprietária dos meios de produção.
IV – Irromperam movimentos sociais e políticos como o ludismo e o movimento cartista.
V – São algumas de suas idéias: críticas ao Estado absolutista, propondo a limitação do poder real; defesa da não–intervenção do Estado no campo econômico; e defesa de um sistema constitucional.

Os números

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1112Q388260 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Considerando a formação do Estado nacional e do processo de industrialização no Brasil pós-1930, julgue os itens que se seguem.

A doutrina formulada pela Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL) concebe o Estado como promotor do desenvolvimento, evoluindo de mero prestador de serviços para agente responsável pela transformação das estruturas econômicas. A industrialização é coordenada por meio do planejamento estatal, dando ênfase à integração do mercado interno e à internalização dos centros de decisão econômica, bem como ao reformismo social.

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1114Q389313 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Analista Administrativo, INCRA, NCE

De acordo com o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, seriam medidas inadiáveis para a superação da crise do Estado iniciada nos anos 70, EXCETO:

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1115Q388340 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Planejamento e Pesquisa, IPEA, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, a respeito do chamado milagre econômico (1967-1973), período que foi caracterizado por um elevado crescimento econômico liderado pelo setor manufatureiro.

Comparando o período do governo Juscelino Kubitschek com o período do "milagre", é correto afirmar que, em ambos os períodos, o grande crescimento da indústria manufatureira foi liderado pelo setor de bens de consumo duráveis, secundado pelo setor de bens de capitais.

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1116Q388391 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, SEDUC PE, IPAD

Não só a economia sofreu turbulências no século passado. No Brasil, as influências dos meios de comunicação contribuíram para mudar hábitos culturais e trazer novos costumes. A televisão:
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1117Q388186 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Renascimento, Reforma, Estados Nacionais e Grandes Navegações integram um contexto histórico de extraordinário significado, que desvela os Tempos Modernos. Impulsionada em larga medida pelo espírito empreendedor burguês, a Europa sai à conquista do mundo, sustentada por um novo homem e uma nova cultura, em que sobressaem o antropocentrismo, o humanismo, o racionalismo e o individualismo. É nesse quadro que a América surge aos olhos — e à exploração — dos europeus. Relativamente a esse rico e controvertido período da História, que prepara o terreno para o advento da Idade Contemporânea, julgue os itens que se seguem.

Apelar à iniciativa privada, concedendo-lhe terra para que nela se plantasse, foi a saída encontrada pelo Estado português em face de sua carência de recursos financeiros para proceder à efetiva colonização do Brasil.

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1118Q388738 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Dentre as correntes políticas que influenciaram o movimento operário brasileiro, destacam-se:

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1119Q195214 | História do Brasil, Aluno EsFCEx, EsFCEx, EsFCEx

Analise as afirmativas sobre o nacional desenvolvimentismo do governo de Juscelino Kubitscheck e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. O Estado reafirmou o seu papel de promotor das melhorias de infraestrutura tendo como parceiros o capital privado nacional e o estrangeiro.
II. Teve no Plano de Metas o seu principal projeto de desenvolvimento com a pretensão de realizar mudanças estruturais na economia e estimular o crescimento industrial.
III. Criou a SUDENE no intuito de resolver problemas de ordem econômica e social da região Nordeste.
IV. Apesar do caráter modernizador na economia, politicamente o governo de Juscelino refletia a continuidade dos mecanismos eleitoreiros e da instabilidade política.

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1120Q390037 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Professor Classe I Nível A, Secretaria de Estado de Educação PA, CONSULPLAN, 2018

O Estado no Brasil resultou de uma enorme operação de conquista e ocupação de parte do Novo Mundo, empreendimento no qual se associaram a Coroa portuguesa, através dos seus agentes, e a Igreja Católica, representada primeiramente pelos jesuítas. Política e ideologicamente foi uma aliança entre o Absolutismo Ibérico e a Contrarreforma Religiosa, preocupada com a posse do território recém-descoberto e com a conversão dos nativos ao cristianismo. Naturalmente que transcorridos mais de 450 anos do lançamento dos seus fundamentos, o Estado brasileiro assumiu formas diversas, sendo gradativamente nacionalizado e colocado a serviço do desenvolvimento econômico e social. Sobre o Estado Nacional Brasileiro ao longo de sua formação, é correto afirmar que:
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